Simulado Competências e Habilidades | Concurso Pedagogia #03

Baixe gratuitamente o PDF com questões selecionadas sobre Competências e Habilidades no Currículo e outros temas relevantes de conhecimentos pedagógicos, que é ideal para quem está se preparando para concursos e seleções de cargos na área da educação. O material contém 10 questões criteriosamente escolhidas para auxiliar na sua preparação, além disso, todas elas possuem gabarito para que você possa verificar suas respostas e aprimorar seus conhecimentos. Baixe agora e comece sua preparação para o concurso e seleções:

Clique aqui para baixar! BAIXAR SIMULADO

ATENÇÃO! Preparamos um MATERIAL COMPLETO E ORGANIZADO com mais de 5.000 questões de Conhecimentos Pedagógicos, divididas por assunto, para facilitar seu estudo e aprimoramento. CLIQUE AQUI!

Simulado PDF sobre Competências e Habilidades no Currículo e Conhecimentos Pedagógicos

Questão 1 – Competências e Habilidades no Currículo e Conhecimentos Pedagógicos

1. (FAURGS) | Sobre currículo por competências, é INCORRETO afirmar que

A) trabalha com tarefas complexas e desafios que mobilizam conhecimentos de modo cooperativo e contextualizado.
B) atua com uma pedagogia ativa e questionadora, apresentando problemas reais a serem solucionados.
C) atende às necessidades sociais emergentes, valorizando o trabalho em grupo e a pesquisa.
D) enaltece os saberes docentes e discentes, privilegiando a descoberta individual em uma área de conhecimento específica.
E) atua com temáticas cotidianas, exigindo aprofundamento conceitual e investigação.

Questão 2 – Competências e Habilidades no Currículo e Conhecimentos Pedagógicos

2. (FUNDEP) | São princípios para o desenvolvimento do currículo ressaltados por Gimeno Sacristán (2001), EXCETO:

A) Aproveitamento das diversas fontes de informação, cultura e estudo oferecidas pela sociedade do conhecimento, indo além do livro didático.

B) Prática de virtudes sociais tais como: tolerância, cooperação e ajuda.
C) Exploração em cada unidade de, exclusivamente, dois tipos de aprendizagem: conhecimentos e hábitos.
D) Continuidade curricular no decorrer de períodos, ciclos e graus, como também respeito à progressividade dos níveis de exigência, segundo as necessidades individuais.

Questão 3 – Competências e Habilidades no Currículo e Conhecimentos Pedagógicos

3. (FUNDEP) | O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico. Tais práticas são efetivadas por meio de relações sociais que as crianças, desde bem pequenas, estabelecem com os professores e as outras crianças,
e afetam a construção de suas identidades.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

Com base nos dispositivos legais, pode-se afirmar:

I. O currículo na Educação Infantil tem sido um campo de controvérsias e de diferentes visões de criança, de família, de creche e da pré-escola.
II. As Diretrizes Curriculares da Educação Infantil e os Referenciais Curriculares propõem a Educação Infantil como espaço do cuidado.


III. As creches são lugar de proteção e de cuidados com a saúde, bem como de educação para as crianças.
IV. A Educação Infantil vive um intenso processo de revisão de concepções sobre a educação de crianças em espaços coletivos e de seleção de práticas pedagógicas.

Estão corretas as afirmativas:

A) I e II, apenas.
B) II e III, apenas.
C) I, III e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.

Questão 4 – Competências e Habilidades no Currículo e Conhecimentos Pedagógicos

4. (FGV) | “Em uma reunião pedagógica os professores do ensino fundamental estavam elaborando os planejamentos para o ano seguinte. Ao ver que muitos deles se dedicavam a escrever listas de conteúdos, a coordenadora pedagógica propôs que eles trocassem a questão ‘quais conteúdos devemos trabalhar’ para ‘quais competências devemos desenvolver’, ao planejarem.”

Para trabalhar em uma organização curricular por competências, é necessário:

A) limitar drasticamente a quantidade de conhecimentos ensinados e exigidos;
B) priorizar conteúdos que possam ser memorizados;
C) privilegiar a transmissão de conhecimento;
D) promover a reflexão especulativa e idealista na elaboração dos currículos escolares;
E) definir os conhecimentos a serem ensinados.

Questão 5 – Competências e Habilidades no Currículo e Conhecimentos Pedagógicos

5. (Instituto AOCP) | Quanto aos seguintes pensadores, relacione as lacunas e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Paulo Freire.
2. Piaget.


3. Aristóteles.
4. Anísio Teixeira.
5. Perrenoud.

(   ) A educação surge como prática da liberdade, que deve surgir e partir dos próprios oprimidos como instrumento de transformação da realidade.
(   ) A educação visa à virtude, ou excelência moral, que corresponderia à ideia de uma razão relativa às questões da conduta.
(   ) Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações, etc.) para solucionar uma série de situações.
(   ) A partir do nascimento, os seres humanos são submetidos a fases de desenvolvimento cognitivo, do qual são descritos quatro estágios de desenvolvimento: sensório, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal.
(   ) Tudo que fazemos se funda em hipóteses, sujeitas obviamente a mudanças. Tais mudanças decorrem de novos conhecimentos, os novos conhecimentos decorrem de novas experiências e tais novas experiências, do fluxo ininterrupto de mudanças.

A) 1 – 3 – 5 – 2 – 4.
B) 3 – 2 – 1 – 5 – 4.
C) 1 – 3 – 4 – 2 – 5.
D) 1 – 1 – 4 – 3 – 5.
E) 1 – 2 – 5 – 3 – 4.

Questão 6 – Competências e Habilidades no Currículo e Conhecimentos Pedagógicos

6. (CEPS UFPA) | De acordo com as contribuições das Teorias Críticas, o currículo deve obedecer a determinados princípios.

Quanto a esses princípios, analise as afirmativas seguintes.

I. Ter como critério na sua organização a produção de um tempo escolar acolhedor e flexível que se aproxime cada vez mais da dimensão complexa das temporalidades humanas.
II.Valorizar a importância do conhecimento científico traduzido para o desenho escolar, tendo como foco prioritário os acúmulos históricos e científicos que caracterizam os conteúdos escolares.
III. Reconhecer que a não valorização dos saberes e das práticas sociais dos(as) educandos(as) no currículo descarta a experiência social destes e provoca seu distanciamento da escola.
IV. Valorizar o convívio com a diferença (e com os diferentes) e construir relações que se pautem no respeito, na igualdade social, na igualdade de oportunidades e no exercício de uma prática e postura democráticas.
V. Resgatar as lutas históricas dos movimentos sociais que têm por fundamento uma identidade cultural (negros, indígenas, mulheres, homossexuais, entre outros) e que reivindicam um reconhecimento de sua história e sua diferença.

Estão corretas

A) I, II, III e IV, somente.
B) II, III, IV e V, somente.
C) I, III, IV e V, somente.
D) I, II, IV e V, somente.
E) II, IV e V, somente.

Questão 7 – Competências e Habilidades no Currículo e Conhecimentos Pedagógicos

7. (SELECON) | Os currículos dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio devem proporcionar aos estudantes recursos para exercer sua profissão com:

A) aptidão, destreza, perspicácia, domínio do mundo tecnológico, capacitado para as exigências do emprego, orientado para cumprir as normas de produtividade do mercado de trabalho, em compromisso com uma sociedade que valoriza a meritocracia
B) habilidade criativa e empreendedora, capacitado para realizar inovações e negociações, orientado para solucionar os conflitos de competitividade do mercado produtivo, com compromissos com a eficiência e a eficácia
C) competência, idoneidade intelectual e tecnológica, autonomia e responsabilidade, orientado por princípios éticos, estéticos e políticos, bem como compromissos com a construção de uma sociedade democrática
D) competitividade e solidariedade, capacitado para novas tecnologias, orientado para o respeito às normas de hierarquia e de relações interpessoais, com compromisso com a empregabilidade como exige o mercado de trabalho

Questão 8 – Competências e Habilidades no Currículo e Conhecimentos Pedagógicos

8. (FGR) | Tendo como referência as competências socioemocionais, analise as duas afirmativas abaixo:

I. A educação deve nutrir cidadãos globais para que consigam enfrentar os desafios do século XXI.
II. As competências socioemocionais são habilidades que você pode aprender, que você pode praticar e que você pode ensinar.

Sobre as duas afirmativas, é CORRETO afirmar:

A) as duas são verdadeiras, e a primeira é o resultado da segunda.
B) as duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
C) a primeira é uma alternativa verdadeira; e a segunda, falsa.
D) a primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.

Questão 9 – Competências e Habilidades no Currículo e Conhecimentos Pedagógicos

9. (FGR) | A ascensão de um ensino baseado no desenvolvimento de competências vem motivada pela crise de, pelo menos três fatores:

I. As mudanças na própria universidade, instituição que, apesar de ser pouco dada a inovações, está se replanejando profundamente, tanto na sua estrutura quanto seus conteúdos.
II. A maior pressão social sobre a necessária funcionalidade das aprendizagens força a introdução das competências, pois constata-se que boa parte dos escolarizados são incapazes de utilizar os conhecimentos que possuem em situações ou problemas reais.
III. A função social do ensino, que é formar todas as capacidades do ser humano, com a finalidade de poder responder aos problemas que a vida apresenta.
IV. O questionamento da desconexão entre teoria e prática provocou, como consequência, uma forte corrente de opinião desfavorável a um ensino pautado no desenvolvimento de competências.

Os três fatores são:

A) II, III e IV.
B) I, II e IV.
C) I, II e III.
D) I, III e IV.

Questão 10 – Competências e Habilidades no Currículo e Conhecimentos Pedagógicos

10. (VUNESP) | Beatriz, lendo o texto de Pimenta “A Construção do Projeto Pedagógico na escola de 1º grau” (1990), constatou que, para a autora, “o trabalho que determina o fazer pedagógico não se limita à sala de aula; ele a extrapola”, ou seja, “(…) todas as questões ligadas à administração da organização escolar, todas as questões ligadas à interdisciplinaridade, todas as questões relacionadas ao trabalho coletivo, (…) são questões que se traduzem no fazer pedagógico e que requerem profissionais competentes para isto”. Rematando seu pensamento, Pimenta acrescenta: “É evidente que, ao acentuar esta competência, penso que tenha ficado bem claro que esta é necessariamente uma competência

A) política”.
B) didática”.
C) técnica”.
D) acadêmica”.
E) organizacional”.

 

GABARITO

1) D 2) C 3) C 4) A 5) A 6) C 7) C 8) A 9) C 10) A

SIMULADOS COMPLETOS - SÓ BAIXAR E ESTUDAR!

Simulado LDB – 200 Questões de 2023
Simulado BNCC – 200 Questões
Simulado AVALIAÇÃO – 200 Questões
Simulado PLANEJAMENTO E PLANO DE AULA – 200 Questões
Simulado TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS – 200 Questões
Simulado DIDÁTICA – 200 Questões
Simulado CURRÍCULO ESCOLAR – 200 Questões
Simulado CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS - 200 Questões

Deixe um comentário