Preparar-se para concursos e seleções na área da educação exige domínio de temas essenciais, especialmente aqueles relacionados à Educação Especial. Este simulado apresenta uma série de questões elaboradas com base em conceitos fundamentais para profissionais da educação que buscam promover um ambiente escolar inclusivo. Baixe o PDF, teste seus conhecimentos e esteja pronto para enfrentar desafios relacionados à diversidade e igualdade no contexto educacional.
FGV | Para a implementação da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, é necessário que todos os profissionais da educação atuantes nas escolas se responsabilizem pelo atendimento de cada estudante público-alvo da Educação Especial.
As opções a seguir apresentam recomendações do Conselho Municipal de Educação para as Unidades de Ensino sobre a implementação da Política de Educação Especial, à exceção de uma.
Assinale-a.
a) Promover espaços de troca sobre Educação Inclusiva, bem como a articulação entre professores, profissionais de apoio e famílias.
b) Especificar no Projeto Político-Pedagógico as ações para a garantia do acesso, permanência, participação plena, desenvolvimento e aprendizagem do público-alvo da educação especial.
IBAM | Os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e transtornos do espectro do autismo, superdotação e altas habilidades têm direito a receber uma assistência voltada para a remoção de barreiras que impeçam a sua aprendizagem em condição de igualdade no ambiente escolar.
Essa assistência é denominada:
a) atendimento educacional especializado
b) assistência educativa específica
c) acompanhamento educacional específico
d) acolhimento estudantil especial
IBAM | O atendimento educacional especializado fornece o suporte técnico, metodológico e conceitual para os alunos com deficiência e garante uma atenção de qualidade aos alunos que enfrentam barreiras à aprendizagem e à participação. Para isso, a equipe do AEE deve:
a) identificar, elaborar e organizar tecnologias assistivas pedagógicas e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação desses alunos
b) preparar aulas de reforço do conteúdo de sala de aula para amenizar as barreiras de aprendizagem
c) substituir as aulas nas salas regulares, em função das barreiras, por aulas de desenvolvimento de objetos do conhecimento em salas separadas
d) solicitar ao professor regente e à equipe do apoio do aluno que eliminem as barreiras a fim de que o aluno consiga desenvolver competências e habilidades
AM | A educação inclusiva pretende que a escola responda à diversidade educativa emergente, tanto numa perspectiva social como individual, garantindo assim uma
educação de qualidade ao longo da vida, baseada na igualdade de oportunidades, sem exclusões ou segregações.
Sobre a educação inclusiva, é correta a seguinte afirmativa:
a) todos os alunos com qualquer tipo de deficiência são educados na escola de educação especial
b) todos os alunos, com ou sem deficiência, são educados em um mesmo contexto escolar
c) as especificidades dos alunos com deficiência devem ser consideradas nas avaliações, contudo 0 prazo para conclusão do ensino fundamental deve ser efetivado sem adiamento
d) os alunos com deficiência que possuem duas matrículas, uma em classes do ensino regular e outra no atendimento educacional especializado, contabilizados duplamente no Fundeb
IBAM | A construção de políticas públicas inclusivas, de acesso aos serviços e recursos pedagógicos e de acessibilidade nas escolas regulares elimina a discriminação e a segregação, superando o modelo de escolas e classes especiais. Nessa perspectiva, os sistemas de ensino modificam sua organização, assegurando aos alunos público-alvo da educação especial a matrícula nas classes comuns e a oferta do atendimento educacional especializado, previstos
a) no projeto pedagógico da escola
b) no regimento pedagógico
c) contrato entre a escola e responsáveis
d) na proposta curricular da escola
FUNDATEC | Termo utilizado para identificar recursos e serviços voltados às pessoas com deficiência, visando proporcionar a elas autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Os recursos correspondem a equipamentos, sistemas ou produtos que possam aumentar, manter ou melhorar a capacidade funcional das pessoas com deficiência.
Que termo é esse?
a) Tecnologia Assistiva.
b) Recursos inclusivos.
c) Multimeios interdisciplinares.
d) Materiais de Apoio ao Especial.
e) Elementos pedagógicos para a inclusão.
IBFC | Considerando que a escola é um espaço de inclusão e que o Brasil tem um conjunto de leis e decretos que garantem os direitos civis e de cidadania para pessoas com mobilidade reduzida, é de fundamental importância que todos os profissionais da educação tenham conhecimento sobre esse conceito. Pessoa com mobilidade reduzida é aquela que:
a) é portadora de deficiência e necessita de cadeira de rodas
b) tem dificuldade de locomoção devido cegueira e precisa do auxílio de outros indivíduos
c) não tem os mesmos direitos da pessoa portadora de deficiência
d) temporariamente, não tem os mesmos direitos legais de uma pessoa com deficiência física congênita
e) por qualquer motivo, tem dificuldade de movimentar-se, permanente ou temporariamente
AVANÇASP | Na perspectiva da inclusão escolar, o professor da Educação Especial não é mais um especialista em uma área específica. Suas atividades desenvolvem-se, preferencialmente, nas escolas comuns, cabendo-lhes, no atendimento educacional especializado aos alunos, público-alvo da educação especial, algumas atribuições. Das alternativas abaixo, qual não corresponde a uma atribuição do professor de Educação Especial?
a) identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias, considerando as necessidades específicas dos alunos de forma a construir um plano de atuação para eliminá-las.
b) Observar sem analisar, avaliar ou questionar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola.
c) Reconhecer as necessidades e habilidades do aluno. Ao identificar certas necessidades do aluno, o professor de Atendimento Educacional Especializado reconhece também as suas habilidades e, a partir de ambas, traça o seu plano de atendimento.
d) Produzir materiais tais como textos transcritos, materiais didático-pedagógicos adequados, textos ampliados, gravados, como, também, poderá indicar a utilização de softwares e outros recursos tecnológicos disponíveis.
e) Ensinar e usar recursos de Tecnologia Assistiva, tais como: as tecnologias da informação e comunicação, a comunicação alternativa e aumentativa, a informática acessível, o soroban, os recursos ópticos e não ópticos, os softwares específicos, os códigos e linguagens, as atividades de orientação e mobilidade.
FUMARC | Sobre as características de uma política de educação inclusiva, é CORRETO afirmar que
a) considera a diversidade em seus aspectos culturais e étnico-raciais como medida indispensável ao reconhecimento de identidades culturais.
b) considera o acesso de alunos com necessidades educacionais especiais a medida única de inclusão das políticas educacionais e ela depende do educando.
c) considera todas as crianças e jovens iguais, o que dispensa medidas discriminatórias de acompanhamentos especializados.
d) pressupõe os serviços de atendimentos educacionais especializados como discriminatórios e prejudiciais ao reconhecimento da diversidade.
FUMARC | “Inclusão é um processo que reitera princípios democráticos de participação social plena. Neste sentido, a inclusão não se resume a uma ou algumas áreas da vida humana, como, por exemplo, saúde, lazer ou educação. Ela é uma luta, um movimento que tem por essência estar presente em todas as áreas da vida humana, inclusive a educacional. Inclusão refere-se, portanto, a todos os esforços no sentido de garantia da participação máxima de qualquer cidadão em qualquer arena da sociedade em que viva, à qual ele tem direito, e sobre a qual ele tem deveres” (SANTOS, 2003, p. 4) (grifos do autor).
Fonte: ANDRADE, P. F. de; DAMASCENO, A. R. Novas construções sociais de aprendizagens: inclusão em educação para que? Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 25, n. 3, p. 211-230, set./ dez. 2020. Disponível em:https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/arti-cle/view/32909/22079. Acesso em: 02 dez. 2022.
Com base neste texto, assinale a afirmativa CORRETA em relação ao papel da educação, quando se trata da inclusão.
a) A inclusão em educação permitirá a experiência do convívio das diferenças na mesma ambiência educativa, se contrapondo, assim, à manutenção da segregação
que sistematizou escolas diferentes para pessoas diferentes.
b) Dentre as atribuições da escola inclusiva, não se faz necessário inserir ações de pensar em direitos que vão ao encontro da diversidade.
c) Para a consolidação de escolas mais inclusivas, é necessário manter os fazeres e saberes atualmente estabelecidos dentre os integrantes da ação educativa.
d) Pensar a educação inclusiva é primordial para práticas reprodutivistas que colaboram para a formação de sujeitos acríticos na e da realidade em que ocupam.
1) D 2) A 3) A 4) B 5) A 6) A 7) E 8) B 9) A 10) A
A questão aborda a necessidade de implementação da Política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Destaca a importância de todos os profissionais da educação se responsabilizarem pelo atendimento de estudantes público-alvo da Educação Especial. As opções apresentam recomendações do Conselho Municipal de Educação para as Unidades de Ensino sobre a implementação dessa política, e a resposta correta está relacionada à exceção.
A segunda questão aborda os direitos dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, destacando a necessidade de assistência para a remoção de barreiras que possam impedir sua aprendizagem em igualdade no ambiente escolar. A resposta correta diz respeito à denominação dessa assistência, evidenciando o foco na inclusão educacional.
Esta questão destaca o papel do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na oferta de suporte técnico, metodológico e conceitual para alunos com deficiência, garantindo atenção de qualidade àqueles que enfrentam barreiras à aprendizagem e à participação. A resposta correta refere-se às responsabilidades da equipe do AEE na identificação e organização de tecnologias assistivas pedagógicas.
A quarta questão aborda a Educação Inclusiva, ressaltando seu objetivo de responder à diversidade educativa, promovendo uma educação de qualidade ao longo da vida, baseada na igualdade de oportunidades, sem exclusões ou segregações. A resposta correta destaca a inclusão de todos os alunos, com ou sem deficiência, em um mesmo contexto escolar.
Nesta questão, o foco está na construção de políticas públicas inclusivas que eliminam discriminação e segregação, superando o modelo de escolas e classes especiais. A resposta correta destaca a necessidade de inserir essas políticas no projeto pedagógico da escola para garantir a matrícula nas classes comuns e oferta do Atendimento Educacional Especializado.
A sexta questão introduz o termo “Tecnologia Assistiva” e explora recursos e serviços voltados para pessoas com deficiência, visando proporcionar autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. A resposta correta identifica corretamente a Tecnologia Assistiva como o termo utilizado para tais recursos e serviços.
Esta questão explora o conceito de pessoa com mobilidade reduzida, destacando a importância de os profissionais da educação compreenderem esse conceito em um contexto de inclusão. A resposta correta define pessoa com mobilidade reduzida como aquela que, por qualquer motivo, tem dificuldade de movimentar-se, permanente ou temporariamente.
A oitava questão aborda as atribuições do professor de Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar. Destaca a importância de identificar, elaborar, produzir e organizar serviços e recursos pedagógicos, considerando as necessidades específicas dos alunos. A resposta correta destaca uma atribuição que não corresponde ao papel desse professor.
A nona questão explora as características de uma política de educação inclusiva. A resposta correta destaca que uma política inclusiva considera a diversidade em seus aspectos culturais e étnico-raciais como medida indispensável ao reconhecimento de identidades culturais.
A décima questão aborda o papel da educação na promoção da inclusão social. A resposta correta destaca que a inclusão em educação permite a experiência do convívio das diferenças na mesma ambiência educativa, se contrapondo à manutenção da segregação em escolas diferentes para pessoas diferentes.
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