RESUMO PARA CONCURSO PROFESSOR
TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO
TEORIA DE PAULO FREIRE
Nasceu em Recife Pernambuco em 1921, e morreu em São Paulo vitima de infarto agudo do miocárdio, no ano de 1997. Aprendeu a ler com os pais, á sombra do quintal de casa, sua alfabetização partiu de palavras de sua infância, de sua prática, de suas experiências como criança. Seu giz era os gravetos da mangueira em cuja sombra aprendia a ler, e seu quadro era o chão. O seu pré-escolar foi informal e livre.
Paulo Freire teve uma infância feliz, embora tenha conhecido muito cedo o significado da fome e da miséria.
Freire era o maior defensor da tendência progressiva. Em seus escritos discute a pedagogia do oprimido, introduz a influência da educação bancária, destaca os contrastes entre formas de educação que tratam as pessoas como objetos em lugar de assuntos e, explora a educação como ação cultural.
Ele foi quase tudo o que deve ser como educador. De professor de escola o criador de ideias e métodos.
Segundo Paulo Freire, o homem que detém a crença em si mesmo é capaz de dominar os instrumentos de ação á sua disposição, incluindo a leitura. A metodologia por ele desenvolvida foi muito utilizada no Brasil em campanhas de alfabetização.
Com o golpe militar de 1964, a experiência de Paulo Freire, já espalhada por todo o país, foi abortada sob alegações inconsistentes como subversiva, propagadora da desordem e do comunismo, etc. Foi preso após o golpe Militar de 1964, deixando o Brasil depois de 72 dias de reclusão. Exilou-se primeiro no Chile onde, encontrou um clima social e político favorável ao desenvolvimento de suas teses. Também nesta época, desenvolveu durante cinco anos, trabalhos em programas de educação de adultos no Instituto Chileno para a Reforma Agrária. Nesta época escreveu uma das obras mais importantes da sua vida: A Pedagogia do Oprimido. Freire nas suas conversas informais costumava sempre dizer, que A Pedagogia do Oprimido foi escrito com a intenção de superar esta opressão que vive o nosso povo. Numa visão crítica e filosófica, parte para a transformação do contexto social, tomando assim consciência do mundo vivido.
Destaques na teoria de Paulo Freire:
* Sua atividade como educador levou-o a criação, em 1961 do chamado Movimento de Educação de Base, sob o patrocínio do Bispo D. Helder Câmara,
ao mesmo tempo em que se tomava forma o método Paulo Freire de Alfabetização;
* Criou um método próprio, constituído de momentos dialéticos e interdisciplinares;
* Defendeu que o pedagogo deve cuidar de libertar o homem das alienações a que a consciência dominadora o submete;
* Critica a educação bancária, isto é, educação que trata as pessoas como objeto; defende a educação como uma ação cultural;
* O primeiro passo na direção da conscientização é a alfabetização, entendida como a aproximação critica da realidade por meio da linguagem;
* Professor e aluno fazem parte de um único contexto social, isto é, aprendem juntos, num processo de integração permanente;
* “Ato criador capaz de gerar outros atos criadores”;
Material Completo:
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