Baixe de forma gratuita, o PDF do material com as questões sobre Currículo Escolar trabalhadas no vídeo, que é ideal para quem está se preparando para concursos e seleções de cargos na área da educação. O material contém 10 questões criteriosamente escolhidas para auxiliar na sua preparação, além disso, todas elas possuem gabarito para que você possa verificar suas respostas e aprimorar seus conhecimentos.
ATENÇÃO! Preparamos um MATERIAL COMPLETO E ORGANIZADO com mais de 5.000 questões de Conhecimentos Pedagógicos, divididas por assunto, para facilitar seu estudo e aprimoramento. CLIQUE AQUI!
1 | Instituto AOCP
O currículo escolar deve ter por finalidade
a) proporcionar informações sobre o trabalho docente, discente e
dos funcionários da escola.
b) proporcionar informações sobre o que ensinar e como ensinar,
as tarefas escolares.
c) Comunicar os princípios do trabalho pedagógico e utilizar
informações de diferentes fontes da educação pública.
d) permitir a análise sociológica das formas culturais e dos
conteúdos escolares.
2 | GUALIMP
Currículo é tudo aquilo que uma sociedade considera necessário que os alunos aprendam ao longo de sua escolaridade. Como quase todos os temas educacionais, as decisões sobre currículo envolvem diferentes concepções de mundo, de sociedade e, principalmente, diferentes teorias sobre o que é o conhecimento, como é produzido e distribuído, qual seu papel nos destinos humanos. Pode-se agrupar essas teorias em duas grandes vertentes: o currículo centrado no conhecimento e o currículo centrado no aluno.
Nesse sentido, é INCORRETO afirmar que:
a) A concepção do currículo escolar centrado no conhecimento privilegia a apropriação do patrimônio científico cultural acumulado em lugar do avanço em direção a novas descobertas e fronteiras científicas.
b) Ao longo da história, o currículo centrado no conhecimento garantiu que o legado das várias gerações fosse assimilado, preservado e transferido para uma nova geração.
c) A vertente centrada no aluno entende que o currículo escolar deve ser constituído do conhecimento reconstruído pelo aluno a partir de suas próprias referências culturais e individuais. As muitas variantes dessa vertente têm em comum a concepção do conhecimento como emancipação, mas diferem significativamente
no que diz respeito ao papel do professor e da escola.
d) O conhecimento é emancipador se não envolver a participação do aluno e se o professor for acima de tudo o detentor do conhecimento. Sua didática requer atividade e vínculo do aluno com o saber; em lugar de frontal, é distribuída entre professor e alunos.
Baixe GRÁTIS o pdf Simulado: Educação a Distância e Interdisciplinaridade e prepare-se para concursos de…
Baixe GRÁTIS o pdf do Simulado: Interdisciplinaridade e Aprendizagem Significativa para concursos de professores. Prepare-se…
Baixe GRÁTIS o pdf Simulado Interdisciplinaridade e Transversalidade e prepare-se para concursos de professores, testando…
Baixe GRÁTIS o pdf do simulado de Interdisciplinaridade e BNCC para concursos de professor. Aumente…
Baixe GRÁTIS o pdf "Simulado Interdisciplinaridade e Inovação Pedagógica" e prepare-se para concursos de professores.…
Baixe GRÁTIS o pdf "Simulado: Estruturação de Conteúdos e Planejamento Pedagógico" e prepare-se para concursos…