Simulado de Conhecimentos Pedagógicos para Professores – 10 Questões

Preparar-se para concursos e seleções na área da educação exige conhecimento sólido em pedagogia. Este simulado aborda questões que desafiam seus conhecimentos pedagógicos, proporcionando uma revisão abrangente e prática. Baixe o PDF, responda as perguntas e fortaleça sua preparação para enfrentar os desafios desses processos seletivos.

BAIXAR SIMULADO EM PDF – CLIQUE AQUI

Simulado de Conhecimentos Pedagógicos para Professores

QUESTÃO 1

Unifil | Tendo como principal objetivo atender aos interesses da sociedade capitalista, inspirada especialmente na teoria behaviorista, corrente comportamentalista organizada por Skinner que traz como verdade inquestionável a neutralidade científica e a transposição dos acontecimentos naturais à sociedade. Este conceito está ligado a qual tendência pedagógica?
a) Tendência progressista libertária.
b) Tendência liberal tecnicista.
c) Tendência progressista libertadora.
d) Tendência progressista crítico social dos conteúdos ou histórico-crítica.

QUESTÃO 2

ADM&TEC | Leia as afirmativas a seguir:

I. Na Educação Infantil, as práticas pedagógicas devem impedir as crianças de vivenciar experiências que envolvem a utilização de recursos tecnológicos e midiáticos.
II. O tecnicismo em educação exige do aluno uma conduta passiva no tocante à recepção do conhecimento.
Marque a alternativa CORRETA:
a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.

QUESTÃO 3

VUNESP | No livro Teorias de aprendizagem, Marco Antônio Moreira explora o que ele entende como sendo as filosofias subjacentes às diversas teorias de aprendizagem, agrupando-as em conjuntos conforme seus pressupostos. Considere a seguinte ideia-chave: “o comportamento é controlado por suas consequências”. Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, a filosofia subjacente a essa ideia e um conceito básico que a compõe, de acordo com o referido autor.
a) Cognitivismo; esquema.


b) Comportamentalismo; condicionamento.
c) Comportamentalismo; modelo mental.
d) Cognitivismo; signo.
e) Humanismo; contingência.

QUESTÃO 4

Instituto Consulplan | A partir dos estudos sobre importantes personagens da educação no século XX, e de suas contribuições para conceber o estudante como um ser pensante e como um agente de mudança, conclui-se que o movimento da Escola Nova foi um importante mobilizador para a reflexão das práticas pedagógicas do educador. Diante de
tantos problemas que a educação brasileira enfrenta, é importante compreender o atual contexto e identificar os desafios que ele apresenta. No entanto, é necessário dialogar sobre a importância de um projeto de educação transformador que visa formar e (re)formar os educadores para atuar e compreender os campos de disputa e os grandes impasses da educação contemporânea. É fundamental compreender o movimento da Escola Nova como um importante marco para educação no Brasil, que foi fortemente influenciada pela pedagogia progressista deweyana. Um fazer educativo baseado nas concepções desses autores, buscando discutir a pluralidade presente nos espaços escolares e sua relação com o fazer pedagógico. Com o advento da nova pedagogia, uma nova concepção de ensino surge no Brasil. Os estudos e experiências desenvolvidas na escola laboratório na visão de John Dewey e nas reformas propostas, o ensino, os métodos e as concepções de educação e as correntes pedagógicas surgidas a partir de então, configuram- se como arcabouço para a compreensão das transformações educacionais, mediante o desenvolvimento de processos de ensino
pautados numa relação dialética e democrática.

(Disponível em: https://socialeducation.files.wordpress.com/2020/ 02/pensamento-pedagogico-iii_web.pdf. Adaptado.)

De acordo com o exposto, e considerando o movimento da Escola Nova no Brasil, foi o principal responsável:
a) Paulo Freire.
b) Darcy Ribeiro.
c) Anísio Texeira.
d) Florestan Fernandes.

QUESTÃO 5

FGV | “O surgimento da ciência trouxe consigo uma nova mentalidade. Determinou que a nova ordem de coisas passasse, de estável e permanente, a dinâmica. Tudo está mudando e se transformando. O homem passou a ver tudo em função da mobilidade e da experimentação. Portanto, temos que construir nossa escola, não como preparação para um futuro conhecido, mas para um futuro rigorosamente imprevisível.”
O trecho apresentado acima expressa a posição do pensamento educacional de uma vertente:
a) escolanovista;
b) waldorfiana;


c) freireana;
d) montessoriana;
e) sociointeracionista.

QUESTÃO 6

IBADE | As concepções pedagógicas pretendem dar conta da compreensão e da orientação da prática educacional, exprimindo-se entre filosofia e educação. O conhecimento dessas tendências assume grande relevância, pois permite a cada educador situar-se teoricamente sobre suas opções, articulando-se e autodefinindo-se. A educação brasileira, tem sido marcada pelas tendências liberais, manifestadas nas suas formas ora conservadora, ora renovada.
Analise o papel da escola em cada afirmação e o relacione à tendência pedagógica em questão:
I- A atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade. O compromisso da escola é com a cultura, os problemas sociais pertencem à sociedade. O caminho cultural em direção ao saber é o mesmo para todos os alunos, desde que se esforcem. Caso não consigam, devem procurar o ensino mais profissionalizante.
II- A finalidade da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social e, para isso, ela deve se organizar de forma a retratar a vida. A integração da
adaptação ao meio e ao comportamento se dá através de experiências que devem satisfazer, ao mesmo tempo, os interesses do aluno e as exigências sociais. A escola cabe suprir as experiências que permitam ao aluno educar-se, num processo ativo de construção e reconstrução do objeto, numa interação entre estruturas cognitivas do indivíduo e estruturas do ambiente.
III- O papel da escola se concentra na formação de atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais. Todo esforço está em estabelecer um clima favorável a uma mudança dentro do indivíduo. Os procedimentos didáticos, a competência na matéria, as aulas, os livros, tem muito pouca importância, face ao propósito de favorecer à pessoa um clima de autodesenvolvimento e realização pessoal, o que
implica estar bem consigo próprio e com seus semelhantes. O resultado de uma boa educação é muito semelhante ao de uma boa terapia.
A alternativa que representa as tendências liberais, respectivamente, é:
a) Tradicional, Renovada Progressivista, Renovada Não-Diretiva.
b) Renovada Não-Diretiva, Renovada Progressivista, Tradiciona.
c) Renovada Não-Diretiva, Tradicional, Renovada Progressivista.
d) Renovada Progressivista, Tradicional, Renovada Não Diretiva.
e) Tradicional, Renovada Não-Diretiva, Renovada Progressivista.

QUESTÃO 7

VUNESP | Assinale a alternativa que identifica quem é a figura fundamental da Escola Nova, que narra elementos centrais de sua experiência no seguinte trecho: “Bem mais do que uma verdadeira escola a nossa é uma ‘Casa das Crianças’, isto é, trata-se de um ambiente preparado especialmente para a criança, onde esta assimila qualquer cultura difundida no ambiente sem a necessidade de ensinamento. As crianças de nossas primeiras escolas pertenciam às mais humildes classes do povo e seus pais eram analfabetos. Ainda assim, aquelas crianças ao chegarem aos cinco anos, sabiam ler e escrever sem que ninguém lhes tivesse ensinado de uma forma direta”.
a) Édouard Claparède.
b) William Kilpatrick.
c) Johann Pestalozzi.
d) Célestin Freinet.
e) Maria Montessori.

QUESTÃO 8

SUSTENTE | As metodologias ativas de aprendizagem resgatam algumas concepções remanescentes da Escola Nova, isso porque
a) o estudante é considerado o centro do processo de ensino-aprendizagem.
b) contrapõe-se à ideia de que o professor é apenas um mediador de conhecimento.
c) reafirma a autonomia e o protagonismo do professor na construção do conhecimento.
d) o estudante é considerado passivo no processo ensino-aprendizagem.
e) a função do professor é substituída pela tecnologia.

QUESTÃO 9

IBADE | Em 1889 a primeira escola nova foi criada na Inglaterra, sob a denominação Abbotsholme. Seu propósito era reformar a educação dos clássicos colégios ingleses, que detinham caráter acadêmico e clássico, disciplinas rígidas, baseada na competição individual, abandono de atividades manuais e de matérias científicas e técnicas. O criador dessa escola foi:
a) Peter Berger.
b) John Schimidt.
c) Cecil Reddie.
d) Paul McGarden.
e) Derek O’Hara.

QUESTÃO 10

Unifil | A tendência liberal renovada manifesta-se por várias versões: a renovada progressista ou pragmática; a renovada não-diretiva; a culturalistas; a piagetiana; entre outras, todas relacionadas com os fundamentos da Escola Nova ou Escola Ativa. Dentre as citadas, qual tem John Dewey e Anísio Teixeira como seus representantes mais significativos?
a) Renovada não-diretiva.
b) Piagetiana.
c) Culturalistas.
d) Renovada progressista ou pragmática.

GABARITO:

1) B 2) C 3) B 4) C 5) A 6) A 7) E 8) A 9) C 10) D

Assuntos Abordados no Simulado:

Tendências Pedagógicas:

Entender as diferentes tendências pedagógicas é fundamental para um educador. Isso envolve conhecimento sobre correntes como o behaviorismo, progressismo, construtivismo, entre outras. Cada uma dessas tendências traz abordagens específicas sobre como ocorre o processo de ensino e aprendizagem.

Tecnicismo na Educação Infantil:

O tecnicismo na Educação Infantil refere-se à abordagem que enfatiza a aplicação de técnicas e métodos específicos para o ensino, muitas vezes limitando a liberdade das crianças em explorar experiências tecnológicas e midiáticas.

Filosofias Subjacentes às Teorias de Aprendizagem:

Conhecer as filosofias que fundamentam as teorias de aprendizagem é essencial. Por exemplo, entender que o comportamentalismo enfatiza o condicionamento e as consequências do comportamento, enquanto o cognitivismo se concentra nos processos mentais, como a formação de esquemas cognitivos.

Escola Nova no Brasil e Pedagogia Progressista Deweyana:

A Escola Nova teve um impacto significativo na educação brasileira, promovendo uma abordagem mais centrada no aluno e prática. A pedagogia progressista deweyana, associada a John Dewey, enfatiza a aprendizagem pela experiência, a participação ativa dos alunos e a adaptação do currículo às necessidades individuais.

Pensamento Educacional Escolanovista:

O pensamento escolanovista está associado à renovação da educação, promovendo métodos inovadores e práticas mais condizentes com a realidade social e cultural. Valoriza a participação ativa do aluno na construção do conhecimento.

Tendências Liberais na Educação Brasileira:

As tendências liberais na educação brasileira abrangem diferentes abordagens, desde o tradicionalismo até formas renovadas e progressistas. Isso inclui a visão de preparação intelectual e moral, adaptação das necessidades individuais ao meio social e foco na formação de atitudes.

Figuras Fundamentais da Escola Nova:

Conhecer figuras importantes da Escola Nova, como Montessori, Pestalozzi e Dewey, é vital para compreender as bases dessa abordagem educacional.

Metodologias Ativas de Aprendizagem e Escola Nova:

As metodologias ativas de aprendizagem, que destacam a participação ativa dos alunos, têm raízes conceituais na Escola Nova, reforçando a ideia de que o estudante é o centro do processo de ensino-aprendizagem.

História da Primeira Escola Nova e seu Criador:

Entender a história da primeira escola nova, como a Abbotsholme na Inglaterra, e seu criador, Cecil Reddie, oferece insights sobre os primeiros passos dessa abordagem educacional.

Tendência Liberal Renovada com John Dewey e Anísio Teixeira:

A tendência liberal renovada, representada por Dewey e Teixeira, destaca-se por abordagens mais progressistas, alinhadas com as ideias da Escola Nova, buscando uma educação mais participativa e adaptada às necessidades dos alunos.

Preparação Para Concursos: COMECE HOJE!

Milhares de Questões de Conhecimentos Pedagógicos

A página  https://questoesconcursopedagogia.com.br/mais1200questoes/ oferece um valioso conjunto de materiais para preparação em concursos de pedagogia. Com mais de 5000 questões cuidadosamente selecionadas, abrange uma ampla gama de tópicos em conhecimentos pedagógicos. Este material proporciona uma revisão abrangente, ajudando professores e profissionais da educação a se prepararem de maneira eficaz para os desafios dos processos seletivos.

Outros Materiais Para Concursos e Seleções

Em nossa página https://professorpreparado.com.br/mais-materiais/, você encontrará uma variedade de materiais de estudo para diversas áreas. Além do preparatório de Conhecimentos Pedagógicos, oferecemos recursos especializados para Educação Física, História, Geografia, Artes, Língua Portuguesa, Filosofia e até mesmo um pacote abrangente de atividades. Explore agora e potencialize sua preparação para concursos e seleções.

Lista de Materiais Disponíveis:

Conhecimentos Pedagógicos – Preparatório
Educação Física – Concursos e Seleções
História – Concursos e Seleções
Geografia – Concursos e Seleções
Artes – Concursos e Seleções
Língua Portuguesa – Concursos e Seleções
Filosofia – Concursos e Seleções
Pacote de Atividades

Cursos Para Provas de Títulos

Preparar-se para concursos na área da educação vai além da resolução de questões. Muitos editais valorizam os títulos, e realizar cursos específicos é uma estratégia fundamental para enriquecer sua pontuação. Não deixe para a última hora, pois alguns editais exigem que os cursos sejam concluídos antes mesmo da publicação do edital. É importante estar atento a essas exigências e se antecipar na busca por conhecimento. Pensando nisso, recomendamos nossos cursos em educação, disponíveis em ProfessorPreparado.com.br. Todos os cursos oferecem certificados reconhecidos em todo o Brasil, proporcionando uma base sólida para destacar-se nos processos seletivos.

Cursos Recomendados:

Metodologias Ativas da Aprendizagem – 140 Horas
Curso Educação Inclusiva – 100 Horas
Tecnologias Digitais Na Educação – 180 Horas
Práticas em Sala de Aula na Educação Infantil – 120 Horas
Curso Alfabetização e Letramento na Educação Infantil – 100 Horas
Invista no seu aprimoramento profissional e destaque-se nos concursos com conhecimento de qualidade.

Canal no Youtube

Não deixe de conferir também o nosso canal no YouTube, repleto de vídeos de simulados de conhecimentos pedagógicos. Acesse o canal e inscreva-se para receber atualizações regulares, aprimorando seus estudos de maneira dinâmica e eficiente. Clique AQUI para acessar o canal. Potencialize sua preparação com conteúdos de qualidade e esteja ainda mais bem preparado para os desafios dos concursos na área da educação!

Deixe um comentário