Simulado Ética e Filosofia na Educação: 10 Questões de Concurso

Em um cenário educacional em constante transformação, onde a formação integral dos indivíduos é um imperativo, a interseção entre Ética e Filosofia desempenha um papel central. Este post mergulha nas profundezas desses dois pilares fundamentais, explorando como suas nuances influenciam os métodos pedagógicos, as relações raciais, as questões de gênero e a construção ética do educador. Ao abordar questões do simulado, buscamos não apenas respostas corretas, mas uma compreensão mais profunda do propósito educacional.

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Simulado Ética e Filosofia na Educação

QUESTÃO 1

Unifil | As três fases do método ___________________ são prática, teoria e prática, na construção do conhecimento escolar.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

a) Tradicional
b) Dialético
c) Histórico cultural
d) Montessori

QUESTÃO 2

FADESP | A ação pedagógica é voltada para a educação do homem integral, em todas as suas dimensões e assume ora caráter normativo, ora compreensivo, apropriando-se de diferentes correntes filosóficas, como o pós-estruturalismo, o estruturalismo, o existencialismo, o idealismo, o positivismo e o materialismo, entre outras. O existencialismo

a) questiona e desconstrói os modelos pedagógicos e educacionais construídos pelo homem até a atualidade.
b) ajuda na compreensão da educação como parte de uma estrutura e auxilia a compreender os seus mecanismos de coerção e de alimentação do sistema.
c) afirma que a escola passa a ser vista como uma instância de transformação social, tendo assim um papel fundamental na vida do indivíduo.
d) defende que o professor desenvolve a autonomia dentro da educação, mas também uma relação de responsabilidade com seus alunos.

QUESTÃO 3

CEBRASPE (CESPE) | A respeito dos aspectos relacionados à dimensão filosófica da educação, assinale a opção correta.

a) O ideal da educação platônica é tirar o homem da escuridão do mundo das ideias e trazê-lo para a realidade.
b) Para Santo Agostinho, deve-se aprender fazendo e isso depende de um esforço exclusivo do homem.
c) Gramsci defende que a educação deve ser realizada em função daquilo que o mercado de trabalho necessita.


d) De acordo com Dewey e os defensores da escola nova, a educação é um processo natural no qual a teoria prevalece sobre a prática.
e) Para Rousseau, a educação deve afastar o aprendiz das relações sociais para que a própria natureza o eduque.

QUESTÃO 4

CEBRASPE (CESPE) | Além da organização didática dos conteúdos a serem ensinados, o professor é também responsável por exercer uma ação que garanta o respeito, a solidariedade e a justiça. Nesse sentido, sua ação é pautada na dimensão
a) estética.
b) técnica.
c) ética.
d) semiótica.
e) simbólica.

QUESTÃO 5

FCC | Basicamente, estamos sempre educando para um mundo que ou já está fora dos eixos ou para aí caminha, pois é essa a situação humana básica, em que o mundo é criado por mãos mortais e serve de lar aos mortais durante tempo limitado. O mundo, visto que feito por mortais, se desgasta e, dado que seus habitantes mudam continuamente, corre o risco de tornar-se mortal como eles.

(Adaptado de: ARENDT, H. Entre o passado e o futuro, 2003, p. 243)

A partir dos fundamentos filosóficos expressos no trecho,

a) é tarefa da educação transmitir os conhecimentos pelos quais a humanidade tem apreço, a fim de preservá-los ao longo das gerações.
b) a educação deve se transformar para se adequar, a cada geração, aos conhecimentos considerados relevantes pelas novas pessoas.
c) num mundo mortal, habitado por pessoas que mudam constantemente, a educação se torna limitada e se desgasta.
d) educar é tornar-se mortal, adequando-se a um mundo que em essência é mortal.
e) entre o passado e o futuro reside uma esperança de que as novas gerações construam um mundo imortal.

QUESTÃO 6

VUNESP | Na perspectiva atual, a educação e a formação humana são dois conceitos que estão sendo articulados e focalizam uma prática educativa mais ampla, voltada para os valores éticos e a postura de humanização. Nesse sentido, hoje, a educação não é vista apenas na concepção formal do termo, concebe-se a educação como

a) um espaço único institucionalizado do saber.
b) o saber produzido essencialmente na instituição escola.
c) uma instância mais ampla de construção do conhecimento.
d) a responsável pela produção de um conhecimento neutro, sinônimo de verdade.
e) a produtora da formação humana desvinculada de uma prática social.

QUESTÃO 7

FUNDATEC | Na década de 1950, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), interessada em conhecer a chave da relação harmoniosa racial brasileira que contrastava com a realidade mundial, que era de grande violência, financiou estudos com o objetivo de identificar o segredo dessa relação racial pacífica. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:

I. Apontava para uma harmonia ou democracia racial.
II. Indicou que o racismo estava, sim, presente na sociedade brasileira.
III. Identificava as relações raciais de forma horizontal, apresentando-as como harmoniosas.
IV. Que as formas dessa relação eram verticalizadas, em que o negro era excluído das relações de trabalho e de desenvolvimento humano, privação que resultava em grande desigualdade social.

Quais estão corretas?

a) Apenas II.
b) Apenas IV.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e IV.

QUESTÃO 8

Instituto AOCP | Analise o seguinte caso hipotético:

Uma professora do ensino médio da disciplina de Sociologia inicia o conteúdo tratando sobre as diferenças entre homens e mulheres na sociedade. No meio da aula, sua fala é de que as mulheres não são valorizadas pelos homens devido a um comportamento social feminino inadequado. Uma estudante reage e discorda, dizendo que as ideias da professora eram antiquadas e que todos estavam no século XXI. A cada consideração da professora, a turma reagia aos gritos. Nesse tempo, ela decide encerrar a aula com a seguinte ironia: “Tá bom, pessoal, vou fingir que a errada sou eu e fazer logo a chamada”. Entre vaias e risos, a aula termina.

A ocorrência hipotética apresentada evidencia a presença hiperbólica de questões envolvendo gênero e educação na escola. Dessa maneira, qual deve ser o posicionamento do(a) pedagogo(a) e demais integrantes da gestão escolar frente a esse tema?

a) Ampliar a reflexibilidade e as negociações intra e intergeracionais e que estão mutuamente implicadas.
b) Construir na escola arenas simbólicas e políticas que contribuam para a valorização das subjetividades em torno de questões sobre gênero no âmbito escolar.
c) Solicitar aos professores que abordem o tema transversalmente, de forma ritualizada e especializada.
d) Trazer para a escola pessoas mais capacitadas para tratar do assunto, como médicos, psicólogos e assistentes sociais, cujas formações gozam da legitimidade no campo de cuidado com o outro.
e) Preocupar-se em cumprir criteriosamente as exigências legais sobre o tema de gênero na escola como propõem os Parâmetros Curriculares Nacionais.

QUESTÃO 9

VUNESP | Para Durkheim (em Educação e Sociologia), “a educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre aquelas que ainda não estão maturas para a vida social. Ela tem como objetivo suscitar e desenvolver na criança um certo número de estados físicos, intelectuais e morais exigidos tanto pelo conjunto da sociedade política quanto pelo meio específico ao qual ela está destinada em particular”. Disso decorre que

a) a educação consiste em uma socialização metódica das novas gerações.
b) nós, individualmente, fizemos os costumes e as ideias que determinam a educação segundo nossos propósitos.
c) a reflexão pedagógica deve começar pela indagação sobre a educação ideal.
d) seu fim é o desenvolvimento harmônico de todas as faculdades humanas ao mais alto grau possível.

QUESTÃO 10

VUNESP | Considere o texto a seguir, para responder a questão.

Em 2022, o Instituto do Legislativo Paulista, da Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), ofereceu um curso intitulado Educação para a cidadania digital: a formação de leitores críticos em contextos hiperconectados, com a seguinte proposta: “O curso abordará o fenômeno da desinformação em termos teóricos e discutirá como enunciados falsos podem impactar na compreensão de mundo das pessoas. Para tanto, analisará a ‘dieta informacional’, a desordem informacional e os impactos da desinformação nas dimensões sociais da vida cotidiana, bem como apresentará a educação midiática, que possibilita um conjunto de habilidades para o estudante acessar, analisar, criar e participar do ambiente informacional, com responsabilidade e senso crítico. Por fim, abordará o papel da leitura crítica dos fluxos informacionais, enfatizando a necessidade de se debater o papel ético da informação na sociedade democrática”.

Considere o excerto de Morin (Os sete saberes necessários à educação do futuro): “A democracia fundamenta-se no controle da máquina do poder pelos controlados e, desse modo, reduz a servidão (que determina o poder que não sofre a retroação daqueles que submete); nesse sentido, a democracia é mais do que um regime político; é a regeneração contínua de uma cadeia complexa e retroativa: os cidadãos produzem a democracia que produz cidadãos”. No contexto do curso descrito, a democracia é

a) garantida pela atuação da ALESP, pois está nos órgãos públicos a responsabilidade de promover uma educação para a cidadania, sendo a educação moral da alçada de famílias e escolas.
b) incompatível com a proposição de disciplinas de ética e cidadania, mesmo aberta a amplo público, pois são conteúdos transversais que não podem ter tratamento disciplinar.
c) assegurada pelo ambiente virtual e pela livre circulação de quaisquer ideias e informações, pois segue um de seus princípios basilares que é a liberdade de expressão e de crenças.
d) desconectada da prática educativa proposta, pois é preciso que os próprios cidadãos se encarreguem de produzir a democracia, o que não acontece quando o projeto é encabeçado pelo Poder Público.
e) ameaçada pela desinformação na internet, pois as pessoas despreparadas em cidadania digital podem ser controladas no mundo hiperconectado em vez de
controlar.

GABARITO:

1) B – 2) D – 3) E – 4) C – 5) A – 6) C – 7) D – 8) B – 9) A – 10) E

Assuntos Abordados no Simulado:

Métodos Pedagógicos – Método Dialético

O método dialético, abordado na Questão 1, destaca-se por suas três fases: prática, teoria e prática. Este método, essencial na construção do conhecimento escolar, difere-se de abordagens tradicionais, como a montessoriana. A dialética busca uma compreensão mais profunda, promovendo a interação entre experiências práticas, reflexão teórica e aplicação prática, proporcionando uma aprendizagem mais significativa.

Correntes Filosóficas na Educação – Existencialismo

A Questão 2 explora o existencialismo, uma corrente filosófica que questiona e desconstrói modelos pedagógicos estabelecidos. Destacando-se por sua ênfase na liberdade, responsabilidade e autonomia, o existencialismo influencia a compreensão educacional como um agente de transformação social, desafiando estruturas e incentivando a reflexão crítica.

Dimensão Filosófica da Educação

A Questão 3 apresenta diferentes ideias filosóficas sobre a educação, abrangendo desde o idealismo platônico até as visões de Gramsci, Dewey e Rousseau. Cada filósofo contribui com perspectivas únicas sobre o papel da educação na formação do indivíduo e na sociedade, explorando temas como a relação entre teoria e prática e a influência do ambiente social.

Ação Ética do Professor

Questão 4 destaca a dimensão ética da atuação do professor. Além da organização didática dos conteúdos, o professor é responsável por promover valores como respeito, solidariedade e justiça. A dimensão ética permeia a prática educativa, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Fundamentos Filosóficos na Educação – Texto de Hannah Arendt

Questão 5, baseada em um trecho de Hannah Arendt, explora os fundamentos filosóficos da educação. Arendt destaca a natureza mortal do mundo criado pelos humanos e a responsabilidade da educação em transmitir conhecimentos para preservar a essência da humanidade ao longo das gerações.

Educação e Formação Humana

A Questão 6 aborda a perspectiva contemporânea que amplia a concepção formal de educação. Nesse contexto, a mesma é vista não apenas como um espaço institucionalizado de saber, mas como uma instância mais ampla de construção do conhecimento, focada em valores éticos e na humanização do indivíduo.

Relações Raciais e Educação

A Questão 7 traz a década de 1950, quando a UNESCO financiou estudos sobre as relações raciais no Brasil. A análise das assertivas revela a complexidade dessas relações, abordando harmonia racial, racismo e desigualdade social, proporcionando uma reflexão sobre a história e os desafios contemporâneos.

Questões de Gênero na Educação

A Questão 8 apresenta uma situação hipotética que destaca questões de gênero na escola. A resposta correta implica a necessidade de a gestão escolar criar arenas simbólicas que valorizem as subjetividades relacionadas ao gênero, promovendo a reflexão e negociação intra e intergeracional.

Conceitos Durkheimianos sobre Educação

A Questão 9 baseia-se nos conceitos de Durkheim, que define a educação como ação social das gerações adultas sobre as mais jovens. Destaca-se a importância da socialização metódica das novas gerações para o desenvolvimento harmonioso de suas faculdades físicas, intelectuais e morais.

Educação para a Cidadania Digital

A Questão 10 contextualiza um curso sobre cidadania digital, destacando a importância de compreender a desinformação e promover habilidades midiáticas. A referência a Morin ressalta a relação entre democracia, controle cidadão e a necessidade de debater ética da informação na sociedade democrática.

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