Simulado de Avaliação Escolar: baixe agora e fortaleça sua preparação

A avaliação escolar é um tema crucial e recorrente em diversas avaliações. Entender os diferentes conceitos e abordagens sobre avaliação é fundamental para o seu desenvolvimento profissional e para garantir práticas pedagógicas eficazes. Neste simulado, abordamos questões relacionadas à importância da tradição no currículo, às práticas de ensino, à formação ética dos estudantes e à avaliação das competências dos alunos. Portanto, esteja atento a esses temas e busque compreender as diferentes abordagens apresentadas para garantir o seu sucesso nas próximas avaliações. Boa preparação e sucesso nessa jornada!

BAIXAR SIMULADO EM PDF – CLIQUE AQUI

Simulado de Avaliação Escolar

Questão 1:

VUNESP | Segundo Sacristán (in: Imbernón, 2005), “tradição” é “a acumulação do que se conseguiu com uma determinada perspectiva e com uma certa hierarquização de conteúdos, que proporciona uma ordem de prioridades para selecionar os nutrientes do currículo de que as instituições educativas tratarão”. De acordo com o autor, neste contexto, é correto afirmar que a “tradição”

a) foi distorcida nas escolas, e, por isso, cabe abandoná-la, juntamente com o legado cultural acumulado e os conteúdos, em nome do multiculturalismo absoluto.
b) serviu para estimular uma ideia de progresso mutiladora dos grupos sociais desfavorecidos, sendo assim, é incompatível com a educação para o século XXI.
c) pode ser valorizada de diferentes maneiras na escola, é o material a partir do qual a educação ganha sentido, além de relacionar-se ao acervo cultural acumulado.
d) significa tradicionalismo e educação tradicional, todos apresentam o mesmo sentido, sendo que a educação se alimenta dessas propostas e deve continuar dessa maneira.
e) relaciona-se com valores, conteúdos, normas e comportamentos morais e se mostra inconciliável com a escola democrática, mas coadunável com a escola de qualidade.

Questão 2:

CEBRASPE (CESPE) | Em relação aos processos de ensino e seus elementos constitutivos, julgue o item subsequente.
Conceitos e princípios são elementos do ensino que permitem ao estudante a compreensão de determinado tema.

(  ) Certo
(  ) Errado

Questão 3:

CEBRASPE (CESPE) | Em relação às experiências lúdicas no processo de ensino e aprendizagem, julgue o item subsequente.
A utilização do jogo deve ser evitada como recurso pedagógico no ensino fundamental, pois visa promover apenas o entretenimento dos estudantes.

(  ) Certo
(  ) Errado

Questão 4:

CEBRASPE (CESPE) | Com base nos conceitos metodológicos específicos das áreas de português, matemática, história, geografia e ciências do ensino fundamental, julgue o item a seguir.

É função do professor que atua no ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental instruir os estudantes sobre os critérios complexos e rígidos que envolvem as ciências exatas.

(  ) Certo
(  ) Errado

Questão 5:

CEBRASPE (CESPE) | Com base nos conceitos metodológicos específicos das áreas de português, matemática, história, geografia e ciências do ensino fundamental, julgue o item a seguir.

A escola deve garantir aos estudantes, sujeitos da linguagem, desde o início da escolaridade, o contato com diferentes tipos de textos significativos.

(  ) Certo
(  ) Errado

Questão 6:

CEBRASPE (CESPE) | A respeito dos eixos da política de ensino do Recife, julgue o item a seguir.

Na escola, devem ser priorizadas práticas sociais da cultura dominante de modo a reforçar a necessidade de homogeneizar a leitura de mundo.

(  ) Certo
(  ) Errado

Questão 7:

COMPERVE (UFRN) | Concernente à formação profissional, a universidade tem um compromisso com a formação ética dos estudantes para o início da atividade profissional, a qual se relaciona com os conteúdos atitudinais do currículo da formação. É importante que o professor conheça a natureza e característica desse componente do conteúdo do currículo, pois ele pode influenciar na tomada de decisões didáticas no trato com esses conteúdos. Uma professora de um curso de graduação decide prestar mais atenção a esse componente dos conteúdos em suas aulas e, para tal, julga necessário considerar as ideias explicitadas abaixo.

I. As atitudes constituem um sistema relativamente estável de percepções e avaliações, de sentimentos e emoções, de tendências à ação, organizados em relação a uma situação significativa ou a um objeto proposto.

II. Coerência e constância são características das atitudes devido à capacidade de manter uma direção e um significado constantes no comportamento em relação aos objetivos definidos.

III. As atitudes devem ser avaliadas em cada unidade da disciplina, utilizando-se perguntas abertas sobre temáticas socialmente relevantes da atividade profissional.

IV. A formação das atitudes é consequência do domínio dos conhecimentos conceituais que proporcionam uma visão científica da realidade profissional.

Para que seja possível o trabalho com a formação de atitudes em uma disciplina, um professor deve estar ciente das ideias presentes nos itens

a) I e II.
b) I e III.
c) III e IV.
d) II e IV.

Questão 8:

IGEDUC | Julgue o item subsequente.

A avaliação é, fundamentalmente, o acompanhamento do desenvolvimento do aluno no processo de construção do conhecimento. Ela é necessária, pois o professor precisa caminhar junto com o educando, passo a passo, durante todo o caminho da aprendizagem.

Certo
Errado

Questão 9:

CEBRASPE (CESPE) | Acerca da aprendizagem organizacional, julgue o item que se segue.

Pensamento sistêmico é a capacidade de o indivíduo perceber, além de si mesmo, o todo na organização.

Certo
Errado

Questão 10:

DIRENS Aeronáutica | Zabala e Arnau (2010) enfatizam que, diferentemente de uma avaliação direcionada apenas para o conhecimento, as competências assumem a complexidade de uma aprendizagem para a vida. Para avaliar as competências, torna-se necessário relacionar os conhecimentos científicos ao uso social dos saberes escolares.

Marque a opção que apresenta a classificação da tríade de composição dos conteúdos curriculares.

a) Conceituais, procedimentais e atitudinais.
b) Conceituais, procedimentais e conteudistas.
c) Conteudistas, procedimentais e atitudinais.
d) Conceituais, atitudinais e conteudistas.

CLIQUE ABAIXO E CONFIRA O GABARITO

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Tradição e Educação

Segundo Sacristán, a tradição educacional é a acumulação do conhecimento e valores que fornecem um sentido para a educação, relacionando-se ao acervo cultural acumulado. Portanto, a tradição pode ser valorizada de diferentes maneiras na escola.

Questão 2: Elementos do Ensino

Conceitos e princípios são elementos do ensino que auxiliam os estudantes na compreensão de determinado tema.

Questão 3: Experiências Lúdicas no Ensino

A utilização do jogo como recurso pedagógico não deve ser evitada, pois pode promover não apenas o entretenimento, mas também a aprendizagem significativa dos estudantes.

Questão 4: Ensino da Matemática nos Anos Iniciais

É função do professor instruir os estudantes sobre conceitos complexos e rígidos que envolvem as ciências exatas durante o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.

Questão 5: Contato com Diferentes Tipos de Textos

A escola deve garantir aos estudantes desde o início da escolaridade o contato com diferentes tipos de textos significativos para enriquecer a formação dos sujeitos da linguagem.

Questão 6: Práticas Culturais na Escola

Na escola, não devem ser priorizadas apenas as práticas sociais da cultura dominante para homogeneizar a leitura de mundo, mas sim valorizar a diversidade cultural e promover a igualdade de oportunidades.

Questão 7: Formação de Atitudes Profissionais

As atitudes são elementos estáveis relacionados a percepções, avaliações, sentimentos e tendências à ação, podendo ser avaliadas utilizando perguntas relevantes sobre a atividade profissional.

Questão 8: Avaliação no Processo de Ensino

A avaliação consiste no acompanhamento do desenvolvimento do aluno na construção do conhecimento, sendo essencial para guiar o educando ao longo do processo de aprendizagem.

Questão 9: Aprendizagem Organizacional

O pensamento sistêmico se refere à capacidade do indivíduo de perceber além de si mesmo, compreendendo o todo na organização como um sistema interligado.

Questão 10: Avaliação de Competências

Para avaliar competências, é necessário relacionar os conhecimentos científicos ao uso social dos saberes escolares, considerando as tríades conceituais, procedimentais e atitudinais na composição dos conteúdos curriculares.

Preparação Para Concursos: COMECE HOJE!

Pacote de Questões de Concursos e Provas

Se você está se preparando para concursos e provas na área da educação, a página Questões de Concurso – Didática é o lugar ideal para você encontrar o material de estudo que tanto precisa. Neste pacote, você terá acesso a 200 questões de concursos e provas da área da educação, todas focadas na didática.

Com esse material em mãos, você poderá praticar e aprimorar seus conhecimentos sobre a didática, disciplina fundamental para quem busca sucesso na carreira educacional. Este pacote de questões é a maneira perfeita de testar e reforçar seus conhecimentos, garantindo que você esteja bem preparado(a) para enfrentar qualquer desafio que venha pela frente.

Não perca mais tempo, acesse agora mesmo a página Questões de Concurso – Didática e baixe o seu simulado com 200 questões. Esteja preparado(a) para conquistar a tão sonhada aprovação e se destacar na sua carreira na área da educação. Aproveite essa oportunidade e alcance o sucesso que você merece!

Milhares de Questões de Conhecimentos Pedagógicos

O material preparatório perfeito para quem deseja se dedicar aos estudos e se sair bem em concursos de pedagogia está disponível na página MILHARES DE QUESTÕES DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS. São milhares de questões de conhecimentos pedagógicos, com tudo o que você precisa para se preparar de forma eficiente e completa. Com esse material, você terá a oportunidade de consolidar seus conhecimentos, testar seus conhecimentos e se preparar da melhor forma possível para conquistar sua vaga em concursos na área de pedagogia. Acesse o site e adquira o seu material preparatório agora mesmo!

Outros Materiais Para Concursos e Seleções

Para enriquecer seus estudos e preparação para concursos e seleções, recomendamos alguns materiais de diversas áreas que podem te auxiliar no processo de aprendizado e aprimoramento profissional:

Conhecimentos Pedagógicos – Preparatório
Educação Física – Concursos e Seleções
História – Concursos e Seleções
Geografia – Concursos e Seleções
Artes – Concursos e Seleções
Língua Portuguesa – Concursos e Seleções
Filosofia – Concursos e Seleções
Pacote de Atividades

Esses materiais abrangem diversas áreas e podem contribuir significativamente para o seu desenvolvimento como educador. Aproveite essas oportunidades de estudo e potencialize o seu conhecimento.

Cursos Para Provas de Títulos

É importante ressaltar que a maioria dos editais para concursos públicos exigem a comprovação de cursos realizados para a contagem de pontos na prova de títulos. Por isso, é fundamental não deixar para última hora a realização desses cursos, uma vez que alguns editais requerem que os cursos sejam feitos antes mesmo da publicação do edital.

Pensando nisso, queremos sugerir os cursos disponíveis na página Professor Preparado, que oferece capacitação em diversas áreas da educação. Todos os cursos possuem certificados e são válidos em todo o Brasil, atendendo às exigências dos editais de concursos públicos.

Abaixo, listamos alguns cursos de sugestão que podem contribuir para a sua formação e contagem de pontos na prova de títulos:

Metodologias Ativas da Aprendizagem – 140 Horas:
Curso Educação Inclusiva – 100 Horas:
Tecnologias Digitais Na Educação – 180 Horas:
Práticas em sala de aula na Educação Infantil – 120 Horas:
Alfabetização e Letramento na Educação Infantil – 100 Horas:

Não deixe para última hora a realização dos seus cursos! Invista na sua capacitação e aumente suas chances de sucesso nos concursos públicos.

Canal no YouTube

Acesse nosso canal no YouTube e confira diversos vídeos resolvendo simulados de conhecimentos pedagógicos! Inscreva-se para receber notificações de novos conteúdos clicando aqui.

 

SIMULADOS COMPLETOS - SÓ BAIXAR E ESTUDAR!

Simulado LDB – 200 Questões de 2023
Simulado BNCC – 200 Questões
Simulado AVALIAÇÃO – 200 Questões
Simulado PLANEJAMENTO E PLANO DE AULA – 200 Questões
Simulado TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS – 200 Questões
Simulado DIDÁTICA – 200 Questões
Simulado CURRÍCULO ESCOLAR – 200 Questões
Simulado CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS - 200 Questões

Deixe um comentário