Material Para Concurso
Assunto: Simulado Políticas Afirmativas
1.As políticas de ações afirmativas visam promover:
a) A valorização do patrimônio histórico-cultural afro brasileiro e indígena através de programas educativos específicos.
b) O ingresso e a permanência na educação escolar dos afrodescendentes, indígenas e educandos provenientes de classes economicamente desfavorecidas.
c) A instituição de disciplinas escolares sobre cultura e história da África e das diferentes tribos indígenas do Brasil.
d) O rompimento de critérios de exclusão fundados na discriminação socioeconômica.
2.Sobre as Políticas Afirmativas, é INCORRETO afirmar:
a) Alocam recursos em benefício de pessoas pertencentes a grupos discriminados e vitimados pela exclusão socioeconômica no passado ou no presente.
3.Entre as ações afirmativas implementadas, no Brasil, pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial inclui-se.
a) o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas e universidades públicas.
b) a proibição de segregação racial em instalações públicas (banheiros e elevadores).
c) a criminalização do racismo.
d) a punição aos clubes de futebol cuja torcida entoar cantos racistas.
e) a aplicação da pena de suspensão das emissoras de TV que veicularem programas com personagens negros estereotipados.
4.O PPA Regional do Grande ABC tem como objetivo no programa das políticas sociais e afirmativas de:
a) ampliar as políticas sociais em territórios de maiores desigualdades, com a consolidação das políticas sociais, integrando o cidadão e sua autonomia e combatendo todas as formas de discriminação.
b) simplificar as políticas universais em territórios de maiores desigualdades, com a integração das políticas sociais, valorizando a cidadania e autonomia dos indivíduos e combatendo qualquer forma de discriminação.
c) consolidar as políticas sociais em territórios de maiores desigualdades, com a fiscalização das políticas públicas, integrando o cidadão e sua autonomia e combatendo qualquer forma de discriminação.
d) ampliar as políticas universais em territórios de maiores desigualdades, com a integração das políticas públicas, valorizando a cidadania e autonomia dos indivíduos e combatendo todas as formas de discriminação.
5.De acordo com a Lei n°. 8.842/94 que fixa a Política Nacional do Idoso, tal política deve ser organizada com base nas seguintes diretrizes:
I. Viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso, que proporcionem sua integração às demais gerações.
II. O idoso não deve sofrer discriminação de qualquer natureza.
III. O idoso deve ser o principal agente e o destinatário das transformações a serem efetivadas através desta política.
IV. Participação do idoso, através de suas organizações representativas, na formulação, implementação e avaliação das políticas, planos, programas e projetos a serem desenvolvidos.
Estão corretas:
a) As afirmativas I e IV.
b) As afirmativas I e II.
c) As afirmativas II e III.
d) As afirmativas III e IV.
6.Em relação à classificação das entidades da administração pública em entidades políticas e entidades administrativas, analise as afirmativas a seguir.
I. Entidades políticas e administrativas são sempre pessoas jurídicas de direito público.
Assinale:
a) se apenas a afirmativa I estiver correta.
b) se apenas a afirmativa II estiver correta.
c) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
d) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
e) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
7.Ana Elizabete Mota (2008), em artigo sobre a centralidade da assistência social na Seguridade brasileira nos anos 2000, afirma que: “as políticas que integram a seguridade social brasileira longe de formarem um amplo e articulado mecanismo de proteção, adquiriram a perversa posição de conformarem uma unidade contraditória: enquanto avançam a mercantilização e privatização das políticas de saúde e previdência, restringindo o acesso e os benefícios que lhes são próprios, a assistência social se amplia na condição de política não contributiva, transformando-se num novo fetiche de enfrentamento à desigualdade social, na medida em que se transforma no principal mecanismo de proteção social no Brasil”.
Com essa afirmação da autora pode-se concluir que:
1. A expansão da assistência social e as restrições à saúde e à previdência estão circunscritas ao argumento do crescimento da pobreza e à impossibilidade de equilíbrio financeiro destas últimas, o que justifica a ampliação dos sistemas privados complementares.
2. A privatização e a assistencialização da proteção social instituem o cidadão-pobre como objeto da assistência social.
3. A atual política de assistência social provoca um esgarçamento entre trabalho e proteção social, acentuando-se a tendência de ampliação das ações compensatórias ou de inserção.
4. Se antes a Seguridade Social brasileira girava em torno da previdência, agora ela gira em torno da assistência na condição de política estruturadora de acesso a outras políticas e direitos.
5. A expansão pública e a mercantilização integram o ideário neoliberal que tem como princípio a equidade, ou seja, dar mais a quem tem menos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
b) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
c) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
d) São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
e) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
8.Num país com passado escravista como o Brasil, a situação social dos negros exige enfoques específicos. Nos últimos anos, a sociedade brasileira vem assistindo à multiplicação de iniciativas de indivíduos ou de grupos sociais voltadas para a reparação ou a garantia plena de direitos sociais dos negros. Em seu conjunto, essas iniciativas constituem
a) atos legislativos.
b) ações afirmativas.
c) coalizões institucionais.
d) reformas administrativas.
e) políticas assistencialistas.
9.Trata-se de mecanismo que “opera de forma a induzir, manter e condicionar a organização e a ação do Estado, suas instituições e políticas públicas – atuando também nas instituições privadas, produzindo e reproduzindo a hierarquia racial”. O conceito se refere:
a) Às políticas afirmativas.
b) Ao racismo institucional.
c) Ao preconceito de gênero.
d) Ao preconceito de classes
10.Sobre o entendimento crítico da estrutural desigualdade educacional brasileira, analise as afirmativas a seguir.
I. O entendimento crítico da estrutural desigualdade educacional brasileira parte da análise da nossa formação histórica, tanto em termos econômicos como sociais e culturais, assim como da especificidade de nosso desenvolvimento.
II. O entendimento crítico da estrutural desigualdade educacional brasileira evidencia os traços marcantes da forma estrutural de reprodução das relações políticas, econômicas e culturais da sociedade brasileira.
III. O entendimento crítico da estrutural desigualdade educacional brasileira reconhece que os setores modernos e integrados da economia capitalista (interna e externa) alimentam-se e crescem apoiados em simbiose com os setores atrasados.
Assinale:
a) se somente a afirmativa I estiver correta;
b) se somente a afirmativa II estiver correta;
c) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas;
d) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas;
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
GABARITO
1.B;2.C;3.A;4;D;5;A;6.E;7.E;8.B;9.B;10.E;
Material Completo:
Baixe GRÁTIS o pdf Simulado: Educação a Distância e Interdisciplinaridade e prepare-se para concursos de…
Baixe GRÁTIS o pdf do Simulado: Interdisciplinaridade e Aprendizagem Significativa para concursos de professores. Prepare-se…
Baixe GRÁTIS o pdf Simulado Interdisciplinaridade e Transversalidade e prepare-se para concursos de professores, testando…
Baixe GRÁTIS o pdf do simulado de Interdisciplinaridade e BNCC para concursos de professor. Aumente…
Baixe GRÁTIS o pdf "Simulado Interdisciplinaridade e Inovação Pedagógica" e prepare-se para concursos de professores.…
Baixe GRÁTIS o pdf "Simulado: Estruturação de Conteúdos e Planejamento Pedagógico" e prepare-se para concursos…