Simulado Educação Inclusiva: pratique seu conhecimento com estas 10 questões de concurso

É imprescindível estar atento e atualizado sobre o tema da Educação Inclusiva. A inclusão de alunos com deficiência no ambiente escolar é um desafio que requer não apenas conhecimento teórico, mas também prática e sensibilidade. Neste simulado, abordamos questões importantes relacionadas à Tecnologia Assistiva, Políticas Educacionais e a importância da parceria entre o Ensino Regular e o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Por isso, é fundamental estar preparado para lidar com a diversidade na sala de aula e garantir a inclusão de todos os alunos. Continue acompanhando nosso blog para mais dicas e informações sobre Educação Inclusiva e outros temas relevantes para sua carreira profissional. Juntos podemos construir uma educação mais inclusiva e igualitária.

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Simulado Educação Inclusiva

Questão 1: (IBADE) Um dos principais estímulos sobre a informática para pessoas com deficiência é a possibilidade de maior interação social. Existem programas que se adaptam à deficiência de cada aluno, como a lupa para pessoas com deficiência visual, a adaptação do mouse para deficiência motora, entre outros.

Um computador e um software podem se tornar o meio através do qual um aluno com deficiência auditiva estabelece sua comunicação com o mundo. Da mesma forma, pode ser o guia para o aluno com dificuldades visuais.

Algumas escolas já contam com tecnologias assistivas, materiais didáticos e pedagógicos especiais, softwares educacionais que são usados na perspectiva de motivar e valorizar o saber desses alunos, que acabam sendo segregados, sem o devido atendimento e sem a possibilidade de se desenvolverem, apesar de suas limitações.

Segundo Schirmer, a Tecnologia Assistiva é uma expressão utilizada para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiências e, consequentemente, promover:

a) socialização e ludicidade.
b) movimento e execução.

c) autonomia e inclusão.
d) cooperação e solidariedade.
e) estrutura e realização.

Questão 2: (IBADE) Com a Declaração de Salamanca (1994), o conceito de necessidades educacionais especiais passa a ser amplamente disseminado, bem como a atenção do ensino regular para o desafio de atender às diferenças. No entanto, mesmo com essa perspectiva conceitual transformadora, as políticas educacionais implementadas não alcançaram o objetivo de levar a escola comum a assumir o desafio de atender às necessidades educacionais de todos os alunos. (Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, 2008, p. 14)

Com base na Política apresentada, na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a constituir a proposta pedagógica da escola, definindo como seu público-alvo:

a) todos os alunos desde que encaminhados pelo corpo médico municipal.
b) apenas os alunos oriundos do sistema público de ensino.
c) alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
d) com a autorização prévia dos responsáveis, muni- dos do encaminhamento médico com a comprovação de altas habilidades.


e) apenas alunos com transtornos globais.

Questão 3: (IBADE) A Nota Técnica No 4/2014 – MEC/SECADI/DPEE, Orientação quanto a documentos comprobatórios de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no Censo Escolar. De acordo com esse documento, o atendimento educacional especializado (AEE) visa promover acessibilidade, atendendo às necessidades educacionais específicas dos estudantes público alvo da educação especial.

Para que possa se efetivar o direito de atendimento junto ao AEE destes estudantes, a elucidação que o documento faz com relação ao laudo médico dos alunos é a seguinte:

a) De modo a garantir um atendimento pautado na qualidade e no olhar diferenciado ao educando, é indispensável a apresentação do laudo médico, uma vez que a educação e a saúde devem caminhar juntas na garantia de uma educação verdadeiramente inclusiva.

b) O laudo médico é dispensável, quando o professor do AEE elaborar o Plano de Atendimento Educacional Especializado em parceria com o médico do aluno bimestralmente ou trimestralmente, de acordo com o estabelecido na escola.

c) O laudo médico é de suma importância na efetivação do atendimento junto ao AEE. Deve estar previsto no PPP da escola, juntamente com os de- mais documentos a serem entregues, respeitando as características locais de cada unidade de ensino.

d) Deve-se considerar imprescindível a apresentação de laudo médico por parte do aluno com deficiência e transtornos globais do desenvolvi- mento, mas sendo dispensável em casos de alunos com altas habilidades/superdotação, uma vez que cabe à escola essa avaliação.

e) Não se pode considerar imprescindível a apresentação de laudo médico por parte do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação.

Questão 4: (IBADE) “A escola inclusiva é aquela que propicia a todos os alunos a apropriação do conhecimento escolar.” (Mayca, 2012, p. 7).

De modo a oportunizar o aprendizado dos alunos, é necessária a relação de parceria entre Ensino Regular e o AEE. Dada a afirmativa, são exemplos de atuação em parceria:

I. Organizar os tempos e espaços para poderem conversar a respeito do planejamento do AEE e verificar possibilidade de adaptação ou de rever atividades e propostas.

II. Elaboração de atividades de reforço pelo professor do Ensino Regular e do professor do AEE em parceria, para ser aplicado durante o atendimento no contraturno.

III. Projetos Pedagógicos em parceria do professor do Ensino Regular com o professor da Educação Especial, com o objetivo de demonstrar estratégias que podem ser utilizadas com todos.

IV. O professor do Ensino Regular e o professor do AEE atuam na correção das atividades planejadas para que juntos observem as dificuldades enfrentadas pelos alunos inclusos, bem como os objetivos atingidos.

V. As aulas ministradas pelo Professor do Ensino Regular serão definidas pelo professor do AEE, para que assim as adaptações necessárias aos alunos sejam garantidas sem perdas.

Dos itens acima mencionados, estão corretos, apenas:

a) II e IV.   b) I e II.


c) I e III.   d) II, III e V.
e) III, IV e V.

Questão 5: (IBADE) “Na perspectiva da inclusão escolar, é inquestionável o uso de variados recursos para atender às dificuldades funcionais de estudantes com deficiência.” (Corrêa e Rodrigues 2016, p.96).

Reconhecendo a importância dos recursos de Tecnologia Assistiva (TA) para o atendimento no AEE, os recursos de TA de baixa tecnologia pode ser definidos como aqueles que:

a) independem do uso da internet para sua utilização. Entre eles estão aparelhos de televisão e aparelhos de som .
b) são os adquiridos após a avaliação das necessidades do estudante, sob a indicação do professor de AEE.
c) podem ser construídos pelo professor do AEE e serem utilizados pelo estudante na sala comum ou em outros locais de acordo com a sua necessidade.
d) toda escola possui, independente da implantação das salas de recursos, como: televisão, aparelho de som, computadores e roteadores.
e) são disponibilizados gratuitamente em plataformas de busca, por exemplo.

Questão 6: (IBADE) “A inclusão também se legitima, porque a escola, para muitos alunos, é o único espaço de acesso aos conhecimentos. É o lugar que vai proporcionar-lhes condições de se desenvolverem e de se tornarem cidadãos, alguém com uma identidade sociocultural que lhes conferirá oportunidades de ser e de viver dignamente”. (Mantoan, 2003, p.30)

A autora defende que a escola precisa ofertar uma educação de qualidade, portanto, pode-se dizer EXCETO que:

a) existe ensino de qualidade quando as ações educativas se pautam na solidariedade, na colaboração, no compartilhamento do processo educativo com todos os que estão direta ou indiretamente nele envolvidos.
b) tem-se um ensino de qualidade a partir de condições de trabalho pedagógico que implicam formação de redes de saberes e de relações, que se entrelaçam por caminhos imprevisíveis para chegar ao conhecimento.
c) existe ensino de qualidade quando as disciplinas como meios de conhecer melhor o mundo e as pessoas que nos rodeiam.
d) nas práticas pedagógicas predominam a experimentação, a criação, a descoberta, a coautoria do conhecimento.
e) o ensino deixa de ter qualidade quando as ações educativas se pautam na solidariedade e na colaboração, visto que é necessário que a ação seja específica para aquela deficiência e não compartilhada com outras, correndo o risco de incorrer em grave erro técnico.

Questão 7: (Instituto AOCP) Uma professora do 4° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal, para o primeiro dia letivo, organizou uma atividade que promoveria a integração dos alunos. Tal atividade exigia que eles realizassem movimentos e se deslocassem dentro da sala de aula. No entanto, no momento de recepção, professora e pedagoga tiveram conhecimento de que um aluno tem tetraplegia. Mediante tal situação e de acordo com a Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, a professora, de forma correta, manteve a atividade e, com o auxílio da pedagoga,

a) informou à família que, no primeiro dia letivo, não era necessário o aluno permanecer na escola.
b) conduziu o aluno para a sala de multimídia para que ele realizasse outra atividade adaptada à sua deficiência.
c) adaptou pontos da atividade de maneira que o aluno fosse incluído na integração com os demais colegas de sala de aula.
d) reproduziu um desenho da internet para que ele colorisse na sala da orientadora educacional.
e) conduziu esse aluno para a sala de recursos multifuncionais para integrar-se com crianças que têm outras deficiências.

Questão 8: (Instituto AOCP) Todos os sujeitos com deficiência, como qualquer outro cidadão, têm direito de desfrutar dos direitos sociais instituídos constitucionalmente, como a educação. No entanto, para que se efetive a real inserção de pessoas com deficiência no âmbito escolar, é necessário

a) analisar as políticas públicas já existentes e promover ações em que o governo federal seja o principal ator na construção de diretrizes, planos e programas para a educação inclusiva.
b) definir uma modalidade de ensino diferente, que seja trabalhada em etapas ou módulos, de maneira que o atendimento educacional especializado disponibilize recursos e serviços orientadores.
c) organizar escolas direcionadas para a educação especial, cujo modelo seja paralelo ao sistema escolar, a fim de favorecer a inserção social das pessoas com deficiência.
d) defender a educação inclusiva de maneira genérica, em que a educação possa assegurar investimentos para integrar os alunos com deficiência.
e) definir e executar políticas públicas que promovam regulamentações, ações e orientações que assegurem investimentos para a educação especial na perspectiva da educação inclusiva.

Questão 9: (Instituto AOCP) Com o avanço tecnológico-científico, a vida tem se tornado cada vez mais fácil. Isso porque algumas ferramentas vão sendo desenvolvidas de maneira a favorecer e, até mesmo, simplificar atividades cotidianas. Nesse sentido, a tecnologia assistiva, em âmbito escolar, destina-se a

a) limitar o acesso às informações de alunos com deficiência física.
b) romper barreiras sensoriais, motoras e cognitivas que impedem que alunos com deficiência tenham acesso ao conhecimento.
c) favorecer o aluno com deficiência na interação com outros alunos com deficiência.
d) possibilitar a manipulação de objetos concretos que contribuam com o desenvolvimento da fala.
e) exercer função assertiva, favorecendo a participação do professor no processo da tarefa escolar.

Questão 10: (Instituto AOCP) A Tecnologia Assistiva (TA) está relacionada a assegurar os direitos educacionais das pessoas com deficiência, visando garantir a sua inclusão social, sendo cada vez mais evidente o desenvolvimento e a inovação da TA no aperfeiçoamento das políticas públicas. Referente à TA, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Tem caráter interdisciplinar, pois engloba as diversas áreas que contribuem com o desenvolvimento da pessoa com deficiência.
II. Incentiva pesquisas de inovação e fomenta a promoção de políticas públicas.
III. Tem amplitude filosófica e metodológica, o que traz implicações econômicas.
IV. São equipamentos de hardware e programas de software que visam mediar a interação do sujeito com a aprendizagem.

a) Apenas I, II e IV.   b) Apenas III e IV.
c) Apenas I e III.   d) Apenas II e IV.
e) Apenas IV.

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Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Tecnologia Assistiva.

O uso da tecnologia assistiva é fundamental para proporcionar maior interação social e favorecer o desenvolvimento de pessoas com deficiência, adaptando programas e softwares às suas necessidades específicas.

Questão 2: Público-alvo da Educação Especial.

De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, o público-alvo da educação especial são alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Questão 3: Laudo médico no Atendimento Educacional Especializado (AEE).

A apresentação do laudo médico é de suma importância para a efetivação do atendimento junto ao AEE e deve estar previsto no Projeto Político Pedagógico da escola.

Questão 4: Parceria entre Ensino Regular e AEE.

A relação de parceria entre o Ensino Regular e o Atendimento Educacional Especializado (AEE) é fundamental para garantir a inclusão e o aprendizado de todos os alunos, envolvendo atividades colaborativas e adaptativas.

Questão 5: Recursos de Tecnologia Assistiva de baixa tecnologia.

Os recursos de Tecnologia Assistiva de baixa tecnologia são aqueles que podem ser construídos, não dependem da internet e são indicados conforme as necessidades educacionais específicas dos estudantes com deficiência.

Questão 6: Educação de qualidade na perspectiva inclusiva.

A escola precisa oferecer uma educação de qualidade, pautada na solidariedade, colaboração, experimentação e co-autoria do conhecimento, visando o pleno desenvolvimento e inclusão de todos os alunos.

Questão 7: Integração de aluno com tetraplegia na sala de aula.

Para promover a integração do aluno com tetraplegia na atividade de integração em sala de aula, é necessário adaptar pontos da atividade para incluí-lo junto aos colegas.

Questão 8: Inclusão de pessoas com deficiência no âmbito escolar.

A inserção efetiva de pessoas com deficiência na escola requer a definição e execução de políticas públicas que promovam investimentos para a educação especial na perspectiva da educação inclusiva.

Questão 9: Tecnologia Assistiva para alunos com deficiência.

A tecnologia assistiva no ambiente escolar destina-se a romper barreiras sensoriais, motoras e cognitivas, facilitando o acesso ao conhecimento e a participação dos alunos com deficiência.

Questão 10: Tecnologia Assistiva – Direitos educacionais das pessoas com deficiência.

A Tecnologia Assistiva é interdisciplinar, promove pesquisas e inovação, e consiste em equipamentos e programas que mediam a interação do sujeito com a aprendizagem, contribuindo para a inclusão social e o aperfeiçoamento das políticas públicas.

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