RESUMO PARA CONCURSO PROFESSOR
TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO
TEORIA DE PAULO CÉLESTIN FREINET
Célestin Freinet, grande humanista nasceu no ano de 1896 em Gars, no sul da França, na região de Proença e morreu em 1966 na cidade de Vence, na França. Teve uma infância e juventude rural, em meio às paisagens trabalhou como pastor de rebanhos, como também desenvolveu alguns valores voltados para o homem do campo. Embora tenha freqüentado uma escola considerada boa na época, era uma escola com pouco ou nenhum material didático.
Na adolescência mudou-se para Nice. Aí iniciou o seu curso de magistério, mas foi interrompido com o inicio da 1ª guerra mundial em 1941. Costumava sempre dizer: “Minha formação como professor não se fez só na escola normal, mas também na guerra”.
Freinet inicia em Bar-Sur-Loup suas atividades como professor, mesmo sem ter concluído o curso normal. A sala de aula sempre foi a sua paixão.
Freinet não foi um simples professor. Gostava de pesquisar, de participar de debates, sempre escrevendo artigos relacionados com educação, e buscando práticas pedagógicas alternativas. Seus estudos foram aprofundados e tiveram como referencia a teoria de grandes filósofos e teóricos, como o Rousseau, Pestalozzi, Decroly, Dewey, Forbel e Piaget.
Freinet achava que a sala de aula não é um espaço físico determinado pelas instituições educacionais, mas a sala de aula é qualquer espaço onde o exercício do pensamento e da criatividade esteja presente e a serviço da sociedade. Defendia a pedagogia natural, de acordo com os interesses e necessidades do aluno. Pensava que o aluno construia o seu conhecimento não apenas tendo acesso a informação, mas apropriando-se do saber, sem imobilismo ou abstração, inserindo a alegria e o prazer no processo ensino aprendizagem. Pensava ainda que a escola devia ser viva, ativa, dinâmica, aberta para o encontro com a vida, onde tivesse a participação da família e da comunidade. A sala de aula devia ser o local onde o aluno se revela, cria, inventa e exprime suas vivências; era preciso respeitá-la para que pudesse desenvolver sua capacidade e sua personalidade, sem afastar-se de uma finalidade social e humana mais ampla.
Freinet, ainda pensou que a sala de aula não podia ser um casulo hermético desvinculado do todo social e das suas contradições. A sala de aula devia ser uma oficina de trabalho, de criação e de pesquisas, um local de produção e criação do saber. Ele achava que todo trabalho educativo só tem qualidade quando os objetivos são claros. O professor não deve atuar como uma máquina, sujeitando-se a rotinas. É fundamental a motivação para o trabalho. Deve ser um facilitador que encaminha o aluno a tomar consciência do seu valor, um amigo que age e aprende com os alunos. Alunos rebeldes e apáticos devem ser estimulados a propor suas idéias nos grandes e pequenos grupos. Aos pouco, este tipo de aluno vai se descobrindo, com seus erros e acertos, até chegar a descoberta de uma aprendizagem significativa.
* responsabilidade;
* sociabilidade;
* autonomia;
* criatividade;
da prisão, se integrou ao Movimento da Resistência Francesa. Voltou para Vence, onde recomeçou suas atividades. Nesta época, aproximadamente nos anos 50, sua pedagogia se espalhou pelo mundo, criando um movimento em prol da Escola Pública, e é isto que distingue dos demais pensadores do movimento da Escola Nova na Europa.
Em 1939, Freinet é exonerado do cargo de professor e lança oficialmente sua escola com ajuda de doações, mas o Ministério da Educação recusou-se a reconhecer.
Na sua escola, ele fez varias experiências com crianças, utilizando diversas técnicas:
Aula Passeio-acreditava que o interesse da criança estava fora da escola. Realizava as aulas-passeio para observar aspectos da vida animal. Todo o seu trabalho em sala de aula era voltado para uma aprendizagem interdisciplinar, onde todas as áreas eram relacionadas com a vida cotidiana do aluno.
Destaques na Teoria de Freinet:
* Criticava duramente os livros didáticos fora da realidade do aluno;
* O interesse do aluno não estava na escola e sim fora dela;
* Um regime autoritário na escola não seria capaz de formar cidadãos democratas;
* A sobrecarga de alunos na sala de aula constitui sempre um erro pedagógico;
* Os castigos são humilhantes, constituem um grande erro;
* O comportamento escolar de um aluno depende de seu estado fisiológico, orgânico e emocional;
* O fracasso escolar inibe, destrói o ânimo e o entusiasmo;
* Toda atitude imposta é paralisante;
* O aluno não se cancã de um trabalho funcional, ou seja, que atenda aos rumos de sua vida;
* As notas e classificações constituem sempre um erro;
* A ordem e a disciplina são necessárias na aula;
* A cooperação é vida na Nova Escola;
* Ser maior não significa necessariamente estar acima dos outros;
* A livre expressão deve sempre ser valorizada;
* Deve ser dada atenção especial a pequenos grupos, e atendê-los em suas especificidades;
* Toda ordem sob forma autoritária é um erro, isto caracteriza uma ofensa à dignidade humana, sobretudo se exercida publicamente; um regime autoritário na escola não seria capaz de formar cadadães democratas;
* O trabalho com o aluno deve ser diversificado;
* A avaliação deve ser continua e permanente durante todo o processo de aula;
* Confiança e respeito ao ser humano e seus direitos;
* Se trabalhada a democracia na escola, teremos no futuro cidadãos conscientes;
* As regras de sala de aula deviam ser discutidas e planejadas pelos alunos, só assim teriam a responsabilidade e liberdade desenvolvidas;
* O professor devia respeitar o ritmo próprio de cada aluno;
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