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1. (MS CONCURSOS) | Sobre o ensino a distância no Ensino Fundamental, definido em Lei, analise as alternativas e assinale a que está correta.
A) Utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais.
B) Previsto para ser realizado apenas em períodos de greve do corpo docente e essa previsão deve estar registrada no Regimento Escolar.
C) Em todos os períodos presenciais, no limite de até 20% da carga horária anual.
D) Obrigatório para os dois últimos anos do Ensino Fundamental.
E) Não há previsão de ensino a distância no Ensino Fundamental.
2. (CONSESP) | Para Rosita E. Carvalho, no livro Educação Inclusiva com os Pingos nos “is”: “Na sociedade atual, marcada pela visão globalizadora, o eixo de construção epistemológica sobre educação em geral tem evoluído evidenciando-se que o trabalho na diversidade é uma forma de enriquecimento geral. Assim, as práticas narrativas têm, progressivamente, se ocupado da diversidade de uma forma ampla, evitando-se considerá-la, apenas, em relação aos muitos de nossos alunos que apresentam déficits, entendidos como…”
A) distúrbios mentais
2. (CONSESP) | Para Rosita E. Carvalho, no livro Educação Inclusiva com os Pingos nos “is”: “Na sociedade atual, marcada pela visão globalizadora, o eixo de construção epistemológica sobre educação em geral tem evoluído evidenciando-se que o trabalho na diversidade é uma forma de enriquecimento geral. Assim, as práticas narrativas têm, progressivamente, se ocupado da diversidade de uma forma ampla, evitando-se considerá-la, apenas, em relação aos muitos de nossos alunos que apresentam déficits, entendidos como…”
A) distúrbios mentais
B) manifestações patológicas
C) transtornos de aprendizagem
D) excepcionais
4. (CONSESP) | Conforme escrevem as autoras de Atendimento Educacional Especializado – Aspectos Legais e Orientação Pedagógica: “As crianças que vêm sendo recusadas constantemente nas escolas são crianças cegas, surdas, com limitações intelectuais e/ou físicas, mas não associadas a doenças. São, apenas,
A) crianças com deficiência.”
B) seres humanos.”
C) alunos excepcionais.”
D) cidadãos incluídos.”
5. (CONSESP) | No livro Inclusão Escolar, Valéria A. Arantes sustenta que: “A educação, como espaço disciplinar mas também inter, trans e multidisciplinar, em que as fronteiras entre os distintos campos de conhecimento se entrecruzam e, muitas vezes, se tornam difusas, solicita cada vez mais dos profissionais que nela atuam a capacidade de dialogar e transitar por caminhos insólitos e…”
A) perigosos
B) conhecidos
C) desconhecidos
6. (CONSESP) | No livro A Integração de Pessoas com Deficiência: Contribuições para uma Reflexão sobre o Tema, Ana Maria S. R. de Mello declara que: “Analisando as condições atuais de integração do adulto autista com deficiência mental, concluímos que a situação apresenta um grau muito maior de dificuldade, e talvez venha a tornar-se viável, somente após alguns anos de uma política sincera de integração…”
A) da criança na escola
B) do adulto na escola
C) do autista na escola
D) da comunidade na escola
7. (CONSESP) | Marcos Mazzota sustenta, no livro Educação Escolar – Comum ou Especial?, que: “A partir da constatação de que os alunos classificados como deficientes mentais educáveis são atendidos nas escolas públicas e particulares, em classes e escolas especiais, é imperioso não desconsiderar as possíveis expectativas dos próprios alunos e suas famílias, dos professores, da escola e do próprio sistema de ensino em relação ao atendimento educacional escolar que lhes é proporcionado. Este aspecto é de suma importância para não ser levado em conta na organização do ensino…”
A) fundamental
B) médio
7. (CONSESP) | Marcos Mazzota sustenta, no livro Educação Escolar – Comum ou Especial?, que: “A partir da constatação de que os alunos classificados como deficientes mentais educáveis são atendidos nas escolas públicas e particulares, em classes e escolas especiais, é imperioso não desconsiderar as possíveis expectativas dos próprios alunos e suas famílias, dos professores, da escola e do próprio sistema de ensino em relação ao atendimento educacional escolar que lhes é proporcionado. Este aspecto é de suma importância para não ser levado em conta na organização do ensino…”
A) fundamental
B) médio
C) de deficientes mentais
D) de deficientes físicos
9. (CONSESP) | Ana Rita de Paula, em seu livro A Hora e a Vez da Família em Uma Sociedade Inclusiva, observa que: “Crianças com deficiência aprendem a conviver e a lidar com a deficiência em um ambiente novo, fora do círculo familiar do qual estão acostumados. Essa convivência vai trazer muitos benefícios para seu futuro, pois a escola, como um recurso da comunidade, representa a sociedade…”
A) inclusiva
B) escolar
C) tal como a criança entende
D) tal como ela é
10. (PR4 – UFRJ) | A educação inclusiva para o atendimento à diversidade, bem como os estudos sobre o multiculturalismo, têm atualmente feito parte das grandes discussões realizadas por estudiosos e estudiosas, como Mantoan, Carvalho, Sassaki, Sacristán, Imbernón, Libâneo, Giroux, Barbosa, Silva, MacLarem, Candau, entre outros. Essas discussões têm demonstrado sua importância no presente contexto educacional.
Cabe destacar, também, o papel da educação superior na garantia da articulação entre a graduação e a pós-graduação, por uma formação acadêmica que contemple inclusão e diversidade, centrada nos processos de pesquisa e de produção de conhecimento. Considerando as deliberações da I Conae-2010, deve-se garantir condições para que as políticas educacionais entre os sistemas de ensino promovam:
A) o estabelecimento de políticas de educação inclusiva visando à moderação das desigualdades educacionais vigentes entre as diferentes regiões.
B) o direito do(a) estudante à formação integral, por meio da garantia da universalização, da expansão e da democratização da educação básica com qualidade, inclusive na modalidade da Educação Infantil e suas especificidades.
C) a gestão democrática na educação básica, por meio do estabelecimento de mecanismos que garantam a participação estrita de professores(as) e de estudantes.
D) a efetivação de uma avaliação educacional como controle social para a manutenção da qualidade dos processos educativos e formativos e das políticas públicas.
E) a consolidação da pós-graduação e da pesquisa científica e tecnológica nas diversas regiões do país, de modo a eliminar a assimetria regional.
1) A 2) B 3) D 4) A 5) C 6) A 7) C 8) B 9) D 10) E
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