Simulado sobre didática – Concurso Professor

Olá, tudo bem? Vai fazer concurso para professor e deseja auxílio em materiais, com simulados, apostilas e outros ?  Então, veio a lugar certo. Aqui, no blog Questões Concurso Pedagogia você encontrará simulados, resumos e muito mais. São várias questões de conhecimentos pedagógicos para que possa verificar sua aprendizagem. Todo professor concurseiro sabe que para garantir sua vaga no concurso é necessário muitas resoluções de simulados e questões até garantir seu domínio sobre o conteúdo.

Nessa postagem, o simulado é:

 

Simulado sobre didática – Concurso Professor

BAIXAR

 

Nossos materiais que já ajudaram muitos professores: http://questoesconcursopedagogia.com.br/mais1200questoes/

Curso de Conhecimentos Pedagógicos: http://questoesconcursopedagogia.com.br/conhecimentospedag/

Curta nossa página: https://www.facebook.com/superpreparado/  

MATERIAIS PARA CONCURSO PROFESSOR

Simulado Didática

1.São precursores da Didática:
a) João Amos Comênio, São Tomás de Aquino, Jean-Jacques Rousseau e Johann Friedrich Herbart.
b) São Tomás de Aquino, Jean-Jacques Rousseau, Lev Vigotsky, Jean Piaget, Henry Wallon e Herbart.
c) João Mós Comênio, São Tomás Agostinho, Jean-Jacques Rousseau e Johann Friedrich Herbart.
d) São Tomás de Aquino, Jean-Jacques Rousseau, Johann Friedrich Herbart e Levi Amos Comênio.

2. São elementos estruturantes da Didática:
a) objetivos, conteúdos, tecnicismos, políticas de ensino, recursos e avaliação.
b) objetivos, políticas de ensino, tecnicismos, recursos, relação professor-aluno.
c) objetivos, conteúdos, metodologia, recursos, relação professor-aluno, avaliação.
d) objetivos, métodos de pesquisa, conteúdos, programas, políticas educacionais.

3. É característica da didática ativa:
a) não dar considerável importância aos métodos e técnicas de ensino.
b) não utilizar em sua prática o método científico de descoberta de conhecimento.
c) ser a direção do ensino, a sistematização e o controle do processo de aprendizagem.
d) valorizar mais os processos de aprendizagem do que os conhecimentos sistematizados.
e) considerar o aluno coadjuvante da aprendizagem.

4.É característica da didática ativa:
a) não dar considerável importância aos métodos e técnicas de ensino.
b) não utilizar em sua prática o método científico de descoberta de conhecimento.
c) ser a direção do ensino, a sistematização e o controle do processo de aprendizagem.
d) valorizar mais os processos de aprendizagem do que os conhecimentos sistematizados.
e) considerar o aluno coadjuvante da aprendizagem.

5. Em relação à Didática, é incorreto afirmar que
a) contribui para transformar a prática pedagógica da escola, ao desenvolver a compreensão articulada entre os conteúdos a serem ensinados e as práticas sociais.
b) não compete refletir acerca dos objetivos sócio-políticos e pedagógicos, ao selecionar os conteúdos e métodos de ensino.
c) realiza-se por meio de ação consciente, intencional e planejada, no processo de formação humana, estabelecendo-se objetivos e critérios socialmente determinados.
d) sua finalidade é converter objetivos sócio-políticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos.

6. Na organização do trabalho pedagógico, o conjunto de atividades ligadas entre si e planejadas para ensinar um conteúdo etapa por etapa, de forma gradual, de acordo com objetivos de aprendizagem é denominado:
a) Contrato pedagógico.
b) Projetos de intervenção.
c) Atividades interativas.
d) Sequência didática.
e) Transposição didática.

7. Para a elaboração de unidades didáticas de qualidade, é necessário:
a) diagnóstico prévio, seleção do tópico a pesquisar, elaboração de um plano de pesquisa, recursos e materiais adequados, agrupamento dos alunos, organização espacial e temporal, papel do corpo docente, avaliação, redação e apresentação das conclusões finais do trabalho realizado.
b) diagnóstico situacional, seleção do tópico a pesquisar, elaboração de um plano de pesquisa, recursos e materiais adequados, agrupamento dos alunos, organização da sala de aula, papel do corpo docente, avaliação, redação e apresentação das conclusões finais do trabalho realizado.
c) diagnóstico primário, seleção do tópico já pesquisado, elaboração de um plano de pesquisa, recursos e materiais adequados, agrupamento dos alunos, papel do corpo docente, redação e apresentação das conclusões finais do trabalho realizado.
d) diagnose da escola, seleção do tópico já pesquisado, recursos e materiais adequados, agrupamento dos alunos, organização espacial e temporal, papel para redação, avaliação, apresentação das conclusões finais do trabalho realizado.
e) diagnose das características educacionais, seleção de informações preestabelecidas, recursos e materiais adequados, agrupamento dos alunos, organização do espaço da escola, papel do corpo docente, redação das conclusões finais do trabalho realizado.

8. Das alternativas abaixo, assinale a compatível com a didática.
a) Didática relaciona-se com o estudo dos elementos substantivos ou nucleares do currículo.
b) Didática é reconhecida como um espaço próprio no domínio científico da educação.
c) Didática é caracterizada como um todo, organizada em função de propósitos e de saberes educativos.
d) Didática é ligada ao estudo dos processos e práticas pedagógicas institucionalizadas.
e) Didática está associada ao conteúdo, ao programa dos processos de formação.

9. Sobre a origem da Didática, assinale a correta:
a) Ela foi criada pelo padre Jesuíta São Tomás de Aquino (1225 – 1274) como a arte de “ensinar tudo a todos”. Seu objetivo era criar um método universal capaz de orientar o trabalho docente.
b) Ela foi criada pelo padre Escolástico Santo Agostinho (354-430) como arte de “ensinar tudo a todos”. Seu objetivo era criar um método universal capaz de orientar o trabalho docente, originando a Ratio Studiorum.
c) Ela foi criada pelo monge luterano Jean Amos Comenius (1592-1670) como arte de “ensinar tudo a todos”. Seu objetivo era criar um método universal capaz de orientar o trabalho docente.
d) Ela foi criada pelo monge Johann Friedrich Herbart (1776 – 1841) como arte de “ensinar tudo a todos”. Seu objetivo era criar um método que particularizasse o ensino, atendendo à heterogeneidade.

10. A organização didática da aula, como ação colaborativa, pressupõe:
a) Um processo de construção coletiva, que deve emergir de uma realidade local, sem deixar de refletir sobre o global.
b) Uma reflexão sobre a própria prática pedagógica, que emerge de uma realidade concreta e a ela retorna com novas orientações.
c) Um processo de previsão e organização da ação intencional, ou seja, antecipação das ações e atividades que vão ocorrer durante a aula, a fim de evitar a rotina e a improvisação.
d) As alternativas “a”, “b” e “c” estão corretas.
e) penas as alternativas “a” e “b” estão corretas.

GABARITO
1.A
2.C
3.D
4.D
5.B
6.D
7.A
8.A
9.C
10.D

 

 

 

Materiais e assuntos que você encontrará no blog:
Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB (ATUALIZADA 2017)
QUESTÕES/SIMULADO Estatuto da Criança e Adolescente – ECA
QUESTÕES/SIMULADO Tendências Pedagógicas
QUESTÕES/SIMULADO Currículo
QUESTÕES/SIMULADO Conhecimentos Pedagógicos
QUESTÕES/SIMULADO Avaliação
QUESTÕES/SIMULADO Teóticos da Educação: Piaget, Vigostky. Paulo Freire, etc
QUESTÕES/SIMULADO Projeto Político Pedagógico
QUESTÕES/SIMULADO Planejamento Escolar
QUESTÕES/SIMULADO Gestão Democrática
QUESTÕES/SIMULADO Parâmetros Curriculares Nacionais
QUESTÕES/SIMULADO Educação Infantil
QUESTÕES/SIMULADO Séries Iniciais
QUESTÕESV sobre Didática
QUESTÕES/SIMULADO História da Educação
QUESTÕES/SIMULADO Plano Nacional da Educação – PNE 2014-2024
QUESTÕESV Teorias da Aprendizagem
QUESTÕES/SIMULADO Educação e Sociedade
QUESTÕES/SIMULADO Plano de Ensino
QUESTÕES/SIMULADO Ensino e Aprendizagem
QUESTÕES/SIMULADO SINAES
QUESTÕES/SIMULADO Educação Inclusiva e Educação Especial
QUESTÕES/SIMULADO Diretrizes do Ensino Fundamental
Livro Newton Duarte Vigotski e o Aprender a Aprender
Livro PAULO FREIRE (AUTOR CELSO DE RUI)
Lauro Trevisan – O Poder Infinito Da Sua Mente
Livro – cipriano carlos luckesi -filosofia da educação
Livro completo dimensoes_
Livro Heloisa
Livro Didática – Libâneo
Livro Libâneo – Adeus professor,adeus professora
Apostila de Português
Formação de palavras; Classe de palavras;Crase;Regência; Concordância; Termos da oração; Ortografia; Pontuação; Divisão silábica; Valor semântico das palavras; Encontros vocálicos e consonotais; Fonemas;Sintaxe.

Sobre admin

Experiência profissionais: professor de Ensino Básico, Professor em Institutos, coordenador pedagógico, diretor escolar. Prestou vários concursos municipais, estaduais, federais e seleções de escolas públicas e privadas obtendo boas colocações. Contato WHATSAP (88) 94457345

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *