Bem-vindo(a) ao nosso Simulado Para Concursos sobre Teóricos da Educação. Neste simulado, exploraremos questões que abordam temas essenciais na área pedagógica, proporcionando uma visão aprofundada e instigante. Preparado e otimizado para quem busca compreender os fundamentos pedagógicos, este simulado é uma ferramenta valiosa para testar seus conhecimentos.
VUNESP | Caroline está cursando Pedagogia e, em uma de suas aulas na faculdade, o professor explicava a teoria de Vygotsky denominada Zona de desenvolvimento proximal (ZDP). Para o referido estudo, o docente indicou a obra de César Coll (1999), porque nela é possível aprender que “A criação de ZDP em aula pressupõe um relacionamento ▨ e entre ▨ o que os alunos ▨ e aquilo que ▨ ”.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
a) imutável … firme … aprenderam propositalmente … ainda vão aprender
b) variável … ininterrupto … precisam aprender … já aprenderam
c) permanente … descontínuo … já sabem … ainda precisam saber
VUNESP | Embora o desenvolvimento e a aprendizagem humana se relacionem entre si, existe uma diferença entre os dois. Assinale a alternativa que faz a correta correspondência entre as colunas A e B, de acordo com Piaget (2009/1).
COLUNA A
I. Desenvolvimento
II. Aprendizagem
III. Conhecimento
COLUNA B
A. processo que se relaciona com a totalidade de estruturas do conhecimento.
a) I – A; II – B; III – C.
b) I – B; II – A; III – C.
c) I – C; II – A; III – B.
d) I – A; II – C; III – B.
e) I – B; II – C; III – A.
VUNESP | Para Piaget (2009/1), reunir objetos em uma classe consiste em uma classificação. Esta ação que é interiorizada e se constitui a essência do conhecimento é denominada
a) pensamento.
b) operação.
c) raciocínio.
d) estruturação.
e) transformação.
VUNESP | O período que vai dos 0 aos 3 anos é o momento em que as crianças têm uma dependência vital dos adultos. Para Barbosa e Horn (2008), essa etapa é dominada por alguns aspectos que possibilitam as primeiras adaptações e que se estendem pela descoberta do ambiente geral e pelo início da atividade simbólica. Esses aspectos são:
a) instintos e reflexos.
b) experiências e brincadeiras.
c) empatia e flexibilidade.
VUNESP | Considerando-se as contribuições de Onrubia, In: Coll (1999), assinale a alternativa correta sobre a criação e intervenção nas zonas de desenvolvimento proximal (ZDP).
a) São elementos básicos da tarefa do professor: planejamento, observação e reflexão constante sobre o que acontece na sala de aula e atuação diversificada e elástica em função dos objetivos, planejamento e observação.
b) O conceito de ajuda ajustada aos alunos, também denominada de desafios abordáveis, refere-se às atividades que o aluno só pode realizar, se sozinho compreender o conteúdo e, assim, se sentir estimulado a ajudar os outros alunos.
c) A linguagem é fundamental no processo de ativação da zona de desenvolvimento proximal (ZDP) e deve ser clara e explícita a fim de se evitar mal-entendidos e incompreensões, dessa forma re- quer que o professor não reconceitualize a experiência.
d) A tarefa de oferecer ajuda aos alunos restringe-se ao plano da prática educacional que envolve a realização de uma tarefa em sala de aula, individualmente, no reconhecimento e apoio aos alunos mediante suas necessidades.
e) A zona de desenvolvimento proximal (ZDP) tem como origem a interação e intervenção do professor, na sala de aula, desconsiderando-se a interação entre pares que não possibilita avanços, ainda que haja alunos que saibam mais do que os outros.
VUNESP | Considere o trecho.
“[…] a criança desta fase não concebe tais regras como um contrato firmado entre jogadores, mas sim como algo sagrado e imutável pois imposto pela ‘tradição’. E, a fortiori, não concebe a si própria como possível legisladora, ou seja, como possível inventora de regras que possam ser, por mútuo acordo, legitimadas coletivamente”.
(DE LA TAILLE, Y., OLIVEIRA, M.K.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão)
De acordo com a concepção de Piaget, o trecho exemplifica o conceito de
a) sensório motor.
b) operações formais.
c) anomia.
d) autonomia.
e) heteronomia.
VUNESP | Valendo-se do pensamento de Vygotsky, Roseli Fontana diz que é no curso da relações sociais, ou seja, atividades interpessoais, que os indivíduos produzem, apropriam-se (de) e transformam as diferentes atividades práticas e simbólicas em circulação na sociedade em que vivem. À reconstrução interna de uma operação externa Vygotsky dá o nome de
a) internalização.
b) zona de desenvolvimento proximal.
c) significância.
d) involuntariedade.
e) instrumentalidade.
Unifil | Vygotsky (1977) defendeu com veemência a educação escolar e as mediações por meio dela realizadas como meios para a promoção das funções psicológicas superiores. A aprendizagem é a fonte propulsora do desenvolvimento e o bom ensino é aquele que a ele se adianta, ou seja, é dirigido às funções psicológicas em vias de se desenvolverem.
Assinale a alternativa que condiz com a afirmação do autor.
a) A mediação é dispensável para aprendizagem, pois o ser humano às vezes precisa do outro para aprender e trocar conhecimento.
b) O que determina o desenvolvimento da criança é sua própria condição de vida. Com isso adquire a aprendizagem apenas por meio da interação social e sem a mediação de outro indivíduo.
c) Os conhecimentos prévios do educando fazem parte do nível de desenvolvimento atual, no qual o aluno atua com autonomia, portanto a aprendizagem do educando inicia-se somente quando começa a frequentar a escola.
d) A Zona de Desenvolvimento Proximal é a distância entre o nível de real, desenvolvimento representado pelo que a criança consegue fazer de forma independente e o nível de desenvolvimento potencial, relativo ao que a criança consegue fazer com a ajuda de um adulto ou de outro parceiro mais experiente.
Unifil | Vygotsky (1977) defendeu com veemência a educação escolar e as mediações por meio dela realizadas como meios para a promoção das funções psicológicas superiores. A aprendizagem é a fonte propulsora do desenvolvimento e o bom ensino é aquele que a ele se adianta, ou seja, é dirigido às funções psicológicas em vias de se desenvolverem.
Assinale a alternativa que condiz com a afirmação do autor.
a) A mediação é dispensável para aprendizagem, pois o ser humano às vezes precisa do outro para aprender e trocar conhecimento.
b) O que determina o desenvolvimento da criança é sua própria condição de vida. Com isso adquire a aprendizagem apenas por meio da interação social e sem a mediação de outro indivíduo.
c) Os conhecimentos prévios do educando fazem parte do nível de desenvolvimento atual, no qual o aluno atua com autonomia, portanto a aprendizagem do educando inicia-se somente quando começa a frequentar a escola.
d) A Zona de Desenvolvimento Proximal é a distância entre o nível de real, desenvolvimento representado pelo que a criança consegue fazer de forma independente e o nível de desenvolvimento potencial, relativo ao que a criança consegue fazer com a ajuda de um adulto ou de outro parceiro mais experiente.Unifil | Em relação aos fatores importantes da teoria de Vygotsky, relacione as colunas em seguida assi- nale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1) Mediação
2) Linguagem
3) Cultura
4) Processo de interiorização
( ) universo de significações que permite construir a interpretação do mundo real.
( ) que envolve um componente interno e outro externo e que sendo interpessoal se torna intra- pessoal.
( ) o conhecimento é adquirido através da interação com vários interlocutores, numa relação em que todos os envolvidos são ativos.
( ) sistema simbólico de significados e significantes dos grupos humanos que favorece o intercâmbio social e o fenômeno do pensamento.
a) 1 – 2 – 3 – 4.
b) 3 – 4 – 1 – 2.
c) 4 – 3 – 2 – 1.
d) 1 – 2 – 4 – 3.
IBFC | A compreensão da personalidade, a partir da Visão Vygotskyana, ocorre no âmbito da própria vida e de uma forma global, determina a apreensão de seu desenvolvimento em circunstâncias objetivas, isto é, como resultado da atividade subjetiva condicionada por condições objetivas; a personalidade de cada indivíduo, não é produzida por ele isoladamente, mas, sim, resultado da atividade social. Sobre Vygotsky e seus estudos teóricos, assinale a alternativa correta.
a) Ao discutir a relação entre signo e personalidade humana, Vygotsky enfatiza que o signo não foi, a princípio, meio de comunicação e, tampouco, um meio de conduta da personalidade
b) Para ele, é evidente que o desenvolvimento cultural não se fundamenta no emprego dos signos, e sua inclusão no sistema geral do comportamento humano transcorreu inicialmente de forma individual, externa e depois social, interna
c) A palavra apresenta importância fundamental no processo de estruturação e organização das funções psicológicas superiores e, consequentemente, nas formas de comportamentos do homem, assim como na sua maneira de ser e pensar o mundo
d) A possibilidade do pensamento verbal, por exemplo, refere-se à transferência da linguagem individual para o exterior do sujeito, e a capacidade de refletir, própria do homem, é resultado da internalização de uma discussão real ocorrida internamente
e) Para o teórico, o pensamento não nasce através das palavras e, uma palavra desprovida de pensamento é ainda sim significativa, e um pensamento expresso por palavras permanece uma sombra.
1) D 2) A 3) B 4) A 5) A 6) E 7) A 8) D 9) B 10) C
A questão aborda a teoria de Vygotsky sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), que se refere à distância entre o nível de desenvolvimento real da criança e o potencial, que pode ser alcançado com a orientação de um adulto. A citação de César Coll ressalta a importância do relacionamento entre o que os alunos já sabem e o que ainda precisam aprender, enfatizando a criação da ZDP como um processo dinâmico na sala de aula.
Nesta questão, é apresentada a diferenciação entre desenvolvimento e aprendizagem segundo Piaget. O desenvolvimento se refere à transformação do objeto e compreensão dessa transformação, enquanto a aprendizagem é um processo provocado por um experimentador ou situação externa. Piaget destaca a importância da interação entre esses dois processos para o desenvolvimento cognitivo da criança.
Piaget aborda a classificação como uma das atividades mentais fundamentais da criança. Reunir objetos em uma classe requer a capacidade de abstração e generalização, constituindo a essência do conhecimento. A classificação é um processo interiorizado que reflete a capacidade da criança de organizar e estruturar seu entendimento do mundo ao seu redor.
A questão discute os aspectos dominantes durante o período que vai dos 0 aos 3 anos no desenvolvimento infantil, conforme Barbosa e Horn. Esse período é marcado por adaptações iniciais, descoberta do ambiente e atividade simbólica. Destacam-se a dependência vital dos adultos e a busca pela compreensão do ambiente como aspectos centrais nessa fase.
A contribuição de Onrubia para a prática pedagógica é discutida nesta questão. Destaca-se a importância do planejamento, observação e reflexão constante do professor para ativar a Zona de Desenvolvimento Proximal dos alunos. A linguagem clara e explícita é ressaltada como um elemento fundamental nesse processo de ativação.
A questão explora a concepção de heteronomia na teoria de Piaget. Segundo o autor, a criança em determinada fase não concebe regras como resultado de um acordo mútuo, mas sim como algo imposto pela tradição, refletindo uma visão de mundo onde as regras são percebidas como imutáveis e sagradas, sem espaço para a autonomia individual.
A internalização de operações externas é discutida nesta questão com base na teoria de Vygotsky. Essa internalização, resultado das relações sociais e da atividade interpessoal, é essencial para a construção das funções psicológicas superiores. A reconstrução interna de operações externas é um processo central no desenvolvimento cognitivo mediado pela cultura.
Vygotsky defende o papel fundamental da educação escolar no desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Ele argumenta que a aprendizagem é a fonte propulsora do desenvolvimento e que o bom ensino antecipa-se ao desenvolvimento, dirigindo-se às funções em vias de se desenvolverem.
A questão aborda os principais fatores na teoria de Vygotsky, como mediação, linguagem, cultura e processo de interiorização. Esses fatores são essenciais para entender como as interações sociais e o ambiente cultural influenciam o desenvolvimento cognitivo e a construção do conhecimento.
Por meio da visão de Vygotsky, a questão discute a formação da personalidade como resultado da atividade subjetiva condicionada por condições objetivas. A personalidade é concebida como produto da atividade social, onde a linguagem desempenha um papel fundamental na estruturação das funções psicológicas superiores e na maneira como o indivíduo se relaciona com o mundo.
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