TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO: TEORIA DE JOHN DEWEY

RESUMO PARA CONCURSO PROFESSOR

TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO

TEORIA DE JOHN DEWEY

Dewey era filósofo, psicólogo e pedagogo liberal norte americano, exerceu grande influência sobre toda a pedagogia contemporânea.
Criticou a pedagogia de Herbart, no que se refere a ênfase dada ao intelectualismo e a memorização.
Nasceu em Burlington em 1859 e morreu em New York em 1952.
Dewey foi defensor da Escola Ativa, que propunha a aprendizagem através da atividade pessoal do aluno. A filosofia da educação de Dewey foi determinante para que a Escola Nova se propagasse por quase todo o mundo.
Para Dewey, o conhecimento nasce das experiências oriundas de problemas. Para ele, a educação tem como finalidade proporcionar o aluno condições para que resolva por si próprio os seus problemas. A educação não pode ter modelos prévios, isto é bastante tradicional na teoria de Dewey.

A escola não pode ser uma preparação para a vida; a escola é a própria vida. Vida e experiência devem estar sempre unidas no processo de aprendizagem.
As idéias de Dewey tiveram grande influência no movimento de renovação da educação no Brasil na década de 1930, e são aproveitadas até hoje pelos os que acreditam na educação e na liberdade. Essa influência se fez sentir, sobretudo por intermédio de Anísio Teixeira que foi seu discípulo na Universidade de Colômbia em 1929.

Dewey dava prioridade ao aspecto psicológico da educação, em prejuízo da análise da organização capitalista da sociedade, como fator educacional. Fundou em Chicago, uma escola experimental, na qual foram aplicadas algumas das suas mais importantes idéias: a relação da vida com a sociedade, dos meios com os fins e da teoria com a prática.
O próprio Dewey qualifica o seu pensamento como “naturalismo empírico”, embora sem pretensão a elaborar sistema rígido, o que lhe parecia impossível nos tempos atuais. Foi seu propósito rever e superar os erros do naturalismo e do empirismo tradicionais, emprestando-lhes pronunciado sentido dialético e historicista. Saindo do pensamento intuicionista da escola escocesa pela via do hegelianismo, tornou-se seguidor de Darwin em biologia e Willian James em psicologia. Tais influências, a par de sua permanente preocupação com a pedagogia levaram-no a convicção de que não é possível manter-se um dualismo entre o homem e o mundo, o espírito e a natureza, a ciência e a moral.Buscou, então, uma lógica e um instrumento de pesquisa que pudessem ser aplicados igualmente a ambos os domínios. Desenvolveu, a seguir, a doutrina a que deu o nome de “instrumentalismo”.

Destaques na Teoria de Dewey:

* Dewey foi grande defensor da Escola Ativa;
* Dava prioridade ao aspecto psicológico da educação;
* Defendia que o professor era à base do processo educativo;
*Que o interesse do aluno devia ser o ponto de partida do professor; *Acreditava que o currículo tinha de ser constantemente redefinido e avaliado;
* O slogan de Dewey: Aprendemos
Fazendo;

* Afirmava que crescemos quando resolvemos juntos dificuldades e problemas comuns;
* Acreditava na educação pela ação;
* Disciplina é produto do interesse;
* Que a atividade e alvoroço na sala de aula representam alunos interessados no que estão fazendo;
* Que a sala de aula deveria ser um laboratório;
* O currículo para Dewey não era um curso de estudos determinados, tinha de ser constantemente redefinido e reavaliado. Seu objetivo era enriquecer a experiência dos alunos, já que a vida significava modificações, também a aprendizagem implicava reconstrução constante, onde não se permitiam quaisquer objetivos finais e onde se tinha de impedir, acima de tudo a estagnação;

* A educação tem uma função democratizadora de igualar as oportunidades;
* As tarefas em grupo estimulam a cooperação e o desenvolvimento de um espírito social;
* Atribui grande valor as atividades manuais;
* O espírito de iniciativa e independência virtudes de uma sociedade democrática levam a autonomia;
* Para Dewey, a escola não é um prelúdio da vida, mas representa uma sociedade em miniatura. A democracia não deve ser adiada; na sala de aula, a criança pode aprender cooperando e participando no trabalho em grupos;
* Dewey afirmava que crescemos somente quando participamos, quando resolvemos juntos dificuldades e problemas comuns;

BAIXAR EM PDF

Material Completo:
http://questoesconcursopedagogia.com.br/mais1200questoes/

O

Sobre Luiz Carlos M.

Experiência profissionais: professor de Ensino Básico, Professor em Institutos, coordenador pedagógico, diretor escolar. Prestou vários concursos municipais, estaduais, federais e seleções de escolas públicas e privadas obtendo boas colocações. Contato WHATSAP (88) 94457345

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *