Simulado Behaviorismo – Concurso Professor

Olá, tudo bem? Vai fazer concurso para professor e deseja auxílio em materiais, com simulados, apostilas e outros ?  Então, veio a lugar certo. Aqui, no blog Questões Concurso Pedagogia você encontrará simulados, resumos e muito mais. São várias questões de conhecimentos pedagógicos para que possa verificar sua aprendizagem. Todo professor concurseiro sabe que para garantir sua vaga no concurso é necessário muitas resoluções de simulados e questões até garantir seu domínio sobre o conteúdo.

Nessa postagem, o simulado é:

Simulado Behaviorismo

BAIXAR

Nossos materiais que já ajudaram muitos professores: http://questoesconcursopedagogia.com.br/mais1200questoes/

Curso de Conhecimentos Pedagógicos: http://questoesconcursopedagogia.com.br/conhecimentospedag/

Curta nossa página: https://www.facebook.com/superpreparado/  

 

MATERIAIS PARA CONCURSO PROFESSOR

Simulado Behaviorismo

1.Quanto ao behaviorismo não é correto afirmar:
a)Um importante estudioso da teoria behaviorista, John B. Watson, postulava o comportamento como o objeto de estudo da Psicologia.
b)A tendência Funcionalista constitui o estudo do comportamento como função de certas variáveis do meio, de acordo com o behaviorismo.
c)O comportamento, na abordagem behaviorista, só pode ser estudado enquanto processo psicológico observável e mensurável.
d) O processo de aprendizagem ocorre por meio de insights.
e)O reforço positivo imediato é colocado por Skiner como um dos principais elementos do processo de aprendizagem.

2.Conforme Barbosa, o ___________ representado pelas ideias de H. Wallon e de Vygostky afirma que o conhecimento é construído socialmente, a partir das possibilidades de interações entre os sujeitos e o ambiente físico e social onde estão inseridos.

A alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima é:
a) construtivismo
b) behaviorismo
c) cognitivismo
d) humanismo
e) socioconstrutivismo

3.A teoria da aprendizagem que se refere à hereditariedade do sujeito e afirma que suas características são determinadas desde o seu nascimento, é a denominada
a) cognitivismo.
b) empirismo.
c) inatismo.
d) behaviorismo.
e) interacionismo.

4.É uma das correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana se desenvolve, partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio, ou seja, é uma concepção que entende o homem como um ser que não nasce inteligente, mas também não é passivo sob a influência do meio, tendo em vista que este mesmo homem responde aos estímulos externos para posteriormente agir sobre eles, justamente para construir e organizar o seu próprio conhecimento, de forma cada vez mais elaborada.
Este conceito se refere ao:
a) Behaviorismo.
b) Cognitivismo.
c) Humanismo.
d) Marxismo.
e) Construtivismo.

5.Uma teoria de aprendizagem é uma tentativa de interpretar e sistematizar a área do conhecimento da aprendizagem e representa o ponto de vista de um pesquisador que, ao construir sua teoria, indica o que é e como funciona o processo de construção da aprendizagem.

Nesse contexto, assinale a alternativa que APRESENTA teorias de aprendizagem.
a) Comportamentalismo, Cognitivismo e Humanismo.
b) Humanismo, Cognitivismo e Construtivismo.
c) Behaviorismo, Comportamentalismo e Cognitivismo.
d) Construtivismo, Behaviorismo e Liberalismo.
e) Comportamentalismo, Behaviorismo e Associacionismo.

6.A utilização de reforços positivos para aumentar a freqüência de um comportamento desejado é uma característica do Behaviorismo, que tem em Skinner seu principal representante.
Certo
Errado

7.Uma professora levou os alunos ao Jardim Zoológico. Antes, ela pediu que cada aluno se manifestasse sobre o que eles veriam lá e pediu que levassem máquinas fotográficas. Juntamente com a turma, a professora montou um mural com as fotos tiradas no Zôo. A partir das imagens, os alunos categorizaram os animais segundo as características comuns observadas. A organização apresentada pelas crianças mostrava uma compreensão simplificada do conceito de cada grupo de animais. Diante dessa constatação, a professora elaborou um planejamento de atividades pedagógicas que considerasse o aprendizado dos conceitos e uma discussão sobre os significados atribuídos pelas Ciências. Nessa situação, é correto afirmar que essa ação está baseada na teoria de aprendizagem denominada:
a) epistemologia genética, de Piaget.
b) behaviorismo, de Skinner.
c) aprendizagem significativa, de Ausubel.
d) histórico- cultural, de Vygotsky.
e) humanista, de Carl Rogers.

8.No comportamentalismo, ou behaviorismo, os processos mentais são invisíveis e não podem ser estudados cientificamente. Contudo, esses processos podem ser observados externamente, por meio do comportamento exterior das pessoas.
Certo
Errado

9.Acerca do processo de ensino e aprendizagem, julgue o item subsecutivo.

Os prêmios entregues aos alunos que alcançam metas propostas pelos professores são denominados pelo behaviorismo como reforço.
Certo
Errado

10.Acerca das teorias psicológicas que fundamentam a aprendizagem humana, julgue o item a seguir.
Gestalt e behaviorismo, duas das teorias psicológicas que estudam os processos de aprendizagem humana, se diferenciam fundamentalmente pela convicção da primeira de que a aprendizagem se dá por tentativa e erro.
Certo
Errado

gabarito1-d 2-e 3-c 4-e 5-a 6-certo 7-c 8-certo 9-certo 10-errado

 

Materiais e assuntos que você encontrará no blog:
Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB (ATUALIZADA 2017)
QUESTÕES/SIMULADO Estatuto da Criança e Adolescente – ECA
QUESTÕES/SIMULADO Tendências Pedagógicas
QUESTÕES/SIMULADO Currículo
QUESTÕES/SIMULADO Conhecimentos Pedagógicos
QUESTÕES/SIMULADO Avaliação
QUESTÕES/SIMULADO Teóticos da Educação: Piaget, Vigostky. Paulo Freire, etc
QUESTÕES/SIMULADO Projeto Político Pedagógico
QUESTÕES/SIMULADO Planejamento Escolar
QUESTÕES/SIMULADO Gestão Democrática
QUESTÕES/SIMULADO Parâmetros Curriculares Nacionais
QUESTÕES/SIMULADO Educação Infantil
QUESTÕES/SIMULADO Séries Iniciais
QUESTÕESV sobre Didática
QUESTÕES/SIMULADO História da Educação
QUESTÕES/SIMULADO Plano Nacional da Educação – PNE 2014-2024
QUESTÕESV Teorias da Aprendizagem
QUESTÕES/SIMULADO Educação e Sociedade
QUESTÕES/SIMULADO Plano de Ensino
QUESTÕES/SIMULADO Ensino e Aprendizagem
QUESTÕES/SIMULADO SINAES
QUESTÕES/SIMULADO Educação Inclusiva e Educação Especial
QUESTÕES/SIMULADO Diretrizes do Ensino Fundamental
Livro Newton Duarte Vigotski e o Aprender a Aprender
Livro PAULO FREIRE (AUTOR CELSO DE RUI)
Lauro Trevisan – O Poder Infinito Da Sua Mente
Livro – cipriano carlos luckesi -filosofia da educação
Livro completo dimensoes_
Livro Heloisa
Livro Didática – Libâneo
Livro Libâneo – Adeus professor,adeus professora
Apostila de Português
Formação de palavras; Classe de palavras;Crase;Regência; Concordância; Termos da oração; Ortografia; Pontuação; Divisão silábica; Valor semântico das palavras; Encontros vocálicos e consonotais; Fonemas;Sintaxe.

Sobre admin

Experiência profissionais: professor de Ensino Básico, Professor em Institutos, coordenador pedagógico, diretor escolar. Prestou vários concursos municipais, estaduais, federais e seleções de escolas públicas e privadas obtendo boas colocações. Contato WHATSAP (88) 94457345

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *