Simulado Planejamento Escolar: 10 questões para concursos de pedagogia

Bem-vindo(a) ao nosso Simulado Para Concursos sobre Planejamento Escolar. Neste simulado, exploraremos questões que abordam temas essenciais na área pedagógica, proporcionando uma visão aprofundada e instigante. Preparado e otimizado para quem busca compreender os fundamentos pedagógicos, este simulado é uma ferramenta valiosa para testar seus conhecimentos.

BAIXAR SIMULADO EM PDF – CLIQUE AQUI

Simulado Planejamento Escolar

Questão 1

FGV | “A prática do planejamento didático tem sido realizada, na maior parte das vezes, como um ato ingênuo de preenchimento de formulários, seja para a administração acadêmica dos estabelecimentos de ensino, seja para as diretorias e órgãos administrativos da educação, a nível do Estado ou da Federação. No entanto, este reducionismo da prática do planejamento é uma forma politicamente ingênua de pensar e agir, pois que, ao contrário de ser neutra, a prática de planejar está a serviço de alguma finalidade mais abrangente”.

Luckesi (1994)

Assinale a opção que contém uma afirmação que não está de acordo com o que afirma o autor sobre o planejamento.

a) O planejamento, entendido como ato político, será dinâmico e constante, pois estará afeito a uma constante tomada de decisão.
b) O exercício do planejamento didático, normalmente, tem sido um modo de classificar superficialmente recursos disponíveis para uma possível ação que se vai realizar, deixando de assumir, conscientemente, seu papel político.
c) No caso da educação escolar, para planejar torna-se necessário ter presentes todos os princípios pedagógicos a serem operacionalizados, de tal forma que sejam dimensionados para que se efetivem na realidade educativa.
d) O planejamento didático deve ser encarado como uma atividade de caráter neutro, na qual se prevê um conjunto de ações voltadas para a eficiência do processo ensino-aprendizagem, com base em matrizes técnicas.

e) O planejamento depende da solução de questões fundamentais que envolvem todo o arcabouço teórico-filosófico-político que temos claro como o norte de nossa ação.

Questão 2

IGEDUC | O planejamento pedagógico, o qual consiste no levantamento de conteúdos a serem trabalhados ao longo do ano, deve ser totalmente desvinculado dos anos anteriores, pois cada nova turma é diferente.

( ) Certo
( ) Errado

Questão 3

FCM | Avalie o que se afirma em relação aos fundamentos introdutórios estabelecidos pela BNCC (2019).

I – A relação entre o que é básico/comum e o que é diverso, em matéria curricular, confirma que as competências e diretrizes são comuns e os currículos são diversos.
II – O foco do currículo estabelece que os conteúdos curriculares estão a serviço do desenvolvimento de competências e orienta as aprendizagens essenciais e não apenas propõe conteúdos mínimos.
III – O desenvolvimento de competências como marca da discussão pedagógica e social das últimas décadas destaca exclusivamente a dimensão cognitiva da finalidade do ensino.
IV – As competências gerais são valorizadas por meio da indicação clara do que os alunos devem saber e saber fazer para desenvolver o saber ser e conviver.

Está correto apenas o que se afirma em

a) I e II.
b) I, II e IV.
c) I, III e IV.
d) II e III.

Questão 4

FCM | Preencha corretamente as lacunas do texto, tendo como base a educação das relações étnico-raciais.

Para ___________________ as relações étnico-raciais no Brasil, é necessário fazer emergirem as dores e os medos que têm sido gerados. É preciso entender que o ____________________ de uns tem o preço da marginalização e da desigualdade impostas a outros. E então decidir que ____________________ queremos construir daqui para frente.

A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é

a) ensinar / crescimento / país
b) melhorar / resultado / cultura
c) reeducar / sucesso / sociedade
d) educar / desenvolvimento / educação

Questão 5

CPCON UEPB | Cavalcanti (2011, p.173) afirma que “[…] o currículo constitui-se num campo complexo cujos limites conceituais são bastante alargados”. Tais limites são estabelecidos por um sistema de ensino, o qual está expresso em diretrizes curriculares e seguido por todo o contexto escolar. Considerando esse pensamento, analise as proposições, colocando (V) para verdadeiro e (F) para falso:

(  ) cada estado e município possuem propostas curriculares que visam orientar os professores e demais membros da escola na execução de suas práticas, tanto nos conteúdos a serem estudados quanto nas disciplinas de estudo.
(  ) o currículo é um documento estático, constituído de matérias e conteúdos e deve adequar-se à realidade de cada escola e dos seus educandos, visando à aprendizagem.
(  ) o currículo envolve questões de ordem teórica e a prática, referentes à educação formal e que dizem respeito ao processo de ensino- aprendizagem, ao conhecimento escolar, a vivência da escolarização”.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimentos dos parênteses.

a) V, V, V.
b) V, F, V.
c) V, F, F.
d) V, V, F.
e) F, V, V.

Questão 6

FCC | Tendo como referência a literatura atual sobre currículo, considere:

I. A finalidade do currículo prescrito é permitir que o professor escolha conteúdos, competências e habilidades que serão ensinados em aula, de acordo com a realidade dos alunos.
II. O currículo prescrito é o documento oficial obrigatório que determina o que deve ser trabalhado com os alunos, sem adaptações, no cotidiano da sala de aula.
III. O currículo prescrito é uma lista de temas e conteúdos publicada em forma de legislação para determinar o que o professor deve ensinar em sala de aula.
IV. O currículo prescrito é um conjunto de decisões normativas, fundamentadas por princípios educativos valorizados em um determinado sistema de ensino.

Está correto o que se afirma APENAS em

a) II e IV.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I e II.
e) I e IV.

Questão 7

FCC | O texto abaixo representa uma concepção de currículo, defendida por Lucíola Santos.

Currículo [são] as experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos/as estudantes. Currículo associa-se, assim, ao conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas.

Desse excerto depreende-se que o currículo

a) é constituído somente pelas experiências que se desenvolvem no interior das escolas.
b) deve priorizar as experiências escolares, em detrimento do conhecimento a ser adquirido.
c) é determinado apenas pelos conhecimentos a serem adquiridos, sendo as experiências escolares aspecto irrelevante na construção das identidades.
d) compreende tanto o conhecimento, quanto às experiências planejadas para sua aquisição.
e) deve ser determinado pelos interesses e experiências prévias dos estudantes.

Questão 8

IMPARH | Acerca do planejamento de atividades, marque a opção correta.

a) O planejamento de atividades deve conter apenas os percursos metodológicos que serão desenvolvidos pelo educador.
b) O planejamento de atividades aponta um caminho com muitas possibilidades para as aprendizagens dos estudantes, isso significa que não é rígido e imutável.
c) O planejamento de atividades é indispensável no trabalho docente. Não apresenta contribuições para o trabalho pedagógico e tampouco é um elemento do ensino.
d) O planejamento de atividades define, exclusivamente, a divisão das páginas do livro didático que serão desenvolvidas a cada aula.

Questão 9

Instituto Consulplan | Nas discussões cotidianas, quando pensamos em um currículo, pensamos apenas em conhecimento, esquecendo-nos de que o conhecimento que constitui o currículo está centralmente e vitalmente envolvido naquilo que somos, naquilo que nos tornamos: nossa identidade, nossa subjetividade. Assim, diante dos muitos conceitos existentes e sua complexidade, o currículo só pode ser compreendido sob a perspectiva de teorias curriculares.

O conceito que se adequa à perspectiva tradicional de currículo:

a) Apresenta-se imbricado com as conexões entre saber, poder e identidade, colocando em questão os pressupostos dos arranjos sociais.
b) Apresenta-se contra-hegemônico, devendo ser entendido como um processo dinâmico emergente da interação da diversidade de sujeitos no contexto social e cultural.
c) Preocupa-se com as questões de organização, aceitando mais facilmente o status quo, os saberes e os conhecimentos dominantes, concentrando-se em questões técnicas.
d) Concentra-se, principalmente, nas questões de relações de poder. Selecionar é uma operação de poder, pois destacar entre múltiplas possibilidades uma identidade ou uma subjetividade como sendo a ideal é uma operação de poder.

Questão 10

Instituto Consulplan | No trabalho envolvendo a linguagem oral com crianças pequenas é importante que o profissional, além de conversar frequentemente com as crianças nas situações de rotina como alimentação, troca de fraldas, banho e demais atividades educativas de cuidado, propicie momentos de resgate do folclore brasileiro envolvendo canções, cantigas de roda, acalantos, brincos, adivinhas, parlendas, trava-línguas, quadrinhas, dentre outros, que divertem e encantam as crianças, favorecendo, assim, o desenvolvimento da oralidade. Nas séries iniciais, o trabalho com a área de linguagem parte do princípio de que a criança, desde bem pequena, tem infinitas possibilidades para o desenvolvimento de sua sensibilidade e de sua expressão.

Um dos grandes objetivos do currículo nessa área é:

a) A educação estética.
b) Incentivá-las a levantar hipóteses.
c) Educação das relações humanas, configurações e organizações.
d) Colocar objetos, eventos e ações em todas as espécies de relações.

Gabarito:

1) D 2) Errado 3) B 4) C 5) B
6) E 7) D 8) B 9) C 10) A

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Planejamento Didático

A questão aborda a visão crítica de Luckesi (1994) sobre o planejamento didático, destacando que este vai muito além do preenchimento de formulários. Luckesi enfatiza que o planejamento é um ato político dinâmico, constantemente envolvido em tomadas de decisão. A opção correta ressalta a importância de considerar o planejamento como uma atividade não neutra, mas sim a serviço de uma finalidade mais abrangente, desafiando a visão tradicional.

Questão 2: Planejamento Pedagógico e Vinculação aos Anos Anteriores

Essa questão da IGEDUC aborda o planejamento pedagógico, questionando se deve ser desvinculado dos anos anteriores. A resposta correta, “Errado”, destaca a importância da continuidade e da progressão no planejamento, reconhecendo que cada nova turma é única, mas ressaltando a necessidade de considerar a trajetória educacional anterior.

Questão 3: BNCC (Base Nacional Comum Curricular)

A questão da FCM avalia os fundamentos introdutórios estabelecidos pela BNCC (2019). Os candidatos são desafiados a analisar proposições sobre a relação entre o básico e o diverso, o foco do currículo, o desenvolvimento de competências, e a valorização das competências gerais. A opção correta (B) destaca conceitos fundamentais presentes na BNCC, proporcionando uma análise crítica dos fundamentos dessa base curricular.

Questão 4: Educação das Relações Étnico-Raciais

Essa questão da FCM propõe um preenchimento de lacunas relacionadas à educação das relações étnico-raciais. Os candidatos são desafiados a compreender a importância de fazer emergir as dores e os medos relacionados a esse tema. A opção correta (C) destaca a necessidade de reeducar para o sucesso da sociedade, promovendo a reflexão sobre as questões étnico-raciais no contexto educacional.

Questão 5: Currículo Escolar e Propostas Curriculares

A CPCON UEPB aborda a complexidade do currículo escolar, propondo avaliação de proposições sobre propostas curriculares. A resposta correta (B) destaca a presença de propostas curriculares estaduais e municipais, enfatizando a dinamicidade e a necessidade de adequação à realidade de cada escola.

Questão 6: Perspectivas sobre Currículo

A questão da FCC explora diferentes perspectivas sobre o currículo, envolvendo a finalidade do currículo prescrito. A resposta correta (E) destaca que o currículo prescrito é um conjunto de decisões normativas fundamentadas por princípios educativos, proporcionando insights sobre como esse documento é compreendido e utilizado.

Questão 7: Concepção de Currículo por Lucíola Santos

Essa questão da FCC apresenta uma concepção de currículo defendida por Lucíola Santos. A resposta correta (D) destaca que o currículo compreende tanto o conhecimento quanto as experiências planejadas para sua aquisição, contrapondo visões mais restritas sobre o currículo.

Questão 8: Planejamento de Atividades

A questão do IMPARH aborda o planejamento de atividades, desafiando os candidatos a identificar afirmações corretas sobre esse processo. A opção correta (B) destaca que o planejamento de atividades é flexível, apontando para múltiplas possibilidades para as aprendizagens dos estudantes.

Questão 9: Teorias Curriculares e Identidade

Essa questão do Instituto Consulplan explora a perspectiva tradicional de currículo, destacando sua relação com saber, poder e identidade. A resposta correta (C) destaca que a perspectiva tradicional preocupa-se mais com questões de organização e aceitação do status quo, concentrando-se em questões técnicas.

Questão 10: Linguagem Oral na Educação Infantil

A última questão do Instituto Consulplan destaca a importância do trabalho com a linguagem oral na educação infantil, enfocando o desenvolvimento da oralidade. A resposta correta (A) destaca o grande objetivo do currículo nessa área: a educação estética, enfatizando a importância do resgate do folclore brasileiro e do estímulo à sensibilidade e expressão desde os primeiros anos de vida.

Preparação Para Concursos: COMECE HOJE!

Milhares de Questões de Conhecimentos Pedagógicos

Em busca de uma preparação completa para concursos de pedagogia? Acesse o material preparatório em questoesconcursopedagogia.com.br/mais1200questoes. Este recurso oferece uma vasta gama de questões abordando diversos tópicos de conhecimentos pedagógicos, fornecendo uma base sólida para o seu estudo.

E para ir além, recomendamos também o material exclusivo com MILHARES DE QUESTÕES DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS. Potencialize sua preparação com essa ferramenta abrangente e conquiste a excelência nos concursos da área educacional.

Outros Materiais Para Concursos e Seleções

Se você busca materiais de estudo de qualidade em diversas áreas, o Professor Preparado é a sua fonte confiável. Acesse professorpreparado.com.br/mais-materiais para encontrar uma variedade de recursos educativos que enriquecerão sua preparação para concursos e seleções.

Confira a Lista de Materiais Disponíveis:

  1. Conhecimentos Pedagógicos – Preparatório
  2. Educação Física – Concursos e Seleções
  3. História – Concursos e Seleções
  4. Geografia – Concursos e Seleções
  5. Artes – Concursos e Seleções
  6. Língua Portuguesa – Concursos e Seleções
  7. Filosofia – Concursos e Seleções
  8. Pacote de Atividades

Diversifique sua preparação, explore novas áreas de conhecimento e alcance o sucesso em seus desafios educacionais. Acesse agora mesmo e potencialize sua jornada de estudos!

Cursos Para Provas de Títulos

A maioria dos concursos exige a apresentação de títulos como parte da avaliação. Não deixe para a última hora a realização de cursos, pois alguns editais exigem que os certificados sejam obtidos antes da publicação. Planeje-se para ter uma documentação robusta e se destacar na fase de provas de títulos.

Dicas Importantes:

  1. Antecipe-se: Faça cursos relevantes antes da publicação do edital.
  2. Variedade: Escolha cursos que agreguem valor ao cargo desejado.
  3. Certificação: Certifique-se de que os cursos são reconhecidos e válidos nacionalmente.

Aproveite nossos cursos em educação no Professor Preparado, todos com certificação válida em todo o Brasil. Confira algumas sugestões abaixo:

  1. Metodologias Ativas da Aprendizagem – 140 Horas
  2. Curso Educação Inclusiva – 100 Horas
  3. Tecnologias Digitais Na Educação – 180 Horas
  4. Práticas em sala de aula na Educação Infantil – 120 Horas
  5. Curso Alfabetização e Letramento na Educação Infantil – 100 Horas

Invista em sua formação e esteja preparado para se destacar nos concursos. Não perca a oportunidade de enriquecer seu currículo de forma estratégica e antecipada.

Canal no YouTube

Além dos cursos, oferecemos um canal no YouTube repleto de vídeos dedicados à resolução de simulados de conhecimentos pedagógicos. Acesse nosso canal para encontrar explicações detalhadas, dicas valiosas e aprofundamento nos temas mais relevantes para os concursos na área educacional. Inscreva-se agora para receber atualizações regulares e fortalecer ainda mais sua jornada de estudos! ✨

 

SIMULADOS COMPLETOS - SÓ BAIXAR E ESTUDAR!

Simulado LDB – 200 Questões de 2023
Simulado BNCC – 200 Questões
Simulado AVALIAÇÃO – 200 Questões
Simulado PLANEJAMENTO E PLANO DE AULA – 200 Questões
Simulado TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS – 200 Questões
Simulado DIDÁTICA – 200 Questões
Simulado CURRÍCULO ESCOLAR – 200 Questões
Simulado CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS - 200 Questões

Deixe um comentário