Tendência Pedagógica Tecnicista – Resumo e questões

Material de estudo e questões de concurso sobre Tendência Pedagógicas. Este material trata da Tendência Pedagógica Tecnicista. Um breve resumo e algumas questões para ver como domina o assunto.

BAIXAR MATERIAL + QUESTÕES

QUAIS OUTROS MATERIAIS TEM INTERESSE?

Materiais para concursos de diversas áreas como Educação Física, Matemática e outros – CLIQUE AQUI

Cursos Online Gratuitos (COM CERTIFICADO) – CLIQUE AQUI

Materiais de Matemática para Sala de Aula – CLIQUE AQUI

Curso de Vídeos aulas para Concursos – CLIQUE AQUI

NOSSAS MÍDIAS:

        Página no Facebook     

 Grupo no Facebook

          Perfil no Instagram        

 Canal no YouTube

 

A tendência pedagógica tecnicista tem como propósito moldar o comportamento humano de acordo com as novas técnicas que estão surgindo, com o interesse na formação de novos indivíduos nesse contexto. Entende-se que aprender é uma modificação do desempenho do comportamento humano. E tem como objetivo se adequar às produções do sistema capitalista.

A escola funciona como uma espécie de modeladora de comportamento, através de técnicas especializadas e estruturadas, treinando as habilidades, atitudes dos alunos de acordo com os métodos aplicados. O interesse principal neste ensino é a produção de mão-de-obra e os alunos com competência para aprender o que é repassado. Os conteúdos eram diretos e objetivos de fácil entendimento, através de manuais, e o professor tem o principal papel de repassar os conteúdos contidos no sistema. O professor nesse processo é o aplicador de métodos prontos, e cabe ao professor as condições de transmissão dos métodos de acordo com os conteúdos.

O aluno tem o único papel de aprender, ou seja, receber o conteúdo e aplicá-lo conforme as orientações, e está ali de forma passiva. O principal fator da pedagogia tecnicista é produzir alunos capazes e eficientes para um bom desempenho nas funções do mercado de trabalho. Sendo assim, valorizando as práticas do sistema dos manuais e funções científicas contidas.
Surgiu no século XX, e no Brasil esse método de ensino chegou por volta de 1960, no decorrer da ditadura militar, através dos programas de desenvolvimento econômico e social.

As práticas desse sistema parte de um princípio científico comportamentais, onde o professor cumpre o que há no manual de ensino. A interação professor-aluno é totalmente restrita, não existindo nenhum tipo de relação afetiva. O professor é apenas uma ligação entre o manual e aluno, e o aluno tem como objetivo aprender os assuntos de forma clara e objetiva e ¨aprender para fazer¨.

A escola articula um sistema capitalista atendendo as exigências da sociedade, indústrias, tecnologias e o mercado de trabalho. O aluno fica apto ao atender todas as exigências do mercado de trabalho, e o aprendizado se baseia no desempenho.

Simulado

Segundo Libâneo, a tendência pedagógica em que o papel da Escola é de ser modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas é:
A) Liberal Tecnicista.
B) Progressista Libertadora.
C) Liberal Tradicional.
D) Progressista Libertária.
E) Renovadora não diretiva.

2. Leia as informações abaixo e aponte da qual tendência pedagógica esses elementos fazem parte: É modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas. São informações ordenadas numa sequência lógica e psicológica. Procedimentos e técnicas para a transmissão e recepção de informações. Relação objetiva onde o professor transmite informações e o aluno vai fixá-las. Aprendizagem baseada no desempenho. Leis 5.540/68 e 5.692/71.


A) Tendência Tradicional.
B) Tendência Progressista Libertária.
C) Tendência Liberal Renovadora não-diretiva (Escola Nova).
D) Tendência Tecnicista.
E) Tendência Histórico-crítica.

1. A
2. D

Deixe um comentário