Estou formado(a), já fiz concursos e não passei! O que fazer?

Sentimento de frustração, de que não irá conseguir, de desânimo. Essa é a situação de muitos professores recém formados ou veteranos que já tentaram concursos e ainda não conseguiram entrar no serviço público.

Vamos aos fatos:
Um ponto em comum de quem passou no concurso e os que não passaram: desejo de passar no concurso.

Um ponto diferente entre quem consegue e os que não conseguem: estratégias de estudos.
Praticamente, 100% dos candidatos diria que estudou muito, estudou o máximo que pode, comprou apostilas, livros e mesmo assim não conseguiu.

Qauntidade de horas e materiais estudos são importantes, mas a qualidade fala mais alto nessas horas.

E materiais?

Não é porque você comprou uma apostila que garantirá sua vaga. CUIDADO! Muitas apostilas elaboradas são apenas um resumo de conteúdo.

Duas dicas importantes:

1 – Supere seus limites. Lembre-se que você só precisa de uma vaga. O principal concorrente é você mesmo. Se você estuda 2 horas, tente estudar 4 horas por dia. Se conseguiu estudar 4 horas, passe para 6 horas ou quem sabe até 12 horas por dia.

Você diria: 12 horas por dia?! Sim, a cada concurso é uma oportunidade única. Esqueça de diversão nos feriados, aos sábados, domingos. Se tem filho, peça alguém para lhe ajudar para que possa estudar.

2 – Estude e domine cada conteúdo do edital. Aqui entra a qualidade. Fragmente o máximo possível o edital e tenha certeza que domina aquele conteúdo.
Exemplo: seu edital tinha como tópico Avaliação.
Para esse tema a fragmentação poderia ser:
Avaliação da aprendizagem
Avaliação mediadora
Avaliação diagnóstica
Avaliação somativa
etc.

E estudar o conteúdo através de vídeos, artigos, resumos e principalmente com simulados.

Será através dos simulados que verificar se seus estudos estão sortindo efeito. Caso tenha estudado avaliação da aprendizagem e na hora de fazer um simulado 10 questões conseguiu responder apenas 6 questões. Revise tudo novamente até está respondendo 9 a 10 questões de um simulado de 10 questões.

Sugestão de material que já ajudou muitos professores está no link abaixo: http://questoesconcursopedagogia.com.br/mais1200questoes/

Curso de Conhecimentos Pedagógicos: http://questoesconcursopedagogia.com.br/conhecimentospedag/

 

Sobre admin

Experiência profissionais: professor de Ensino Básico, Professor em Institutos, coordenador pedagógico, diretor escolar. Prestou vários concursos municipais, estaduais, federais e seleções de escolas públicas e privadas obtendo boas colocações. Contato WHATSAP (88) 94457345

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *