Simulado John Dewey

Mais um material para concurso professor, este é um simulado que servirá para  materiais teóricos. Nas próximas postagens terão outros temas.  Siga sempre a DICA: Após o estudo resolver o maior número possível DE QUESTÕES, fazer simulados, para ficar preparado para o concurso. Caso deseje conhecer nosso material de SIMULADOS, PROVAS E OUTROS CLIQUE AQUI
arrow

Para Baixar em PDF:

Material Completo para Concurso Professor. Clique e conheça.

Materiais para concurso por área:

Educação Física: http://simuladosquestoes.com.br/concursoprofessor/educacaofisica/

Ciências: http://simuladosquestoes.com.br/concursoprofessor/ciencias/

Artes: http://simuladosquestoes.com.br/concursoprofessor/artes/

Geografia: http://simuladosquestoes.com.br/concursoprofessor/geografia/

História: http://simuladosquestoes.com.br/concursoprofessor/historia/

Inglês: http://simuladosquestoes.com.br/concursoprofessor/ingles/

Matemática: http://simuladosquestoes.com.br/concursoprofessor/matematica/

Português: http://simuladosquestoes.com.br/concursoprofessor/portugues/

Química: http://simuladosquestoes.com.br/concursoprofessor/quimica/

Simulado para Concurso Professor 

1.Para John Dewey, a educação é:

a) Uma organização de diferentes aspectos da vida.

 b) Uma arte que se fundamenta em conhecimentos científicos precisos.

  1.  c) Um método fundamental de reeducação.
  2.  d) Uma forma de disciplinar as crianças.
  3.  e) Uma constante reorganização ou reconstrução da experiência.

 

2.Nas últimas décadas, vários pesquisadores dedicaramse a investigar os fundamentos do processo de aprendizagem. Um desses pesquisadores identificou processos de acomodação, assimilação e equilibração como inerentes à dinâmica do aprender como experiência vital. Esse pesquisador foi:

  1. a) John Dewey
  2. b) Jean Piaget.
  3. c) Sev Vygotsky.
  4. d) Henri Wallon.

 

3.O método pedagógico da Pedagogia Histórico-Crítica contempla as seguintes etapas: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final. O principal defensor dessa tendência pedagógica é:

  1. a) Lev Vygotsky.
  2. b) John Dewey
  3. c) Jean Piaget.
  4. d) Paulo Freire
  5. e) Dermeval Saviani.

 

4.A tendência pedagógica que mais enfatizou uma educação ativa e sensorial, especialmente para a pré-escola, foi a pedagogia com base em

  1. a) Célestin Freinet.
  2. b) Maria Montessori.
  3. c) John Dewey.
  4. d) Jean Piaget.
  5. e) Paulo Freire.

 

5.A abordagem cognitivista considera que a aprendizagem é mais do que um produto do ambiente, das pessoas ou de fatores externos ao aluno. Enfatiza a capacidade do aluno de integrar informações e processá-las. Os principais representantes dessa abordagem são:

  1. a) Vygotsky e Luria.
  2. b) Freinet e Montessori.
  3. c) Ausubel e Skinner.
  4. d) Jean Piaget e Jerome Bruner.
  5. e) John Dewey e Carl Rogers.

6.Acerca da história da educação, julgue os itens que se seguem.

A luta de John Dewey contra o analfabetismo tornou-o o mais eminente defensor da educação libertária.

Certo

Errado

7.A escola tem o papel de implementar novas estruturas democráticas por meio da atuação na renovação constante dos costumes e não na sua simples preservação, segundo John Dewey.

Certo

Errado

8.Gadoti (1997) menciona em seu livro que: "O pensamento pedagógico positivista consolidou a concepção burguesa de educação. [...] Para os pensadores positivistas, a liberação social e política passava pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia, sob o controle das elites. São representantes do pensamento positivista:

  1. a) Émile Durkheim, Augusto Comte e Michel de Montaigne.
  2. b) Johann Pestalozzi, Émile Durkheim e Augusto Comte.
  3. c) Augusto Comte, Herbert Spencer e Émile Durkheim.
  4. d) Émile Durkheim, John Dewey e Augusto Comte.
  5. e) Augusto Comte, Maria Montessori e John Dewey.

 

9.As teorias técnicas de currículo têm como base teórica de seu desenvolvimento o seguinte modelo:

  1. a) O aprender fazendo proposto por John Dewey

b)O aprender por meio do diálogo proposto por Paulo Freire

c)O estudo da reprodução proposto por Pierre Bourdieu

  1. d) A administração científica proposta por Frederick Taylor
  2. e) A escola para o proletariado proposto por Célestin Freinet

10.De acordo com a perspectiva da relação entre educação e sociedade na prática escolar, julgue o item.

Para John Dewey, a escola, na perspectiva da escola nova, deve estar preparada e equipada para funcionar como um laboratório de democracia.

Certo

Errado

 

Gabarito1-d 2-b 3-e 4-b 5-e 6-errado 7-certo 8-c 9-d 10-certo

Sobre admin

Experiência profissionais: professor de Ensino Básico, Professor em Institutos, coordenador pedagógico, diretor escolar. Prestou vários concursos municipais, estaduais, federais e seleções de escolas públicas e privadas obtendo boas colocações. Contato WHATSAP (88) 94457345

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *