Preparar-se para concursos e seleções na área da educação é um desafio constante, e dominar os conhecimentos pedagógicos é essencial para o sucesso nessa jornada. Pensando nisso, elaboramos um simulado exclusivo focado em temas relevantes de Projeto Pedagógico. Baixe o PDF, teste seus conhecimentos e esteja mais preparado para os desafios que a educação apresenta.
BAIXAR SIMULADO EM PDF – CLIQUE AQUI
Simulado Projeto Pedagógico
Questão 1
COCP IFMT | De acordo com Fernando Hernández (2000 p. 198), em relação ao trabalho por projetos “todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto”. Assinale a alternativa CORRETA:
a) O professor precisa assumir a posição de transmissor de conteúdos para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra de forma efetiva.
b) É preciso definir as disciplinas mais adequadas para trabalhar com projetos para só depois escolher as problemáticas e encontrar soluções.
c) Na organização do currículo por projetos de trabalho, os próprios educandos começam a participar do processo de criação, procurando respostas e buscando soluções.
d) Nenhum projeto pode fugir ao que está previsto no plano oficial de ensino proposto pelo professor, a fim de garantir a aprendizagem de todos os estudantes.
e) O professor deve elaborar seu Projeto, pois o projeto de trabalho está relacionado ao seu componente curricular previsto no Projeto Pedagógico do Curso, o qual não pode ser alterado.
Questão 2
FGV | Leia o trecho a seguir.
Os projetos abrem para a possibilidade de aprender os diferentes conhecimentos construídos na história da humanidade de modo relacional e não-linear, propiciando às crianças aprender através de múltiplas linguagens, ao mesmo tempo em que lhes proporcionam a reconstrução do que já foi aprendido.
BARBOSA e HORN. Projetos Pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008, p. 35.
Com base no trecho citado, é correto afirmar que o trabalho com projetos
a) enfatiza as experiências motoras e sensoriais, apresentadas na teoria de Montessori, possibilitando que as crianças aprendam sozinha e se desenvolvam naturalmente a partir do seu ambiente.
b) corrobora a teoria de Vygotsky, que considera o meio social como preponderante no desenvolvimento cognitivo dos sujeitos: as crianças aprendem ao interagirem com o meio e com outros seres.
c) possibilita a organização das atividades, de acordo com os centros de interesse descritos por Decroly, a partir de conteúdos divididos por matérias.
d) baseia-se nas ideias de Dewey, pautando-se na premissa que a assimilação de conhecimentos ocorre de forma linear e formal, mediante a qual o aluno aprende o que o professor transmite.
e) está pautado na teoria de Freinet dos estágios de desenvolvimento no processo de aprendizagem, mediante os quais os alunos aprendem os conteúdos para se relacionarem com o meio por etapas.
Questão 3
CEBRASPE (CESPE) | Acerca dos métodos de projetos e de unidades didáticas, julgue o item a seguir.
No método de projetos, situações hipotéticas bem elaboradas são importantes para a construção dos problemas.
( ) Certo
( ) Errado
Questão 4
CEBRASPE (CESPE) | Acerca dos métodos de projetos e de unidades didáticas, julgue o item a seguir.
O método de projetos opõe-se ao método de problemas, criado por John Dewey.
( ) Certo
( ) Errado
Questão 5
CEBRASPE (CESPE) | Acerca dos métodos de projetos e de unidades didáticas, julgue o item a seguir.
O método de projetos deu origem às modalidades conhecidas como unidades de trabalho e unidades de experiência.
( ) Certo
( ) Errado
Questão 6
FUNDATEC | Sobre a pedagogia de projetos, analise as assertivas abaixo:
I. Tem possibilitado ao aluno a construção e reconstrução de conhecimentos e consequentemente na formação de um cidadão, construtivo e propositivo.
II. Os conteúdos são trabalhados como verdades universais.
III. Tem proporcionado uma ação interdisciplinar.
IV. Oferecendo uma educação capaz de construir um homem crítico, construtivo e emancipado.
V. Contribui consideravelmente para as desigualdades entre as classes sociais.
Quais estão corretas?
a) Apenas IV e V.
b) Apenas I, II e III.
c) Apenas I, III e IV.
d) Apenas I, III e V.
e) Apenas II, IV e V.
Questão 7
FUNDATEC | Sobre a pedagogia de projetos, podemos afirmar que NÃO cabe ao professor:
a) Ser o sujeito ativo da aprendizagem, procurando propor estratégias e reflexões.
b) Colocar em negociação as próprias intenções, objetivos e diretrizes, de modo que desperte no aluno a curiosidade e o desejo pelo aprender.
c) Compreender as potencialidades de seus alunos.
d) Criar situações que provoquem os alunos a interagir entre si, trabalhar em grupo, buscar informações, dialogar com especialistas e produzir novos conhecimentos.
e) Observar e dialogar com seu aluno para compreender suas dúvidas.
Questão 8
FCM – CEFETMINAS | Sobre o projeto como uma modalidade de organização do trabalho pedagógico, é correto afirmar que
a) menospreza a necessidade de uma forma compartilhada com o estudante, pois a autonomia pessoal deve se voltar para os seus estudos e não influencia a prática.
b) prevê um produto final cujo planejamento tem objetivos claros, dimensionamento do tempo, divisão de tarefas e, por fim, avaliação final do que se pretendia.
c) usa de forma isolada as quatro atividades linguísticas básicas – falar, ouvir, escrever, ler – a partir de muitos e variados gêneros textuais nas várias áreas do conhecimento.
d) apresenta uma situação didática que pode/deve ser mais significativa para o professor que organiza todos o processo de ensino, visando a aprendizagem dos estudantes.
Questão 9
Instituto Consulplan | Uma metodologia nada mais é do que o direcionamento para a realização de algum objetivo. A origem do termo vem do latim “methodus” e se difundiu no meio da educação como o campo que estuda a forma com que o conhecimento é produzido. Em outras palavras, a metodologia de ensino compreende todas as ferramentas que os educadores utilizam para transmitir os seus conhecimentos aos alunos. Cada professor utiliza um método para tal, em busca da melhor forma de motivar crianças e jovens, direcionando-os ao aprendizado. Considerando a metodologia de trabalho com “projeto pedagógico”, pela sua grande e fundamental contribuição no processo de ensino-aprendizagem, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) A seleção do tema é de escolha do professor, pois depende de cada contexto da turma, série ou ano.
b) Baseia-se em um tema-problema, favorecendo a análise, a interpretação e o desenvolvimento da crítica.
c) Cada trajeto ou intenção de pesquisa apresenta singularidade, precisando de diferentes fontes de informações.
d) Propicia o desenvolvimento da atitude de cooperação, em que o professor também se coloca como aprendiz, e não um especialista que responderá prontamente a todas as dúvidas.
Questão 10
OBJETIVA CONCURSOS | De acordo com o Ensino Fundamental de Nove Anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade, sobre os projetos de uma turma, analisar os itens abaixo:
I. Podem ter caráter permanente ou duração menor.
II. Alguns são vinculados a um tema específico, outros podem ser desdobramentos de projetos institucionais.
III. É importante que eles partam de questões do grupo, estando diretamente ligados aos interesses das crianças.
IV. Um projeto pode desencadear outros.
Estão CORRETOS:
a) Somente os itens I e II.
b) Somente os itens III e IV.
c) Somente os itens I, II e III.
d) Somente os itens II, III e IV.
e) Todos os itens.
Gabarito
1) C – 2) B – 3) Errado – 4) Errado – 5) Certo
6) C – 7) A – 8) B – 9) A – 10) E
Assuntos Abordados no Simulado:
Questão 1: Trabalho por Projetos
O trabalho por projetos é uma abordagem pedagógica que propõe que todas as disciplinas podem ser ensinadas por meio de projetos, desde que haja uma dúvida inicial e a busca por evidências sobre o assunto. Segundo Fernando Hernández, essa metodologia destaca a participação ativa dos educandos na criação do processo de ensino, estimulando a pesquisa, a busca por soluções e a construção do conhecimento de forma colaborativa. Diferentemente da visão tradicional de transmissão de conteúdos, o professor atua como facilitador, e os alunos tornam-se protagonistas na busca por respostas.
Questão 2: Projetos Pedagógicos na Educação Infantil
A abordagem de projetos pedagógicos na educação infantil, conforme descrito por Barbosa e Horn, destaca a importância de projetos para possibilitar que as crianças aprendam de maneira relacional e não-linear. Essa metodologia propicia o uso de múltiplas linguagens e a reconstrução do conhecimento, alinhando-se a teorias como a de Vygotsky, que considera o meio social preponderante no desenvolvimento cognitivo. O trabalho com projetos na educação infantil visa estimular as experiências motoras, sensoriais e a autonomia na aprendizagem.
Questão 3: Métodos de Projetos e Unidades Didáticas
Neste contexto, o método de projetos destaca a importância de situações hipotéticas bem elaboradas para a construção de problemas, proporcionando um ambiente desafiador e estimulante para os alunos. Além disso, o simulado aborda a relação entre o método de projetos e o método de problemas, rejeitando a ideia de oposição entre eles. Também destaca a origem das modalidades conhecidas como unidades de trabalho e unidades de experiência no âmbito dos projetos.
Questão 4: Pedagogia de Projetos
A pedagogia de projetos é apresentada como uma abordagem que possibilita a construção e reconstrução de conhecimentos, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e propositivos. A metodologia busca uma ação interdisciplinar, integrando diferentes áreas de conhecimento. No entanto, é importante destacar que, conforme apontado na assertiva correta da questão 6, a pedagogia de projetos não contribui para as desigualdades entre as classes sociais.
Questão 5: Organização do Trabalho Pedagógico
A organização do trabalho pedagógico por meio de projetos é abordada como uma modalidade que prevê a definição clara de objetivos, dimensionamento do tempo, divisão de tarefas e avaliação final. Diferentemente de uma abordagem isolada das atividades linguísticas, os projetos propõem uma integração dessas atividades por meio de variados gêneros textuais em diversas áreas do conhecimento.
Questão 6: Metodologia de Ensino
A metodologia de ensino, relacionada ao trabalho com projeto pedagógico, é explicada como o direcionamento para a realização de objetivos educacionais. Destaca-se que a escolha do tema é crucial e baseia-se em um tema-problema que favorece análise, interpretação e desenvolvimento crítico. Cada trajeto de pesquisa apresenta singularidade, exigindo diferentes fontes de informação. O método propicia o desenvolvimento da cooperação, com o professor também assumindo o papel de aprendiz.
Questão 7: Pedagogia de Projetos – Contribuições e Limitações
A pedagogia de projetos tem como uma de suas contribuições a possibilidade de permitir ao aluno a construção e reconstrução de conhecimentos, contribuindo para a formação de um cidadão crítico e propositivo. A metodologia também promove a ação interdisciplinar, integrando diferentes áreas do conhecimento. No entanto, é importante destacar que, segundo a assertiva correta da questão 6, a pedagogia de projetos não contribui para as desigualdades entre as classes sociais. Dessa forma, os educadores devem estar atentos para garantir que a implementação dessa abordagem seja inclusiva e promova igualdade de oportunidades.
Questão 8: Papel do Professor na Pedagogia de Projetos
Na pedagogia de projetos, cabe ao professor desempenhar um papel ativo na aprendizagem, propondo estratégias e reflexões que estimulem a curiosidade e o desejo pelo aprendizado nos alunos. Além disso, o professor deve compreender as potencialidades de seus alunos, criar situações que promovam a interação entre eles, o trabalho em grupo, a busca por informações, o diálogo com especialistas e a produção de novos conhecimentos. Em vez de ser apenas um transmissor de informações, o professor assume o papel de facilitador e guia no processo de aprendizagem.
Questão 9: Projeto como Modalidade de Organização do Trabalho Pedagógico
O projeto, como modalidade de organização do trabalho pedagógico, é caracterizado por prever um produto final com objetivos claros, dimensionamento do tempo, divisão de tarefas e avaliação final do que se pretendia. Diferentemente de menosprezar a necessidade de uma forma compartilhada com o estudante, a abordagem de projetos enfatiza a importância da autonomia pessoal, promovendo a colaboração entre estudantes e professores na busca por soluções e na construção do conhecimento.
Questão 10: Metodologia de Ensino – Projeto Pedagógico no Ensino Fundamental
A metodologia de ensino relacionada ao projeto pedagógico é explorada no contexto do Ensino Fundamental de Nove Anos. Destaca-se que os projetos podem ter caráter permanente ou duração menor, podendo estar vinculados a temas específicos ou serem desdobramentos de projetos institucionais. É fundamental que esses projetos partam de questões do grupo, estando diretamente ligados aos interesses das crianças. Além disso, reconhece-se que um projeto pode desencadear outros, criando um ciclo contínuo de aprendizado e exploração.
Preparação Para Concursos: COMECE HOJE!
Milhares de Questões de Conhecimentos Pedagógicos
Preparar-se adequadamente para concursos e seleções na área educacional é crucial, e ter um grande número de questões práticas à disposição pode ser fundamental para consolidar os conhecimentos. Se você está em busca de um recurso mais abrangente, recomendo conferir nosso material com milhares de questões de conhecimentos pedagógicos, disponível em MILHARES DE QUESTÕES DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS. Este recurso abrangente oferece uma ampla gama de questões para aprimorar seus conhecimentos e fortalecer sua preparação para os desafios que você enfrentará nos concursos e seleções na área educacional.
Outros Materiais Para Concursos e Seleções
Explore uma variedade de materiais de estudo em nossa página professorpreparado.com.br. Amplie seus conhecimentos em diversas áreas, como Educação Física, História, Geografia, Artes, Língua Portuguesa, Filosofia e aproveite nosso Pacote de Atividades. Encontre o suporte que você precisa para se preparar com confiança. Acesse agora:
- Conhecimentos Pedagógicos – Preparatório
- Educação Física – Concursos e Seleções
- História – Concursos e Seleções
- Geografia – Concursos e Seleções
- Artes – Concursos e Seleções
- Língua Portuguesa – Concursos e Seleções
- Filosofia – Concursos e Seleções
- Pacote de Atividades
Enriqueça sua jornada de aprendizado e esteja preparado para os desafios que virão!
Cursos Para Provas de Títulos
Na preparação para concursos e seleções na área educacional, é crucial não subestimar a importância dos cursos realizados para a prova de títulos. Muitos editais exigem a comprovação desses cursos como critério de avaliação, e deixar essa etapa para última hora pode comprometer sua pontuação. Vale ressaltar que alguns editais requerem a conclusão desses cursos antes mesmo da publicação do edital. Portanto, a antecipação na realização desses cursos é estratégica.
Para facilitar seu processo de preparação, oferecemos cursos de alta qualidade em educação em nossa página professorpreparado.com.br. Todos os cursos possuem certificados reconhecidos em todo o Brasil, proporcionando uma base sólida para enriquecer seu currículo. Confira algumas opções:
- Metodologias Ativas da Aprendizagem – 140 Horas
- Curso Educação Inclusiva – 100 Horas
- Tecnologias Digitais Na Educação – 180 Horas
- Práticas em sala de aula na Educação Infantil – 120 Horas
- Curso Alfabetização e Letramento na Educação Infantil – 100 Horas
Invista no seu desenvolvimento profissional e esteja preparado para os desafios do seu caminho educacional!
Canal no YouTube
Além dos cursos em nossa plataforma, queremos proporcionar ainda mais recursos para sua preparação. Confira nosso canal no YouTube, onde disponibilizamos uma ampla variedade de vídeos de simulados de conhecimentos pedagógicos. Essa ferramenta é uma excelente oportunidade para aprimorar seus estudos e testar seus conhecimentos de forma interativa. Acesse agora e inscreva-se para ficar atualizado com nosso conteúdo: ACESSAR CANAL