Simulado Interdisciplinaridade: Baixe e responda!

Caro professor e profissional da educação, sabemos o quão desafiador é se preparar para concursos e seleções, especialmente quando se trata de questões que abordam os conhecimentos pedagógicos. Pensando nisso, preparamos um simulado especialmente voltado para você, com foco em um dos temas mais recorrentes e importantes: a Interdisciplinaridade na Educação. Neste simulado, você encontrará questões que exploram diversos aspectos desses conceitos fundamentais, essenciais para sua preparação.

BAIXAR SIMULADO EM PDF – CLIQUE AQUI

Simulado Interdisciplinaridade

Questão 1

VUNESP | Na discussão sobre transversalidade e interdisciplinaridade proposta por Garcia, é correto afirmar sobre os temas transversais:

a) a diversificação na abordagem dos temas exige habilidades cognitivas presentes no aluno do Ensino Médio.
b) na Educação Infantil, a disciplina principal enfoca o tema de forma mais restrita e menos diversificada.
c) constituem uma disciplina presente no currículo básico do Ensino Fundamental.
d) todas as disciplinas de um mesmo nível de ensino trabalham o tema em si da mesma forma didática.

e) seus objetivos e conteúdos estão inseridos em diferentes momentos de cada uma das disciplinas.

Questão 2

VUNESP | Em uma escola pública da rede municipal de ensino, a fim de que os alunos pudessem aprender sobre a realidade, na realidade e da realidade, a professora Joaquina propôs um trabalho com temas que estão sendo intensamente vividos pela sociedade, pelas comunidades, pelas famílias, pelos alunos e educadores em seu cotidiano. São questões urgentes que interrogam sobre a vida humana, sobre a realidade que está sendo construída e que demandam transformações macrossociais e também atitudes pessoais. Esses temas, propostos pela professora Joaquina, devem permear toda a prática educativa, exigindo um trabalho sistemático, contínuo, abrangente e integrado. Conforme Garcia, essa proposta de trabalho da professora Joaquina apresenta características da

a) multiparidade.
b) disciplinaridade.
c) transversalidade.
d) multidisciplinaridade.
e) transdisciplinaridade.

Questão 3

VUNESP | A moralidade é um tema transversal à ética que contribui para questões existentes na escola. Por exemplo, segundo Vinha (1999), em uma situação em que as crianças estão convivendo, e, de repente, acontece uma briga, o melhor será o professor

a) comunicar à direção o fato ocorrido e solicitar a suspensão dos briguentos por alguns dias, até que a escola decida o que fazer.


b) convocar os pais e ensiná-los a educar seus filhos para a convivência pacífica, sem que recorram à violência para resolver conflitos.
c) encerrar a briga e colocar todos os envolvidos de castigo, a fim de dar um exemplo para os demais alunos.
d) fingir que não viu o ocorrido e deixar que os alunos resolvam por conta própria o incidente que desencadeou o problema.
e) interferir para revalidar a regra e deixar claro que na escola as pessoas não devem se agredir, mas procurar resolver conflitos sem agressão.

Questão 4

VUNESP | Uma escola municipal de Morro Agudo estabeleceu conjuntamente que, nos anos finais do ensino fundamental, o tema “trabalho e consumo” seria o eixo unificador transversal a ser tratado com todas as turmas durante o primeiro semestre letivo. No texto “Transversalidade e Interdisciplinaridade”, Lenice Garcia esclarece que trabalhar transversalmente e de forma unificada significa que

a) em todas as disciplinas, os professores devem destinar algumas aulas em que o tema seja discutido em paralelo.
b) a transmissão de informação ou prescrição de regras sobre o tema transversal em discussão deve ser responsabilidade de todos os docentes em todas disciplinas.
c) sempre que temas transversais, como trabalho e consumo, surgirem espontaneamente o conteúdo que estiver sendo ministrado deve ser provisoriamente suspenso para que o tema seja abordado.

d) durante o período destinado ao tratamento de uma tema transversal, uma disciplina com objetivos e conteúdos próprios deve ser ministrada.
e) é preciso trabalhar com temas que envolvem um aprender sobre a realidade, na realidade e da realidade, destinando-se também a um intervir na realidade para transformá-la.

Questão 5

VUNESP | Ao estudar para o concurso promovido pela Prefeitura Municipal de Morro Agudo, Luan verificou que há um embate entre diversos autores quando se trata de conceituar psicopedagogia: uns creem que não existe conceito definido, outros discordam. Dentre os partidários da indefinição, alguns afirmam que as conceituações presentes nas diferentes obras referem-se basicamente à aprendizagem, não à psicopedagogia. De qualquer forma, apesar das divergências, há dois pontos em que os autores mostram concordância quanto à psicopedagogia: 1o) ela tem como eixo a aprendizagem humana; 2o) ela

a) carrega uma visão de mundo disciplinar.
b) é a soma da psicologia com a pedagogia.
c) apresenta bases teóricas e organização interdisciplinar.
d) possui origem na ciência positivista de Augusto Comte.
e) interessa-se tão somente pela dimensão intelectual do sujeito.

Questão 6

DIRENS Aeronáutica | Maria Cândida Moraes (2002), na obra “O paradigma educacional emergente”, ressalta que, se a realidade é complexa, ela requer um pensamento abrangente, multidimensional, capaz de compreender a complexidade da realidade e construir um conhecimento que leve em consideração essa mesma amplitude.

Sobre a interdisciplinaridade, é correto afirmar, exceto que

a) emerge na perspectiva da dialogicidade e da integração das ciências e do conhecimento.
b) busca responder à necessidade de superação da visão fragmentada nos processos de produção e socialização do conhecimento.
c) funda-se como um movimento articulador no pro- cesso de ensino e aprendizagem no caráter dialético da realidade social, pautada pelo princípio dos con- flitos e das contradições.
d) no campo das ciências exatas que a interdisciplinaridade aparece com maior força. A preocupação com uma visão mais totalizadora da realidade e sua consequente dialogicidade entre as ciências foi objeto de estudo primeiramente pela matemática.

Questão 7

QUADRIX | Diante da necessidade de isolamento social, em função da pandemia mundial do covid-19, muitas escolas passaram a utilizar a educação a distância (EAD), inclusive na educação infantil. Acerca da EAD, assinale a alternativa correta.

a) A EAD substitui integralmente a educação presencial, em todos os níveis educacionais.
b) A grade curricular não deve sofrer nenhuma adaptação, a fim de que os alunos não tenham nenhuma perda de conteúdo.
c) As aulas a distância devem ter a mesma carga horária das aulas presenciais.
d) As crianças são as mais beneficiadas pela EAD, pois já aprendem a usar a tecnologia desde cedo.
e) O uso da tecnologia, por si só, não consolida a entrada da educação na modalidade EAD. É preciso avançar na formação dos professores e no protagonismo do aluno em seu processo educacional.

Questão 8

Instituto Consulplan | A tecnologia tem afetado de maneira positiva diversas áreas da sociedade, incluindo a área da educação. O desenvolvimento acelerado pelas novas tecnologias de informação e comunicação tornou, em pouco tempo, o principal meio de comunicação entre as pessoas e tem sido igualmente utilizado de forma rotineira em instituições, empresas e locais de trabalho. Esse impacto do desenvolvimento tecnológico também se reflete na educação, exigindo uma análise criteriosa sobre o fenômeno e como ele tem afetado as relações de ensino-aprendizagem e como esse avanço representa “uma realidade que se impõe na sociedade e na escola, exigindo que a última integre no processo educacional as novas tecnologias”.

(SANTOS, 2005, p. 2. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID836_26072018101555. pdf. Adaptado.)

Teóricos como Dewey (1950), Freire (2009), Rogers (1973), Novack (1999), dentre outros, enfatizam, há muito tempo, a importância de superar a educação bancária, tradicional e focar a aprendizagem no aluno, envolvendo-o, motivando-o e dialogando com ele; entretanto, muitas instituições mantêm modelos básicos, no presencial e na educação a distância, com uma visão tradicional de ensino e aprendizagem. Em muitas escolas, o ensino híbrido está emergindo como uma inovação sustentada em relação à sala de aula tradicional. Considerando o exposto, bem como o ensino híbrido, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Potencializa e estimula a autonomia e o protagonismo do aluno, permitindo a flexibilização do tempo e a escolha do momento oportuno para resolver as atividades propostas.
( ) Uma característica comum do ensino híbrido é que, quando um curso ocorre parcialmente on-line e, parcialmente, por meio de outras modalidades, como as lições em pequenos grupos, tutoria etc., tais modalidades estão geralmente conectadas.
( ) Acontece com a integração das tecnologias digitais ao ensino, criando novas possibilidades de aprendizado, tais como os modelos de Rotação por Estações, Laboratório Rotacional e Sala de Aula Invertida, que seguem o modelo de inovações híbridas sustentadas.
( ) É um programa de educação formal no qual um aluno aprende, pelo menos em parte, por meio do ensino on-line, com algum elemento de controle do estudante sobre o tempo, lugar, modo e/ou ritmo do estudo, e pelo menos em parte em uma localidade física supervisionada, fora de sua residência.

A sequência está correta em

a) V, V, F, F.
b) V, V, V, V.
c) F, F, V, V.
d) V, F, V, F.
e) F, V, F, V.

Questão 9

CEBRASPE (CESPE) | Quanto à educação corporativa e à educação a distância, julgue o item que se segue.

A educação a distância proporciona uma série de benefícios e vantagens, mas ainda peca pelo caráter estático do processo de aprendizagem, mantendo a clássica posição de inferioridade do aluno perante o professor.

( ) Certo
( ) Errado

Questão 10

DIRENS Aeronáutica | Leia o trecho a seguir:
“Entende-se o conceito de modelo pedagógico para Educação a Distância como um sistema de premissas teóricas que representa, explica e orienta a forma como se aborda o currículo e que se concretiza nas práticas pedagógicas e nas interações professor-aluno-objeto de estudo/conhecimento. Partindo dessa concepção, enfatiza-se que os ele- mentos de um modelo pedagógico para EAD trazem uma estrutura calcada sobre um determinado paradigma e, em consonância, com uma ou mais teorias educacionais a serem utilizadas como eixo norteador da aprendizagem.” (BEHAR, 2009, p. 5)

A estrutura apresentada a seguir traz no seu cerne um elemento denominado de Arquitetura Pedagógica (AP).

Figura 2: Elemento de um modelo pedagógico em EAD

Fonte: Behar, 2009. p. 5.

Elementos da Arquitetura Pedagógica

(1) Aspectos organizacionais
(2) Conteúdo
(3) Aspectos metodológicos
(4) Aspectos tecnológicos

Conceitos

( ) Atividades, formas de interação/comunicação, procedimentos de avaliação e a organização de todos esses elementos numa sequência didática para a aprendizagem.
( ) Inclui os propósitos do processo de ensino e aprendizagem à distância, organização do tempo e do espaço e expectativas na relação da atuação dos participantes ou da também chamada organização social da classe.
( ) Definição do ambiente virtual de aprendizagem e suas funcionalidades, ferramentas de comunicação tal como vídeo e/ou teleconferência, entre outros.
( ) Materiais instrucionais e/ou recursos informáticos utilizados – objetos de aprendizagem, software e ou- tras ferramentas de aprendizagem.

A sequência correta dessa classificação é:

a) (3); (1); (4); (2).
b) (3); (1); (2); (4).
c) (2); (4); (1); (3).
d) (3); (4); (1); (2).

Gabarito:

1) E 2) C 3) E 4) E 5) C 6) D 7) E 8) B 9) Errado 10) A

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Transversalidade e Interdisciplinaridade na Educação

A transversalidade e interdisciplinaridade na educação referem-se à integração de diferentes áreas do conhecimento, indo além das disciplinas tradicionais. Isso envolve a abordagem de temas complexos e atuais, como sustentabilidade, cidadania, diversidade cultural, entre outros, de forma a promover uma visão mais ampla e contextualizada do mundo. No contexto da questão, discute-se a importância dos temas transversais no currículo escolar e como sua abordagem varia de acordo com o nível de ensino e as características dos alunos.

Questão 2: Transversalidade na Prática Educativa

A proposta da professora Joaquina destaca a aplicação prática da transversalidade na educação, evidenciando a necessidade de trabalhar com temas relevantes e urgentes para os alunos. Essa abordagem requer um planejamento cuidadoso e uma integração efetiva dos temas transversais em todas as áreas do currículo, visando uma educação mais significativa e conectada com a realidade dos estudantes.

Questão 3: Moralidade e Ética na Escola

A questão aborda a relação entre moralidade e ética na escola, destacando a importância de promover valores como respeito, tolerância e solução pacífica de conflitos. O papel do professor é fundamental nesse contexto, pois cabe a ele orientar os alunos sobre comportamentos adequados e contribuir para a construção de um ambiente escolar saudável e inclusivo.

Questão 4: Implementação da Transversalidade

Essa questão discute a implementação prática da transversalidade no contexto escolar, especificamente no que diz respeito ao tema “trabalho e consumo”. Destaca-se a necessidade de uma abordagem unificada e integrada, envolvendo todos os professores e disciplinas, para garantir uma compreensão abrangente e aprofundada do tema pelos alunos.

Questão 5: Psicopedagogia: Conceitos e Perspectivas

A psicopedagogia é abordada nesta questão, enfatizando sua relação com a aprendizagem humana e os diferentes conceitos atribuídos a ela por diversos autores. Destaca-se a importância de compreender os fundamentos teóricos da psicopedagogia para melhorar as práticas educativas e promover o desenvolvimento integral dos alunos.

Questão 6: Interdisciplinaridade e Complexidade da Realidade

Essa questão explora a interdisciplinaridade no contexto da complexidade da realidade, ressaltando a necessidade de uma abordagem abrangente e multidimensional para compreender os desafios da educação contemporânea. Destaca-se o papel da interdisciplinaridade na integração das ciências e na promoção de uma visão mais ampla e contextualizada do mundo.

Questão 7: Educação a Distância (EAD)

A questão aborda a crescente utilização da educação a distância, especialmente durante a pandemia de COVID-19. Destaca-se a importância de uma abordagem crítica e reflexiva em relação à EAD, reconhecendo seus benefícios, mas também os desafios e limitações dessa modalidade de ensino.

Questão 8: Tecnologia na Educação e Ensino Híbrido

Essa questão discute o impacto da tecnologia na educação e a emergência do ensino híbrido como uma inovação educacional. Destaca-se a importância de repensar os modelos tradicionais de ensino e adotar abordagens mais flexíveis e centradas no aluno, aproveitando o potencial das novas tecnologias para promover uma aprendizagem mais significativa e engajadora.

Questão 9: Educação Corporativa e EAD

Essa questão aborda a relação entre educação corporativa e educação a distância, destacando os benefícios e desafios dessa modalidade de ensino. Destaca-se a necessidade de uma abordagem dinâmica e interativa na EAD, visando promover uma aprendizagem mais ativa e engajadora.

Questão 10: Modelos Pedagógicos em EAD

Essa questão explora os modelos pedagógicos utilizados na educação a distância, destacando a importância da arquitetura pedagógica na organização e estruturação dos cursos online. Destaca-se a necessidade de uma abordagem integrada, que considere aspectos organizacionais, metodológicos, tecnológicos e de conteúdo, para garantir uma experiência de aprendizagem eficaz e significativa para os alunos.

Preparação Para Concursos: COMECE HOJE!

Milhares de Questões de Conhecimentos Pedagógicos

Você está em busca de um material preparatório abrangente e eficaz para os concursos na área de Pedagogia? Então, você está no lugar certo! Apresentamos o material MILHARES DE QUESTÕES DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS.

Este material é cuidadosamente elaborado por especialistas e reúne milhares de questões voltadas especificamente para os conhecimentos pedagógicos, proporcionando uma preparação completa e direcionada para os concursos na área de Educação. Com ele, você poderá:

  • Testar seus conhecimentos em diversos temas relevantes da Pedagogia.
  • Familiarizar-se com a estrutura e o estilo das questões encontradas nos concursos.
  • Identificar seus pontos fortes e áreas que necessitam de mais estudo.
  • Aprimorar suas habilidades de resolução de questões e gestão do tempo durante as provas.

Não perca mais tempo! Garanta agora mesmo seu acesso ao material MILHARES DE QUESTÕES DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS e esteja ainda mais preparado(a) para alcançar a tão sonhada aprovação nos concursos de Pedagogia.

Clique aqui para acessar o curso e iniciar sua jornada rumo ao sucesso profissional!

Outros Materiais Para Concursos e Seleções

Sabemos que sua jornada de preparação para concursos e seleções exige dedicação e acesso aos melhores materiais de estudo. Por isso, estamos aqui para oferecer uma seleção cuidadosa de materiais de outras áreas que podem complementar sua preparação de forma eficaz.

  1. Conhecimentos Pedagógicos – Preparatório: Este curso aborda de forma abrangente os principais temas relacionados aos conhecimentos pedagógicos, essenciais para seu sucesso nos concursos e seleções na área da educação.
  2. Educação Física – Concursos e Seleções: Prepare-se para os concursos com este material completo que engloba os conteúdos específicos da disciplina de Educação Física.
  3. História – Concursos e Seleções: Domine os temas históricos mais relevantes para os concursos e seleções com este curso detalhado e bem estruturado.
  4. Geografia – Concursos e Seleções: Este material oferece uma análise profunda dos conceitos geográficos e temas atuais para sua preparação de excelência.
  5. Artes – Concursos e Seleções: Aprofunde-se nos aspectos artísticos e culturais necessários para sua preparação, com este curso focado e didático.
  6. Língua Portuguesa – Concursos e Seleções: Aprimore suas habilidades linguísticas e gramaticais com este material abrangente e prático, indispensável para os concursos.
  7. Filosofia – Concursos e Seleções: Explore os conceitos filosóficos fundamentais para os concursos e seleções, ampliando sua visão crítica e analítica.
  8. Pacote de Atividades: Este pacote oferece uma variedade de atividades prontas para complementar seus estudos, tornando sua preparação mais dinâmica e eficiente.

Esperamos que esses materiais sejam úteis para sua jornada de preparação e contribuam significativamente para seu sucesso nos concursos e seleções.

Cursos Para Provas de Títulos

É importante ressaltar que muitos editais exigem a comprovação de cursos realizados como parte dos requisitos para a prova de títulos. Não deixe para a última hora a realização desses cursos, pois alguns editais estabelecem que eles precisam ser concluídos antes mesmo da publicação do edital.

Para garantir sua preparação de forma eficaz, é essencial buscar cursos que agreguem conhecimento e valorizem sua formação profissional. Pensando nisso, recomendamos nossos cursos em educação, disponíveis na plataforma Professor Preparado. Todos os nossos cursos são cuidadosamente elaborados por especialistas, possuem certificados reconhecidos em todo o Brasil e são uma excelente maneira de enriquecer seu currículo.

Aqui estão alguns dos nossos cursos em destaque:

  1. Metodologias Ativas da Aprendizagem – 140 Horas: Aprenda sobre as metodologias ativas que promovem uma aprendizagem mais dinâmica e participativa.
  2. Curso Educação Inclusiva – 100 Horas: Explore estratégias e práticas para promover uma educação inclusiva e acolhedora para todos os alunos.
  3. Tecnologias Digitais Na Educação – 180 Horas: Domine o uso das tecnologias digitais como ferramentas pedagógicas para potencializar o processo de ensino e aprendizagem.
  4. Práticas em sala de aula na Educação Infantil – 120 Horas: Conheça e aplique metodologias eficazes para promover um ambiente de aprendizagem estimulante na Educação Infantil.
  5. Curso Alfabetização e Letramento na Educação Infantil – 100 Horas: Desenvolva habilidades e estratégias para promover a alfabetização e o letramento nas primeiras etapas da educação.

Canal no YouTube

Além disso, não deixe de conferir nosso canal no YouTube, onde você encontrará diversos vídeos resolvendo simulados de conhecimentos pedagógicos, proporcionando uma preparação ainda mais completa e eficaz. Acesse aqui e inscreva-se para não perder nenhuma novidade!

Aproveite todo o conteúdo disponível e potencialize sua preparação para os concursos e seleções na área da educação. Estamos aqui para ajudá-lo(a) a alcançar seus objetivos profissionais.

 

SIMULADOS COMPLETOS - SÓ BAIXAR E ESTUDAR!

Simulado LDB – 200 Questões de 2023
Simulado BNCC – 200 Questões
Simulado AVALIAÇÃO – 200 Questões
Simulado PLANEJAMENTO E PLANO DE AULA – 200 Questões
Simulado TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS – 200 Questões
Simulado DIDÁTICA – 200 Questões
Simulado CURRÍCULO ESCOLAR – 200 Questões
Simulado CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS - 200 Questões

Deixe um comentário