O que é : Vygotskyanismo:

O vygotskyanismo é uma teoria psicológica e pedagógica que se baseia nos estudos do psicólogo russo Lev Vygotsky. Essa abordagem teórica tem como objetivo compreender o desenvolvimento humano a partir da interação social e da influência do meio cultural. Neste glossário, iremos explorar os principais conceitos e ideias relacionados ao vygotskyanismo, fornecendo uma visão abrangente sobre essa teoria e suas aplicações na educação e na psicologia.

1. Lev Vygotsky

Lev Vygotsky foi um psicólogo e educador russo que viveu entre os anos de 1896 e 1934. Ele é considerado um dos principais teóricos do vygotskyanismo e suas ideias revolucionaram a forma como entendemos o desenvolvimento humano. Vygotsky acreditava que a aprendizagem é um processo social e que o desenvolvimento cognitivo ocorre por meio da interação com outras pessoas e com o meio cultural.

2. Zona de Desenvolvimento Proximal

Um dos conceitos-chave do vygotskyanismo é a zona de desenvolvimento proximal. Essa zona refere-se à diferença entre o nível de desenvolvimento atual de uma pessoa e seu potencial de desenvolvimento com o auxílio de um mediador. Segundo Vygotsky, é na zona de desenvolvimento proximal que ocorre a aprendizagem significativa, pois é nesse espaço que o sujeito é desafiado a avançar além de seu conhecimento atual, com o suporte de um adulto ou de um par mais experiente.

3. Mediação

A mediação é um conceito fundamental no vygotskyanismo. Vygotsky defendia que a aprendizagem ocorre por meio da mediação de instrumentos e signos culturais. Esses instrumentos podem ser tanto materiais, como lápis e papel, quanto simbólicos, como a linguagem. A mediação é o processo pelo qual o sujeito internaliza esses instrumentos e os utiliza para pensar, resolver problemas e se comunicar.

4. Funções Psicológicas Superiores

Vygotsky propôs o conceito de funções psicológicas superiores para descrever as habilidades cognitivas complexas que são desenvolvidas por meio da interação social e da mediação cultural. Essas funções incluem a linguagem, o pensamento abstrato, a memória de trabalho e a resolução de problemas. Segundo Vygotsky, essas funções são construídas ao longo do desenvolvimento e são influenciadas pelas práticas culturais e pelas interações sociais.

5. Scaffolding

O scaffolding, ou andaime, é uma estratégia pedagógica utilizada no vygotskyanismo para apoiar o aprendizado de uma criança ou de um aluno. Essa estratégia consiste em fornecer suporte temporário e ajustado às necessidades do aprendiz, de forma a permitir que ele realize tarefas que, sozinho, ainda não seria capaz de realizar. O objetivo do scaffolding é promover a autonomia gradual do aprendiz, à medida que ele adquire novas habilidades e conhecimentos.

6. Internalização

A internalização é o processo pelo qual o sujeito incorpora as informações e os conhecimentos do meio externo, transformando-os em recursos internos. Segundo Vygotsky, a internalização é o resultado da interação social e da mediação cultural, e é por meio desse processo que as funções psicológicas superiores são construídas. A internalização permite que o sujeito se aproprie das ferramentas culturais e as utilize de forma autônoma.

7. Brincadeira Simbólica

A brincadeira simbólica é uma forma de atividade lúdica em que as crianças utilizam objetos e situações imaginárias para representar a realidade. Vygotsky considerava a brincadeira simbólica como uma atividade fundamental para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças. Por meio da brincadeira, as crianças exercitam a imaginação, a linguagem, a resolução de problemas e a interação social, desenvolvendo habilidades importantes para a vida adulta.

8. Aprendizagem Significativa

No vygotskyanismo, a aprendizagem significativa é aquela que ocorre quando o sujeito é capaz de atribuir sentido e significado ao conteúdo aprendido. Segundo Vygotsky, a aprendizagem significativa é mediada pela interação social e pela mediação cultural, e é por meio desse processo que o sujeito constrói seu conhecimento. A aprendizagem significativa difere da aprendizagem mecânica, que se baseia na repetição e na memorização de informações sem compreensão.

9. Cultura e Desenvolvimento

Para Vygotsky, a cultura desempenha um papel fundamental no desenvolvimento humano. Ele acreditava que as práticas culturais, as normas sociais e as formas de comunicação influenciam diretamente o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. A cultura fornece os instrumentos e os signos que mediam a relação entre o sujeito e o meio, possibilitando a construção do conhecimento e a formação da identidade.

10. Educação Inclusiva

O vygotskyanismo tem sido amplamente utilizado como base teórica para a promoção da educação inclusiva. Segundo Vygotsky, a inclusão escolar é fundamental para o desenvolvimento pleno de todos os alunos, independentemente de suas diferenças individuais. A abordagem vygotskyana valoriza a diversidade e defende a criação de ambientes educacionais que promovam a interação social, a colaboração e o respeito às diferenças, visando o desenvolvimento de todos os estudantes.

11. Avaliação Formativa

No vygotskyanismo, a avaliação formativa é uma abordagem que valoriza o processo de aprendizagem e o desenvolvimento contínuo do aluno. Ao invés de focar apenas nos resultados finais, a avaliação formativa busca compreender o processo pelo qual o aluno constrói seu conhecimento e identificar as dificuldades e os avanços ao longo desse processo. Essa abordagem permite ao professor adaptar suas estratégias de ensino e oferecer suporte adequado às necessidades individuais de cada aluno.

12. Aprendizagem Colaborativa

A aprendizagem colaborativa é uma estratégia pedagógica que se baseia nos princípios do vygotskyanismo. Essa abordagem valoriza a interação entre os alunos e a construção coletiva do conhecimento. Por meio da aprendizagem colaborativa, os estudantes têm a oportunidade de compartilhar ideias, discutir conceitos, resolver problemas em grupo e aprender uns com os outros. Essa abordagem promove a participação ativa dos alunos e estimula o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas.

13. Aplicações na Psicologia

O vygotskyanismo tem sido amplamente utilizado na psicologia para compreender o desenvolvimento humano e as relações sociais. Essa abordagem teórica tem contribuído para a compreensão dos processos cognitivos, da linguagem, da memória, da resolução de problemas e de outros aspectos relacionados à psicologia humana. Além disso, o vygotskyanismo tem sido aplicado em intervenções psicoterapêuticas, na educação especial, na psicologia escolar e em outras áreas da psicologia aplicada.