Preparar-se para concursos e seleções na área da educação exige um conhecimento aprofundado sobre o Práticas Pedagógicas. Saber como lidar com a autonomia e independência das crianças, a importância do brincar, a abordagem da matemática nessa fase inicial da vida escolar e tantos outros temas essenciais é fundamental para quem almeja uma carreira de sucesso como docente. Pensando nisso, este blog é dedicado a reunir dicas, informações e reflexões sobre os desafios e as melhores práticas na educação infantil, ajudando professores e profissionais da área a se prepararem da melhor forma possível para os concursos e seleções que enfrentarão. Vamos juntos explorar esse universo encantador da primeira infância na educação!
BAIXAR SIMULADO EM PDF – CLIQUE AQUI
Simulado Práticas Pedagógicas
Questão 1: (AgiRH) Sobre o brincar na educação infantil, pode-se afirmar que:
a) Ao brincar as crianças recriam e repensam os acontecimentos que lhes deram origem, porém não sabem que estão brincando.
b) Para brincar, as crianças não devem ter indepen- dência para escolher seus companheiros e os papéis que irão assumir.
c) Por meio das brincadeiras os professores podem observar e constituir uma visão dos processos de desenvolvimento das crianças em conjunto e de cada uma em particular, registrando suas capaci- dades de uso das linguagens, assim como de suas capacidades sociais e dos recursos afetivos e emo- cionais que dispõem.
d) A brincadeira favorece a auto-estima das crianças somente quando elas recriam situações reais da roti- na de um adulto.
Questão 2: (AgiRH) Sobre independência e autono- mia da criança, é INCORRETO afirmar que:
a) O professor favorece a independência quando estimula a criança, exigindo dela com afeto e con- vicção aquilo que ela tem condição de fazer.
b) A capacidade de realizar escolhas amplia-se con- forme o desenvolvimento dos recursos individuais e mediante a prática de tomada de decisões. Isso vale tanto para os materiais a serem usados como para as atividades a serem realizadas.
c) No dia-a-dia da instituição deve-se centralizar to- das as decisões no professor que deve definir o que e como fazer, com quem e quando pois as crianças ainda não possuem capacidade de realizar tais es- colhas.
d) Para favorecer o desenvolvimento da autonomia é necessário que o professor compreenda os modos próprios de as crianças se relacionarem, agirem, sentirem, pensarem e construírem conhecimentos.
Questão 3: (AgiRH) A abordagem da Matemática na educação infantil (crianças de zero a três anos) tem como finalidade proporcionar oportunidades para que as crianças desenvolvam a capacidade de:
a) estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais etc.
b) reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano.
c) comunicar ideias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações-problema relativas a quantidades, espaço físico e medida, utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática.
d) ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios.
Questão 4: (AgiRH) As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo:
I – a observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano;
II – utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.);
III – a continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição casa/instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/Ensino Fundamental);
IV – documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil;
V – a não retenção das crianças na Educação Infantil.
São corretas as afirmativas:
a) I, II, III e V. b) II, IV e V.
Questão 5: (AgiRH) “… no conjunto da obra des- taca-se, em termos de repercussão e de impacto, o livro Pedagogia do Oprimido, escrito nos anos ses- senta. Hoje, esta obra acumula traduções em dezenas de línguas sendo o carro-chefe da penetração mundial do pensamento do autor. Em Pedagogia da Esperança (1992), o autor refaz historicamente a trajetória do seu mais marcante texto, história esta que se confunde com a sua própria trajetória intelectual.” Preenche corretamente a lacuna:
a) Piaget. b) Paulo Freire.
c) Freinet. d) Rogers.
Questão 6: (COGEPS UNIOESTE) Entre as discussões mais relevantes sobre avaliação na educação infantil, identificamos a defesa de uma perspectiva avaliativa denominada:
a) Avaliação processual e formativa.
b) Avaliação processual e pontual.
c) Avaliação pontual e reflexiva.
d) Avaliação contínua e pontual.
Questão 7: (COGEPS UNIOESTE) Assinale a alternativa CORRETA sobre os motivos que levaram à elaboração do Referencial Curricular do Paraná:
a) O Sistema Estadual de Ensino produziu o Referencial Curricular do Paraná por iniciativa própria e sem vinculação com o currículo nacional, considerada a autonomia de cada sistema de ensino.
b) O Decreto Federal instituiu, no contexto nacional, bases comuns aos currículos, por esse motivo, o sistema estadual de ensino realizou adequações nos currículos para a educação infantil, ensino fundamental e médio.
c) O Referencial Curricular do Paraná foi elaborado para atender às exigências dos Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil (RCNEIs).
d) O caráter normativo da Base Nacional Comum Curricular induziu à elaboração ou reelaboração dos currículos das redes de ensino, pois estabeleceu uma base de direitos e objetivos de aprendizagens comuns para o contexto nacional.
Questão 8: (COGEPS UNIOESTE) Sobre a história do atendimento às crianças pequenas, no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Com a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB no 9.394/96, a legislação nacional passou a considerar que as creches e pré-escolas são parte do sistema educacional.
b) No início do século XX, a educação assistencialista, com a intenção de preparar as crianças pobres para aceitar a exploração social, previa que o atendimento da pobreza não deveria ter grandes investimentos.
c) O modelo pedagógico froebeliano defendia uma educação criativa e livre, no sentido de a criança superar os exercícios formais do jardim-de-infância tradicional.
d) A Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB no 9.394/96 passam a considerar a Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica.
Questão 9: (COGEPS UNIOESTE) O processo de adaptação da criança, da família e da professora costuma ocorrer quando a criança ingressa na es- cola, muda de turma ou troca de instituição escolar. Considerando a literatura que discute o processo de adaptação escolar na educação infantil, as alterna- tivas a seguir estão corretas, EXCETO:
a) A adaptação ocorre de forma diferente para cada criança e família, por isso é importante o suporte da equipe pedagógica para acolher a diversidade de manifestações da criança e da família.
b) A adaptação tem um período específico, no momento em que a criança ingressa na escola. Pas- sado algum tempo, o processo de adaptação é en- cerrado, em especial, quando as crianças param de chorar ao chegarem à escola.
c) Para contribuir com a integração da criança à escola, no primeiro momento, a sua permanência na instituição pode ser gradativa, ou seja, a criança pode ficar por algumas horas ou período.
d) O processo de adaptação ocasiona um conjunto de mudanças no espaço físico e na rotina da escola, assim como nas relações entre as pessoas.
Questão 10: (COGEPS UNIOESTE) Elkonin é um dos expoentes da teoria histórico-cultural e contribuiu, entre outras formulações, com a elaboração da ideia de periodização. Para explicar o desenvolvimento psíquico das crianças na primeira infância, esse autor, em conjunto com Leontiev, explica que cada estágio do desenvolvimento é marcado por uma atividade domi- nante ou principal. Com base nessa teoria, assinale a atividade principal que corresponde CORRETAMENTE ao período pré-escolar:
a) Jogo de papéis.
b) Comunicação emocional do bebê.
c) Atividade objetal manipulatória.
d) Atividade de estudo.
CLIQUE AQUI E CONFIRA O GABARITO
Assuntos Abordados no Simulado:
Questão 1: Importância do brincar na educação infantil
Na educação infantil, o brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento das crianças. Através das brincadeiras, as crianças recriam situações do seu cotidiano, desenvolvem suas capacidades cognitivas e sociais, e constroem sua identidade.
Questão 2: Desenvolvimento da independência e autonomia
Estimular a independência e autonomia da criança é essencial para seu desenvolvimento. O professor deve promover escolhas, ampliar capacidades de tomada de decisão e compreender os modos próprios de cada criança se relacionar, agir e pensar.
Questão 3: Ensino da Matemática na educação infantil
O ensino da Matemática na educação infantil busca propiciar oportunidades para que as crianças estabeleçam noções matemáticas, reconheçam números, operações, contagens e desenvolvam confiança em suas estratégias para lidar com situações matemáticas novas.
Questão 4: Acompanhamento do trabalho pedagógico na Educação Infantil
As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhar o trabalho pedagógico e avaliar o desenvolvimento das crianças de forma contínua e não avaliativa. O foco deve ser na observação, registros, documentação e continuidade dos processos de aprendizagem.
Questão 5: Obra Pedagogia do Oprimido
A obra Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire, é um marco na educação mundial. Sua defesa por uma pedagogia libertadora e que valorize a autonomia dos sujeitos impactou significativamente a educação.
Questão 6: Perspectiva avaliativa na educação infantil
Uma das discussões mais relevantes sobre avaliação na educação infantil é a defesa da avaliação processual e formativa, que busca acompanhar o processo de aprendizagem das crianças de forma contínua e reflexiva.
Questão 7: Elaboração do Referencial Curricular do Paraná
O Referencial Curricular do Paraná foi elaborado para atender às exigências dos Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil, buscando estabelecer uma base comum de direitos e objetivos de aprendizagem.
Questão 8: História do atendimento às crianças no Brasil
Com a Constituição de 1988 e a LDB, as creches e pré-escolas passaram a ser consideradas parte do sistema educacional. A mudança de um modelo assistencialista para um modelo educacional, que valoriza a Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica, foi fundamental.
Questão 9: Processo de adaptação escolar na educação infantil
O processo de adaptação escolar na educação infantil é único para cada criança e família e deve ser acolhido pela equipe pedagógica. A adaptação não tem um período específico e pode envolver mudanças na rotina da criança e na instituição.
Questão 10: Atividade principal na teoria histórico-cultural de Elkonin
Segundo a teoria histórico-cultural de Elkonin, a atividade principal no período pré-escolar é a atividade objetal manipulatória. Nesse estágio do desenvolvimento, as crianças exploram e manipulam objetos para construir conhecimento sobre o mundo à sua volta.
Preparação Para Concursos: COMECE HOJE!
Pacote de Questões de Concursos e Provas
Confira nossos pacotes de questões exclusivos sobre diversos temas pedagógicos! Cada simulado conta com 200 questões cuidadosamente selecionadas para te ajudar a se preparar para concursos e provas da área da educação.
– Simulado LDB: com questões sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
– Simulado BNCC: com questões sobre a Base Nacional Comum Curricular.
– Simulado Avaliação: com questões sobre métodos e técnicas de avaliação educacional.
– Simulado Planejamento/Plano de Aula: com questões sobre planejamento didático e elaboração de planos de aula.
– Simulado Tendências Pedagógicas: com questões sobre as principais correntes pedagógicas.
– Simulado Didática: com questões sobre teorias e práticas pedagógicas.
– Simulado Currículo Escolar: com questões sobre elaboração e implementação de currículos.
– Simulado Conhecimentos Pedagógicos: com questões gerais sobre conhecimentos pedagógicos.
Aproveite esses materiais de estudo completos e se prepare com qualidade para os desafios da sua carreira na educação. Garanta já o seu pacote de questões e potencialize seus estudos!
Milhares de Questões de Conhecimentos Pedagógicos
Se você está se preparando para concursos na área de pedagogia, precisa conhecer o material completo disponível na página Preparatório de Conhecimentos Pedagógicos. Com mais de 5 mil questões abordando todos os assuntos relevantes para os concursos da área, esse material é essencial para quem deseja se destacar nas provas.
As questões são organizadas de forma didática e abrangem desde os temas mais básicos até os mais complexos, garantindo uma preparação completa e eficaz. Além disso, o material conta com explicações detalhadas e dicas de estudo para ajudar na fixação do conteúdo.
Não perca tempo e acesse agora mesmo a página Preparatório de Conhecimentos Pedagógicos para garantir sua preparação e aumentar suas chances de sucesso nos concursos de pedagogia. Aproveite essa oportunidade e conquiste a aprovação desejada! Clique aqui e saia na frente na sua preparação.
Outros Materiais Para Concursos e Seleções
Para aqueles que estão em busca de materiais de estudo de diversas áreas, o site Professor Preparado oferece uma variedade de opções que podem te ajudar a se preparar para concursos, seleções e provas em geral.
– Conhecimentos Pedagógicos – Preparatório
– Educação Física – Concursos e Seleções
– História – Concursos e Seleções
– Geografia – Concursos e Seleções
– Artes – Concursos e Seleções
– Língua Portuguesa – Concursos e Seleções
– Filosofia – Concursos e Seleções
– Pacote de Atividades
Com esses materiais de estudo, você poderá se preparar de forma mais eficaz e conquistar seus objetivos acadêmicos e profissionais. Aproveite!
Cursos Para Provas de Títulos
É importante estar atento aos editais de concursos públicos, pois a maioria deles exige a realização de cursos como requisito para a prova de títulos. Muitas vezes, esses cursos precisam ser feitos antes da publicação do edital, então é fundamental não deixar para a última hora.
Pensando nisso, queremos sugerir nossos cursos em educação que podem te ajudar a se preparar e se destacar nos concursos. Todos os cursos possuem certificados e são válidos em todo o Brasil. Na página Professor Preparado, você encontrará uma variedade de cursos de qualidade que abrangem diferentes áreas da educação.
Aqui estão algumas sugestões de cursos que podem ser úteis para a sua preparação:
1. Metodologias Ativas da Aprendizagem – 140 Horas
2. Curso Educação Inclusiva – 100 Horas
3. Tecnologias Digitais Na Educação – 180 Horas
4. Práticas em sala de aula na Educação Infantil – 120 Horas
5. Alfabetização e Letramento na Educação Infantil – 100 Horas
Não perca a oportunidade de se qualificar e se preparar da melhor forma possível para os concursos. Acesse a nossa página e comece a investir no seu futuro hoje mesmo!
Canal no YouTube
Confira nosso canal no YouTube, onde disponibilizamos diversos vídeos resolvendo simulados de conhecimentos pedagógicos! Acesse o canal clicando aqui e inscreva-se para não perder nenhum conteúdo!