Simulado Metodologias Ativas de Aprendizagem: Responda questões e se prepare para concursos

As metodologias ativas de aprendizagem têm se mostrado uma tendência cada vez mais presente no universo educacional. Pensando nisso, criamos um simulado com questões de concursos e provas da área da educação que abordam justamente esse tema tão relevante. É fundamental que os profissionais da educação estejam preparados e atualizados em relação a essas práticas inovadoras, que colocam o aluno como protagonista do seu próprio processo de aprendizagem. Vamos testar seus conhecimentos e reflexões sobre o assunto? Vem com a gente!

BAIXAR SIMULADO EM PDF – CLIQUE AQUI

Simulado Metodologias Ativas de Aprendizagem

Questão 01: (AVANÇASP) Considere os itens abaixo sobre saber histórico escolar e, a seguir, assinale a alternativa correta:

I. O saber escolar é tão somente uma simplificação do saber acadêmico.
II. O saber escolar não é tão somente uma simplificação do saber acadêmico, mas todo um conhecimento presente no universo escolar criado pela escola, na escola e para a escola.
III. O saber escolar se constrói apenas a partir do professor para o aluno, isento das experiências vividas pelos discentes.

a) Apenas o Item I está correto.
b) Apenas o Item II está correto.

c) Apenas o Item III está correto.
d) Apenas os Itens I e II estão corretos.
e) Apenas os Itens II e III estão corretos.

Questão 02: (FUNDATEC) Quanto ao conhecimento, as metodologias ativas de aprendizagem proporcionam uma visão:

a) Disciplinar.     b) Transdisciplinar.
c) Linear.     d) Fragmentada.
e) Memorizadora.

Questão 03: (FUNDATEC) Bacich e Moran (2018) salientam que a aprendizagem personalizada, na perspectiva do educador e da escola, é um movimento que procura desenvolver nos alunos:

I. Competências mais amplas.


II. Motivação para aprender.
III. Todo o seu potencial.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.     b) Apenas II.
c) Apenas I e III.     d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

Questão 04: (FUNDATEC) São consequências da aprendizagem em uma metodologia de ensino tradicional, EXCETO a(o):

a) Construção interativa do conhecimento.

b) Distanciamento entre conteúdo e realidade.
c) Aquisição de conteúdo sem significados.
d) Reprodução de informações transmitidas.
e) Memorização do currículo.

Questão 05: (FUNDATEC) Para Vasconcellos (2011), qual deve ser a postura do professor em uma atividade por projeto?

a) Controlador do ensino.
b) Mediador do processo de ensino-aprendizagem.
c) Selecionador de bibliografia.
d) Catalizador de fontes.


e) Fiscalizador das atividades dos supervisores.

Questão 06: (FUNDATEC) A base da pirâmide de aprendizagem de Dale (1969), que apresenta diferente formas de aprendizagem, é composta por exemplos de metodologias ativas de ensino. São elas:

I. Utilizar recursos audiovisuais.
II. Ensinar os outros.
III. Praticar o conhecimento.

Quais estão corretas?

a) Apenas I. b) Apenas II.
c) Apenas I e III. d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

Questão 07: (FUNDATEC) “Dois conceitos são especialmente poderosos para a aprendizagem hoje: aprendizagem ativa e aprendizagem híbrida.” (BACICH & MORAN, 2018). Nesse contexto, analise as assertivas abaixo:

I. As metodologias ativas dão ênfase ao papel protagonista do docente, ao seu envolvimento direto, participativo e reflexivo em todas as etapas do processo de aprendizagem.
II. As metodologias ativas, em um mundo conectado e digital, expressam-se por meio de modelos de ensino híbridos, com muitas possíveis combinações.
III. A aprendizagem híbrida destaca a flexibilidade, a mistura e compartilhamento de espaços, tempos, atividades, materiais, técnicas e tecnologias que compõem esse processo ativo.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.     b) Apenas II.
c) Apenas I e III.     d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

Questão 08: (FUNDATEC) Segundo Antunes (2014), a avaliação da aprendizagem na nova pedagogia:

a) Valoriza as competências.
b) Privilegia os exames e testes finais.
c) Tem por objetivo a seleção e classificação.
d) Possui um caráter punitivo.
e) Está baseada na verificação de conteúdos.

Questão 09: (FUNDATEC) Ao analisar o processo de avaliação, Hoffmann (2003) afirma que:

I. Avaliar é essencialmente classificar e verificar conteúdos. É observar e testar através de instrumentos avaliativos se os alunos assimilaram, ou não, os conteúdos transmitidos.
II. Avaliar é formular perguntas, propor tarefas desafiadoras, disponibilizando tempo, recursos, e condições aos alunos para a construção das respostas.
III. Avaliar de forma contínua e cumulativa significa o acompanhamento da construção do conhecimento em sua evolução e complementaridade, exigindo alterações qualitativas nas formas de registro e tomadas de decisão sobre aprovação.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.      b) Apenas II.
c) Apenas I e III.     d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

Questão 10: (FUNDATEC) Sobre a avaliação formativa, Perrenoud (1999) afirma que:

I. Ela se constrói em uma lógica cooperativa.
II. Está baseada na hipótese de que o aluno quer aprender e faz tudo o que pode para esse fim.
III. Prioriza informações quantitativas do processo de aprendizagem dos alunos em detrimento das informações qualitativas.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.     b) Apenas III.
c) Apenas I e II.     d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

BAIXE O SIMULADO E CONFIRA O GABARITO

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 01: Saber Histórico Escolar

O saber histórico escolar é compreendido como um conhecimento presente no universo escolar que foi criado pela escola, na escola e para a escola. Ele não se resume apenas a uma simplificação do saber acadêmico, mas é todo um conhecimento construído no contexto escolar. Portanto, a alternativa correta é a letra b) Apenas o Item II está correto.

Questão 02: Metodologias Ativas de Aprendizagem

As metodologias ativas de aprendizagem proporcionam uma visão transdisciplinar do conhecimento, indo além das disciplinas tradicionais e promovendo uma integração de saberes. Por isso, a alternativa correta é a letra b) Transdisciplinar.

Questão 03: Aprendizagem Personalizada

De acordo com Bacich e Moran (2018), a aprendizagem personalizada visa desenvolver nos alunos competências mais amplas, motivação para aprender e explorar todo o potencial do indivíduo. Portanto, as alternativas corretas são a letra e) I, II e III.

Questão 04: Metodologia de Ensino Tradicional

Na metodologia de ensino tradicional, uma das consequências é a distância entre o conteúdo ensinado e a realidade vivida pelos alunos. Outras consequências incluem a aquisição de conteúdo sem significado, a reprodução de informações e a memorização do currículo. A alternativa correta, que apresenta uma exceção, é a letra a) Construção interativa do conhecimento.

Questão 05: Atividade por Projeto

Segundo Vasconcellos (2011), o papel do professor em uma atividade por projeto deve ser o de mediador do processo de ensino-aprendizagem, promovendo a autonomia e o protagonismo dos alunos. Portanto, a alternativa correta é a letra b) Mediador do processo de ensino-aprendizagem.

Questão 06: Base da Pirâmide de Aprendizagem de Dale

A base da pirâmide de aprendizagem de Dale inclui as metodologias ativas de ensino, como o uso de recursos audiovisuais, o ensino entre pares e a prática do conhecimento. Logo, a alternativa correta é a letra d) Apenas II e III estão corretos.

Questão 07: Aprendizagem Ativa e Híbrida

As metodologias ativas de ensino destacam o papel protagonista do docente, enquanto a aprendizagem híbrida enfatiza a flexibilidade e a mistura de elementos do processo educativo. Portanto, as alternativas corretas são a letra d) Apenas II e III estão corretos.

Questão 08: Avaliação da Aprendizagem na Nova Pedagogia

Segundo Antunes (2014), a avaliação da aprendizagem na nova pedagogia valoriza as competências dos alunos, buscando ir além de exames e testes finais. Portanto, a alternativa correta é a letra a) Valoriza as competências.

Questão 09: Processo de Avaliação

Hoffmann (2003) destaca que a avaliação não se resume à verificação de conteúdos, mas inclui o acompanhamento da evolução do conhecimento dos alunos e a adaptação das práticas pedagógicas. Portanto, a alternativa correta é a letra d) Apenas II e III estão corretos.

Questão 10: Avaliação Formativa

A avaliação formativa, segundo Perrenoud (1999), é baseada em uma lógica cooperativa e prioriza informações qualitativas sobre o processo de aprendizagem dos alunos. Portanto, a alternativa correta é a letra c) Apenas I e II estão corretos.

Preparação Para Concursos: COMECE HOJE!

Pacote de Questões de Concursos e Provas

Estude para concursos e provas da área da educação com nossos pacotes de questões exclusivos! Cada simulado conta com 200 questões sobre um assunto pedagógico diferente, abordando desde a LDB até as Tendências Pedagógicas.

Confira nossos materiais disponíveis:

Simulado LDB – 200 Questões
Simulado BNCC – 200 Questões
Simulado Avaliação – 200 Questões
Simulado Planejamento/Plano de Aula – 200 Questões
Simulado Tendências Pedagógicas – 200 Questões
Simulado Didática – 200 Questões
Simulado Currículo Escolar – 200 Questões
Simulado Conhecimentos Pedagógicos – 200 Questões

Prepare-se de forma eficiente e prática com nossos materiais e esteja ainda mais preparado para alcançar o sucesso em sua carreira na área da educação. Aproveite!

Milhares de Questões de Conhecimentos Pedagógicos

Se você está em busca de um material completo para se preparar para concursos de pedagogia, acabou de encontrar a solução! O Preparatório de Conhecimentos Pedagógicos oferece mais de 5 mil questões sobre todos os assuntos relevantes para sua aprovação.

Nossa página conta com um acervo incrível de questões atualizadas e organizadas por temas, para que você possa estudar de maneira eficiente e focada. Com esse material, você terá a oportunidade de treinar e aprimorar seus conhecimentos em diversas áreas da pedagogia, garantindo assim um bom desempenho nas provas.

Não perca tempo e acesse agora mesmo o Preparatório de Conhecimentos Pedagógicos para garantir sua preparação e alcançar o sucesso nos concursos de pedagogia. Estamos aqui para te ajudar a conquistar seus objetivos e realizar seu sonho de se tornar um profissional qualificado na área da educação. Aproveite essa oportunidade e comece a estudar hoje mesmo!

Outros Materiais Para Concursos e Seleções

Se você está em busca de materiais de estudo para outras áreas, o Professor Preparado oferece uma variedade de opções para te auxiliar na sua preparação. Confira alguns dos materiais disponíveis:

Conhecimentos Pedagógicos – Preparatório: Este material é ideal para quem está se preparando para concursos que exigem conhecimentos pedagógicos.

Educação Física – Concursos e Seleções: Se você precisa de conteúdo específico para concursos na área de Educação Física, este material é ideal para você.

História – Concursos e Seleções: Este material aborda temas de História importantes para concursos.

Geografia – Concursos e Seleções: Para quem precisa se preparar para provas de Geografia, este material é essencial.

Artes – Concursos e Seleções: Se você busca conteúdo sobre Artes para concursos, este material é o que você precisa.

Língua Portuguesa – Concursos e Seleções: Este material oferece conteúdos de Língua Portuguesa para ajudar na sua preparação.

Filosofia – Concursos e Seleções: Para quem busca materiais de estudo de Filosofia para concursos, este material é indicado.

Pacote de Atividades: Este pacote de atividades é ideal para quem deseja praticar e fixar o conteúdo estudado.

Aproveite essa oportunidade para se preparar da melhor forma possível!

Cursos Para Provas de Títulos

É fundamental estar bem preparado para qualquer processo seletivo, principalmente quando se trata de concursos públicos que exigem provas de títulos. Grande parte dos editais requer a comprovação de cursos realizados em determinadas áreas, o que pode ser crucial para garantir uma boa pontuação e, consequentemente, a sua aprovação.

É importante ressaltar que muitos editais estabelecem que os cursos sejam realizados antes da publicação do próprio edital, o que deixa claro a necessidade de se antecipar e não deixar para última hora a realização dos cursos exigidos. Portanto, é essencial se planejar e buscar a qualificação necessária com antecedência, a fim de cumprir todos os requisitos do certame.

Para ajudar na sua preparação, recomendamos os cursos em educação disponíveis em nossa plataforma Professor Preparado. Todos os cursos oferecidos possuem certificação válida em todo o Brasil e abordam temas relevantes para a sua formação e atualização profissional.

Abaixo, listamos alguns cursos em destaque que podem ser de grande valia para sua preparação:

Metodologias Ativas da Aprendizagem – 140 Horas
Curso Educação Inclusiva – 100 Horas
Tecnologias Digitais Na Educação – 180 Horas
Práticas em sala de aula na Educação Infantil – 120 Horas
Alfabetização e Letramento na Educação Infantil – 100 Horas

Não perca a oportunidade de se capacitar e se destacar nos processos seletivos. Acesse os cursos acima e invista na sua formação para alcançar seus objetivos profissionais.

Canal no YouTube

Se você está se preparando para concursos na área da Pedagogia, não deixe de conferir nosso canal no YouTube! Nele, você encontrará diversos vídeos resolvendo simulados de conhecimentos pedagógicos, que te ajudarão a se preparar da melhor forma possível. Clique aqui para acessar o canal e inscreva-se para receber todas as atualizações. Não perca essa oportunidade de se preparar para o seu concurso de forma eficiente e prática!

 

SIMULADOS COMPLETOS - SÓ BAIXAR E ESTUDAR!

Simulado LDB – 200 Questões de 2023
Simulado BNCC – 200 Questões
Simulado AVALIAÇÃO – 200 Questões
Simulado PLANEJAMENTO E PLANO DE AULA – 200 Questões
Simulado TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS – 200 Questões
Simulado DIDÁTICA – 200 Questões
Simulado CURRÍCULO ESCOLAR – 200 Questões
Simulado CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS - 200 Questões

 

Deixe um comentário