Preparar-se para concursos e seleções na área da educação demanda um conhecimento sólido em temas pedagógicos. Este simulado de Simulado Preparação Educacional aborda questões relevantes que irão testar sua compreensão sobre propostas curriculares, gestão escolar, processos de ensino, sequências didáticas e outros tópicos essenciais. Baixe o PDF, resolva as questões e aprimore seus conhecimentos para alcançar o sucesso nas avaliações!
ITAME | No que se refere às características da proposta curricular, indique a alternativa correta:
I. A organização curricular conduz o projeto pedagógico.
II. Levam-se em consideração os fundamentos sociológicos, psicológicos, culturais epistemológicos e pedagógicos.
III. Permite a formulação de um currículo oficial.
IV. Atende a objetivos, conteúdos, desenvolvimento metodológico, avaliação da aprendizagem etc.
a) II e IV estão corretas.
VUNESP | José Carlos Libâneo, em “Educação escolar: políticas estrutura e organização”, afirma que um dos princípios básicos de atuação da organização e gestão da escola deve considerar não apenas “atender às necessidades e expectativa da comunidade, de modo que se respeite a cultura local, mas também pensar sobre valores, modos de vida e hábitos que precisam ser modificados para a construção de um projeto civilizatório”.
O princípio prático de atuação da organização e gestão da escola, de acordo com o autor, refere-se
a) às práticas de gestão técnico-administrativas.
b) à organização e ao desenvolvimento do currículo.
c) à avaliação institucional e da aprendizagem.
d) ao desenvolvimento profissional.
CEBRASPE (CESPE) | Em relação aos processos de ensino e seus elementos constitutivos, julgue o item subsequente.
Conteúdos de ensino são exclusivamente as matérias contidas nos livros e nos demais instrumentos didáticos.
( ) Certo
( ) Errado
CEBRASPE (CESPE) | Em relação aos processos de ensino e seus elementos constitutivos, julgue o item subsequente.
Sequências didáticas são as atividades que compõem determinada unidade de ensino.
( ) Certo
Instituto AOCP | Um dos instrumentos didáticos da prática pedagógica do professor nos anos iniciais do ensino fundamental é a sequência didática. Qual é a função da sequência didática na sala de aula?
a) Possibilitar intervenções e práticas significativas para o aluno a respeito do princípio alfabético.
b) Facilitar o entendimento dos conteúdos de forma coerente e adequada ao destinatário, auxiliando o professor na organização do processo ensino- aprendizagem.
c) Sequenciar estruturalmente conteúdos relacionados ao mesmo tema e cultivar práticas sociais de escrita.
d) Propiciar aos alunos uma melhor apreensão do conhecimento científico a partir de suas reelaborações.
e) Utilizar atividades e materiais de leitura que circulam na sociedade a fim de estimular o pensamento e as atitudes.
Marinha | Analise a tirinha abaixo.
Com base na tirinha ilustrada acima, observa-se que a seleção dos conteúdos a serem trabalhados na escola não atende propriamente às aspirações, gostos e motivações de Calvin. Segundo Menegolla e Sant’Anna (2014), os conteúdos básicos a serem trabalhados em sala de aula devem ser significativos e realistas, e não simplesmente conteúdos pelo conteúdo. Por isso, é necessário que se estabeleçam certos critérios e princípios para a seleção dos melhores conteúdos. Os critérios gerais para a seleção dos conteúdos das disciplinas, segundo autores, como Harold T. Johnson, citados por Menegolla e Sant’Anna (2014), são:
a) funcionalidade, significação, validade, operacionalidade, adequação às necessidades sociais e culturais, utilidade e poder ser avaliado.
b) simplicidade, flexibilidade, operacionalidade, objetividade e realismo, clareza, utilidade e poder ser avaliado.
c) objetividade e realismo, simplicidade, possibilidade de reelaboração, validade, significação, interesse e funcionalidade.
d) flexibilidade, possibilidade de simplicidade, operacionalidade, funcionalidade e poder ser avaliado. reelaboração, clareza,
e) validade, flexibilidade, possibilidade de reelaboração, significação, interesse, adequação às necessidades sociais e culturais e utilidade.
VUNESP | Além da seleção dos conteúdos a serem trabalhados e do tipo de atividade específica que será proposta, há ainda outra importante decisão pedagógica, relacionada ao tratamento dos conteúdos. Conforme Rosaura Soligo, a depender dos objetivos que deseja alcançar, o professor pode, por exemplo, trabalhar os conteúdos na forma de atividades permanentes: aquelas que
a) fazem sentido num dado momento, ainda que não tenham sido planejadas a priori, como atividades que tratam de um assunto que não se relaciona ao que foi previsto para o período.
b) são planejadas em uma sequência encadeada: o que vem a seguir depende do que já foi realizado e aprendido anteriormente, seguindo um avanço gradual.
c) acontecem ao longo de um determinado período de tempo, porque são importantes para o desenvolvimento de procedimentos, de hábitos ou de atitudes.
d) destinam-se à sistematização dos conteúdos já trabalhados e que, embora não decorram de propósitos imediatos, têm relação direta com os objetivos didáticos e com os conteúdos.
e) são situações didáticas em que o professor e os alunos se comprometem com um propósito e com um produto final: as ações propostas têm relação entre si e com o produto final.
FCM – CEFETMINAS | Analise as asserções sobre organização do trabalho pedagógico por meio de sequências didáticas e a relação proposta entre elas.
I – Ao organizar a sequência didática, o professor poderá incluir atividades diversas como leitura, pesquisa individual ou coletiva, aula dialogada, produções textuais e aulas práticas, entre outras,
POIS
II – a sequência de atividades visa trabalhar um conteúdo específico, um tema ou um gênero textual de exploração inicial até a formação de um conceito, uma ideia, uma elaboração prática e/ou uma produção escrita.
A respeito dessas asserções, é correto afirmar que
a) as duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b) as duas são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
c) a primeira é verdadeira, e a segunda, falsa.
d) a primeira é falsa, e a segunda, verdadeira.
Unifil | O professor, para ensinar com eficácia, precisa se planejar. Para tanto, a escolha da sequência didática a ser utilizada depende
a) dos recursos disponíveis.
b) do conteúdo a ser trabalhado.
c) da intenção do professor.
d) do modo como pretende avaliar.
VUNESP | Para Antoni Zabala, em A prática educativa: como ensinar, o termo “conteúdo” se refere aos conhecimentos
a) das matérias ou disciplinas clássicas.
b) estritamente disciplinar e de caráter cognitivo.
c) que se realizam na escola, e aparecem de forma explícita nos planos de ensino.
d) relativos ao saber e que estão acima de todos, ou seja, os conteúdos exigidos nos exames e provas de seleção.
e) de tudo quanto se tem que aprender para alcançar determinados objetivos que não abrangem apenas as capacidades cognitivas.
1) C 2) B 3) Errado 4) Certo 5) B
6) E 7) C 8) A 9) C 10) E
Nesta questão, aborda-se a importância da proposta curricular no contexto educacional. A alternativa correta destaca que a organização curricular é fundamental para conduzir o projeto pedagógico, considerando aspectos sociológicos, psicológicos, culturais e pedagógicos. Além disso, a proposta curricular deve permitir a formulação de um currículo oficial, atendendo a objetivos, conteúdos, desenvolvimento metodológico e avaliação da aprendizagem.
A questão baseia-se nas ideias de José Carlos Libâneo sobre a atuação da organização e gestão da escola. O princípio destacado pelo autor refere-se à necessidade de considerar não apenas as demandas da comunidade, respeitando a cultura local, mas também refletir sobre valores, modos de vida e hábitos que precisam ser modificados para a construção de um projeto civilizatório.
A questão aborda os processos de ensino, questionando se os conteúdos são exclusivamente as matérias presentes em livros e outros instrumentos didáticos. A afirmativa correta seria que os conteúdos de ensino não se limitam apenas aos materiais didáticos, mas abrangem uma gama mais ampla de conhecimentos.
Esta questão trata das sequências didáticas como atividades que compõem uma unidade de ensino. A assertiva avalia a compreensão sobre se as sequências didáticas são, de fato, atividades integrantes de uma unidade de ensino.
A pergunta aborda o papel da sequência didática nos anos iniciais do ensino fundamental. A alternativa correta destaca que a função da sequência didática é facilitar o entendimento dos conteúdos de forma coerente e adequada ao destinatário, auxiliando o professor na organização do processo de ensino-aprendizagem.
Essa questão utiliza uma tirinha para contextualizar a importância da seleção de conteúdos significativos e realistas na educação. Os critérios gerais para essa seleção incluem funcionalidade, significação, validade, operacionalidade, adequação às necessidades sociais e culturais, utilidade e avaliabilidade.
Rosaura Soligo é referenciada nesta questão, que explora a decisão pedagógica relacionada ao tratamento dos conteúdos. Destaca-se a possibilidade de trabalhar os conteúdos na forma de atividades permanentes, que ocorrem ao longo de um período de tempo, sendo importantes para o desenvolvimento de procedimentos, hábitos ou atitudes.
A questão apresenta asserções sobre a organização do trabalho pedagógico por meio de sequências didáticas. Ela destaca que, ao organizar uma sequência didática, o professor pode incluir diversas atividades, e a sequência visa trabalhar um conteúdo específico, tema ou gênero textual desde a exploração inicial até a formação de um conceito, ideia ou produção escrita.
Esta pergunta destaca a importância do planejamento na escolha da sequência didática. A resposta correta aponta que a escolha da sequência didática depende da intenção do professor, evidenciando a necessidade de alinhamento entre os objetivos pedagógicos e a abordagem escolhida.
A última questão, baseada em Antoni Zabala, explora o termo “conteúdo” na prática educativa. Destaca-se que, para Zabala, o termo se refere aos conhecimentos que se realizam na escola e aparecem de forma explícita nos planos de ensino, abrangendo não apenas as disciplinas clássicas, mas tudo que é necessário aprender para alcançar objetivos amplos.
Se você está em busca de materiais de estudo especializados para diversas áreas, o Professor Preparado é o seu destino ideal. Este site oferece uma gama de materiais cuidadosamente elaborados para auxiliar na preparação para concursos e seleções em diferentes disciplinas. Confira abaixo algumas opções:
Acesse o Professor Preparado para conhecer esses materiais e potencializar sua preparação em diversas disciplinas. Invista no seu sucesso profissional!
Em concursos, os pontos provenientes de cursos realizados podem fazer toda a diferença na prova de títulos. É crucial não deixar essa etapa para a última hora, já que alguns editais exigem que os cursos sejam concluídos antes da publicação oficial. Estar preparado é a chave para o sucesso.
Dicas Importantes:
No Professor Preparado, oferecemos uma variedade de cursos voltados para a área educacional. Todos os cursos possuem certificados reconhecidos nacionalmente. Confira algumas opções abaixo:
Não perca tempo e invista em sua capacitação! Os cursos oferecem uma oportunidade valiosa de enriquecer seus conhecimentos e destacar-se em processos seletivos. Prepare-se com qualidade e alcance seus objetivos profissionais.
Complemente sua preparação para concursos e seleções educacionais explorando nosso Canal do YouTube – Questões Concursos Pedagogia. Lá, você encontrará uma rica coleção de vídeos dedicados à resolução de simulados de Conhecimentos Pedagógicos, oferecendo uma abordagem prática e eficaz para seu estudo.
Baixe GRÁTIS o pdf Simulado: Educação a Distância e Interdisciplinaridade e prepare-se para concursos de…
Baixe GRÁTIS o pdf do Simulado: Interdisciplinaridade e Aprendizagem Significativa para concursos de professores. Prepare-se…
Baixe GRÁTIS o pdf Simulado Interdisciplinaridade e Transversalidade e prepare-se para concursos de professores, testando…
Baixe GRÁTIS o pdf do simulado de Interdisciplinaridade e BNCC para concursos de professor. Aumente…
Baixe GRÁTIS o pdf "Simulado Interdisciplinaridade e Inovação Pedagógica" e prepare-se para concursos de professores.…
Baixe GRÁTIS o pdf "Simulado: Estruturação de Conteúdos e Planejamento Pedagógico" e prepare-se para concursos…