Simulado Conteúdos de Aprendizagem | Concurso Pedagogia #01

Baixe gratuitamente o PDF com questões selecionadas sobre Conteúdos de Aprendizagem e outros temas relevantes de conhecimentos pedagógicos, que é ideal para quem está se preparando para concursos e seleções de cargos na área da educação. O material contém 10 questões criteriosamente escolhidas para auxiliar na sua preparação, além disso, todas elas possuem gabarito para que você possa verificar suas respostas e aprimorar seus conhecimentos. Baixe agora e comece sua preparação para o concurso e seleções:

Clique aqui para baixar! BAIXAR SIMULADO

ATENÇÃO! Preparamos um MATERIAL COMPLETO E ORGANIZADO com mais de 5.000 questões de Conhecimentos Pedagógicos, divididas por assunto, para facilitar seu estudo e aprimoramento. CLIQUE AQUI!

Simulado PDF sobre Conteúdos de Aprendizagem e Conhecimentos Pedagógicos

Questão 1 – Conteúdos de Aprendizagem e Conhecimentos Pedagógicos

1. DIRENS | Nas publicações sobre Currículo Escolar produzidas pelo Ministério da Educação nas últimas duas décadas é ressaltada a necessidade de romper com a centralidade dos conteúdos informacionais, permitindo o desenvolvimento de competências associadas a habilidades que mobilizam saberes conceituais, procedimentais e atitudinais.

Identifique nas habilidades abaixo o tipo de saber relacionado, utilizando a letra (C) para Conceitual, (P) para Procedimental e (A) para Atitudinal.

(   ) Respeitar a diversidade cultural e artística.
(   ) Localizar informações explícitas em textos lidos.
(   ) Conhecer seu corpo e suas possibilidades de movimento.
(   ) Calcular uma multiplicação com mais de três ordens no multiplicador.
(   ) Reaproveitar materiais descartáveis, tais como: papéis, latinhas, garrafas pet, entre outros.

A sequência correta é

A) (A); (C); (C); (P); (P).
B) (P); (P); (A); (A); (C).
C) (A); (P); (C); (P); (A).
D) (C); (C); (P); (A); (A).

Questão 2 – Conteúdos de Aprendizagem e Conhecimentos Pedagógicos

2. VUNESP | Zabala (1998) defende que o ensino, voltado à formação integral do aluno, tenha como conteúdos de aprendizagem

A) aqueles que possibilitam o desenvolvimento das capacidades cognitivas, motoras, afetivas, de relação interpessoal e de inserção social.
B) os conhecimentos de matérias e disciplinas clássicas que envolvam conceitos, nomes, princípios, teoremas e enunciados.
C) aqueles que promovem a aprendizagem de todos, diminuindo a diferença entre os alunos, em virtude da cultura familiar.
D) aqueles que forem relevantes para promover os alunos, adaptando-os às exigências do mundo social e do trabalho.


E) as disciplinas que desenvolvam as habilidades requeridas em cada momento de vida dos alunos.

Questão 3 – Conteúdos de Aprendizagem e Conhecimentos Pedagógicos

3. VUNESP | Moura (2010) afirma que “Mais do que uma técnica atraente para transmissão dos conteúdos, como muitos pensam, a proposta da Pedagogia de Projetos é promover uma mudança na maneira de pensar e repensar a escola e o currículo na prática pedagógica”. Nesse sentido, a autora cita Zabala (1998) ao enfatizar que “será necessário oportunizar situações em que os alunos participem cada vez mais intensamente na resolução das atividades e no processo de elaboração pessoal”. Moura destaca que a Pedagogia de Projetos é um meio de trabalho que promove, de maneira significativa e compartilhada, oportunidades de aprendizagem de conteúdos de tipo

A) político e moral.
B) científico e literário.
C) filosófico, artístico e sociológico.
D) histórico e prático-instrumental.
E) conceitual, atitudinal e procedimental.

Questão 4 – Conteúdos de Aprendizagem e Conhecimentos Pedagógicos

4. VUNESP | Na obra Metodologia de História e Geografia, Penteado (2011) apresenta uma estrutura conceitual básica da área de Ciências Humanas, que compõem uma estrutura de eixos geradores de conhecimento. “Os conceitos básicos são instrumentos de trabalho, para a análise e compreensão da realidade, provenientes das diferentes Ciências Humanas” (Penteado, 2011), como se nota na seguinte disposição gráfica:

Considerando-se que os conceitos básicos formam um todo reciprocamente inter-relacionado, tem-se a indicação de que, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, o ensino de História e Geografia deverá se orientar por

A) abordar os conceitos da estrutura conceitual básica, deixando para as séries finais, os conhecimentos específicos.
B) trabalhar uma dimensão concreta do tempo e do espaço, definidos por suas características naturais; e não uma dimensão abstrata deles.
C) organizar os conceitos específicos na seguinte sequência: espaço, tempo histórico, natureza e cultura (material).
D) incidir sobre as dimensões de natureza e cultura (cultura material) assumidas pelo espaço e pelo tempo.
E) enfatizar não o mundo material criado pelo homem, mas a maneira como os homens organizam as relações entre si.

Questão 5 – Conteúdos de Aprendizagem e Conhecimentos Pedagógicos

5. ADM&TEC | Leia as afirmativas a seguir:

I. A avaliação é uma componente do processo de ensino e visa, através da verificação e qualificação dos resultados obtidos, a determinar a correspondência destes com os objetivos propostos e, daí, orientar a tomada de decisões em relação às atividades didáticas seguintes.

II. Conteúdos de ensino são o conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais de atuação social, organizados pedagógica e didaticamente pelo professor, tendo em vista a assimilação ativa e aplicação pelos alunos na sua prática de vida.

Marque a alternativa CORRETA:

A) As duas afirmativas são verdadeiras.
B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
D) As duas afirmativas são falsas.

Questão 6 – Conteúdos de Aprendizagem e Conhecimentos Pedagógicos

6. ADM&TEC | Leia as afirmativas a seguir:

I. Conteúdos de ensino são o conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais de atuação social, organizados pedagógica e didaticamente pelo professor, tendo em vista a assimilação ativa e aplicação pelos alunos na sua prática de vida.

II. O planejamento é um processo de tomada de decisão sobre uma ação. Processo esse que em um planejamento coletivo no ambiente escolar envolve a busca de informações, a imposição de propostas, o desencontro de discussões, a reunião de decisão etc.

Marque a alternativa CORRETA:

A) As duas afirmativas são verdadeiras.
B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
D) As duas afirmativas são falsas.

Questão 7 – Conteúdos de Aprendizagem e Conhecimentos Pedagógicos

I. Conteúdos de ensino são o conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais de atuação social, organizados pedagógica e didaticamente pelo professor, tendo em vista a assimilação ativa e aplicação pelos alunos na sua prática de vida.

II. Identificar similaridades e diferenças entre a Língua Inglesa e a língua materna/outras línguas, articulando-as a aspectos sociais, culturais e identitários, em uma relação intrínseca entre língua, cultura e identidade, é uma competência que pode ser desenvolvida pelo estudante de Língua Inglesa ao longo do Ensino Fundamental.

Marque a alternativa CORRETA:

A) As duas afirmativas são verdadeiras.
B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
D) As duas afirmativas são falsas.

Questão 8 – Conteúdos de Aprendizagem e Conhecimentos Pedagógicos

8. ADM&TEC | Leia as afirmativas a seguir:

I. A primeira geração do Romantismo no Brasil possui forte apelo nacionalista e indianista devido à influência da semana de arte moderna de 1922. Nela, o indígena é retratado em cenários naturais, coloridos, nativos e pitorescos.

II. Conteúdos de ensino são o conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais de atuação social, organizados pedagógica e didaticamente pelo professor, tendo em vista a assimilação ativa e aplicação pelos alunos na sua prática de vida.

Marque a alternativa CORRETA:

A) As duas afirmativas são verdadeiras.
B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
D) As duas afirmativas são falsas.

Questão 9 – Conteúdos de Aprendizagem e Conhecimentos Pedagógicos

9. ADM&TEC | Leia as afirmativas a seguir:

I. Conteúdos de ensino são o conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais de atuação social, organizados pedagógica e didaticamente pelo professor, tendo em vista a assimilação ativa e aplicação pelos alunos na sua prática de vida.

II. Uma estudante está pesquisando o preço médio do galão de leite entre os produtores da sua cidade. Para isso, ela consultou o preço de 3 produtores: P1, P2 e P3. O preço do galão de leite em P1 é de R$ 12,50. O preço em P2 é R$ 7,80. O preço em P3 é de R$ 8,20. Assim, com base nos dados registrados pela estudante, é correto afirmar que o preço médio do galão de leite é superior a R$ 8,90.

Marque a alternativa CORRETA:

A) As duas afirmativas são verdadeiras.
B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
D) As duas afirmativas são falsas.

Questão 10 – Conteúdos de Aprendizagem e Conhecimentos Pedagógicos

10. ADM&TEC | Leia as afirmativas a seguir:

I. O ensino dos conteúdos deve ser visto como a ação recíproca entre a matéria, o ensino e o conhecimento prévio dos alunos. O conteúdo de ensino a ser transmitido pelo professor põe em risco os procedimentos de ensino que levam a formas de organização do estudo ativo pelos alunos.

II. A Prefeitura de Lagoa Azul possui em sua frota de veículos três modelos distintos: M1, M2 e M3. A prefeitura dispõe de 5 unidades do modelo M1, cada uma com capacidade para 42 litros de combustível em seu tanque. Do modelo M2 há 7 unidades, com capacidade para 46 litros de combustível em seu tanque. Do modelo M3 há 9 unidades, com capacidade para 50 litros de combustível em seu tanque. Diante dos dados expostos, é correto afirmar que a capacidade média do volume de combustível no tanque dos carros de toda a frota descrita é superior a 47,5 litros.

Marque a alternativa CORRETA:

A) As duas afirmativas são verdadeiras.
B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
D) As duas afirmativas são falsas.

 

GABARITO

1) C 2) A 3) E 4) D 5) A 6) B 7) A 8) C 9) A 10) D

SIMULADOS COMPLETOS - SÓ BAIXAR E ESTUDAR!

Simulado LDB – 200 Questões de 2023
Simulado BNCC – 200 Questões
Simulado AVALIAÇÃO – 200 Questões
Simulado PLANEJAMENTO E PLANO DE AULA – 200 Questões
Simulado TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS – 200 Questões
Simulado DIDÁTICA – 200 Questões
Simulado CURRÍCULO ESCOLAR – 200 Questões
Simulado CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS - 200 Questões

Deixe um comentário