GRÁTIS! QUESTÕES SOBRE A BNCC

ESTE É UM SIMULADO PARA VOCÊ SE PREPARAR PARA SEU CONCURSO!

01- Para Macedo, agora é fundamental um ensino e uma aprendizagem mais investigativa, ou seja, pautados por projetos ou pelo enfrentamento de situações-problema. O papel do professor, nesse novo cenário, é também o de um:

a) Transmissor, gestor e detentor do saber.
b) Formador, explicador e criador de informações.
c) Orientador, gestor e criador de situações ou tarefas de aprendizagem.
d) Estimulador e respeitador das regras de ensino.
e) Comunicador e articulador das tarefas de aula.

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02- A função da BNCC, de acordo com a legislação e normas educacionais, bem como com suas concepções pedagógicas, deve:

a) garantir que a BNCC seja o currículo nacional, o qual contém o conjunto de referenciais sobre os processos crítico e criativo que as escolas devem seguir, a fim de elaborar sua proposta pedagógica

b) estabelecer as diretrizes para os currículos das escolas de ensino médio, as quais deverão enviar às Secretarias de Educação, reenviadas ao Conselho Nacional de Educação (CNE) no início do ano 2020
c) ampliar as discussões por meio do Conselho Estadual de Educação de cada Estado e ao analisar a parte comum e os conteúdos estabelecidos na BNCC, levar em conta a diversidade social e regional de cada localidade
d) possibilitar que as escolas possam agregar ou expandir os objetivos de aprendizagem, organizar seus currículos incluindo outros objetivos que contemplem as diferenças regionais e as necessidades específicas das comunidades atendidas
e) ser homologada pela Secretaria de Educação de cada região, padronizar os conteúdos da parte diversificada, publicada no Diário Oficial da União para começar a valer no ano 2020, revisada a cada cinco anos

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03- A terceira versão da Base Nacional Comum Curricular tem seu texto voltado para o ensino infantil e fundamental e nele se destacam alguns pontos, um dos objetivos no novo texto refere-se ao prazo máximo para a alfabetização do aluno e fica determinado que o mesmo tenha concluído o processo de letramento no:

a) Final do primeiro ano do fundamental, onde no texto anterior era determinado que fosse ao final do quarto ano do fundamental.
b) No final do segundo ano do fundamental, onde a segunda versão do texto defendia que o processo fosse concluído no final do terceiro ano.
c) No final do terceiro ano do fundamental, defendendo a tese de não ocorrer erros na precocidade que era defendida pelo texto anterior ao definir o final do segundo ano como objetivo.
d) Final do segundo ano do fundamental, já definido dessa maneira pelo texto anterior, mas que agora não haveria mais a prorrogação para o final do terceiro ano, caso assim a situação do aluno demandasse.

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04- Assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas e em seguida assinale a alternativa que apresenta a ordem correta de cima para baixo.

A Base Nacional Comum Curricular definirá direitos e objetivos de aprendizagem do ensino médio, conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação, nas seguintes áreas do conhecimento:

(__)- Ciências da natureza e suas tecnologias.

(__)- Linguagens e suas tecnologias.

(__)- Matemática e suas tecnologias.

(__)- Ciências humanas e sociais aplicadas.

a) F-V-V-V.
b) V-V-V-F.

c) V-V-F-V.
d) V-V-V-V.

 

GABARITO
01-C
02-D
03-B
04-D

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