Simulado Educação Infantil: baixe grátis e teste seus conhecimentos

Estamos cientes de que a preparação para concursos e seleções na área da educação demanda dedicação e um estudo minucioso sobre diversos temas pedagógicos. Pensando nisso, elaboramos um simulado especialmente voltado para você, professor(a), e demais profissionais da educação que estão buscando se aprimorar e se preparar para os desafios do processo seletivo. Este simulado aborda questões relevantes sobre diversos assuntos de Educação Infantil, os quais são essenciais para sua atuação profissional e para o sucesso em processos seletivos na área da educação. Baixe o simulado em PDF abaixo e teste seus conhecimentos!

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Simulado Educação Infantil

Questão 1

FEPESE | Há algumas décadas, a partir dos estudos do historiador Philippe Ariès “sabemos que as visões sobre a infância são construídas social e historicamente. A inserção concreta das crianças e seus papéis variam com as formas de organização da sociedade. Assim, a ideia de infância não existiu sempre e da mesma maneira.” (Cf. Documento Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade; MEC, 2007, p. 14).

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em consonância com o documento citado.

(  ) A noção de infância surgiu com a sociedade capitalista, urbano-industrial, à medida que mudavam a inserção e o papel social da criança nas classes médias.
(  ) O projeto da modernidade é uma realidade para todas as populações infantis, pois está assegurado às crianças o direito de brincar e de não trabalhar.
(  ) A criança se resume a ser alguém que não é, que se tornará adulto, no dia em que deixar de ser criança.

(  ) O discurso da criança como sujeito de direito e da infância como construção social é por vezes deturpado e reforça a ideia de que a vontade da criança deve ser atendida a qualquer custo.
(  ) É necessário valorizar e reconhecer a criança como sujeito de direito sem abandoná-la à própria sorte ou azar e sem apenas normatizá-la.

Assinale a alternativa que indica a sequência cor- reta, de cima para baixo.

a) V • V • V • V • V
b) V • V • F • V • V
c) V • F • F • V • V
d) V • F • F • F • V
e) F • V • V • V • F

Questão 2

FEPESE | Analise o excerto abaixo extraído do texto Letramento e alfabetização: as muitas facetas (2004) da autora Magda Soares.

“Dissociar alfabetização e letramento é um equívoco. Não são processos independentes, mas interdependentes, e indissociáveis:

(1) desenvolve-se no contexto de e por meio de práticas sociais de (2) , isto é, através de atividades de (3) , e este(a), por sua vez, só se pode desenvolver no contexto da e por meio da aprendizagem das relações (4) , isto é, em dependência do(a) (5) ” (SOARES, 2004, p. 14).

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.

a) (1) O letramento • (2) leitura e de escrita • (3) alfabetização • (4) fonema-grafema • (5) do letramento
b) (1) A alfabetização • (2) escrita • (3) letramento • (4) som-letra • (5) da alfabetização
c) (1) O letramento • (2) leitura • (3) alfabetização • (4) letra-som • (5) do letramento
d) (1) A alfabetização • (2) leitura e de escrita • (3) letramento • (4) fonema-grafema • (5) da alfabetização
e) (1) A alfabetização • (2) letramento • (3) leitura e de escrita • (4) fonológicas • (5) da alfabetização

Questão 3

FEPESE | Ao tratar da organização do trabalho pedagógico a partir da linguagem oral, o documento Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade (MEC, 2007, p. 90) aponta que:

A linguagem oral em que as crianças e os adolescentes se expressam está impregnada de marcas de seus grupos sociais de origem, valores e conhecimentos […] A língua oral não é falada de forma homogênea pela população brasileira. Pessoas de diferentes classes sociais, regiões geográficas, idades, e até mesmo de diferentes gêneros, utilizam a língua de maneiras diferentes.

A isto os linguistas chamam de:

a) sotaque.
b) variação linguística.
c) preconceito linguístico.
d) variação cultural.
e) estereótipo.

Questão 4

FEPESE | Pesquisas demonstram “que as crianças que vivem em ambientes ricos em experiências de leitura e escrita não só se motivam para ler e escrever, mas começam, desde cedo, a refletir sobre as características dos diferentes textos que circulam ao seu redor, sobre seus estilos, usos e finalidades […] No entanto, é preciso recordar que esse contato por si só, sem mediação, não garante que nossas crianças e nossos jovens se alfabetizem, ou seja, que se apropriem do Sistema de Escrita Alfabética.” (Cf. Documento Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade; MEC, 2007, p. 70).

Durante o processo de alfabetização, as crianças precisam compreender diversos princípios, tais como:

1. Uma letra é algo estável, que sempre aparece em determinada posição no interior de uma determinada palavra, e não é apenas “a letra do nome de uma pessoa ou de uma coisa”.
2. Na língua portuguesa há sílabas que não possuem vogal.
3. As letras representam os sons e não os significados ou outras características físicas das coisas às quais aquelas palavras orais se referem.
4. As letras substituem algo, os segmentos sonoros mínimos, que chamamos de grafemas.
5. A ordem em que registramos as letras no papel corresponde à ordem em que pronunciamos os segmentos sonoros.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
b) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
c) São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
d) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5.
e) São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.

Questão 5

FEPESE | Ao abordar a relação entre língua oral e língua escrita na aprendizagem da escrita, o documento do MEC Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade (2007) traz algumas orientações.

1. É preciso ler muito para as crianças, para que elas aprendam sobre a língua escrita e possam estabelecer diferenças entre as modalidades oral e escrita.
2. Embora as crianças estabeleçam referências entre a fala e a escrita, é importante ensinar que há vários modos de falar, mas só há um modo de escrever, do ponto de vista ortográfico.
3. Aprender a escrever sem medo de “errar” é importante. Os tropeços fazem parte de qualquer processo de aprendizagem.
4. É esperado que as crianças passem pouco tempo cometendo “erros” ortográficos, antes de estabilizarem o conhecimento das convenções da língua escrita.
5. Um conhecimento fundamental para a produção de textos é o conhecimento de mundo: ninguém dá o que não tem. É preciso conhecer o tema, fato ou assunto sobre o qual se vai falar ou escrever.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
b) São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
c) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5.
d) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5.
e) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

Questão 6

FEPESE | Tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular (2018) e as aprendizagens previstas para a área de Ciências Humanas, especialmente para o ensino de História nos anos iniciais, relacione as colunas abaixo.

Coluna 1: Ano escolar

1. 1o ano
2. 2o ano
3. 3o ano
4. 4o ano
5. 5o ano

Coluna 2: Habilidades

(  ) Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social.
(  ) Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.
(  ) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria, etc.).
(  ) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.
(  ) Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.

Assinale a alternativa que indica a sequência cor- reta, de cima para baixo.

a) 4 • 1 • 5 • 3 • 2
b) 4 • 2 • 5 • 3 • 1
c) 5 • 1 • 3 • 4 • 2
d) 5 • 1 • 4 • 3 • 2
e) 5 • 2 • 4 • 3 • 1

Questão 7

FEPESE | A avaliação é um tema muito sensível em todo o percurso de escolarização, especialmente quando se trata do processo de alfabetização e letramento.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) levando em conta a complexidade do ato de avaliar e as orientações presentes no documento do MEC Indagações sobre currículo: currículo e avaliação (2007).

(  ) A avaliação não deve ser usada com o objetivo de punir, de classificar ou excluir os estudantes.
(  ) Todas as pessoas são capazes de aprender; portanto, as ações educativas, as estratégias de ensino e os conteúdos das disciplinas devem ser planejados a partir das infinitas possibilidades de aprender dos estudantes.
(  ) A avaliação tem como foco classificar e selecionar os estudantes, e, portanto, deve ser realizada apenas ao final do ano escolar.
(  ) Os estudantes aprendem de variadas formas, em tempos nem sempre tão homogêneos, a partir de diferentes vivências pessoais e experiências anteriores.
(  ) Devemos ter em mente que, em nossa prática, não estamos avaliando nossos estudantes e crianças, mas as aprendizagens que eles realizam.

Assinale a alternativa que indica a sequência cor- reta, de cima para baixo.

a) V • V • F • V • V
b) V • V • F • V • F
c) V • F • V • V • F
d) F • V • V • F • V
e) F • V • F • V • F

Questão 8

FEPESE | As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (2013) trazem alguns apontamentos importantes a respeito das mídias e tecnologias do conhecimento no currículo escolar.

Assinale a alternativa correta com base neste documento.

a) Um dos desafios a que a escola precisa estar atenta é que a multiplicação dos meios de comunicação e informação nas sociedades de mercado em que vivemos contribui fortemente para disse- minar, entre crianças e jovens, o excessivo apelo ao consumo e uma visão de mundo fragmentada, que induz à banalização dos acontecimentos e à indiferença quanto aos problemas humanos e sociais.
b) Cabe à escola transformar os alunos em consumidores dos produtos oferecidos pelos meios de comunicação e informação, ao mesmo tempo em que se vale dos recursos midiáticos como instrumentos relevantes no processo de aprendizagem.
c) Não é preciso que se ofereça aos professores formação adequada para o uso das tecnologias da informação e comunicação, pois eles já estão imersos nesse meio em seu cotidiano e têm o domínio das ferramentas. Tampouco é necessário que seja assegurada a provisão de recursos midiáticos atualizados e em número suficiente para os alunos.
d) A exposição das crianças e dos adolescentes de praticamente todas as classes sociais no Brasil à mídia e, em particular, ao celular e à televisão durante várias horas diárias é uma responsabilidade exclusiva da família e não cabe à escola orientar sobre essa questão, pois não diz respeito ao aprendizado dos estudantes.
e) A utilização qualificada das tecnologias e dos conteúdos das mídias, como recurso aliado ao desenvolvimento do currículo, contribuiu para o importante papel social que a escola teve de garantir a inclusão digital de todas as crianças e adolescentes brasileiros.

Questão 9

FEPESE | A Base Nacional Comum Curricular considera que, na abordagem dos objetos de conhecimento “[…] é imprescindível que os alunos identifiquem a presença e a sociodiversidade de culturas indígenas, afro-brasileiras, quilombolas, ciganas e dos demais povos e comunidades tradicionais para compreender suas características socioculturais e suas territorialidades” (BNCC, 2018, p. 368).

Essa aprendizagem está descrita em qual área do conhecimento na BNCC?

a) Linguagens.
b) Matemática.
c) Ciências da Natureza.
d) Ciências Humanas: História.
e) Ciências Humanas: Geografia.

Questão 10

FEPESE | Segundo a Base Nacional Comum Curricular, no ensino de Ciências da Natureza:

“[…] não basta que os conhecimentos científicos sejam apresentados aos alunos. É preciso oferecer oportunidades para que eles, de fato, envolvam-se em processos de aprendizagem nos quais possam vivenciar momentos de que lhes possibilitem exercitar e ampliar sua curiosidade, aperfeiçoar sua capacidade de observação, de raciocínio lógico e de criação, desenvolver posturas mais colaborativas e sistematizar suas primeiras explicações sobre o mundo natural e tecnológico, e sobre seu corpo, sua saúde e seu bem-estar, tendo como referência os conhecimentos, as linguagens e os procedimentos próprios das Ciências da Natureza.”

(BNCC, 2018, p. 331)

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

a) leitura
b) estudo
c) interação
d) investigação
e) observação

Gabarito:

1) C 2) D 3) B 4) B 5) C 6) D 7) A 8) A 9) E 10) D

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Conceitos de Infância e sua Construção Social

Nesta questão, é abordada a construção social do conceito de infância ao longo da história, destacando a influência das mudanças sociais e culturais na percepção das crianças e no seu papel na sociedade. Philippe Ariès, historiador francês, sustenta que a noção de infância não é universal e imutável, mas sim moldada pelos contextos sociais e históricos. Isso significa que a forma como vemos e tratamos as crianças é resultado de processos históricos e culturais específicos, como a transição para a sociedade capitalista e urbano-industrial. Compreender essa construção social é essencial para uma prática educativa sensível às necessidades e características das crianças em diferentes contextos.

Questão 2: Relação entre Alfabetização e Letramento

A interdependência entre alfabetização e letramento é o foco desta questão. Magda Soares, renomada estudiosa da área, destaca que alfabetização (domínio do código escrito) e letramento (capacidade de usar esse código em práticas sociais) são processos intimamente relacionados. Assim, o ensino da língua escrita deve contemplar não apenas o aprendizado das letras e sons, mas também a compreensão e produção de textos em diferentes contextos sociais, promovendo uma educação mais ampla e significativa.

Questão 3: Variação Linguística

A variação linguística é discutida nesta questão, destacando a diversidade de formas de falar e escrever presentes na sociedade. O documento do MEC aborda a importância de reconhecer e respeitar essa diversidade no contexto educacional, evitando preconceitos linguísticos e promovendo uma educação inclusiva e sensível às diferenças. Compreender que a língua é dinâmica e heterogênea contribui para uma prática pedagógica mais eficaz e democrática.

Questão 4: Importância do Contato com Experiências de Leitura e Escrita

Nesta questão, destaca-se a importância de proporcionar às crianças um ambiente rico em experiências de leitura e escrita. O contato precoce com diferentes tipos de texto e a reflexão sobre a linguagem escrita são fundamentais para o desenvolvimento da alfabetização e para a formação de leitores competentes e críticos. No entanto, é importante ressaltar que apenas o contato com textos não garante a alfabetização, sendo necessária uma mediação pedagógica adequada para que as crianças desenvolvam habilidades de leitura e escrita de forma eficaz.

Questão 5: Relação entre Língua Oral e Escrita na Aprendizagem

Nesta questão, é abordada a relação entre língua oral e escrita no processo de aprendizagem da escrita. O documento do MEC destaca a importância de proporcionar experiências significativas de leitura e escrita, que permitam às crianças compreender as diferenças entre as modalidades oral e escrita da língua. Além disso, é fundamental incentivar uma postura positiva em relação aos erros ortográficos, compreendendo que fazem parte do processo de aprendizagem e não devem ser motivo de desestímulo para os alunos.

Questão 6: Habilidades Previstas para o Ensino de História nos Anos Iniciais (BNCC)

Esta questão aborda as habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de História nos anos iniciais. É destacada a importância de desenvolver nos alunos o pensamento histórico, que envolve habilidades como identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, analisar diferentes pontos de vista sobre eventos históricos e compreender a temporalidade. Essas habilidades visam promover uma compreensão mais profunda e contextualizada dos fatos históricos, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e conscientes da sua identidade e história.

Questão 7: Aspectos Relacionados à Avaliação no Processo de Ensino

Nesta questão, são abordados aspectos relacionados à avaliação no contexto educacional. O documento do MEC enfatiza a importância de uma avaliação formativa e contínua, que não se limite a classificar ou punir os alunos, mas sim a acompanhar suas aprendizagens e necessidades. Além disso, destaca-se a importância de reconhecer a diversidade de formas de aprendizagem dos alunos e de valorizar suas conquistas, promovendo uma cultura de respeito e incentivo ao desenvolvimento.

Questão 8: Papel das Mídias e Tecnologias do Conhecimento no Currículo Escolar

Nesta questão, é discutido o papel das mídias e tecnologias do conhecimento no currículo escolar. As Diretrizes Curriculares Nacionais destacam a importância de integrar essas ferramentas de forma crítica e qualificada no processo educativo, visando potencializar as práticas pedagógicas e promover uma educação mais contextualizada e atualizada. No entanto, é fundamental garantir que o uso das mídias seja orientado por objetivos educacionais claros e que promova uma reflexão sobre seu impacto na sociedade e na formação dos alunos.

Questão 9: Reconhecimento da Sociodiversidade e das Culturas Tradicionais na BNCC

Nesta questão, é abordado o reconhecimento da sociodiversidade e das culturas tradicionais na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC destaca a importância de valorizar e respeitar a diversidade cultural presente na sociedade brasileira, incluindo as culturas indígenas, afro-brasileiras, quilombolas, ciganas e de outros povos e comunidades tradicionais. Isso contribui para uma educação mais inclusiva e plural, que reconhece e valoriza a identidade e os saberes dos diferentes grupos sociais.

Questão 10: Metodologias Ativas e Vivenciais no Ensino de Ciências da Natureza (BNCC)

Por fim, esta questão discute a importância das metodologias ativas e vivenciais no ensino de Ciências da Natureza, conforme previsto pela BNCC. Essas metodologias buscam proporcionar aos alunos experiências de aprendizagem mais significativas, promovendo a curiosidade, a observação, o raciocínio lógico e a criatividade. Ao envolver os alunos em atividades práticas e investigativas, o ensino de Ciências da Natureza torna-se mais próximo da realidade dos estudantes, favorecendo uma aprendizagem mais autêntica e duradoura.

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