Simulado Para Concurso: Planejamento

Simulado E Questões Para Concurso

Assunto: Planejamento

1. Sobre o planejamento escolar, NÃO podemos afirmar que
a) É processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho, organizações grupais e outras atividades humanas.
b) As ideias que envolvem o planejamento são amplamente discutidas nos dias atuais, assim a compreensão de conceitos e o uso adequado dos mesmos não são complicadores para o exercício da prática de planejar.
c) É sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações.
d) Processo contínuo que se preocupa com o ―para onde ir‖ e ―quais as maneiras adequadas para chegar lá‖, tendo em vista a situação presente e possibilidades futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto as necessidades da sociedade, quanto as do indivíduo.
e) Faz parte da história do ser humano, pois o desejo de transformar sonhos em realidade objetiva é uma preocupação marcante de toda pessoa.

2. Sobre a importância do planejamento escolar, Libâneo coloca que o mesmo não é algo neutro, é político, uma vez que envolve opções e ações. Destaca as seguintes funções:
I. Explicitar princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente. II. Assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente evitando a improvisação e a rotina.
III. Assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente, para que todos trabalhem da mesma forma.
IV. Facilitar a preparação das aulas indicando as ações de professores e alunos e possibilitando o replanejamento do trabalho frente a novas situações. Estão corretos apenas os itens:
a) I, III e IV.
b) II, III e IV.
c) I, II e IV.
d) I, II e III.

3. Para que o professor possa atingir efetivamente os objetivos, é necessário que realize um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si, ou seja, o planejamento, a direção do ensino e da aprendizagem e a avaliação (LIBÂNEO, 1994). No que diz respeito ao planejamento escolar, o professor deve:
a) As alternativas B, C, D, E se encontram corretas;
b) Possuir conhecimento das características sociais, culturais e individuais dos alunos, bem como o nível de preparo escolar em que se encontram;
c) Conhecer os vários métodos de ensino e procedimentos didáticos, a fim de poder escolhê-los conforme os temas a serem tratados, características dos alunos, etc.;
d) Compreender as relações entre a educação escolar e os objetivos sociopolíticos e pedagógicos, ligando-os aos objetivos de ensino;
e) Prever atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em face aos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino.

4. Marque (V), se a assertiva for verdadeira, ou (F), se a assertiva for falsa. O planejamento escolar deve contemplar a atenção individualizada ao discente, a fim de atender à diversidade dos modos de aprender.
( ) FALSA. ( ) VERDADEIRA

5. Segundo José Carlos Libâneo o planejamento escolar – objetivos, conteúdos, métodos – está recheado de implicações sociais e têm um significado genuinamente político. Por essa razão o planejamento é uma atividade de:
a) Estabelecimento da dicotomia teoria e prática.
b) Preenchimento de formulários para controle administrativo.
c) Guia de orientação para a exclusão dos alunos desobedientes.
d) Atendimento ao que foi elaborado pelos técnicos a ser executado pelo professor.
e) Reflexão acerca das nossas opções e ações.

6. Segundo José Carlos Libâneo em Didática, planejar é uma atividade consciente para prever as ações do professor, e não se reduz a um simples preenchimento de formulários para controle administrativo; e sim, deve ser fundamentada em opções político pedagógicas e ter como referências permanentes as situações didáticas concretas (isto é, a problemática social, econômica, política e cultural que envolve a escola, os demais professores, os alunos, os pais, a comunidade, que interagem no processo de ensino). Portanto, é no planejamento escolar que o professor estabelece suas ações com o processo ensino aprendizagem, devendo:
I. Prever objetivos, conteúdos e métodos a partir da consideração das exigências postas pela realidade social, do nível de preparo e das condições socioculturais e individuais dos alunos.
II. Prever que no processo de ensino, o conteúdo trabalhado com os alunos terá apenas o significado educativo e de reprodução social.
III. Assegurar a racionalização, organização e coordenação da sua prática em sala de aula, de modo que possibilite a realização de um ensino de qualidade e evite a improvisação e a rotina. IV. Atualizar o conteúdo sempre que necessário, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos no campo do conhecimento, adequando-os às condições de aprendizagem de seus alunos, bem como os métodos, técnicas e recursos de ensino que vão sendo incorporados à experiência cotidiana.
V. Assegurar a unidade e a coerência da sua atuação, uma vez que isso torna possível inter-relacionar, os elementos que compõem o processo de ensino: os objetivos (para que ensinar), os conteúdos (o que ensinar), os alunos e suas possibilidades (a quem ensinar), os métodos e técnicas (como ensinar) e a avaliação, que está intimamente relacionada aos demais.
Está (ao) correta (s):
a) Somente II, III, IV e V.
b) Somente I, II, III e IV.
c) Somente III.
d) Somente I, III, IV e V.
e) I, II, III, IV e V.

7.São funções do planejamento escolar, EXCETO:

a) explicitar princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que assegurem a articulação entre as tarefas da escola e as exigências do contexto social e do processo de participação democrática.
b) expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político pedagógico e profissional e as ações efetivas que o professor irá realizar na sala de aula, através de objetivos, métodos e formas organizativas do ensino.
c) assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, de modo que a previsão das ações docentes possibilite ao professor a realização de um ensino de qualidade e evite a improvisação.
d) atualizar o conteúdo do plano sempre que for revisto, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos no campo de conhecimentos, adequando-os às condições de aprendizagem dos alunos, aos métodos, técnicas e recursos de ensino que irão sendo incorporados na experiência cotidiana
e) facilitar a preparação de aulas, de forma amanter a unidade dos conteúdos, com vistas à formação de turmas homogêneas, possibilitando a exclusão de alunos que não acompanhem as aulas propostas.

8.Que tipo de planejamento apresenta a seguinte definição: “é a previsão dos conhecimentos a serem desenvolvidos e das atividades a serem realizadas em uma determinada classe, durante um certo período de tempo, geralmente durante o ano ou semestre letivo”?
a) Planejamento de unidade.
b) Planejamento educacional.
c) Planejamento de aula.
d) Planejamento de curso.
e) Planejamento escolar.

9.As fases do planejamento escolar podem ser divididas em: o planejamento da escola, o planejamento curricular e o projeto ou plano de ensino. O planejamento curricular é
a) o que chamamos de Projeto Político-Pedagógico ou projeto educativo, sendo este o plano integral da instituição e que é composto de marco referencial, diagnóstico e programação. Esse nível envolve tanto a dimensão pedagógica quanto a comunitária e administrativa da escola.
b) a proposta geral das experiências de aprendizagem que serão oferecidas pela escola incorporadas nos diversos componentes curriculares, podendo ter como referência os seguintes elementos: fundamentos da disciplina, área de estudo, desafios pedagógicos, encaminhamento, proposta de conteúdos, processos de avaliação.
c) o planejamento mais próximo da prática do professor e da sala de aula. Diz respeito, mais restritamente, ao aspecto didático. Pode ser subdividido em projeto de curso e plano de aula. d) o planejamento global da escola, que envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição.
e) uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a realizar melhor o seu trabalho: focalizar sua energia, assegurar que sua equipe trabalhe para atingir os mesmos objetivos e avaliar e adequar sua direção em resposta a um ambiente em constante mudança. É considerado um processo de planejamento estratégico desenvolvido pela escola para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. Esse plano define diretrizes, objetivos e metas estabelecidas pela Unidade escolar.

10. O planejamento é um componente essencial no cotidiano educacional. De acordo com pesquisadores o planejamento escolar precisa ser concebido como um meio para facilitar e viabilizar:
a) As relações hierárquicas no contexto escolar.
b) A transmissão dos conteúdos de maneira linear e fragmentada.
c) A democratização do ensino.
d) As relações autoritárias no espaço escolar.
e) A transmissão dos conteúdos de maneira mecânica e homogênea.

Esse simulado faz parte do Material Completo que se encontra na página:

http://questoesconcursopedagogia.com.br/mais1200questoes/

GABARITO
1.B;2.C;3.A;4.V;5.E;6.D;7.E;8.D;9.B;10.C

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Sobre Luiz Carlos M.

Experiência profissionais: professor de Ensino Básico, Professor em Institutos, coordenador pedagógico, diretor escolar. Prestou vários concursos municipais, estaduais, federais e seleções de escolas públicas e privadas obtendo boas colocações. Contato WHATSAP (88) 94457345

2 Comentários

  1. Alverina Ângela da Silva hubner

    Gostaria de receber o material no meu email. Obrigado.

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