É comum que em concursos e seleções para cargos na área da educação sejam abordadas questões sobre diversos assuntos à pedagogia e à educação no geral. Por isso, é importante estar atento a conceitos e práticas que estejam relacionados a Conhecimentos Pedagógicos. Pensando nisso, no presente simulado trazemos questões que abordam desde as dimensões do planejamento educacional até a importância da empatia no processo de escuta ativa. Responder a essas perguntas e refletir sobre os temas apresentados pode contribuir não apenas para uma melhor preparação para concursos e seleções, mas também para o aprimoramento constante de suas práticas pedagógicas e de gestão.
01. (FEPESE) Para grande parte dos teóricos contemporâneos da educação, um dos maiores desafios da aprendizagem humana reside nas dificuldades de superação das concepções fundadas em epistemologias do senso comum. Nessa direção, temos duas concepções que podem causar certa “miopia epistemológica” nos processos formativos.
Quais são essas concepções?
a) Inatismo e Empirismo
b) Inatismo e Construtivismo
c) Empirismo e Construtivismo
d) Construtivismo e Humanismo
02. (FEPESE) Sobre a “Gestão do Conhecimento”, considerando as teorizações contemporâneas, é correto afirmar que:
a) O papel do conhecimento começou a ser percebido como fator de diferenciação, e até de sobrevivência organizacional, em face de novas demandas do comércio internacional durante os anos 60, quando surgiram inúmeras publicações sobre como gerenciar explicitamente o referido conhecimento.
b) O foco no conhecimento e numa nova compreensão sobre ele é oriundo de imperativos econômicos e de desapontamentos com abordagens anteriores sobre gestão. Nesse sentido, a Gestão do Conhecimento busca entender e gerenciar sistematicamente a criação, renovação e aplicação deliberada e explícita do conhecimento, ou seja, gerenciar processos efetivos de conhecimento.
c) A desvalorização do conhecimento como fator de produção está em franca ascensão, visto que, com a afirmação da Internet e a globalização de dados, informações e conhecimento, que circulam cada vez mais e com maior rapidez, essa realidade se torna ainda mais positiva e definitiva.
d) Com a finalidade de atingir os objetivos da organização, a Gestão do Conhecimento não se preocupa com os processos de identificação, extração, disseminação e criação de conhecimento.
e) A Gestão do Conhecimento se diferencia da gestão dos processos que atuam sobre os ativos do conhecimento e, atualmente, o conhecimento vem sendo tratado de maneira implícita, como forma de assegurar sobrevivência.
03. (FEPESE) Em educação, tem-se constantemente o desafio da criação de “novos cenários” a fim de oportunizar-se formações de qualidade para todos os participantes desse processo. Isto exige dos profissionais em geral e dos gestores em especial um elevado espírito de planejamento e organização.
Em relação ao planejamento, assinale a alternativa que corresponde às três principais dimensões que devem ser consideradas para se desenvolver esse processo dinâmico e complexo com eficiência.
a) Dimensões lúdica, estética e moral.
b) Dimensões política, religiosa e social.
c) Dimensões prática, afetiva e financeira.
d) Dimensões técnica, conceitual e política.
e) Dimensões teórica, individual e religiosa.
04. (FEPESE) Ao refletir-se sobre as habilidades de comunicação e como elas podem contribuir no ambiente de trabalho por meio das interações entre os “emissores” e os “receptores”, pode-se considerar que as formas de comunicação dependem, também, do que se conhece dos destinatários e que é relevante que se compreendam os processos de decodificação que envolvem as percepções e os modos como as mensagens serão filtradas pelos receptores. Ou seja, ouvir significa muito mais do que registrar, repetir ou entender palavras, visto que alguns especialistas em comunicação calculam que, na verdade, apenas dez por cento de nossa comunicação são representadas pelas palavras que emitimos. Cerca de 30% são representadas pelos sons e 60%, pela linguagem corporal.
Nessa direção, pode-se considerar que se escuta com os ouvidos, mas também, e o mais importante, pode-se ouvir com os olhos e o coração, procurando entender o significado, o sentimento presente no momento do diálogo.
A partir das considerações acima, qual capacidade/habilidade humana está relacionada à “qualidade” dos processos de comunicação nos quais “se ouve com os olhos e o coração”?
a) Controle b) Originalidade
c) Criatividade d) Heteronomia
e) Empatia
05. (FEPESE) Dinâmicas de interação grupal podem ser aplicadas em diferentes espaços e momentos do trabalho pedagógico.
Assinale a alternativa correta acerca deste tipo de experiencia educacional.
a) A dinâmica de grupo pode ser abordada como processo ou utilizada como técnica-instrumento.
b) Em grupo, o ser humano é capaz de manter a cristalização egocêntrica para construir um projeto de existência de um mundo não relacional.
c) Estar em grupo liberta e proporciona uma inserção mais profunda no “eu”, tornando a experiência um ato solitário de criação.
d) A experiência em grupo nos impede de realizar trocas e de aprender quando é possível interagir com o outro.
06. (FEPESE) Para Heloisa Luck, “A elaboração de projetos é um processo complexo que envolve uma variedade de aspectos […]. Dentre esses aspectos destacam-se as fazes da elaboração de projetos, como os focos de um projeto e o processamento de informações”.
(LUCK, Heloisa. Metodologia de Projetos. Editora Vozes: Petrópolis, RJ, 2003)
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) sobre o processamento de informações.
( ) Ao analisar informações sempre podemos ter um quadro preciso e objetivo da realidade e conseguimos determinar todos os detalhes existentes.
( ) As informações constituem-se em valor estratégico fundamental porque é a partir delas, de sua qualidade que se pode orientar para novos passos.
( ) O processamento das informações pode ser passivo ou ativo, dependendo da atenção dedicada e da clareza dos objetivos.
( ) O processamento de informações envolve apenas fatos, portanto, não abarca opiniões, sentimentos, percepções, visões e tendências.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a) V • V • V • F b) V • V • F • F
c) V • V • F • F d) F • V • V • F
e) F • F • V • F
07. (FEPESE) Quando jogamos em grupo, potencializamos as individualidades em prol do coletivo. Assim, algumas dinâmicas de grupo podem favorecer a experiência do “nós” e o crescimento pessoal, mostrando que “ganhar” também pode ter relação com aprender a compartilhar as habilidades e se sobrepor aos obstáculos.
A partir das considerações anteriores, como podemos classificar esse tipo de ação?
a) impulsão b) competição
c) humanização d) automatização
e) desumanização
08. (FEPESE) O psicólogo alemão Kurt Lewin definiu o termo grupo como a interdependência entre os indivíduos e as variáveis que intervêm em seu funcionamento.
Em um grupo ………, uma decisão grupal será mais importante do que uma decisão individual, pois o que estimula as pessoas no grupo é o sentimento de pertinência a ele, que, como resposta, modificará os hábitos individuais.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
a) livre e solidário
b) mesquinho e livre
c) conservador e egoísta
d) indiferente e generoso
e) conservador e egoísta
09. (FEPESE) Considerando que papéis são modelos de conduta relativos à “posição” dos indivíduos nas redes de interações, a classificação dos papéis não deve ser aplicada de maneira rígida. Todavia, essa “identificação” de características e comportamentos das pessoas partícipes de dinâmicas de grupo auxiliam a elaboração e o desenvolvimento de atividades planejadas. Segundo Gattai: “O líder é o membro que se faz depositário de aspectos positivos do grupo. Para a compreensão da dinâmica do grupo, é importante a detecção das lideranças, pois a estrutura e função do grupo configura-se de acordo com o tipo de liderança assumido pelo coordenador.”
(GATTAI, Maria Cristina P. Dinâmicas de Grupo: da teoria à prática. Ed. Senac: São Paulo, 2014)
Por meio das considerações feitas acima, analise a citação abaixo:
Liderança que utiliza uma técnica rígida, diretiva. Sua característica mais marcante é a incapacidade de discriminar entre papel e pessoa.
Assinale a alternativa que identifica corretamente o tipo de liderança descrito.
a) Líder empático b) Líder laissez-faire
c) Líder demagógico d) Líder democrático
e) Líder autocrático
10. (FEPESE) A Educação Inclusiva vivenciada nas escolas brasileiras possui um percurso histórico muito significativo.
Analise as afirmativas abaixo a respeito dessa historicidade.
1. A partir de meados do século XX, com a intensificação dos movimentos sociais de luta contra todas as formas de discriminação que impedem o exercício dacidadania das pessoas com deficiência, emerge, em nível mundial, a defesa de uma sociedade inclusiva.
2. A emergência do movimento mundial pela defesa de uma sociedade inclusiva enfraqueceu a crítica às práticas de categorização e segregação de estudantes encaminhadas para ambientes especiais e conduziu, também, à manutenção dos modelos homogeneizadores de ensino e de aprendizagem, geradores de exclusão nos espaços escolares.
3. O documento Declaração de Salamanca e Linhas de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais proclamou que as escolas comuns representam o meio mais eficaz para combater as atitudes discriminatórias.
4. No paradigma da inclusão, cabe somente à família promover as condições de acessibilidade necessárias a fim de possibilitar às pessoas com deficiência viverem de forma independente e participarem plenamente de todos os aspectos da vida.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a) É correta apenas a afirmativa 3.
b) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
c) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
d) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
e) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
Para grande parte dos teóricos da educação contemporâneos, o grande desafio da aprendizagem humana está na superação das concepções inatistas e empiristas, que podem causar uma “miopia epistemológica”.
A Gestão do Conhecimento busca entender e gerenciar sistematicamente a criação, renovação e aplicação do conhecimento, tornando-se um fator estratégico importante para a diferenciação e sobrevivência organizacional.
Para desenvolver um planejamento eficiente, é essencial considerar as dimensões técnica, conceitual e política, garantindo um processo dinâmico e complexo com eficiência.
Veja mais em: O que é Planejamento Educacional
A habilidade de empatia está diretamente relacionada à qualidade dos processos de comunicação, onde o ato de ouvir não se resume apenas a registrar palavras, mas envolve compreensão do significado e sentimento presentes no diálogo.
As dinâmicas de grupo podem ser utilizadas como técnicas-instrumento para promover interações e aprendizagens coletivas de forma libertadora e enriquecedora.
O processamento de informações envolve a análise de dados e fatos para a tomada de decisões, sendo fundamental para a elaboração de projetos. Diferentes aspectos são considerados nesse processo, incluindo a clareza dos objetivos, a qualidade das informações obtidas e a atenção dedicada. Além disso, é importante entender que o processamento de informações não se restringe apenas a fatos objetivos, mas também abarca opiniões, sentimentos e percepções.
A ação de potencialização das individualidades em prol do coletivo, incentivando o aprendizado de compartilhar habilidades e superar obstáculos, pode ser classificada como humanização. Nesse contexto, o foco está em valorizar a importância das relações interpessoais e no desenvolvimento pessoal através da cooperação e solidariedade.
Em um grupo livre e solidário, uma decisão grupal é mais importante do que uma decisão individual. A interdependência entre os membros e a sensação de pertencimento ao grupo são aspectos que influenciam as decisões tomadas em conjunto, promovendo o senso de coletividade e incentivando a colaboração entre os participantes.
O tipo de liderança descrito como incapaz de distinguir entre papel e pessoa, utilizando uma técnica rígida e diretiva, é caracterizado como líder autocrático. Nesse modelo de liderança, o líder assume total controle sobre as decisões e ações do grupo, não dando espaço para a participação e contribuição dos membros.
A Educação Inclusiva no Brasil tem uma história marcada pela luta contra a discriminação e exclusão das pessoas com deficiência. Movimentos sociais e documentos como a Declaração de Salamanca têm promovido a inclusão dessas pessoas nas escolas comuns, rejeitando práticas segregacionistas e promovendo a participação plena de todos os estudantes. É fundamental compreender esse contexto histórico para avançar na construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.
Se você está se preparando para um concurso na área da educação e deseja ter acesso a um material de estudo completo e de qualidade, não pode deixar de conferir o pacote de 200 questões de provas e concursos da página Questões de Concurso – Didática.
Neste material, você encontrará questões atualizadas e bem elaboradas sobre didática, um dos temas mais importantes para quem deseja se tornar um educador de sucesso. Com essas questões, você poderá treinar e aprimorar seus conhecimentos, aumentando suas chances de obter um bom desempenho no dia da prova.
Não perca essa oportunidade de se preparar de forma eficiente e organizada para o seu concurso. Acesse agora mesmo a página Questões de Concurso – Didática e baixe o seu pacote com 200 questões. Esteja pronto para alcançar o sucesso na sua carreira como educador. Aproveite!
Procurando por um material preparatório completo para concursos de pedagogia? Na página MILHARES DE QUESTÕES DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS você encontrará uma vasta quantidade de questões de conhecimentos pedagógicos para te ajudar a se preparar de forma eficiente e eficaz.
Com um conteúdo elaborado por profissionais da área, esse material te auxiliará a revisar de forma prática e objetiva os temas mais cobrados em concursos públicos. Além disso, com a possibilidade de acesso ilimitado, você poderá estudar no seu ritmo e onde estiver, facilitando assim a sua preparação.
Não perca mais tempo procurando por materiais desatualizados e incompletos, adquira agora mesmo o MILHARES DE QUESTÕES DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS e potencialize os seus estudos para conquistar a sua vaga no cargo dos seus sonhos. Acesse a página e garanta já o seu acesso!
Preparar-se para concursos e seleções na área da educação exige dedicação e estudo constante. Pensando nisso, o Professor Preparado reuniu uma série de materiais de estudo de diferentes áreas para te ajudar nessa jornada. Confira abaixo:
– Conhecimentos Pedagógicos – Preparatório
– Educação Física – Concursos e Seleções
– História – Concursos e Seleções
– Geografia – Concursos e Seleções
– Artes – Concursos e Seleções
– Língua Portuguesa – Concursos e Seleções
– Filosofia – Concursos e Seleções
– Pacote de Atividades
Aproveite esses materiais de qualidade para se preparar da melhor forma possível e alcançar o sucesso em sua carreira na educação.
É crucial estar atento aos detalhes dos editais de concursos públicos, pois a maioria deles exige a realização de cursos como prova de títulos. Por isso, é importante não deixar para a última hora a realização destes cursos, uma vez que alguns editais exigem que os cursos sejam realizados antes da publicação do edital.
Pensando nisso, sugerimos os cursos em educação que podem te ajudar a se preparar para essas provas de títulos. Todos os cursos oferecidos em nossa página Professor Preparado possuem certificados e são reconhecidos em todo o Brasil.
Aqui está uma pequena lista de alguns cursos que sugerimos:
– Metodologias Ativas da Aprendizagem – 140 Horas:
– Curso Educação Inclusiva – 100 Horas
– Tecnologias Digitais Na Educação – 180 Horas
– Práticas em sala de aula na Educação Infantil – 120 Horas
– Alfabetização e Letramento na Educação Infantil – 100 Horas
Não deixe para última hora e comece a se preparar agora mesmo para os concursos públicos, agregando conhecimento e ampliando suas chances de sucesso.
Sugerimos também nosso canal no YouTube, que tem diversos vídeos resolvendo simulados de conhecimentos pedagógicos. Acesse o canal para mais informações: Questões Concurso Pedagogia
Baixe GRÁTIS o pdf Simulado: Educação a Distância e Interdisciplinaridade e prepare-se para concursos de…
Baixe GRÁTIS o pdf do Simulado: Interdisciplinaridade e Aprendizagem Significativa para concursos de professores. Prepare-se…
Baixe GRÁTIS o pdf Simulado Interdisciplinaridade e Transversalidade e prepare-se para concursos de professores, testando…
Baixe GRÁTIS o pdf do simulado de Interdisciplinaridade e BNCC para concursos de professor. Aumente…
Baixe GRÁTIS o pdf "Simulado Interdisciplinaridade e Inovação Pedagógica" e prepare-se para concursos de professores.…
Baixe GRÁTIS o pdf "Simulado: Estruturação de Conteúdos e Planejamento Pedagógico" e prepare-se para concursos…