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1 | VUNESP
Segundo Pimenta (1990), admitir um projeto significa ter consciência do que se quer, ou seja, quando se fala em projeto pedagógico tem que se ter, previamente, clareza de que está se pautando em determinadas concepções de educação e de ensino. Para a autora, a escola que se quer democrática precisa
a) definir, a priori, uma nova qualidade, que passa pelas questões de organização escolar que modifique a realidade que aí está, a partir dessa realidade encontrada.
b) desconsiderar a realidade atual, para que se possa conceber uma nova organização escolar sem vícios.
c) estabelecer com clareza que a organização administrativa da escola precisa caminhar independentemente do pedagógico.
d) compor uma assessoria didático-pedagógica independente, composta de profissionais externos qualificados, não contaminados pelos problemas da escola.
e) considerar os alunos como “indivíduos reais” e, dessa forma, rebaixar o nível do ensino para atender as suas necessidades.
2 | VUNESP
Ao tratar da construção do Projeto Político-Pedagógico, Veiga, In VEIGA, org. (1996) afirma que “para se desvencilhar da divisão do trabalho, de sua fragmentação e do controle hierárquico [a escola] precisa criar condições para gerar uma outra forma de organização do trabalho pedagógico”. Nesse sentido, a reorganização da escola deverá ser buscada de dentro para fora, o que implica fazer rupturas com o existente para avançar. Por sua vez, recorrendo a Pimenta (1990), é possível concluir que a construção do Projeto Político-Pedagógico pelo coletivo dos educadores escolares objetiva a democratização do ensino, cujo núcleo é
a) o cumprimento do currículo escolar.
b) a transferência dos conhecimentos.
c) a democratização do saber.
d) o desabrochar da erudição.
e) a obediência ao programa.
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