Preparação para Concursos 2017
Simulado E Questões Currículo
QUESTÃO 1
Marque (V), se a assertiva for verdadeira, ou (F), se a assertiva for falsa. Acerca da organização do trabalho pedagógico, a opção por um modelo de gestão participativa tem por objetivos a melhoria da qualidade pedagógica do processo educacional, a busca de maior sentido de realidade e atualidade para o currículo escolar e o aumento do profissionalismo dos professores.
( ) FALSA. ( ) VERDADEIRA.
QUESTÃO 2
O sistema educacional brasileiro ainda não se modificou o suficiente para atender às especificidades e necessidades educativas dos alunos com deficiências graves. Em virtude disso, o Referencial Curricular Nacional (1998) e as Estratégias e Orientações para a educação de crianças com NEE recomendam o trabalho conjunto, a parceria e apoio dos serviços especializados para avaliação, atendimento às necessidades especificas e orientação para adaptações e complementações curriculares, visando ao acesso desses alunos:
a) Ao currículo desenvolvido na escola comum.
b) Ao currículo desenvolvido na escola especial.
e) A integração curricular entre atendimento especial e escola especial.
QUESTÃO 3
. Marque (V), se a assertiva for verdadeira, ou (F), se a assertiva for falsa. No âmbito
escolar, o termo planejamento é empregado estritamente em referência a ações administrativas, não abrangendo as pedagógicas, como a elaboração do currículo.
( ) FALSA. ( ) VERDADEIRA.
QUESTÃO 4
Marque (V), se a assertiva for verdadeira, ou (F), se a assertiva for falsa. Currículos elaborados com base no princípio de que a função da educação é a formação do homem devem contemplar a aprendizagem de conteúdos importantes para assegurar a inserção do educando no mercado de trabalho.
( ) FALSA. ( ) VERDADEIRA
QUESTÃO 5
Segundo Zabalza, o currículo aparece como o itinerário formativo de uma etapa escolar na qual caminham juntos os objetivos da educação. No que se refere às competências lógico- formais, a criança deve envolver-se em:
I. Saber vincular sua produção visual com as operações de classificar, dividir, sequenciar e captar as correlações existentes entre significante e significado;
II. Produzir intuições espaciais múltiplas, reconhecendo o campo das categorias topológicas como direita-esquerda, acima-abaixo;
III. Diante de objetos naturais ou artificiais realizar intuições lógicas como classificação, subdivisão e sequenciação.
São corretas as afirmações:
a) Todas.
b) b) Apenas I e II.
d) d) Apenas I e III.
QUESTÃO 6
“É a redefinição do sentido dos conteúdos de ensino, de modo a atribuir sentido prático aos saberes escolares, abandonando a preeminência dos saberes disciplinares para se centrar em competências supostamente verificáveis em situações e tarefas específicas.”
a) Currículo por disciplina;
b) Currículo por competência;
c) Currículo por tarefa;
d) Currículo por desempenho.
QUESTÃO 7
Segundo a LDB (Lei no 9394/96), os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte:
(A) obrigatória, desenvolvida pelo estudo da língua portuguesa e da matemática.
(B) diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
(C) facultativa, assegurada pelo ensino religioso, visando à formação espiritual do educando.
(D) transversal, demandada pela integração das disciplinas da base comum do currículo e as diversidades socioculturais das comunidades.
(E) específica, oferecida pelo conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política da população brasileira.
QUESTÃO 8
Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada:
(A) Pelo ensino da arte, componente curricular da parte diversificada, não obrigatório.
(B) Pela educação física, componente do ensino fundamental, exclusivamente. (C) Pela parte diversificada, incluída obrigatoriamente apenas no ensino médio.
(D) Em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada.
(E) Pela oferta obrigatória de duas línguas estrangeiras, a partir da 7ª série.
QUESTÃO 9
Tendo como base a definição de currículo oculto, amplamente difundida entre os teóricos da educação, pode-se afirmar que, o que se percebe e aprende nele são
(A) conteúdos culturais apresentados aos alunos de cada série sob o ponto de vista de temas interdisciplinares.
(B) conhecimentos sistematizados de forma gradual.
(C) conteúdos programáticos oriundos dos livros didáticos.
(D) fatos e fenômenos da ciência e da atividade cotidiana.
(E) atitudes, comportamentos, valores e orientações.
QUESTÃO 10
É o conceito que designa um programa educativo centrado na defesa da diversidade cultural e que tem como finalidade o desenvolvimento de uma cultura ampla:
A) Currículo Hegemônico;
B) Currículo Explícito;
C) Currículo Multicultural;
D) Currículo Implícito.
Esse simulado faz parte do Material Completo que se encontra na página:
http://questoesconcursopedagogia.com.br/mais1200questoes/
GABARITO
1. C
2. A
3. F
4. F
5. C
6. B
7. B
8. D
9. E
10. C