Prepare para concursos de professor com o simulado gratuito em PDF sobre Teorias do Currículo e Pedagogia Crítica. Baixe agora!
Neste post, estamos disponibilizando um simulado em PDF destinado aos profissionais da educação que visam prestar concursos públicos. Este material é especialmente útil para pedagogos, professores de todos os níveis de ensino, diretores escolares, coordenadores pedagógicos e educadores em geral. As questões abordam uma gama de tópicos relevantes, como teorias do currículo, relações entre currículo e cultura, a teoria histórico-cultural de Lev Vygotsky, e a função social da escola. Assim, este é um recurso imprescindível para quem quer se preparar de maneira eficaz para concursos na área da educação. Baixe agora mesmo e comece a estudar!
O ato de se preparar para concursos ou seleções docentes pode se apresentar como um desafio, porém, é primordial para aqueles que almejam a ascensão na carreira de educação. Os simulados representam um valioso instrumento para avaliar seus conhecimentos e detectar as áreas que necessitam de um estudo mais aprofundado. Com isso em mente, disponibilizamos um conjunto de milhares de perguntas de conhecimentos pedagógicos para te ajudar durante essa caminhada de preparação.
Clique no link abaixo e dê uma olhada no nosso material!
Em Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo (Belo Horizonte: Autêntica, 1999), Tomaz Tadeu da Silva afirma que uma teoria define-se pelos conceitos que utiliza para conceber a “realidade”. Os conceitos de uma teoria dirigem nossa atenção para certas coisas que sem eles não “veríamos”. Os conceitos de uma teoria organizam e estruturam nossa forma de ver a “realidade”. Assim, uma forma útil de distinguirmos as diferentes teorias do currículo é através do exame dos diferentes conceitos que elas empregam.
Analise as assertivas sobre as três grandes categorias de teorias do currículo.
I. As teorias tradicionais enfatizam os conceitos de ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, organização, planejamento, eficiência e objetivos.
II. As teorias críticas enfatizam os conceitos de identidade, alteridade, diferença, subjetividade, saber-poder, representação, cultura, gênero, raça, etnia, sexualidade, multiculturalismo, significação e discurso.
III. Em sua obra, Bobbitt defende que a escola deve funcionar da mesma forma que uma empresa comercial ou industrial, de acordo com os princípios da administração científica.
IV. A teoria de currículo sistematizada por Tyler fundamenta-se nos conceitos de ideologia, reprodução cultural e social, poder, classe social, capitalismo e currículo oculto.
Considerando os estudos de currículo sobre as teorias críticas e não críticas, estão corretas as assertivas
a) II e IV.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I e III.
Em Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo (Belo Horizonte: Autêntica, 1999), Tomaz Tadeu da Silva afirma que uma teoria define-se pelos conceitos que utiliza para conceber a “realidade”. Os conceitos de uma teoria dirigem nossa atenção para certas coisas que sem eles não “veríamos”. Os conceitos de uma teoria organizam e estruturam nossa forma de ver a “realidade”. Assim, uma forma útil de distinguirmos as diferentes teorias do currículo é através do exame dos diferentes conceitos que elas empregam.
Tendo em vista as relações entre currículo e cultura, de acordo com as pesquisas críticas contemporâneas que investigam a valorização das diferenças individuais e o combate à desigualdade nas escolas,
a) o currículo é um artefato puramente técnico e, portanto, neutro.
b) o multiculturalismo promove um reducionismo identitário e acirra o silenciamento das minorias.
c) a diferença não é uma característica meramente natural, mas discursivamente produzida.
d) a escola deve ignorar a análise das relações de poder que promovem certas culturas e oprimem outras.
As bases teóricas da teoria histórico-cultural apoiam-se na aprendizagem resulta da interação sujeito-objeto, em que a ação do sujeito sobre o meio é socialmente mediada, atribuindo-se peso significativo à cultura e às relações sociais. A atividade do sujeito supõe a ação entre sujeitos, no sentido de uma relação do sujeito com o outro, com seus parceiros.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: 37 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
Acerca do exposto, é possível afirmar que um dos principais representantes da Teoria histórico-cultural é:
O movimento pela Escola Nova fez a crítica dos métodos tradicionais da educação. O marxismo e o positivismo, a seu modo, também fizeram a crítica à educação enquanto pensamento autoritário. Os existencialistas e fenomenologistas, sob o impacto de duas guerras mundiais, perguntavam o que estava errado na educação para formar homens que chegavam a se odiar tanto. O otimismo pedagógico do começo do século não resistiu a tanta violência.
GADOTTI. (1997).
Segundo o autor, a partir da segunda metade do século XX, a crítica à educação e à escola se acentuam, gerando uma tendência que ele classificou como pensamento pedagógico crítico.
Sobre a referida tendência, assinale a afirmativa incorreta.
Aproveite agora mesmo pacotes de questões com 200 questões cada, para intensificar seus estudos na área da educação e se preparar para concursos e provas sobre diversos assuntos pedagógicos!
– Simulado LDB
– Simulado BNCC
– Simulado Avaliação
– Simulado Planejamento/Plano
– Simulado Tendências Pedagógicas
– Simulado Didática
– Simulado Currículo Escolar
– Simulado Conhecimentos Pedagógicos
Se você está em busca de materiais de estudo para se preparar para concursos, seleções ou apenas aprimorar seus conhecimentos em outras áreas, o Professor Preparado tem diversas opções para você!
Acesse os links abaixo e encontre materiais de estudo de alta qualidade em diversas áreas:
– Conhecimentos Pedagógicos – Preparatório
– Educação Física – Concursos e Seleções
– História – Concursos e Seleções
– Geografia – Concursos e Seleções
– Artes – Concursos e Seleções
– Língua Portuguesa – Concursos e Seleções
– Filosofia – Concursos e Seleções
– Pacote de Atividades
Junte-se ao nosso grupo no Telegram e faça parte de uma comunidade de educadores em constante aprendizado e troca de experiências.
Convidamos você a explorar todos os cursos e materiais disponíveis em nossa plataforma que podem lhe auxiliar em sala de aula e contribuir para o seu desenvolvimento profissional.
Acesse nosso canal no YouTube para encontrar diversos vídeos resolvendo simulados de conhecimentos pedagógicos. Não perca essa oportunidade de se preparar ainda mais para seu concurso na área da educação! Clique aqui e se inscreva para receber todas as nossas atualizações.
Baixe GRÁTIS o pdf Simulado Educação Inclusiva e Necessidades Especiais para concursos de professor. Aumente…
Baixe GRÁTIS o pdf Simulado: Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Prepare-se para concursos de professores…
Baixe grátis o pdf do Simulado Educação Especial e Inclusiva para concursos de professores. Prepare-se…
Baixe GRÁTIS o pdf do simulado de Educação Especial e Inclusiva e prepare-se para concursos…
Baixe grátis o pdf Simulado Educação Inclusiva, Práticas Pedagógicas e Educação Especial e prepare-se para…
Baixe GRÁTIS o pdf do Simulado Inclusão e Educação Especial e prepare-se para concursos de…