01- São funções do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), exceto:
a) contribuir com as políticas e programas de educação infantil.
b) orientar as práticas pedagógicas e educativas voltadas ao ensino fundamental e médio.
c) subsidiar o trabalho educativo de técnicos, professores e demais profissionais da educação infantil.
d) apoiar os sistemas de ensino estaduais e municipais.
02- Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( v ) e as falsas ( f ).
( ) A orientação proposta nos Parâmetros Curriculares Nacionais reconhece a importância da participação construtiva do estudante e, ao mesmo tempo, da intervenção do professor para a aprendizagem de conteúdos específicos que favoreçam o desenvolvimento das capacidades necessárias à formação do indivíduo.
( ) Os PCNs propõem uma concepção de ensino e aprendizagem como um processo que se desenvolve por etapas.
( ) Consta no texto dos PCNs que o objeto de conhecimento é complexo e que o processo cognitivo não acontece por justaposição, senão por reorganização do conhecimento.
( ) De acordo com os PCNs o conhecimento é provisório, uma vez que não é possível chegar de imediato ao conhecimento correto, mas somente por aproximaçõ es sucessivas que permitem sua reconstrução.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a) V, V, V, V.
b) V, V, V, F.
c) V, F, V, V.
d) V, F, F, F.
e) F, V, V, V.
03- De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Educação Física, a Educação Física dentro da sua especificidade deverá abordar os temas transversais, apontados como temas de urgência para o país como um todo, além de poder tratar outros relacionados às necessidades específicas de cada região. Marque a opção que não condiz com os Temas Transversais abordados pela Educação Física:
a) Pluralidade Cultural.
04- De acordo com os PCNs, os Temas Transversais proporcionam a inserção de questões sociais à estrutura curricular. Assinale a alternativa que não apresenta um tema transversal abordado nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
a) Movimento Social.
b) Pluralidade Cultural.
c) Meio Ambiente.
05- É esperado que, ao final do ensino médio, os alunos sejam capazes de demonstrar grande parte dos teoremas estudados utilizando a simbologia e o rigor correto, priorizando a matemática em detrimento das outras ciências, conforme exigem as competências de representação e comunicação.
( )Errado
( )Certo
GABARITO
01-B
02-C
03-E
04-A
Baixe GRÁTIS o pdf Simulado: Educação a Distância e Interdisciplinaridade e prepare-se para concursos de…
Baixe GRÁTIS o pdf do Simulado: Interdisciplinaridade e Aprendizagem Significativa para concursos de professores. Prepare-se…
Baixe GRÁTIS o pdf Simulado Interdisciplinaridade e Transversalidade e prepare-se para concursos de professores, testando…
Baixe GRÁTIS o pdf do simulado de Interdisciplinaridade e BNCC para concursos de professor. Aumente…
Baixe GRÁTIS o pdf "Simulado Interdisciplinaridade e Inovação Pedagógica" e prepare-se para concursos de professores.…
Baixe GRÁTIS o pdf "Simulado: Estruturação de Conteúdos e Planejamento Pedagógico" e prepare-se para concursos…