Baixe GRÁTIS o pdf Simulado Interdisciplinaridade e Transversalidade e prepare-se para concursos de professores, testando seus conhecimentos pedagógicos.
As bancas de concursos têm cobrado cada vez mais conhecimentos sobre interdisciplinaridade e transversalidade na educação. Para auxiliar quem irá prestar concursos de pedagogos, professores de diversas áreas e educadores em geral, disponibilizamos um simulado em PDF com questões que abordam esses temas de forma aprofundada. Desde a avaliação das afirmativas sobre multiculturalismo até a relação entre transversalidade e interdisciplinaridade, o simulado abrange diversos assuntos relevantes para a prática educativa. Com questões de bancas renomadas como VUNESP e FGV, o simulado visa preparar os candidatos para enfrentar qualquer desafio durante o processo seletivo. Baixe agora mesmo o simulado e turbine seus estudos para conquistar a tão almejada aprovação.
MATERIAL COMPLETO PARA CONCURSOS
BAIXAR SIMULADO
Preparatório Para Concursos
Para quem almeja avançar na carreira educacional, é fundamental se preparar para concursos ou seleções de professores, o que pode ser uma tarefa desafiadora. Os simulados se mostram como uma ferramenta eficaz para avaliar seu desempenho e detectar lacunas a serem preenchidas com mais estudo. Por isso, disponibilizamos um conjunto de milhares de questões de conhecimentos pedagógicos para te auxiliar nessa jornada de preparação. Clique no link abaixo e dê uma olhada no nosso material!
MILHARES DE QUESTÕES PARA CONCURSOS DE PROFESSORES
Algumas questões do PDF sobre Interdisciplinaridade
QUESTÃO 1 – IVIN
Avalie as afirmativas a seguir, considerando o processo de interdisciplinaridade e transversalidade da aprendizagem, marque V para as verdadeiras e F para as falsas:
( ) O multiculturalismo por ser compreendido como a existência de diversas culturais em uma mesma sociedade, sem o pressuposto a tolerância e o respeito às diferenças.
( ) Os temas transversais são aqueles que podem estar em todas as disciplinas, já que eles possuem abrangência geral.
( ) Os conhecimentos estão interligados nas diversas áreas do conhecimento, de modo que um contribui para a construção do outro. Eles se constroem mutualmente.
( ) A interdisciplinaridade, embora não vá de encontro com a visão compartimentada do saber, prima por uma visão menos completa e aperfeiçoada do conhecimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência do correto julgamento, considerando as afirmativas de cima para baixo:
a) V, F, V, F.
b) V, V, F, F.
c) F, F, V, V.
d) F, V, V, F.
e) V, V, F, V.
QUESTÃO 4 – VUNESP
Ricardo é professor do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Taubaté. Lendo um portal de notícias do Vale do Paraíba, ficou sabendo sobre o projeto CECAP Futebol Social, que existe há quase 10 anos e atende mais de 200 crianças e adolescentes em Taubaté. Segundo o idealizador do projeto, o foco é formar cidadãos por meio da prática esportiva, aliando aulas de futebol à discussão de valores de convivência social. O professor passou a pensar em possibilidades para suas aulas inspiradas pelo projeto social. Decidiu então que também iria incorporar o tema da moralidade durante algumas aulas, a partir de uma abordagem bem delimitada e especializada, com base em um livro que encontrou sobre o assunto.
A partir do que expõe Garcia sobre a transversalidade, a decisão de Ricardo sobre a forma de tratar a moralidade é
a) inadequada, pois as temáticas transversais devem tratar de meio ambiente, tecnologia e saúde, conforme estabelecem os Parâmetros Curriculares Nacionais.
b) inadequada, pois, apesar de ser uma temática adequada ao tratamento transversal, este exige uma abordagem ampla e diversificada.
c) adequada, pois a transmissão de valores tradicionais na sociedade contemporânea se acha em crise, sendo necessária a intervenção da escola.
d) adequada, pois, apesar dos temas transversais não constituírem uma disciplina, devem ser objeto de ensino claro e delimitado, a partir da escolha do professor.
e) adequada, pois os temas transversais devem entrar em um momento definido do currículo escolar a partir de um recorte pontual que permita rápida e intensa imersão.
QUESTÃO 5 – VUNESP
A CIF tem múltiplas finalidades e foi elaborada para servir a várias disciplinas e setores diferentes. Um de seus objetivos é
a) permitir a comparação de dados entre países, entre disciplinas relacionadas com os cuidados de saúde, entre serviços, e em diferentes momentos ao longo do tempo.
b) criar nomenclaturas comuns a diferentes países e nações, permitindo que as doenças possam ser catalogadas a medida que diferentes áreas e disciplinas descobrem novas condições de saúde.
d) unificar os termos utilizados para definir doenças, síndromes, epidemias e alinhar etiologias comuns aos diferentes países que adotaram a CIF como instrumento orientador.
e) estabelecer uma linguagem acessível a todas as pessoas, independentemente de serem da área da saúde ou da pesquisa clínica, como educadores e demais profissionais de assistência social.
QUESTÃO 7 – FUNDATEC/2024
Considerando a perspectiva inclusiva da educação de pessoas com surdez, qual das seguintes alternativas descreve corretamente o conceito de bilinguismo?
a) Destaca a obrigatoriedade de o aluno utilizar apenas uma das línguas, seja Libras ou LínguaPortuguesa, excluindo a liberdade de escolha linguística.
b) Enfatiza que os alunos com surdez devem se expressar apenas na Língua Portuguesa, desconsiderando a importância da Libras em sua comunicação e desenvolvimento.
c) Destaca a liberdade do aluno para se expressar em qualquer língua, seja em Libras ou em Língua Portuguesa, e participar ativamente de um ambiente escolar inclusivo que desafie seu pensamento e exercite suas habilidades perceptivo-cognitivas e sociais.
d) Enfatiza que os alunos com surdez devem utilizar exclusivamente a Língua Portuguesa, limitando sua participação em um ambiente escolar inclusivo e diversificado.
e) Prioriza o uso exclusivo da Libras como meio de comunicação e educação para os alunos com surdez, excluindo a Língua Portuguesa de seu desenvolvimento linguístico e educacional.
BAIXE SIMULADO COMPLETO
Pacote de Questões de Concursos e Provas
Aproveite agora mesmo pacotes de questões com 200 questões cada, para intensificar seus estudos na área da educação e se preparar para concursos e provas sobre diversos assuntos pedagógicos!
– Simulado LDB
– Simulado BNCC
– Simulado Avaliação
– Simulado Planejamento/Plano
– Simulado Tendências Pedagógicas
– Simulado Didática
– Simulado Currículo Escolar
– Simulado Conhecimentos Pedagógicos
Outros Materiais Para Concursos e Seleções
Se você está em busca de materiais de estudo para se preparar para concursos, seleções ou apenas aprimorar seus conhecimentos em outras áreas, o Professor Preparado tem diversas opções para você!
Acesse os links abaixo e encontre materiais de estudo de alta qualidade em diversas áreas:
– Conhecimentos Pedagógicos – Preparatório
– Educação Física – Concursos e Seleções
– História – Concursos e Seleções
– Geografia – Concursos e Seleções
– Artes – Concursos e Seleções
– Língua Portuguesa – Concursos e Seleções
– Filosofia – Concursos e Seleções
– Pacote de Atividades
Nosso Grupo Telegram
Junte-se ao nosso grupo no Telegram e faça parte de uma comunidade de educadores em constante aprendizado e troca de experiências.
ENTRAR NO GRUPO TELEGRAM
Outros Materiais
Convidamos você a explorar todos os cursos e materiais disponíveis em nossa plataforma que podem lhe auxiliar em sala de aula e contribuir para o seu desenvolvimento profissional.
VER OUTROS MATERIAIS
Canal no YouTube
Acesse nosso canal no YouTube para encontrar diversos vídeos resolvendo simulados de conhecimentos pedagógicos. Não perca essa oportunidade de se preparar ainda mais para seu concurso na área da educação! Clique aqui e se inscreva para receber todas as nossas atualizações.