Simulado Educação no Brasil: Baixe o PDF e Responda 10 Questões de Concursos

Introdução

Apresentação

Bem-vindos! Preparamos mais um simulado exclusivo para ajudar vocês a se prepararem para os desafios dos concursos e seleções na área da educação com o assunto Educação no Brasil. Este simulado aborda questões relevantes sobre a trajetória da educação no Brasil e temas pedagógicos essenciais. Façam o download do PDF, mergulhem nas questões e aprimorem seus conhecimentos para enfrentar as exigências do universo educacional brasileiro.

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Simulado Educação no Brasil

QUESTÃO 1

IBADE | A trajetória da criança e do adolescente no Brasil é marcada por diversas privações e dificuldades. Ao estudá-la, evidenciam-se diversos problemas enfrentados, tais como, maus tratos, abusos sexuais, mortalidade infantil, miséria, fome, crianças sem teto, sem família, escravas do trabalho, isso tudo sendo causado por negligência do Estado, da família e da sociedade em geral.

No Brasil, segundo a historiadora Mary Del Priore, “o ensino público só foi instalado, e mesmo assim de forma precária, durante o governo do Marquês de Pombal, na segunda metade do século XVIII (…) No século XIX, a alternativa para os filhos dos pobres não seria a educação, mas a sua transformação em cidadãos úteis e produtivos na lavoura, enquanto os filhos de uma pequena elite eram ensinados por professores particulares.”

Por muito tempo a educação dos filhos dos pobres foi o trabalho, momento no qual trabalhavam junto com seus pais, aprendendo a cultivar, plantar, colher e pescar. Neste tempo, os filhos dos pobres não tinham acesso ao saber como os filhos das elites. Aos empregados, a educação era a do aprender a fazer e, para os filhos de patrões, a escola que ensinava a pensar.

(Adaptado: Angelica Henick e Paula de Faria, in: História da Infância do Brasil)

A educação da sociedade brasileira foi um fator de extrema importância que serviu para delimitar as classes em:

a) socialistas e capitalistas.
b) povo e políticos.

c) empregados e patrões.
d) sindicalistas e empresários.
e) comunistas e liberais.

QUESTÃO 2

FCC | As democracias, sendo regimes de igualdade social e povos unificados, isto é, com igualdade de direitos individuais e sistema de governo de sufrágio universal, não podem prescindir de uma sólida educação comum, a ser dada na escola primária, de currículo completo e dia letivo integral, destinada a preparar o cidadão nacional e o trabalhador ainda não qualificado e, além disso, estabelecer a base igualitária de oportunidades, de onde irão partir todos, sem limitações hereditárias ou quaisquer outras, para os múltiplos e diversos tipos de educação semi especializada e especializada, ulteriores à educação primária.

(Adaptado de: Anísio Teixeira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 26, n. 64, out.-dez. 1956)

Considerando o teor do texto e o conjunto da atuação de seu autor na esfera das políticas educacionais no Brasil,

a) nas democracias as oportunidades de ensino são iguais para todos.
b) se defende uma educação democrática para o trabalho.
c) é feita uma defesa da escola pública universal gratuita.


d) a educação integral não pode prescindir de um regime político de igualdade social.
e) a educação democrática só é compatível com a escola primária.

QUESTÃO 3

VUNESP | Ladislau Dowbor, em Educação e apropriação da realidade local, assevera que a geração de conhecimentos sobre a realidade local e a promoção de uma atitude proativa para o desenvolvimento fazem parte evidente de uma educação que pode se tornar instrumento científico e pedagógico da transformação local. Sobre a globalização e o desenvolvimento local, o autor entende que

a) a qualidade de vida não depende muito – ainda que possa sofrer os seus impactos – da globalização: depende da iniciativa local.
b) a globalização impede os municípios de tomarem as rédeas do próprio desenvolvimento e ainda de resgatar o espaço local e buscar melhorias.
c) quanto mais se desenvolve a globalização, mais as pessoas estão abandonando o espaço local e desistindo de melhorar as condições de vida no seu entorno imediato.
d) tudo está globalizado, sendo as regras ditadas por corporações transnacionais, que se organizam entre diferentes nações atuando em vários países.
e) asfaltamento, sistema de drenagem e infraestruturas do bairro são questões locais, mas sua melhoria passa antes por mudanças na concentração mundial do poder econômico.

QUESTÃO 4

VUNESP | Segundo os sociólogos, na perspectiva das classes dominantes, historicamente, a educação dos diferentes grupos sociais de trabalhadores deve dar-se a fim de habilitá-los técnica, social e ideologicamente para o trabalho. Trata-se de subordinar a função social da educação de forma controlada para responder às demandas do capital. Assim sendo, é correto afirmar que

a) as teorias práticas educacionais desenvolvem-se, predominantemente, independentes dos paradigmas dominantes num dado momento histórico.
b) a ciência moderna está fundamentada na ideia de que ela é o único modelo de conhecimento, produzido a partir da educação.
c) o fenômeno educativo deve ser entendido de maneira fragmentada, como uma abstração válida para qualquer tempo e lugar.
d) a educação funciona, essencialmente, como elemento reprodutor das condições científicas, políticas, econômicas e culturais de determinada sociedade.
e) a educação deve ser a mesma em todos os tempos e lugares e se acha vinculada ao projeto de homem e de sociedade.

QUESTÃO 5

VUNESP | Em sua obra Função social da escola, Arêas afirma que a escola deve ter compromisso com a formação do cidadão e da cidadã, com fortalecimento dos valores de solidariedade e compromisso com a transformação dessa sociedade. Com relação a essa função, conforme defende a autora, compete à escola, entre outras ações,

a) ajudar os alunos a se ajustarem aos papéis sociais previamente estabelecidos para eles, tendo em vista o bem-estar de toda a sociedade.
b) fazer com que o saber seja criticamente apropriado pelos alunos e aliar o saber científico ao saber prévio dos alunos (saber popular).


c) garantir as funções de classificação e hierarquização dos postulantes aos futuros empregos (ou aos empregos do futuro).
d) pôr fim às desigualdades sociais, garantindo condições para que todos os estudantes, até os mais carentes, possam conseguir bons empregos.
e) transmitir certas competências e habilidades necessárias para que as pessoas atuem competitivamente num mercado de trabalho altamente seletivo e cada vez mais restrito.

QUESTÃO 6

VUNESP | O conhecimento contribui para a conquista dos direitos da cidadania, para a continuidade dos estudos e para a preparação para o trabalho. No entanto, o que se deseja em relação aos conhecimentos? Essa resposta é histórica, pauta-se na realidade presente (a ser superada) e no horizonte do histórico viável que conseguimos vislumbrar. Conforme Vasconcellos (2002), deseja-se um conhecimento baseado em critérios, entre eles, aquele que determina que o conhecimento corresponda às reais necessidades dos educandos e que esteja relacionado com suas representações mentais prévias, que busque o que é relevante. Esse critério é o

a) ético.
b) crítico.
c) criativo.
d) duradouro.
e) significativo.

QUESTÃO 7

VUNESP | Para Selma G. Pimenta, a organização escolar que favorece a consecução do objetivo de torná-la um instrumento de emancipação das camadas populares é a escola que

a) aí está, pois tem cumprido sua função ao garantir o acesso de todos mediante a ampliação quantitativa de vagas.
b) concebe previamente seu tipo de organização ideal e se coloca como instância socializadora do saber para as camadas populares.
c) é estruturada segundo o princípio da homogeneidade, dotando os alunos das qualidades necessárias para aprender e reproduzir na saída a mesma condição real de seu ingresso.
d) garante acesso e permanência, ofertando as mesmas oportunidades que as escolas de classes privilegiadas, propiciando aos alunos competirem igualmente de acordo com seus méritos.
e) a partir das condições existentes, encontra os elementos válidos que mostram possibilidades para o que deve ser a nova organização escolar.

QUESTÃO 8

VUNESP | Para Piaget (VINHA, 1999), o papel da escola frente à construção dos valores morais é o de

a) tratá-lo como tema transversal em que ética e moralidade se constroem a partir de situações do cotidiano.
b) ensinar diretamente, através de sermões, fábulas ou histórias os efeitos de cada ato praticado (bons ou ruins).
c) desenvolver a moral por meio de regras associadas à punição ou a uma recompensa do ato praticado.
d) tratá-lo em todos espaços, visando o desenvolvimento da heteronomia moral discente.
e) promover o acúmulo de informações sobre os valores morais e criar regras externas para que os estudantes possam absorvê-las.

QUESTÃO 9

VUNESP | Refletindo sobre mudanças sociais e geracionais recentes, Marina Subirats (In: Imbernón, F. (Org.). A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato) toma como um fato a destruição das identidades tradicionais e de suas formas geracionais de transmissão. Em tal cenário, aspectos da vida de jovens e adolescentes (como a sexualidade), segundo a autora, demandariam novos critérios morais e novos instrumentos de socialização. Diante dessas demandas, de acordo com Subirats, o sistema educativo deveria

a) assumir responsabilidades perante a fragilização dos valores morais, porém seguindo a destinação original da escola: aumentando os conhecimentos contemplados no currículo a fim de abranger o conjunto de saberes do tempo atual.
b) eximir-se de responsabilidades adicionais ao propósito formativo centrado nos conteúdos curriculares, uma vez que o mercado das mensagens midiáticas é mais ágil e eficaz na atenção às referidas demandas.
c) assumir responsabilidades quanto à formação moral de jovens e adolescentes, repensando suas funções e as tarefas que socialmente lhe são encomendadas.
d) eximir-se de responsabilidades quanto à formação moral de jovens e adolescentes, pois esta é uma tarefa que deve ser outorgada à família e ao ambiente doméstico.
e) eximir-se de responsabilidades perante a fragilização dos valores morais, apenas acolhendo seus efeitos, pois a transformação é inerente à sociedade.

QUESTÃO 10

VUNESP | No livro Educação escolar: políticas, estrutura e organização, Libâneo, Oliveira e Toschi discutem, entre outros assuntos, os objetivos de uma educação pública de qualidade diante dos desafios da sociedade contemporânea. Considerando a perspectiva dos autores, um dos eixos norteadores das ações voltadas aos objetivos por eles defendidos deve ser a qualidade

a) econômica.
b) positivista.
c) total.
d) social.
e) produtiva.

GABARITO:

1) C – 2) C – 3) A – 4) D – 5) B
6) E – 7) E – 8) A – 9) C – 10) D

Assuntos Abordados no Simulado:

1. História da Educação no Brasil:

Este tópico aborda o desenvolvimento precário do ensino público no Brasil, destacando marcos históricos como a instalação do ensino público durante o governo do Marquês de Pombal. Examina as disparidades entre as elites e os filhos dos pobres, ressaltando como a educação era, por muito tempo, um privilégio.

2. Políticas Educacionais:

Explora a importância de uma educação comum e integral, defendendo a base igualitária de oportunidades proporcionada pela escola primária. Examina a relação entre a educação e o regime político, discutindo a necessidade de uma educação democrática para o trabalho.

3. Globalização e Desenvolvimento Local:

Aborda a influência da globalização na qualidade de vida, argumentando sobre a importância da iniciativa local para o desenvolvimento. Analisa como as mudanças globais impactam a tomada de decisões em nível municipal e a busca por melhorias.

4. Sociologia da Educação:

Investiga o papel da educação nas classes dominantes, mostrando como historicamente a educação foi direcionada para habilitar os trabalhadores tecnicamente, socialmente e ideologicamente para o trabalho. Destaca a subordinação da função social da educação às demandas do capital.

5. Função Social da Escola:

Discute o compromisso da escola com a formação cidadã, abordando como a escola pode contribuir para fortalecer valores de solidariedade e transformar a sociedade. Analisa as diferentes visões sobre o papel da escola na reprodução ou redução das desigualdades sociais.

6. Construção do Conhecimento:

Explora critérios éticos na construção do conhecimento, enfatizando a importância de um conhecimento que corresponda às reais necessidades dos educandos e esteja relacionado às suas representações mentais prévias.

7. Organização Escolar:

Analisa a organização escolar que favorece a emancipação das camadas populares, destacando a importância do acesso, permanência e igualdade de oportunidades. Examina como a escola pode ser estruturada para garantir o acesso efetivo e a competição baseada nos méritos.

8. Ética e Moral na Educação:

Apresenta a perspectiva de Piaget sobre o papel da escola na construção dos valores morais, defendendo uma abordagem que trata a ética e moralidade como temas transversais incorporados ao cotidiano.

9. Mudanças Sociais e Formação Moral:

Reflete sobre as mudanças sociais e gerações recentes, explorando como a destruição das identidades tradicionais demanda novos critérios morais e instrumentos de socialização, destacando o papel do sistema educativo nesse contexto.

10. Objetivos da Educação Pública de Qualidade:

Discute, a partir da perspectiva de Libâneo, Oliveira e Toschi, como a qualidade social deve ser um eixo norteador das ações educativas diante dos desafios contemporâneos, destacando sua importância econômica, social e produtiva.

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