Simulado Interdisciplinaridade e Transversalidade | 1 pdf para baixar

Baixe GRÁTIS o pdf Simulado Interdisciplinaridade e Transversalidade e prepare-se para concursos de professores, testando seus conhecimentos pedagógicos.

As bancas de concursos têm cobrado cada vez mais conhecimentos sobre interdisciplinaridade e transversalidade na educação. Para auxiliar quem irá prestar concursos de pedagogos, professores de diversas áreas e educadores em geral, disponibilizamos um simulado em PDF com questões que abordam esses temas de forma aprofundada. Desde a avaliação das afirmativas sobre multiculturalismo até a relação entre transversalidade e interdisciplinaridade, o simulado abrange diversos assuntos relevantes para a prática educativa. Com questões de bancas renomadas como VUNESP e FGV, o simulado visa preparar os candidatos para enfrentar qualquer desafio durante o processo seletivo. Baixe agora mesmo o simulado e turbine seus estudos para conquistar a tão almejada aprovação.

MATERIAL COMPLETO PARA CONCURSOS

BAIXAR SIMULADO

 

Preparatório Para Concursos

Para quem almeja avançar na carreira educacional, é fundamental se preparar para concursos ou seleções de professores, o que pode ser uma tarefa desafiadora. Os simulados se mostram como uma ferramenta eficaz para avaliar seu desempenho e detectar lacunas a serem preenchidas com mais estudo. Por isso, disponibilizamos um conjunto de milhares de questões de conhecimentos pedagógicos para te auxiliar nessa jornada de preparação. Clique no link abaixo e dê uma olhada no nosso material!

MILHARES DE QUESTÕES PARA CONCURSOS DE PROFESSORES

Algumas questões do PDF sobre Interdisciplinaridade

QUESTÃO 1 – IVIN

Avalie as afirmativas a seguir, considerando o processo de interdisciplinaridade e transversalidade da aprendizagem, marque V para as verdadeiras e F para as falsas:

( ) O multiculturalismo por ser compreendido como a existência de diversas culturais em uma mesma sociedade, sem o pressuposto a tolerância e o respeito às diferenças.

( ) Os temas transversais são aqueles que podem estar em todas as disciplinas, já que eles possuem abrangência geral.

( ) Os conhecimentos estão interligados nas diversas áreas do conhecimento, de modo que um contribui para a construção do outro. Eles se constroem mutualmente.

( ) A interdisciplinaridade, embora não vá de encontro com a visão compartimentada do saber, prima por uma visão menos completa e aperfeiçoada do conhecimento.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência do correto julgamento, considerando as afirmativas de cima para baixo:
a) V, F, V, F.
b) V, V, F, F.
c) F, F, V, V.
d) F, V, V, F.
e) V, V, F, V.

QUESTÃO 4 – VUNESP

Ricardo é professor do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Taubaté. Lendo um portal de notícias do Vale do Paraíba, ficou sabendo sobre o projeto CECAP Futebol Social, que existe há quase 10 anos e atende mais de 200 crianças e adolescentes em Taubaté. Segundo o idealizador do projeto, o foco é formar cidadãos por meio da prática esportiva, aliando aulas de futebol à discussão de valores de convivência social. O professor passou a pensar em possibilidades para suas aulas inspiradas pelo projeto social. Decidiu então que também iria incorporar o tema da moralidade durante algumas aulas, a partir de uma abordagem bem delimitada e especializada, com base em um livro que encontrou sobre o assunto.

A partir do que expõe Garcia sobre a transversalidade, a decisão de Ricardo sobre a forma de tratar a moralidade é


a) inadequada, pois as temáticas transversais devem tratar de meio ambiente, tecnologia e saúde, conforme estabelecem os Parâmetros Curriculares Nacionais.
b) inadequada, pois, apesar de ser uma temática adequada ao tratamento transversal, este exige uma abordagem ampla e diversificada.
c) adequada, pois a transmissão de valores tradicionais na sociedade contemporânea se acha em crise, sendo necessária a intervenção da escola.
d) adequada, pois, apesar dos temas transversais não constituírem uma disciplina, devem ser objeto de ensino claro e delimitado, a partir da escolha do professor.
e) adequada, pois os temas transversais devem entrar em um momento definido do currículo escolar a partir de um recorte pontual que permita rápida e intensa imersão.

QUESTÃO 5 – VUNESP

A CIF tem múltiplas finalidades e foi elaborada para servir a várias disciplinas e setores diferentes. Um de seus objetivos é
a) permitir a comparação de dados entre países, entre disciplinas relacionadas com os cuidados de saúde, entre serviços, e em diferentes momentos ao longo do tempo.
b) criar nomenclaturas comuns a diferentes países e nações, permitindo que as doenças possam ser catalogadas a medida que diferentes áreas e disciplinas descobrem novas condições de saúde.

c) proporcionar um esquema de decodificação para sistemas de informação integrados de deficiências, doenças e deformações em qualquer tempo nos diferentes sistemas de saúde.
d) unificar os termos utilizados para definir doenças, síndromes, epidemias e alinhar etiologias comuns aos diferentes países que adotaram a CIF como instrumento orientador.
e) estabelecer uma linguagem acessível a todas as pessoas, independentemente de serem da área da saúde ou da pesquisa clínica, como educadores e demais profissionais de assistência social.

QUESTÃO 7 – FUNDATEC/2024

Considerando a perspectiva inclusiva da educação de pessoas com surdez, qual das seguintes alternativas descreve corretamente o conceito de bilinguismo?
a) Destaca a obrigatoriedade de o aluno utilizar apenas uma das línguas, seja Libras ou LínguaPortuguesa, excluindo a liberdade de escolha linguística.
b) Enfatiza que os alunos com surdez devem se expressar apenas na Língua Portuguesa, desconsiderando a importância da Libras em sua comunicação e desenvolvimento.
c) Destaca a liberdade do aluno para se expressar em qualquer língua, seja em Libras ou em Língua Portuguesa, e participar ativamente de um ambiente escolar inclusivo que desafie seu pensamento e exercite suas habilidades perceptivo-cognitivas e sociais.
d) Enfatiza que os alunos com surdez devem utilizar exclusivamente a Língua Portuguesa, limitando sua participação em um ambiente escolar inclusivo e diversificado.
e) Prioriza o uso exclusivo da Libras como meio de comunicação e educação para os alunos com surdez, excluindo a Língua Portuguesa de seu desenvolvimento linguístico e educacional.

BAIXE SIMULADO COMPLETO

Pacote de Questões de Concursos e Provas

Aproveite agora mesmo pacotes de questões com 200 questões cada, para intensificar seus estudos na área da educação e se preparar para concursos e provas sobre diversos assuntos pedagógicos!

Simulado LDB
Simulado BNCC
Simulado Avaliação
Simulado Planejamento/Plano
Simulado Tendências Pedagógicas
Simulado Didática
Simulado Currículo Escolar
Simulado Conhecimentos Pedagógicos

Outros Materiais Para Concursos e Seleções

Se você está em busca de materiais de estudo para se preparar para concursos, seleções ou apenas aprimorar seus conhecimentos em outras áreas, o Professor Preparado tem diversas opções para você!

Acesse os links abaixo e encontre materiais de estudo de alta qualidade em diversas áreas:

Conhecimentos Pedagógicos – Preparatório
Educação Física – Concursos e Seleções
História – Concursos e Seleções
Geografia – Concursos e Seleções
Artes – Concursos e Seleções
Língua Portuguesa – Concursos e Seleções
Filosofia – Concursos e Seleções
Pacote de Atividades

Nosso Grupo Telegram

Junte-se ao nosso grupo no Telegram e faça parte de uma comunidade de educadores em constante aprendizado e troca de experiências.

ENTRAR NO GRUPO TELEGRAM

Outros Materiais

Convidamos você a explorar todos os cursos e materiais disponíveis em nossa plataforma que podem lhe auxiliar em sala de aula e contribuir para o seu desenvolvimento profissional.

VER OUTROS MATERIAIS

Canal no YouTube

Acesse nosso canal no YouTube para encontrar diversos vídeos resolvendo simulados de conhecimentos pedagógicos. Não perca essa oportunidade de se preparar ainda mais para seu concurso na área da educação! Clique aqui e se inscreva para receber todas as nossas atualizações.

SIMULADOS COMPLETOS - SÓ BAIXAR E ESTUDAR!

Simulado LDB – 200 Questões de 2023
Simulado BNCC – 200 Questões
Simulado AVALIAÇÃO – 200 Questões
Simulado PLANEJAMENTO E PLANO DE AULA – 200 Questões
Simulado TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS – 200 Questões
Simulado DIDÁTICA – 200 Questões
Simulado CURRÍCULO ESCOLAR – 200 Questões
Simulado CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS - 200 Questões
QCPedagogian8

Recent Posts

Simulado: Educação a Distância e Interdisciplinaridade. | 1 pdf para baixar

Baixe GRÁTIS o pdf Simulado: Educação a Distância e Interdisciplinaridade e prepare-se para concursos de…

5 dias ago

Simulado: Interdisciplinaridade e Aprendizagem Significativa | 1 pdf para baixar

Baixe GRÁTIS o pdf do Simulado: Interdisciplinaridade e Aprendizagem Significativa para concursos de professores. Prepare-se…

5 dias ago

Simulado: Interdisciplinaridade e BNCC | 1 pdf para baixar

Baixe GRÁTIS o pdf do simulado de Interdisciplinaridade e BNCC para concursos de professor. Aumente…

5 dias ago

Simulado Interdisciplinaridade e Inovação Pedagógica. | 1 pdf para baixar

Baixe GRÁTIS o pdf "Simulado Interdisciplinaridade e Inovação Pedagógica" e prepare-se para concursos de professores.…

5 dias ago

Simulado: Estruturação de Conteúdos e Planejamento Pedagógico | 1 pdf para baixar

Baixe GRÁTIS o pdf "Simulado: Estruturação de Conteúdos e Planejamento Pedagógico" e prepare-se para concursos…

5 dias ago

Simulado BNCC e Planejamento Pedagógico. | 1 pdf para baixar

Baixe GRÁTIS o pdf do Simulado BNCC e Planejamento Pedagógico. Prepare-se para concursos de professores…

5 dias ago