Simulado Conteúdos de Aprendizagem | Concurso Pedagogia #02

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Simulado PDF sobre Conteúdos de Aprendizagem e Conhecimentos Pedagógicos

Questão 1 – Conteúdos de Aprendizagem e Conhecimentos Pedagógicos

1. FUNCERN | Analise as afirmativas abaixo relativas à docência no ensino, tendo em vista o processo ensino-aprendizagem.

I. O instrumento de avaliação é um processo contínuo e paralelo ao processo de ensino-aprendizagem e exerce forte influência direta sobre o rendimento educativo aos envolvidos. Em uma avaliação, o discente deve ser submetido ao raciocínio lógico, a procurar novos recursos no intuito de alcançar uma meta e adquirindo o conhecimento.

II. Um dos modelos de metodologias eficazes, utilizadas no processo ensino aprendizagem, é a metodologia ativa, a qual propicia uma interação mútua entre os professores, promovendo a inserção do docente no processo educacional, onde o mesmo deixa de ser um agente passivo (que apenas ouve) e passa a ser um membro ativo na construção do saber por meio de estímulos sobre o conhecimento e análise de problemas.

III. Os conteúdos a serem utilizados na escola é a linha de desdobramento pedagógico da prática do ensino. Entre eles estão os conteúdos conceituais os quais visam a desenvolver as competências do educando nas suas relações com símbolos, expressões, ideias, imagens, representações e nexos, com os quais ele aprende e ressignifica o real.

Estão corretas as afirmativas:

A) I e IV.
B) II e III.
C) II e IV.

D) I e III.

Questão 2 – Conteúdos de Aprendizagem e Conhecimentos Pedagógicos

2. FUNCERN | Analise as afirmativas abaixo relativas à docência no ensino das ciências, tendo em vista o processo ensino-aprendizagem.

I. O instrumento de avaliação é um processo contínuo e paralelo ao processo de ensino-aprendizagem e exerce forte influência direta sobre o rendimento educativo dos envolvidos. Em uma avaliação, o discente deve ser submetido ao raciocínio lógico, a procurar novos recursos no intuito de alcançar uma meta e adquirir o conhecimento.

II. Entre as metodologias mais eficazes no processo ensino aprendizagem, destaca-se o uso de diferentes recursos didáticos, desde que sejam adequados ao espaço e ao tempo disponível em aula, e que permitam melhor trabalhar e superar as dificuldades associadas ao ensino e à aprendizagem.

III. Os conteúdos atitudinais visam a desenvolver as competências do educando nas suas relações com símbolos, expressões, ideias, imagens, representações e nexos, com os quais ele aprende e ressignifica o real.

Estão corretas as afirmativas:

A) I e IV.
B) II e III.
C) II e IV.


D) I e II.

Questão 3 – Conteúdos de Aprendizagem e Conhecimentos Pedagógicos

3. VUNESP | Zabala, no capítulo 2 da obra A prática educativa – como ensinar (1998), critica a forma de situar os diferentes conteúdos de aprendizagem sob a perspectiva disciplinar e propõe que os abordemos sob o ponto de vista do processo de aprendizagem vivido pelo educando, no qual são diferentemente aprendidos os diferentes tipos de conteúdo: factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais. Em relação à aprendizagem dos conteúdos conceituais, Zabala afirma que ela depende de atividades

A) sequenciadas, partindo da definição científica para sua aplicação em exercícios de complexidade crescente.
B) complexas, que demandam um real esforço para rememorar os conceitos explicados pelo professor.
C) de leitura e cópia para repetição verbal e memorização da definição do objeto conceituado.
D) complexas que provocam um verdadeiro processo de elaboração e construção do conceito.
E) de repetição de ações para dominar habilidades cognitivas e socioafetivas.

Questão 4 – Conteúdos de Aprendizagem e Conhecimentos Pedagógicos

4. FAFIPA | Os conteúdos fazem parte dos elementos do trabalho pedagógico. A respeito dos conteúdos, marque (C) para afirmativa Correta e (I) para afirmativa Incorreta e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(   ) Os conteúdos são o conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais de atuação social, organizados pedagógica e didaticamente, tendo em vista a assimilação ativa e aplicação pelos alunos na sua prática de vida.
(   ) Os conteúdos estão escondidos nos programas oficiais, nos livros didáticos, nos planos de ensino e de aula, nas aulas, nas atitudes e convicções do professor, nos exercícios, nos métodos e formas de desorganização do ensino.
(   ) Os conteúdos retratam a experiência social da humanidade no que se refere a conhecimentos e modos de ação, transformando-se em instrumentos pelos quais os alunos assimilam, compreendem e enfrentam as exigências teóricas e práticas da vida social.
(   ) Os conteúdos são a descrição clara do que se pretende alcançar como resultado no processo de ensino e aprendizagem.

A) C, C, C, I.
B) I, C, I, C.
C) C, I, C, I.
D) I, I, I, C.

Questão 5 – Conteúdos de Aprendizagem e Conhecimentos Pedagógicos

5. IBADE | Perceber-se como parte do ambiente em que vive, entendendo que suas atitudes influenciam o meio ambiente. Repensar atitudes, tornando-se mais consciente da relação entre os seres vivos, são objetivos imprescindíveis para o desenvolvimento de aulas que abordem o(a):

A) contexto sociocultural do país e do mundo.
B) desenvolvimento da cidadania nas áreas rurais.
C) relação homem-natureza e a preservação do ambiente.
D) formação física e emocional dos animais domésticos.
E) consciência intelectual global de todo o planeta.

Questão 6 – Conteúdos de Aprendizagem e Conhecimentos Pedagógicos

6. IMPARH | No processo de ensino e aprendizagem, Zabala (1998) enfatiza que existe uma relação entre o processo de apreensão e o tipo de conteúdo trabalhado. Esse autor diferencia na aprendizagem as características de quatro tipos de conteúdos. Os conteúdos que se representam como um conjunto de ações ordenadas e com um fim, incluindo regras, técnicas, métodos, destrezas e habilidades, estratégias e procedimentos, verificados pela realização das ações dominadas pela exercitação múltipla e tornados conscientes pela reflexão sobre a própria atividade, são os conteúdos:

A) factuais.
B) procedimentais.
C) atitudinais.
D) de aprendizagem de conceitos.

Questão 7 – Conteúdos de Aprendizagem e Conhecimentos Pedagógicos

7. CONSESP | Em conformidade com a afirmação de Ramos (2001), em relação aos conteúdos da formação, o sistema de competência poderia orientar e renovar as políticas e as ações educacionais, gerando parâmetros

A) de relação.
B) permanentemente renováveis.
C) especiais.
D) educacionais estáveis.

Questão 8 – Conteúdos de Aprendizagem e Conhecimentos Pedagógicos

8. CONSESP | O processo por meio do qual diversos sujeitos sociais implementam ações concretas baseadas na noção de competência é nomeado por Ramos (2001) como:

A) processo de reestruturação pedagógica.
B) desenvolvimento qualificado de competências.
C) mecanismos de verificação e monitoramento.
D) institucionalização de sistemas de competência.

Questão 9 – Conteúdos de Aprendizagem e Conhecimentos Pedagógicos

9. PR4 (UFRJ) | Bortolini (2008) considera que a universalização do acesso ao ensino fundamental no Brasil contrasta com os processos de exclusão dentro da própria escola, que produzem – no contexto escolar – trajetórias desiguais. Para o autor, a escola é um espaço permeado pelas relações de poder que envolvem igualdade, desigualdade e diferença. A questão da diversidade está presente nas escolas, assim como nos demais espaços sociais, que recebem sujeitos diferentes, detentores de diferentes construções culturais. Contudo, atitudes sexistas e homofóbicas têm se intensificado também no ambiente escolar. O enfrentamento dessas relações de poder desiguais deve ser feito de forma profunda e clara para que essas atitudes não sejam (re)produzidas.

Assinale a alternativa que apresenta uma proposta capaz de organizar uma outra prática nas escolas que envolva a discussão sobre sexualidade e gênero.

A) Discutir a questão da diversidade, sobretudo a questão de gênero, com os pais. Contudo, esse diálogo inaugura uma nova abordagem no currículo escolar – até então ausente –, o que inviabiliza a realização do mesmo processo com os alunos.
B) Ignorar os possíveis conflitos, pois no processo de ensino-aprendizagem o que importa é o desempenho do aluno. Assim, a discussão sobre essas questões é irrelevante para o trabalho pedagógico dos professores e da escola.
C) Definir, através de ideias preconcebidas, de que forma as identidades múltiplas e multifacetadas que se apresentam na escola devem ser e agir, sobretudo no que diz respeito à orientação sexual.
D) Construir um novo currículo e uma nova prática, a partir do diálogo e do encontro, sem ignorar a tensão trazida pelo conflito, mas aproveitando o potencial pedagógico da diferença ao assumir os seus próprios conflitos.
E) Propor uma discussão sobre gênero nos moldes do pós-estruturalismo, ou seja, um debate e uma reflexão acerca do que é ser mulher em nossa sociedade. Neste aspecto, ganham destaque as questões acerca da educação e da orientação sexual.

Questão 10 – Conteúdos de Aprendizagem e Conhecimentos Pedagógicos

10. PR4 (UFRJ) | Moreira (2007) apresenta elementos para reflexão sobre questões consideradas significativas no desenvolvimento do currículo nas escolas.

A construção do conhecimento escolar como característica da escola democrática que reconhece a multiculturalidade e a diversidade como elementos constitutivos do processo ensino-aprendizagem é um desses elementos.

Nessa perspectiva, o conhecimento escolar se apresenta como:

A) descontextualizado dos saberes e das práticas, que costuma fazer com que o conhecimento escolar dê a impressão de “pronto”, “acabado”, impermeável a críticas e discussões.
B) um processo de revisão e de questionamento que marca os conhecimentos e os saberes em muitos de seus contextos originais, dispensáveis para a construção dos currículos que se materializam nas escolas e nas salas de aula.
C) um dos elementos centrais do currículo, e sua aprendizagem constitui condição indispensável para que os conhecimentos socialmente produzidos possam ser apreendidos, criticados e reconstruídos por todos(as) os(as) estudantes do país.
D) saberes aparentemente “puros” e que perdem suas inevitáveis conexões com o mundo social em que são construídos e funcionam, e desfavorecem, assim, um ensino mais reflexivo e uma aprendizagem mais significativa.
E) saberes e práticas que se distanciam das questões de identidade social, interesses, relações de poder e conflitos interpessoais.

 

GABARITO

1) D 2) D 3) D 4) C 5) C 6) B 7) B 8) D 9) D 10) C

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