Simulado Tecnologias na Educação

Mais um material para concurso professor, este é um simulado que servirá para  materiais teóricos. Nas próximas postagens terão outros temas.  Siga sempre a DICA: Após o estudo resolver o maior número possível DE QUESTÕES, fazer simulados, para ficar preparado para o concurso. Caso deseje conhecer nosso material de SIMULADOS, PROVAS E OUTROS CLIQUE AQUI
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MATERIAIS PARA CONCURSO PROFESSOR

Simulado Tecnologias na Educação

 

1.Em relação à educação e às novas tecnologias, é INCORRETO afirmar que
a) a alfabetização tecnológica tem relação indireta com o domínio crítico da linguagem
tecnológica, sendo apenas mecânica.
b) a utilização das tecnologias na sala de aula só auxiliará o desenvolvimento de uma
educação transformadora se for baseada em um conhecimento que permita ao professor
interpretar, refletir e dominar criticamente a tecnologia.
c) o professor precisa se preparar, com atualização e formação profissional, para utilizar
pedagogicamente as tecnologias na formação dos cidadãos produtores e intérpretes das
linguagens do mundo atual e futuro.
d) o uso das tecnologias deve ser contextualizado com as necessidades socioculturais dos
alunos.
2.Segundo o artigo 1º do Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005, que regulamenta o
artigo 80 da Lei nº 9394/96, é a modalidade educacional na qual a mediação
didáticopedagógica nos processos de ensino/aprendizagem ocorre com a utilização de
meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores
desenvolvendo atividades educativas, em lugares ou tempos diversos:
a) Educação a Distância.
b) Educação Tradicional.
c) Educação Presencial.
d) Educação Integral.
3.Na Educação a Distância, a ideia das tecnologias colaborativas se fundamenta no
conceito de aprendizagem
a) sociointeracionista
b) behaviorista
c) significativa
d) cognitivista
e) cooperativa

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4.um dos vídeos virais mais provocativos do YouTube dos últimos dois anos começa de
forma bem prosaica: uma menina de um ano brinca com um iPad, passando os dedos na
tela sensível ao toque e arrastando grupos de ícones. Nas cenas seguintes ela parece
beliscar, bater e cutucar as páginas de revistas de papel como se fossem telas.
Melodramático, o vídeo repete esses gestos em close-up.

Com base na imagem e no texto, deduz-se que
a)as tecnologias digitais prejudicam o acesso ao conhecimento
b)a educação moderna concentra seu foco educativo nas tecnologias
c)as folhas impressas são entendidas com dificuldade pelos nativos digitais.
d)o ensino não pode abrir mão dos livros e das tecnologias.
e)a escola não deve estar afastada da modernidade.
5.O uso de tecnologias da comunicação e informação nas práticas educativas deve
a) estimular práticas de competitividade entre os estudantes e a criatividade, por meio de
premiações para alunos talentosos na temática, olimpíadas escolares e torneios entre
classes.
b) ser adaptado para servir a fins de controle e vigilância dos estudantes, professores e
demais profissionais da educação, de modo a garantir maior segurança nas instituições
educacionais
c) ser feito com parcimônia, considerando os riscos que eles representam para o exercício
do magistério
d) estimular a criação de novos métodos didático-pedagógicos e garantir o acesso dos
estudantes à biblioteca, ao rádio, à televisão e à internet aberta às possibilidades da
convergência digital.
6.Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio apresentam disciplinas
potenciais, de acordo com os temas de cada área, incluindo também orientações teóricas
sobre o processo de ensino e aprendizagem, com base nas competências a serem
construídas nessa modalidade de ensino, isto é, no Ensino Médio. Esses parâmetros estão
centralizados nas tecnologias e nas tendências globais da sociedade, voltadas ao mundo do
trabalho e estão organizados em quatro etapas:
a) Bases Legais – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Ciências da Natureza,
Matemática e suas Tecnologias – Arte e Língua Estrangeira.
b) Bases Legais – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Ciências da Natureza,
Matemática e suas Tecnologias – Ciências Humanas e suas Tecnologias.
c) Orientação Sexual – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Ciências da Natureza,
Matemática e suas Tecnologias – Ciências Humanas e suas Tecnologias.
d) História – Arte – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias – Ciências
Humanas e suas Tecnologias.
7.Em relação às Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs), é CORRETO
afirmar que:
a)As NTICs oferecem possibilidades inéditas de interatividade entre professor/estudante e
estudante/estudante e de interação com materiais de boa qualidade e de grande variedade.

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b)A introdução das NTICs na educação precisa ser acompanhada de mudanças nos modos
de ensinar e na própria concepção e organização dos sistemas educativos.
c)A informação e a comunicação são o motor da sociedade moderna e o professor deve
atuar como um comunicador e transmissor de conhecimentos utilizando as NTICs.
d)As NTICs aparecem como um instrumento importante para resolver os problemas do
ensino e melhorar definitivamente a qualidade da educação de modo geral.
e)A introdução das NTICs na educação deve ser orientada para a melhoria da qualidade e
da eficácia do sistema e, por isso, deve priorizar as suas características técnicas.
8.O designer instrucional deverá desenvolver suas atividades numa dimensão
transdisciplinar, de modo a fazer a ponte entre os especialistas de diversas áreas, para
atingir a finalidade que é promover a melhor instrução e a aprendizagem mais significativa.
FILATRO, Andrea. Design Instrucional Contextualizado:
educação e tecnologia. São Paulo:
Senac, 2003. p. 141.
9.Que áreas de conhecimento estão envolvidas na atuação do Designer Instrucional?
a) Educação, comunicação, filosofia e gestão
b) Educação, didática, comunicação e gestão
c) Educação, didática, política e gestão
d) Educação, tecnologia, antropologia e gestão
e) Educação, tecnologia, comunicação e gestão
10.A expansão dos meios de acesso a educação básica constitui um dos objetivos das
políticas públicas para a educação no Brasil. Dentre as ações abaixo, assinale a que NÃO
contribui para o alcance deste objetivo é:
a) aumento da oferta de educação de jovens e adultos;
b) estímulo à formação continuada dos professores;
c) falta de apoio à educação infantil;
d) implementação de programas de educação aberta e a distância;
e) incentivo à utilização das novas tecnologias de informação e comunicação.

gabarito 1-a 2-a 3-e 4-c 5-d 6-b 7-b 8-c 9-e 10-certo

 

Sobre admin

Experiência profissionais: professor de Ensino Básico, Professor em Institutos, coordenador pedagógico, diretor escolar. Prestou vários concursos municipais, estaduais, federais e seleções de escolas públicas e privadas obtendo boas colocações. Contato WHATSAP (88) 94457345

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