Preparar-se para concursos e seleções na área da educação exige um sólido conhecimento em diversos temas pedagógicos. Pensando nisso, elaboramos um simulado abordando questões-chave sobre supervisão escolar, didática e outros tópicos relevantes. Este guia fornecerá não apenas o simulado em PDF, mas também uma análise dos assuntos abordados, auxiliando na sua preparação de forma eficaz e direcionada.
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Simulado Supervisão Escolar
Questão 1:
FEPESE | A ação dos Supervisores Escolares vem sofrendo transformações ao longo da história da educação.
São ações dessa forma renovada de ação supervisora:
1. Ter a mesma leitura dos processos de ensino e aprendizagem para todas as escolas.
2. Ver na proposta pedagógica uma possibilidade de reconstrução da escola.
3. Buscar a igualdade num processo de mascaramento da realidade.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
b) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
c) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
d) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
e) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
Questão 2:
FEPESE | Existem várias formas de pensar e exercer a ação supervisora. Todavia, ao considerarmos como ideal um formato de Supervisão Escolar baseado em uma liderança dinâmica a qual se mostra compreensível e sensível aos problemas dos docentes e demais profissionais da escola, que, considerando as contradições e os conflitos, preocupa-se com a harmonia entre os indivíduos e entre os grupos, que busca oportunizar a participação de todos os profissionais por meio de uma postura aberta ao diálogo e que valora os relacionamentos humanos propositivos.
Nesse tipo de Supervisão Escolar a autoridade tem um caráter de assessoramento –guia–, não de imposição e estimula a participação e a colaboração de todos nos processos pedagógicos da instituição escolar, procurando qualificá-los.
Que tipo de Supervisão Escolar foi descrito acima?
a) Supervisão Escolar tecnicista
b) Supervisão Escolar autoritária
c) Supervisão Escolar neutra
d) Supervisão Escolar teocêntrica
e) Supervisão Escolar democrática
Questão 3:
FEPESE | Os Supervisores Escolares desenvolvem várias funções a fim de que as instituições possam ofertar ensinos de qualidade.
Mas, qual é a função precípua de um Supervisor?
a) Acompanhar de forma sistemática os responsáveis pelos estudantes da escola em que trabalha.
b) Promover o simples ajuste de conduta dos estudantes considerados como “problemas” pelos docentes.
c) Organizar, sem qualquer necessidade de um diálogo coletivo, as punições dos estudantes que não se adaptam ao espaço escolar.
d) Auxiliar os professores a se desenvolverem como profissionais e melhor desempenharem os seus papéis.
e) Conversar com as famílias a fim de impor a elas sua visão de sociedade ideal e comunicar as regras prescritas, de maneira unilateral, pela Supervisão Escolar para a escola.
Questão 4:
FEPESE | Segundo os documentos oficiais que norteiam a Educação Infantil, precisamos promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações.
As afirmações acima estão diretamente implicadas em que aspectos da educação institucionalizada?
a) Desconsideração do currículo prescrito
b) Organização de tempos, espaços e materiais
c) Busca pela construção do individualismo
d) Reprodução coletiva de padrões dominantes
e) Construção de adaptações ao currículo oculto
Questão 5:
FEPESE | Quais valores/posturas são fundamentais para que se desenvolva um trabalho pedagógico coletivo e cooperativo?
a) ética, moralismo, injustiça
b) humildade, respeito, egoísmo
c) empatia, dialogia, autoritarismo
d) respeito, honestidade, dialogia
e) solidariedade, honestidade, soberba
Questão 6:
FEPESE | Para a psicologia histórico-cultural, existe um movimento dialético quaternário que organiza o desenvolvimento cognitivo. Para explicar esse movimento, Lev Vygotsky conceituou-o como planos genéticos de desenvolvimento.
A partir dessas considerações, associe as colunas 1 e 2 abaixo em relação aos planos genéticos de desenvolvimento:
Coluna 1: Planos
1. Filogenético
2. Ontogenético
3. Sociogenético
4. Microgenético
Coluna 2: Relações
( ) história da cultura
( ) história do indivíduo
( ) história da espécie
( ) história singular de um evento do indivíduo
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a) 2 • 3 • 1 • 4
b) 2 • 4 • 3 • 1
c) 3 • 2 • 1 • 4
d) 3 • 4 • 2 • 1
e) 4 • 2 • 1 • 3
Questão 7:
FEPESE | “O que ensinar?” se constituiu na questão que, a princípio, as teorias do currículo tentaram responder. Como uma questão técnica, ela foi concebida pelas perspectivas tradicionais de currículo, mas, com o passar do tempo, as questões colocadas para pensar os currículos passariam a ser enriquecidas e complexificadas pela ética e a moral.
Nessa direção, as teorias críticas e pós-críticas do currículo estão mais centradas em quais conexões, para além das já estabelecidas pelas teorias tradicionais?
a) Conexões entre ensino, planejamento e eficiência.
b) Conexões entre saber, identidade e poder.
c) Conexões entre metodologia, organização e avaliação.
d) Conexões entre didática, eficiência e ideologia.
e) Conexões entre ensino, aprendizagem e objetivos.
Questão 8:
FEPESE | Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a Didática e a formação de educadores.
( ) Todo o processo de formação de pedagogos inclui, necessariamente, componentes curriculares orientados para o tratamento sistemático da prática pedagógica. Entre eles, a Didática ocupa um lugar de destaque.
( ) O Objeto de estudo da Didática é o processo de ensino-aprendizagem.
( ) Existem críticas à visão exclusivamente instrumental da Didática que visam a sua problematização, considerando uma perspectiva fundamental da Didática no sentido de assumir a multidimensionalidade (técnica, humana, política) dos processos de ensino-aprendizagem.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a) V • V • V
b) V • V • F
c) V • F • V
d) F • V • V
e) F • V • F
Questão 9:
FEPESE | Segundo o curriculista Tomaz Tadeu da Silva, as teorias tradicionais de Currículo eram teorias de aceitação, ajuste e adaptação. Diferente disso, as teorias críticas de Currículo problematizam que é preciso compreender o que o Currículo faz ou é capaz de fazer com os estudantes.
Dessa maneira, para os pesquisadores das teorias críticas, a escola atua ideologicamente através do seu Currículo, muitas vezes, apenas reproduzindo a cultura dominante.
Ao refletirmos sobre essas considerações, qual é o campo de domínio que passa a ser considerado pelas teorias críticas e que era desconsiderado nas formulações dos currículos tradicionais?
a) Real
b) Literal
c) Técnico
d) Material
e) Simbólico
Questão 10:
FEPESE | Ao construirmos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) para as escolas, planejamos o que temos a intenção, como educadores profissionais, de fazer, de realizar. Buscamos antever e propor um futuro.
Nessa perspectiva, o que um PPP não pode ser?
a) Um PPP não pode ser um documento político e que contenha aspirações comunitárias dialogadas.
b) Um PPP não pode ser projeto de escola democrática centrado em discussões propositivas entre a escola e as famílias.
c) Um PPP não pode ser um documento comprometido com a formação cidadã e com a transformação social.
d) Um PPP não pode ser resultado de um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola e alternativas viáveis a sua efetivação.
e) Um PPP não pode ser um simples agrupamento de planos de ensino e atividades diversas.
Gabarito
1) C 2) E 3) D 4) B 5) D 6) C 7) B 8) A 9) E 10) E
Assuntos Abordados no Simulado:
Questão 1: Supervisão Escolar
A questão aborda as transformações na ação dos Supervisores Escolares ao longo da história da educação. Destaca-se a importância de uma abordagem renovada, que inclui a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem em diferentes contextos escolares, a valorização da proposta pedagógica como ferramenta de reconstrução da escola e o estímulo à produção docente como parte fundamental do ambiente escolar. Isso demonstra a evolução do papel do supervisor, que vai além da simples fiscalização para se tornar um agente de transformação e apoio no processo educativo.
Questão 2: Supervisão Escolar Democrática
Essa questão destaca o ideal de uma supervisão escolar baseada na liderança dinâmica, sensível aos problemas dos profissionais da educação e comprometida com a harmonia e colaboração entre todos os envolvidos na escola. O tipo de supervisão descrito valoriza o diálogo, a participação e a colaboração, diferenciando-se de abordagens autoritárias ou tecnicistas. Trata-se, portanto, da supervisão escolar democrática, que busca uma gestão participativa e inclusiva, promovendo um ambiente propício ao desenvolvimento profissional e pedagógico.
Questão 3: Função do Supervisor Escolar
Nesta questão, discute-se a função precípua do supervisor escolar. Enquanto muitas vezes se pensa que sua principal atribuição é lidar com questões disciplinares ou administrativas, a resposta correta destaca a importância de auxiliar os professores em seu desenvolvimento profissional e no melhor desempenho de seus papéis. O supervisor atua como um facilitador do processo educativo, oferecendo suporte, orientação e recursos para que os educadores possam atingir todo o seu potencial no contexto escolar.
Questão 4: Educação Infantil e Experiências Pedagógicas
Esta questão aborda os aspectos fundamentais da educação infantil, destacando a importância de promover experiências de aprendizagem que permitam às crianças explorar, investigar, questionar e construir conhecimento de forma ativa e significativa. Isso envolve não apenas a transmissão de conteúdos, mas também a criação de ambientes e oportunidades que estimulem a curiosidade, a criatividade e o desenvolvimento integral das crianças.
Questão 5: Valores no Trabalho Pedagógico
A questão aborda os valores e posturas fundamentais para o trabalho pedagógico coletivo e cooperativo. Destaca-se a importância de valores como respeito, honestidade e diálogo, que são essenciais para a construção de relações saudáveis e colaborativas no ambiente escolar. Estes valores são fundamentais para promover um ambiente de aprendizagem inclusivo, acolhedor e respeitoso, onde todos os envolvidos se sintam valorizados e motivados a contribuir para o sucesso educacional.
Questão 6: Desenvolvimento Cognitivo segundo Vygotsky
Nesta questão, são apresentados os planos genéticos de desenvolvimento propostos por Lev Vygotsky, dentro da perspectiva da psicologia histórico-cultural. Estes planos – filogenético, ontogenético, sociogenético e microgenético – representam diferentes aspectos da história cultural, individual e social que influenciam o desenvolvimento cognitivo humano. Compreender esses planos é fundamental para entender como as interações sociais e culturais moldam o processo de aprendizagem e desenvolvimento das pessoas ao longo da vida.
Questão 7: Teorias do Currículo
Esta questão aborda a evolução das teorias do currículo, destacando a transição das perspectivas tradicionais para as críticas e pós-críticas. Enquanto as abordagens tradicionais enfocavam principalmente questões técnicas e instrumentais, as teorias críticas ampliam o debate, considerando conexões mais profundas entre conhecimento, identidade e poder. Isso reflete uma compreensão mais ampla e complexa do papel do currículo na reprodução ou transformação das estruturas sociais e culturais dominantes.
Questão 8: Didática e Formação de Educadores
Nesta questão, são apresentadas afirmações sobre a didática e sua relação com a formação de educadores. Destaca-se a importância da didática como componente central na formação pedagógica, voltada para o tratamento sistemático dos processos de ensino-aprendizagem. Além disso, ressalta-se a necessidade de superar visões exclusivamente instrumentais da didática, reconhecendo sua multidimensionalidade e seu papel na promoção de uma educação mais humanizada e inclusiva.
Questão 9: Teorias Críticas do Currículo
Esta questão aborda as teorias críticas do currículo, que questionam a visão tradicional centrada na aceitação e adaptação. Ao invés disso, enfatizam a necessidade de compreender como o currículo atua ideologicamente, reproduzindo muitas vezes a cultura dominante. Isso amplia o campo de análise, considerando não apenas aspectos materiais e técnicos, mas também simbólicos e políticos envolvidos na construção do currículo escolar.
Questão 10: Projetos Político-Pedagógicos (PPP)
Por fim, esta questão aborda os Projetos Político-Pedagógicos (PPP) como instrumentos fundamentais na organização e planejamento das escolas. Destaca-se a importância de um PPP como mais do que um mero documento burocrático, mas sim como um projeto coletivo que visa antever e propor um futuro desejado para a comunidade escolar. Isso envolve necessariamente um processo participativo e reflexivo, comprometido com a formação cidadã e a transformação social.
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