GRATUITO! Simulado sobre DIDÁTICA

Esta postagem traz um simulado sobre Didática para melhorar sua preparação! Bons estudos!

01- A didática foi instituída no século XVI como ciência reguladora do ensino. A partir do significado atribuído à didática no campo educacional, é comum ouvir que o professor x ou y é um bom professor porque tem didática. Nos dias atuais, a definição de didática ganhou contornos mais amplos e deve ser compreendida enquanto um campo de estudo que discute as questões que envolvem os processos de ensino.

Nesse sentido, é INCORRETO afirmar que se pode entender por didática:

a) Ramo da ciência pedagógica voltada para a formação do aluno em função de finalidades educativas e que tem como objeto de estudo os processos de ensino e aprendizagem.
b) Ramo da ciência pedagógica voltada para as relações que se estabelecem entre o ato de ensinar do professor e o ato de aprender do aluno.
c) Ramo da ciência pedagógica que aborda o ensino ou a arte de ensinar como um trabalho de mediação de ações pré-definidas destinadas à aprendizagem, criando condições e estratégias que assegurem a construção do conhecimento.
d) Ramo da ciência pedagógica que propõe princípios, forma e diretrizes que são comuns ao ensino de algumas áreas de conhecimento, se propondo a compreender a relação que estabelece entre professores, alunos e matéria a ser ensinada.

Material Completo para Concurso Professor. Clique e conheça.

02- Assinale a alternativa que apresenta o conjunto de atividades, ligadas entre si, que visa a ensinar um conteúdo, gradativamente, etapa por etapa, de acordo com os objetivos propostos para a aprendizagem.

a) projeto interventivo
b) transposição didática
c) transdisciplinaridade
d) sequência didática
e) multidisciplinaridade

Material Completo para Concurso Professor. Clique e conheça.

03- No passado, o cuidado e a educação das crianças eram exclusivamente tarefas da família. Posteriormente, as crianças passaram a ser vistas como “pequenos adultos” e tinham que trabalhar logo cedo, quando alcançavam certo grau de independência. Já, nos dias atuais:

a) Não é diferente, as crianças não tem seu espaço na sociedade.
b) São seres de direitos, mas de responsabilidade da escola e do Estado.
c) São devidamente inseridos na sociedade, e com todos os seus direitos garantidos por lei.
d) São educadas apenas para a realização do trabalho.

Material Completo para Concurso Professor. Clique e conheça.

04- A professora Maria utiliza estratégias como jogos, atividades lúdicas e materiais manipuláveis para proporcionar aos alunos as diversas situações de aprendizagem as quais colaboram para o desenvolvimento integral dos mesmos. Esses recursos didáticos devem favorecer:

a) o espontaneísmo pedagógico por motivar o desejo do aluno em retornar à escola, por ser prazerosa
b) o casuísmo e a ênfase às atividades episódicas e lúdicas, único meio de manter o aluno carente na escola pública
c) o raciocínio lógico, a criatividade e o despertar no aluno, para uma postura investigativa, o que pode ser indício que as aulas de Matemática estão deixando de ser tradicionais
d) a utilização dos procedimentos metodológicos, como um fim em si mesmo
e) a justificativa docente de seu absenteísmo no planejamento de ensino e a consequente substituição da aula diretiva pela interacionista

Material Completo para Concurso Professor. Clique e conheça.

05- Acerca da didática é correto afirmar que:

a) Esse campo de estudo é determinado pela produção e modos de transmissão de conhecimentos e conteúdos curriculares através de métodos e técnicas específicas.
b) A didática não pode servir como um instrumento qualificador no trabalho de um docente, já que considerá-lo com falta ou excesso da mesma possibilita sua exclusão no campo profissional.
c) A didática segue pela história servindo de uma definição purista quanto a qualidade do professor enquanto transmissor de conhecimento e de conteúdos específicos de forma eficiente.
d) Fazendo analogias, a didática tem tanto de arte quanto de ciência, já que demanda do professor criatividade em lidar com as situações específicas, assim como saber utilizar e ter conhecimentos teóricos sobre teorias da aprendizagem.

 

GABARITO
01-D
02-D
03-C
04-C
05-D

Material Completo para Concurso Professor. Clique e conheça.

——————————————————–

QUAIS OUTROS MATERIAIS TEM INTERESSE?

Materiais para concursos de diversas áreas como Educação Física, Matemática e outros – CLIQUE AQUI

Cursos Online Gratuitos (COM CERTIFICADO) – CLIQUE AQUI

Materiais de Matemática para Sala de Aula – CLIQUE AQUI

Curso de Videos aulas para Concursos – CLIQUE AQUI

Sobre Luiz Carlos M.

Experiência profissionais: professor de Ensino Básico, Professor em Institutos, coordenador pedagógico, diretor escolar. Prestou vários concursos municipais, estaduais, federais e seleções de escolas públicas e privadas obtendo boas colocações. Contato WHATSAP (88) 94457345

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *