Simulado Questões da LDB de 2017

Esse simulado são questões da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB. Assim, são questões atualizadas da ldb 2017. Neste ano houve várias mudanças na LDB e os colegas professores que irão fazer concurso devem ter cuidado para não estudar por materiais desatualizados. Resolver questões e fazer simulados sobre LDB será a melhor maneira aprender e verificar o quanto precisa estudar para obter sucesso no seu concurso. O simulado está abaixo para que possa BAIXAR.

BAIXAR

Nossos materiais que já ajudaram muitos professores: http://questoesconcursopedagogia.com.br/mais1200questoes/

Curso de Conhecimentos Pedagógicos: http://questoesconcursopedagogia.com.br/conhecimentospedag/

Curta nossa página: https://www.facebook.com/superpreparado/  

 

1. Sobre os desdobramentos da LDB 9.394/96, é correto afirmar:
a)Em 1996 foi criado o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), voltado para o desenvolvimento da modalidade educação a distância.
b)A Lei nº 10.861, de 14/04/2004, criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e estabeleceu o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).
c)O Programa Universidade para Todos (Prouni) foi instituído pelo decreto nº 5.773, de 09/05/2006, com vistas a assegurar o direito de acesso à universidade pública a todos que o desejassem.
d)O Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) dispôs sobre a regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores.
e)O FUNDEF, fundo de financiamento da educação, foi criado em 2006 e abrange todas as etapas educacionais.

2.De acordo com a LDB 9.394/96, é correto afirmar:
a)Os percentuais mínimos de gastos da receita de impostos com a educação para cada ente federado são: União 18%; Estados e Distrito Federal 20% e municípios 25%.
b)As instituições de educação superior constituídas como universidade integrar-se-ão, também, na sua condição de instituições de pesquisa, ao Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, nos termos da legislação específica.
c)É dever do estado ofertar educação obrigatória e gratuita dos 0 aos 17 anos.
d)Uma das finalidades do ensino médio é a preparação para a entrada no ensino superior, com foco nos exames de seleção utilizados pelas universidades.
e)50% do corpo docente deve ter, pelo menos, mestrado ou doutorado e trabalhar em regime de tempo integral.

3. A questão educacional se tornou um problema para a realidade brasileira apenas no processo de industrialização nos anos de 1920, quase um século atrás. Foram diferentes movimentos sociais que reivindicavam a ampliação do atendimento escolar, isso desencadeou, até os dias de hoje, algumas reformas. Assinale a alternativa CORRETA:
a)Em 1932 um grupo de educadores lançou um manifesto conhecido como Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, foi considerado a primeira tentativa de elaboração de um plano de educação para o Brasil.
b)A Constituição Federal de 1934 incorporou todo o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, estabelecendo como principal função do Conselho Nacional de Educação a criação do Plano Nacional de Educação.
c)O Primeiro Plano Educacional de Educação ocorreu em 1975, e teve suas orientações a partir da LDB de 1961.
d)Foi no Governo de Fernando Henrique Cardoso que a LDB n. 9394/96, que está em voga até hoje, foi promulgada.
e)Apesar da nova LDB trazer em seu Art. 9 que a União é responsável pela elaboração do Plano Nacional de Educação, esse foi elaborado pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisas em Educação (Anped).

4.Quanto às normas da educação superior, previstas na Lei 9.394/1996 (LDB), assinale a alternativa INCORRETA.
a)A educação superior será ministrada em instituições de ensino superior, públicas ou privadas, com variados graus de abrangência ou especialização.
b)A autorização e o reconhecimento de cursos, bem como o credenciamento de instituições de educação de nível médio e superior terão prazos ilimitados.
c)Na educação superior, o ano letivo regular, independente do ano civil, tem, no mínimo, duzentos dias de trabalho acadêmico efetivo, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
d)As instituições informarão aos interessados, antes de cada período letivo, os programas dos cursos e demais componentes curriculares, sua duração, requisitos, qualificação dos professores, recursos disponíveis e critérios de avaliação, obrigando-se a cumprir as respectivas condições, assim como publicar as respectivas informações nos termos da lei.

5. Assinale a alternativa INCORRETA. Nos termos da Lei 9.394/1996 (LDB), são cursos e programas abrangidos pela educação superior:
a)os cursos sequenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído uma graduação do ensino superior em instituição credenciada pelo MEC.
b)de graduação, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo.
c)de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino.
d)de extensão, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino.

6.Quanto à previsão normativa contida na Lei n° 9.394/1996 (LDB) sobre os diplomas de cursos superiores, assinale a alternativa INCORRETA.
a)Os diplomas de cursos superiores reconhecidos, quando registrados, terão validade nacional como prova da formação recebida por seu titular.
b)Os diplomas expedidos pelas universidades serão por elas próprias registrados, e aqueles conferidos por instituições não-universitárias serão registrados em universidades indicadas pelo Conselho Nacional de Educação.
c)Os diplomas de graduação expedidos por universidades estrangeiras serão revalidados por universidades públicas que tenham curso do mesmo nível e área ou equivalente, respeitando-se os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação.
d)Os diplomas de Mestrado e de Doutorado, expedidos por universidades estrangeiras, só poderão ser reconhecidos por universidades que possuam cursos de graduação reconhecidos e avaliados, com área do conhecimento equivalente.

7.Assinale a alternativa que corresponde a mudanças que a Lei 10.639/2003 trouxe à LDB 9.394/96.
a)Torna obrigatório, no ensino fundamental e médio, da rede pública e privada, o ensino da história e da cultura afro-brasileira e institui o dia nacional da consciência negra.
b)Torna obrigatória a matrícula das crianças com 6 anos de idade no ensino fundamental e amplia o ensino fundamental para nove anos.
c)Torna obrigatória a educação de 4 a 17 anos e estipula que a alfabetização das crianças deve ocorrer até o terceiro ano no ensino fundamental.
d)Inclui a educação infantil na educação básica e reconhece que o profissional que atua nessa etapa é professor.
e)Institui a modalidade educação especial e torna obrigatório o atendimento especializado na escola regular para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.

8. Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, o acesso à educação básica obrigatória é direito:
a) público objetivo.
b) privado.
c) institucional.
d) público subjetivo.
e) universal.

1.B
2.B
3.A
4.B
5.A
6.D
7.A
8.D

Nossos materiais que já ajudaram muitos professores: http://questoesconcursopedagogia.com.br/mais1200questoes/

Curso de Conhecimentos Pedagógicos: http://questoesconcursopedagogia.com.br/conhecimentospedag/

Curta nossa página: https://www.facebook.com/superpreparado/  

Sobre admin

Experiência profissionais: professor de Ensino Básico, Professor em Institutos, coordenador pedagógico, diretor escolar. Prestou vários concursos municipais, estaduais, federais e seleções de escolas públicas e privadas obtendo boas colocações. Contato WHATSAP (88) 94457345

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *