Simulado Construtivismo

Mais um material para concurso professor, este é um simulado que servirá para  materiais teóricos. Nas próximas postagens terão outros temas.  Siga sempre a DICA: Após o estudo resolver o maior número possível DE QUESTÕES, fazer simulados, para ficar preparado para o concurso. Caso deseje conhecer nosso material de SIMULADOS, PROVAS E OUTROS CLIQUE AQUI
arrow

Para Baixar em PDF:

Material Completo para Concurso Professor. Clique e conheça.

Materiais para concurso por área:

Educação Física: http://simuladosquestoes.com.br/concursoprofessor/educacaofisica/

Ciências: http://simuladosquestoes.com.br/concursoprofessor/ciencias/

Artes: http://simuladosquestoes.com.br/concursoprofessor/artes/

Geografia: http://simuladosquestoes.com.br/concursoprofessor/geografia/

História: http://simuladosquestoes.com.br/concursoprofessor/historia/

Inglês: http://simuladosquestoes.com.br/concursoprofessor/ingles/

Matemática: http://simuladosquestoes.com.br/concursoprofessor/matematica/

Português: http://simuladosquestoes.com.br/concursoprofessor/portugues/

Química: http://simuladosquestoes.com.br/concursoprofessor/quimica/

Simulado Construtivismo

1.Avalie as afirmativas abaixo:
I - propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a
experimentação, a pesquisa em grupo, o estimulo a dúvida e o desenvolvimento do
raciocínio, entre outros procedimentos. A partir de sua ação, vai estabelecendo as
propriedades dos objetos e construindo as características do mundo.
II - Noções como proporção, quantidade, causalidade, volume e outras, surgem da própria
interação da criança com o meio em que vive. Vão sendo formados esquemas que lhe
permitem agir sobre a realidade de um modo muito mais complexo do que podia fazer com
seus reflexos iniciais, e sua conduta vai enriquecendo-se constantemente.
III - O método enfatiza a importância do erro não como um tropeço, mas como um
trampolim na rota da aprendizagem. A teoria condena a rigidez nos procedimentos de
ensino, as avaliações padronizadas e a utilização de material didático demasiadamente
estranho ao universo pessoal do aluno.
IV - As disciplinas estão voltadas para a reflexão e auto-avaliação, portanto a escola não é
considerada rígida.
V - Existem várias escolas utilizando este método. Mais do que uma linha pedagógica, é
uma teoria psicológica que busca explicar como se modificam as estratégias de
conhecimento do individuo no decorrer de sua vida.

As afirmativas acima se referem à teoria(s) pedagógica(s) do:

a) Tecnicismo;
b) Tradicionalismo;
c) Construtivismo;
d) Construtivismo aliado ao Tecnicismo.

Centenas de Simulados e muito material para Concurso Professor:

mais1200questoes


2.Conforme Barbosa, o ___________ representado pelas ideias de H. Wallon e de Vygostky
afirma que o conhecimento é construído socialmente, a partir das possibilidades de
interações entre os sujeitos e o ambiente físico e social onde estão inseridos.
A alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima é:
a) construtivismo
b) behaviorismo
c) cognitivismo
d) humanismo
e) socioconstrutivismo
3.O processo educativo, por se realizar inserido em um dado contexto, configura, uma
construção social que irá refletir as teorias do conhecimento que as pesquisas adotem como
parâmetro.
A teoria que tem como pressuposto básico que o conhecimento é proveniente da
experiência, considera o sujeito como aquele que nada tem, que nada sabe, ou seja, tabula
rasa, é denominada:
a) Inatismo
b) Empirismo
c) Racionalismo
d) Interacionismo
e) Construtivismo
4.É uma das correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana se
desenvolve, partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado
pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio, ou seja, é uma concepção que entende o
homem como um ser que não nasce inteligente, mas também não é passivo sob a
influência do meio, tendo em vista que este mesmo homem responde aos estímulos
externos para posteriormente agir sobre eles, justamente para construir e organizar o seu
próprio conhecimento, de forma cada vez mais elaborada.
Este conceito se refere ao:
a) Behaviorismo.
b) Cognitivismo.
c) Humanismo.
d) Marxismo.
e) Construtivismo.
5.Segundo Magda Soares (2004), surgiu, tanto no Brasil, quanto em outros países como a
França e Portugal, um termo que diferencia a aquisição do sistema convencional de escrita
– a alfabetização propriamente dita – do desenvolvimento das habilidades de uso desse
sistema nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, no caso do Brasil, esse termo é
denominado:
a) construtivismo.
b) letramento.
c) psicogênese.
d) cognição.
e) linguística.

Centenas de Simulados e muito material para Concurso Professor:

mais1200questoes


6.Nas escolas da Idade Média prevaleceu um modelo de cultura e, consequentemente, um
modelo didático baseado:
a) no conservadorismo;
b) no construtivismo;
c) no criticismo do conteúdo;
d) no tecnicismo;
e) no modelo libertário.
7.Entre as teorias pedagógicas existentes, assinale a alternativa que apresenta aquela que
procura estimular a capacidade de criação e expressão, longe das restrições impostas pela
escola tradicional. Nasceu da observação da grande separação existente entre o dia a dia e
a escola, e do fato de o interesse demonstrado pelas crianças pelo meio social ser muito
maior que pelos textos escolares. Assim, eram feitos passeios com as crianças, e, ao
voltarem deles, era compartilhada a visão da experiência de cada uma. Essa teoria foi
trazida para o Brasil na década de 1970.
a) Montessori.
b) Waldorf.
c) Múltiplas Inteligências.
d) Construtivismo.
e) Freinet.
8.Uma teoria de aprendizagem é uma tentativa de interpretar e sistematizar a área do
conhecimento da aprendizagem e representa o ponto de vista de um pesquisador que, ao
construir sua teoria, indica o que é e como funciona o processo de construção da
aprendizagem.
Nesse contexto, assinale a alternativa que APRESENTA teorias de aprendizagem.
a) Comportamentalismo, Cognitivismo e Humanismo.
b) Humanismo, Cognitivismo e Construtivismo.
c) Behaviorismo, Comportamentalismo e Cognitivismo.
d) Construtivismo, Behaviorismo e Liberalismo.
e) Comportamentalismo, Behaviorismo e Associacionismo.
9.A Educação, neste método, é tecida em conjunto por alunos e professores, frente aos
exercícios da leitura e da escrita praticadas exaustivamente nas aulas. Assim, mestres e
aprendizes atuam juntos na construção do conhecimento, assessorados pela incidência da
problemática social mais atual e pelo arsenal de saberes já edificados, patrimônio
intransferível do ser humano.
O texto se refere a:
a) Teoria do saber.
b) Teoria do Ler e Saber.
c) Teoria da Paradidática.
d) Teoria do Construtivismo.

Centenas de Simulados e muito material para Concurso Professor:

mais1200questoes


10.O construtivismo é uma variante do cognitivismo e está centrado no princípio de que
cada indivíduo constrói sua própria compreensão do mundo em que vive, sendo ela o
reflexo de suas experiências pessoais.
Certo
Errado

Gabarito1-c 2-e 3-b 4-e 5-b 6-e 7-a 8-a 9-d 10-certo

 

Sobre admin

Experiência profissionais: professor de Ensino Básico, Professor em Institutos, coordenador pedagógico, diretor escolar. Prestou vários concursos municipais, estaduais, federais e seleções de escolas públicas e privadas obtendo boas colocações. Contato WHATSAP (88) 94457345

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *