Simulado Educação Infantil | Concurso Pedagogia

Baixe gratuitamente o PDF com questões selecionadas sobre Educação Infantil e outros temas relevantes de conhecimentos pedagógicos, que é ideal para quem está se preparando para concursos e seleções de cargos na área da educação. O material contém 10 questões criteriosamente escolhidas para auxiliar na sua preparação, além disso, todas elas possuem gabarito para que você possa verificar suas respostas e aprimorar seus conhecimentos. Baixe agora e comece sua preparação para o concurso e seleções:

 

Clique aqui para baixar! BAIXAR SIMULADO

ATENÇÃO! Preparamos um MATERIAL COMPLETO E ORGANIZADO com mais de 5.000 questões de Conhecimentos Pedagógicos, divididas por assunto, para facilitar seu estudo e aprimoramento. CLIQUE AQUI!

ENTRE NO GRUPO WHATSAPP

Simulado PDF sobre Educação Infantil e Conhecimentos Pedagógicos

Questão 1 – Educação Infantil e Conhecimentos Pedagógicos

1. FEPESE | De acordo com os pressupostos da teoria da atividade, as tarefas realizadas pelas crianças na escola apresentam maiores chances de se constituírem como atividade à medida que:
a) O ensino for organizado de forma centralizada no professor.
b) As crianças puderem realizar as ações de maneira colaborativa.
c) As propostas apresentarem consistência teórica e linearidade.
d) O professor transmitir com maior segurança os conteúdos escolares.
e) As crianças conseguirem memorizar os conteúdos ensinados.

Questão 2 – Educação Infantil e Conhecimentos Pedagógicos

2. FEPESE | Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F).

( ) É preciso entender a instituição de educação infantil como um equipamento de favor, benefício e de ajuda emergencial a uma determinada classe social menos favorecida econômica e socialmente.

( ) As creches e pré-escolas devem ser reconhecidas como direito social.

( ) As instituições de educação infantil têm como tarefa compartilhar com as famílias a função de educação e cuidado das crianças pequenas.

( ) As crianças devem ser cuidadas pelos auxiliares de turma e educadas pelas professoras.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a) V • F • V • F
b) V • F • F • V
c) F • V • V • V


d) F • V • V • F
e) F • V • F • V

Questão 3 – Educação Infantil e Conhecimentos Pedagógicos

3. FUNDEP | A construção da identidade e da autonomia diz respeito ao conhecimento, desenvolvimento e uso dos recursos pessoais para fazer frente às diferentes situações da vida.

Analise as afirmativas a seguir acerca da construção da identidade e da autonomia da criança.

I. A construção da identidade é gradativa e se dá por meio de interações sociais estabelecidas pela criança, nas quais ela, alternadamente, imita e se funde com o outro para diferenciar-se dele em seguida, muitas vezes utilizando-se da oposição.

II. Os modos como os traços particulares de cada criança são recebidos pelo professor e pelo grupo em que se insere em nada interferem na formação de sua personalidade e de sua autoestima, pois sua identidade já está formada.

III. Conceber uma educação em direção à autonomia significa considerar as crianças como seres com vontade própria, capazes e competentes para construir conhecimentos, e, dentro do possível, interferir no meio em que vivem.

Estão corretas as afirmativas

a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III.

Questão 4 – Educação Infantil e Conhecimentos Pedagógicos

4. FUNDEP | Desde as séries iniciais, é importante que as propostas didáticas busquem o desenvolvimento da autonomia da criança.
São procedimentos e atitudes que favorecem a construção da autonomia da criança, exceto:
a) Colocar-se no lugar do outro para melhor refletir sobre uma determinada situação.
b) Resolver conflitos e considerar as regras estabelecidas.
c) Levantar hipóteses, buscar meios de verificá-las e validar raciocínios.


d) Acatar as decisões alheias, sem questionamentos, ao resolver um problema.

Questão 5 – Educação Infantil e Conhecimentos Pedagógicos

5. IBADE | A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola de Educação Infantil e um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando os conhecimentos dos pequenos a respeito de si mesmos e dos outros. A autoimagem também e construída por meio das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente que promove o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, contribui para a construção da unidade coletiva e de uma autoimagem positiva. Para tanto, a sala de aula deve ser:
a) limitada ao foco educativo e lúdico da faixa etária em questão.
b) farta em interações, que acolhe as particularidades de cada indivíduo.
c) homogênea, buscando as afinidades e correspondências entre os alunos.
d) variada em atividades que desenvolvem o aspecto intelectual das crianças.
e) espaço de integração e entendimento entre alunos de diferentes faixas etárias.

Questão 6 – Educação Infantil e Conhecimentos Pedagógicos

6. OBJETIVA CONCURSOS | De acordo com MACHADO, sobre a obediência, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) A criança será obediente através do medo e da ameaça.

( ) O importante é conviver em harmonia, em paz, em respeito mútuo, em ambiente democrático.

( ) A desobediência é tida como algo indesejável, porém a desobediência não é um elemento prejudicial à formação do caráter, como superficialmente é levado em conta.
a) C – C – E.
b) E – C – C.
c) C – E – C.
d) E – C – E.

Questão 7 – Educação Infantil e Conhecimentos Pedagógicos

7. OBJETIVA CONCURSOS | Considerando-se Craidy, sobre a construção da fala e da oralidade das crianças, é INCORRETO afirmar que:
a) A ausência da fala não impede as crianças de realizarem uma infinidade de atividades, ações e interações que lhes possibilitam ir conhecendo a si mesmas e aos outros com os quais estão interagindo.
b) A partir do momento em que as crianças começam a organizar intencionalmente a fala, a gestualidade passa a funcionar como um acessório da fala, não mais como linguagem principal através da qual se comunicam e conhecem sobre si e o mundo.
c) Quanto à fala, especificamente, os primeiros sons percebidos e produzidos pelos bebês são vogais.
d) Ao adulto falar com a criança pausadamente e usando o diminutivo, estará auxiliando a criança a compreender corretamente o sentido das palavras, sua pronúncia, e ajudando no desenvolvimento da qualidade da fala.

Questão 8 – Zabala e Conhecimentos Pedagógicos

8: AOCP | Luria (1989, p.102) afirma que “[…] a criança não é um adulto em miniatura. Ela modela sua própria cultura primitiva; embora não possua a arte da escrita, ainda assim escreve, e ainda que não possa contar, ela conta”. A partir dessa observação realizada pelo autor, é possível afirmar que o processo de leitura e escrita ocorre de qual forma?
a) O processo de aquisição da leitura e escrita ocorre somente a partir das séries iniciais do Ensino Fundamental, pois o ambiente da Educação Infantil deve ser lúdico e reservado somente para momentos de brincadeiras.
b) O processo de leitura e escrita ocorre somente no ambiente formal de sala de aula, com materiais sistematizados para este propósito.
c) O processo de aquisição da leitura e escrita ocorre em todos os contextos sociais sem necessidade de mediação.
d) O processo de aquisição da leitura e escrita ocorre em todos os contextos sociais por meio de suas vivências e para que seja formalizado no ambiente escolar, em todos os contextos, é necessário que ocorra a mediação.
e) O processo de aquisição da leitura e escrita ocorre inicialmente na família, com necessidade de mediação.

Questão 9 – Educação Infantil e Conhecimentos Pedagógicos

9. FUNDATEC | Analise as afirmações abaixo de Ostetto (2012) sobre a infância:

I. A infância é uma época de descobertas, aventuras e magia para as crianças que têm seus primeiros contatos com as linguagens da arte.

II. O professor que valoriza os conhecimentos e a criatividade das crianças compreende a importância de elas explorarem, pesquisarem e criarem coisas novas.

III. O educador é aquele que caminha junto às crianças observando, registrando, discutindo e refletindo sobre suas ações e seus modos de expressão.

IV. O professor, que tem a criança como foco, adota uma postura de observador e investigador das várias maneiras de se viver a infância, rompendo com a educação centralizada no adulto.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas III.
c) Apenas I e II.
d) Apenas I e IV.
e) I, II, III e IV.

Questão 10 – Educação Infantil e Conhecimentos Pedagógicos

10. CEPS UFPA | Sobre a concepção de infância, ao longo da história da educação, é correto afirmar que
a) com o advento da Modernidade desenvolve-se um sentimento voltado à infância, buscando estabelecer semelhanças entre crianças e adultos.
b) um significado de infância, com o sentido que lhe é atribuído atualmente, passa a ser produzido na Modernidade em torno do século XX.
c) as crianças, até meados do século XIX, não apresentavam relevância para o campo social, não se abordava a questão da infância como etapa da vida específica como se conhece hoje.
d) pode-se encontrar referência à crescente preocupação com as crianças no decorrer do século XVIII, o que se constitui como condição de possibilidade para a produção de discursos sobre o papel das famílias e sobre a infância.
e) um conceito de infância, com o sentido que lhe é atribuído na contemporaneidade, passa a ser produzido no Brasil a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, no início do século XXI.

 

GABARITO

01) B 02) D 03) B 04) D 05) B 06) B 07) D 08) D 09) E 10) D

SIMULADOS COMPLETOS - SÓ BAIXAR E ESTUDAR!

Simulado LDB – 200 Questões de 2023
Simulado BNCC – 200 Questões
Simulado AVALIAÇÃO – 200 Questões
Simulado PLANEJAMENTO E PLANO DE AULA – 200 Questões
Simulado TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS – 200 Questões
Simulado DIDÁTICA – 200 Questões
Simulado CURRÍCULO ESCOLAR – 200 Questões
Simulado CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS - 200 Questões

Deixe um comentário