Estude para concursos resolvendo questões. Este simulado é de conhecimento pedagógicos com questões para lhe deixar afiado. Contém 10 questões sobre Alfabetização, Aprendizagem, PCNs, Currículo e outros assuntos
1. A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e suas variações,
sendo chamada de alfabetismo a capacidade de ler, compreender e escrever textos e a de operar
números. Esse processo não se resume apenas na
aquisição das habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, ressignificar e
produzir conhecimento. Sobre as práticas de ensino e aprendizagem para alfabetização, assinale a alternativa INCORRETA:
a) A prática de ensino e aprendizagem para a alfabetização é entendida como uma prática social
complexa que acontece em diferentes espaços/tempos da escola, no cotidiano de professores e alunos nela envolvidos e, de modo
especial, na sala de aula, mediada pela interação
2.Aprendizagem é o processo pelo qual as
______________, _____________ e _____________ são adquiridos ou modificados,
como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação. Este processo pode ser analisado a partir de diferentes perspectivas, de forma que há diferentes teorias de aprendizagem.
Assinale a alternativa correta que preencha a lacuna apresentada pelo texto:
a) Disciplinas, valores e conteúdos.
b) Matérias, expectativas e frustrações.
c) Virtudes, defeitos e conhecimentos.
3.Sobre o tema aprendizagem, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos,
relacionais e ambientais.
b) Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente.
c) De acordo com a nova ênfase educacional, centrada na aprendizagem, o professor é coautor do processo de aprendizagem dos alunos.
d) O professor deve exercer a sua habilidade de protagonista das construções da aprendizagem.
e) Os objetivos da aprendizagem são classificados
4.Os Parâmetros Curriculares Nacionais, mais
conhecidos como PCNs, é uma coleção de documentos que compõem a grade curricular de uma instituição educativa. Esse material foi elaborado a fim de servir como ponto de partida para o trabalho docente, norteando as atividades realizadas na sala de aula. Assinale a alternativa INCORRETA sobre os PCNs:
a) Cada instituição deve montar o seu Projeto Político Pedagógico, sua proposta pedagógica, seguindo à risca os parâmetros apresentados no documentos e ignorando a realidade social da localidade onde a escola está inserida.
b) O documento é uma orientação quanto ao cotidiano escolar, os principais conteúdos que devem ser trabalhados, a fim de dar subsídios aos
educadores, para que suas práticas pedagógicas
sejam da melhor qualidade.
c) Em sua abordagem, os parâmetros curriculares
nacionais definem que os currículos e conteúdos não podem ser trabalhados apenas como transmissão de conhecimentos, mas que as práticas docentes devem encaminhar os alunos rumo à aprendizagem.
d) Os PCN estão divididos a fim de facilitar o trabalho da instituição, principalmente na elaboração do seu Projeto Político Pedagógico. São seis volumes que apresentam as áreas do conhecimento, como: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, história, geografia, arte e educação física.
e) Além dos seis volumes, há outros três que trazem elementos de composição dos temas transversais. O primeiro deles explica e justifica o porquê de se trabalhar com temas transversais, além de trazer uma abordagem sobre ética. No segundo volume os assuntos abordados tratam de pluralidade cultural e orientação sexual; e o terceiro volume aborda meio ambiente e saúde.
5.Também chamado de proposta pedagógica, é um instrumento de caráter geral, que apresenta as
finalidades, concepções e diretrizes do funcionamento da escola, a partir das quais se
originam todas as outras ações escolares. O texto acima trata:
a) Das escolhas didáticas do professor.
b) Do projeto pedagógico da escola.
c) Do plano de ensino da escola.
d) Do plano de trabalho docente.
e) Do plano de carreira para o professor.
6.Atualmente existe uma preocupação, no ambiente escolar, em construir uma convivência que respeite a diversidade cultural e a pluralidade. Respeitar a pluralidade e a diversidade cultural significa que estamos convivendo com:
a) Grupos específicos de pessoas que compartilham das mesmas ideias, do mesmo modo de se vestir e similar condição econômica.
b) Pessoas que compartilham de uma mesma
ideologia política.
c) As diferenças culturais dos seres humanos que
podem ser de vários tipos, como a linguagem, danças, vestuário, religião, a convivência de ideias,
entre outras.
d) A compreensão da ideia de que existem grupos
culturais mais relevantes, considerados eruditos, e
outros, menos relevantes, considerados populares.
e) Pessoas intelectualmente selecionadas que poderão contribuir com o nosso desenvolvimento.
7.Uma relação extremamente importante para qualquer estudante, independentemente da sua idade ou do seu grau de formação, é aquela que se estabelece com o educador. Quando os professores e os alunos mantêm um bom relacionamento em sala de aula, o aprendizado se torna mais eficiente e passa a existir um maior engajamento de ambas as partes. Sobre a relação professor-aluno, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Uma sala de aula sempre reúne vários tipos de
personalidade, incluindo aí até mesmo a do professor. Nesse contexto, é importante que o professor aja como um verdadeiro gestor de conflitos, a fim de estabelecer, da melhor forma possível, um equilíbrio entre todas essas personalidades.
b) É preciso estabelecer uma relação de confiança
entre alunos e professores. Quando existe esse sentimento em sala de aula, os alunos têm mais disposição para aprender e os professores se sentem mais motivados para aprimorar seu processo didático.
c) É preciso valorizar uma relação de transparência
ao estabelecer critérios avaliativos. Assim, seus alunos saberão exatamente o que esperar em relação às notas, aos esforços de estudo e ao desempenho geral.
d) Não importa qual é o perfil do aluno ou a personalidade do professor. O importante é estabelecer limites por meio de uma imposição que é garantia da verdadeira hierarquia existente dentro de sala de aula.
e) Somente por uma relação de transparência é possível que o professor consiga estabelecer estratégias pedagógicas que coloquem o aluno no
centro do processo de aprendizagem, tornando-a
significativa.
8. Dito de forma resumida, o currículo é a organização do conhecimento escolar. Essa organização do currículo se tornou necessária porque, com o surgimento da escolarização em massa, precisou-se de uma padronização do conhecimento a ser ensinado, ou seja, que as exigências do conteúdo fossem as mesmas. No entanto, o currículo não diz respeito apenas a uma
relação de conteúdos, mas envolve também:
a) A neutralidade do currículo diante da realidade
escolar.
b) O caráter estático do currículo, que depois de pronto, não deve ser alterado sob nenhuma circunstância.
c) A fragmentação e hierarquização do currículo, pois cada disciplina deve ser ensinada separadamente e aquelas que são consideradas de maior importância devem ser valorizadas em detrimento de outras, recebendo mais tempo para serem explanadas no contexto escolar.
d) A organização do currículo, que deve inviabilizar a interdisciplinaridade, anular a contextualização e
evitar a transdisciplinaridade, pois a livre comunicação entre todas as áreas pode confundir e dificultar o aprendizado do aluno.
e) questões de poder, tanto nas relações professor/aluno e administrador/professor, quanto
em todas as relações que permeiam o cotidiano da
escola e fora dela, ou seja, envolve relações de
classes sociais (classe dominante/classe dominada)
e questões raciais, étnicas e de gênero, não se
restringindo a uma questão de conteúdos.
9.Nos dias atuais faz-se necessário destacar a
importância que há na reflexão entre currículo e
didática, uma vez que não há como dissociar ambas principalmente quando se refere às práticas
pedagógicas em meio à era da contemporaneidade.
É necessário compreender que a aula é o objeto de estudo da didática e é preciso ensinar apenas o que é importante. Ainda entender que a aula não começa na sala, mas no momento que se reflete sobre o seu planejamento e organização. Em uma reflexão sobre a prática docente em relação à didática e ao currículo escolar, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Cabe ao docente selecionar os conteúdos que
verdadeiramente servirão à vida do aluno não apenas para conhecimento escolar, mas para prepará-lo para o meio social e sua formação humana.
b) A tríade ação – reflexão – ação possibilita o docente a produzir uma práxis dentro e fora da escola, possibilitando um diálogo entre a teoria e a
prática.
c) A didática estuda todo o processo em como ocorra o ensino e todas as suas nuances em relação a seus objetivos, conteúdos, métodos e ainda a forma de organização da aula e como elas conversam entre si criando caminhos de aprendizagem a fim de garantir uma aprendizagem significativa.
d) Ensinar é um exercício de paciência e vocação,
pois o aluno apenas aprende quando o professor
segue à risca um currículo que deve ser estático e
neutro, a fim de impossibilitar que os problemas extra escolares interfiram nos conteúdos e no bom
prosseguimento das aulas.
e) A sociedade que constrói o currículo. O meio
social estabelece tudo aquilo que é importante no
momento e que deve ser explorado na escola e fazer parte do conhecimento e aprendizado do aluno. Assim, todos possuem sua parcela de contribuição da formação do currículo no qual se produz, transmite e assimila informações.
10. A avaliação da aprendizagem escolar se faz
presente na vida de todos nós que, de alguma forma, estamos comprometidos com atos e práticas educativas. Pais, educadores, educandos, gestores das atividades educativas públicas e particulares, administradores da educação, todos, estamos comprometidos com esse fenômeno que cada vez mais ocupa espaço em nossas preocupações educativas. Sobre o processo de avaliação da aprendizagem, assinale a alternativa INCORRETA:
a) O ato de avaliar, devido a estar a serviço da obtenção do melhor resultado possível, implica a disposição de acolher, pois não é possível avaliar um objeto, uma pessoa ou uma ação, caso ela seja
recusada ou excluída, desde o início, ou mesmo
julgada previamente.
b) O ato de avaliar é um ato impositivo, rigidamente técnico, pois o professor tem muitos anos a mais de estudo que o aluno, sendo a pessoa apta a julgar se o estudante alcançou ou não determinado objetivo assentado na grade curricular.
c) O ato de avaliar implica dois processos articulados e indissociáveis: diagnosticar e decidir. Não é possível uma decisão sem um diagnóstico, e um diagnóstico, sem uma decisão é um processo
abortado.
d) Avaliar é um ato pelo qual, através de uma disposição acolhedora, qualificamos alguma coisa
(um objeto, ação ou pessoa), tendo em vista, de alguma forma, tomar uma decisão sobre ela.
e) Acolher o educando é o ponto básico para proceder atividades de avaliação, assim como para
proceder toda e qualquer prática educativa. Sem
acolhimento, temos a recusa. E a recusa significa a
impossibilidade de estabelecer um vínculo de trabalho educativo com quem está sendo recusado.
GABARITO
1D
2D
3D
4A
5B
6C
7D
8E
9D
10B
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