Simulado Interdisciplinaridade | Concurso Pedagogia #05

Baixe gratuitamente o PDF com questões selecionadas sobre Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e outros temas relevantes de conhecimentos pedagógicos, que é ideal para quem está se preparando para concursos e seleções de cargos na área da educação. O material contém 10 questões criteriosamente escolhidas para auxiliar na sua preparação, além disso, todas elas possuem gabarito para que você possa verificar suas respostas e aprimorar seus conhecimentos. Baixe agora e comece sua preparação para o concurso e seleções:

Clique aqui para baixar! BAIXAR SIMULADO

ATENÇÃO! Preparamos um MATERIAL COMPLETO E ORGANIZADO com mais de 5.000 questões de Conhecimentos Pedagógicos, divididas por assunto, para facilitar seu estudo e aprimoramento. CLIQUE AQUI!

Simulado PDF sobre Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

Questão 1 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridadee Conhecimentos Pedagógicos

1. (FEPESE) | Analise o parágrafo abaixo sobre a interdisciplinaridade no currículo da Educação Básica:

A interdisciplinaridade pode assumir um papel de _____________ processos mais amplos de elaboração de conhecimento _____________, ao invés de somente ser interpretada como _____________ entre conteúdos específicos ali disponíveis.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

A) articular – na escola – conexão
B) articular – no currículo – conexão
C) estipular – no currículo – seleção
D) intermediar – na sala de aula – união
E) intermediar – no espaço educativo – determinação

Questão 2 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

2. (FEPESE) | Assinale a alternativa correta.

A) A interdisciplinaridade só tem significado dentro de uma compreensão transversal do conhecimento.
B) A interdisciplinaridade já pertencia aos ideais pedagógicos do início do século, quando se falava em ensino global. Atualmente, surge como um princípio inovador nos sistemas de ensino de vários países.
C) A transversalidade admite uma grande melhoria na ideia de integração curricular e com ela os interesses de cada disciplina são conservados.
D) Segundo Piaget, a transversalidade é uma forma de se chegar à interdisciplinaridade, etapa essa que não ficaria na interação e reciprocidade entre as ciências, mas alcançaria um estágio em que não haveria mais fronteiras entre as disciplinas.
E) A interdisciplinaridade consiste na troca de conceitos, teorias e métodos entre as diferentes disciplinas. Enquanto não houver comunicação entre as disciplinas não se atingirá o contexto interdisciplinar.

Questão 3 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

3. (FEPESE) | Um expressivo número de docentes procura encontrar, nas variantes didáticas e metodológicas, estratégias que permitam preparar o aluno para se desenvolver plenamente em suas práticas sociais.

Dentre a lista de possibilidades, existe uma que pressupõe que disciplinas que fazem parte da grade de um determinado curso tenham relação entre si e que, portanto, seja natural que dialoguem e interajam para a formação plena do estudante.

Assinale a alternativa que apresenta a possibilidade de interação entre disciplinas.

A) Transversalidade
B) Memorização
C) Tradução
D) Diversidade
E) Interdisciplinaridade

Questão 4 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridadee Conhecimentos Pedagógicos

4. (FEPESE) | Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), relacionadas aos temas transversais no currículo da Educação Básica.

(   ) Os Temas Transversais caracterizam-se por um conjunto de assuntos que aparecem transversalizados em áreas determinadas do currículo, que se constituem na necessidade de um trabalho mais significativo e expressivo de temáticas sociais na escola.
(   ) Fazem parte dos temas aqueles que apenas envolvem um aprender sobre a realidade, na realidade e da realidade, preocupando-se unicamente em interferir na realidade para transformá-la.

(   ) A ética, o meio ambiente, a saúde, o trabalho e o consumo, a orientação sexual e a pluralidade cultural são disciplinas autônomas.
(   ) Os temas transversais atuam como eixo unificador, em torno do qual organizam-se as disciplinas, devendo ser trabalhados de modo coordenado e não como um assunto descontextualizado nas aulas.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

A) V – V – F – V
B) V – F – V – F
C) V – F – F – V
D) F – V – V – V
E) F – V – F – V

Questão 5 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

5. (FEPESE) | Analise a citação abaixo:

“Em cada unidade educativa, os profissionais da educação precisam buscar maneiras de contribuir para o processo de formação, articulando não só os Componentes Curriculares, mas, também, buscando formas de promover articulações mais abrangentes. Com base em seus conceitos fundantes, as Áreas devem dialogar em abordagens integradas que criem condições para que os/as estudantes se apropriem de suas especificidades, compreendendo, porém, tais especificidades sob uma perspectiva integradora que lhes faculte a formação humana integral”.

Na citação é possível distinguir os conceitos relativos a:

A) Historicidade e especificidade.
B) Multidisciplinaridade e polissemia.
C) Interdisciplinaridade e transversalidade.
D) Transdisciplinaridade e integração.
E) Polidisciplinaridade e articulação.

Questão 6 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

6. (VUNESP) | Flora Maria é professora na Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos. Após a leitura do texto Transversalidade e Interdisciplinaridade, de Lenise Garcia, passou a ficar inquieta com o isolamento que caracteriza o trabalho dos professores no interior de uma mesma escola. A partir das concepções da autora, é correto afirmar que

A) a transversalidade e a interdisciplinaridade abrem espaço para a abordagem de saberes extraescolares.
B) a interdisciplinaridade, diferente da transversalidade, questiona a segmentação dos diferentes campos de conhecimento.
C) enquanto a transversalidade permite trabalhar os temas transversais, a interdisciplinaridade permite integrar as diferentes disciplinas.
D) os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental preveem sete Temas Transversais, como eixo unificador das disciplinas.
E) a transversalidade propicia uma relação epistemológica entre as disciplinas, já a interdisciplinaridade propicia uma relação assistemática entre elas.

Questão 7 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

7. (VUNESP) | Lenise A. M. Garcia, estudando a transversalidade e a interdisciplinaridade, afirma que, por meio delas, procura- se “conseguir uma visão mais ampla e adequada da realidade”, uma aproximação “com mais propriedade dos fenômenos naturais e sociais, que são normalmente complexos”. Tal é o caso do multiculturalismo como perspectiva para o projeto político-pedagógico, o qual Resende (in Veiga, 1998) discute, relacionando democracia e direito à educação com igualdade e diversidade. Resende argumenta que esses temas demandam ultrapassar os discursos e instaurar práticas de combate à discriminação e ao preconceito dentro e fora da escola. A autora destaca que o grande desafio na escola é a “incorporação do multiculturalismo ao currículo, de forma que sua transversalidade possa perpassar os conteúdos a serem tratados no cotidiano

A) das relações professor-aluno”.
B) do trabalho do professor”.
C) do processo de aprendizagem”.
D) das atividades didáticas”.
E) da sala de aula”.

Questão 8 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

8. (FEPESE) | Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).

(   ) A multidisciplinaridade, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade são formas possíveis de articulação das diversas disciplinas.
(   ) A multidisciplinaridade, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade são estratégias de integração disciplinar para reunir as possibilidades de produção de conhecimento multidisciplinar, interdisciplinar ou transdisciplinar, em oposição ao conhecimento monodisciplinar.
(   ) A interdisciplinaridade é a soma de uma ou mais disciplinas. Cada disciplina envolvida mantém sua metodologia e teoria, sem modificações. Não há integração dos resultados obtidos e busca de solução de um problema imediato.
(   ) A multidisciplinaridade envolve mais de uma disciplina e adota uma perspectiva teórico-metodológica comum para as disciplinas envolvidas. Ela promove a integração dos resultados obtidos e busca a solução dos problemas através da articulação de disciplinas.
(   ) Transdisciplinaridade representa um nível de integração disciplinar além da interdisciplinaridade. É uma etapa superior de integração onde não existe fronteira entre as disciplinas. Busca superar o conceito de disciplina. Nenhum saber é mais importante que outro. Todos são igualmente importantes.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

A) V – V – V – V – V
B) V – V – V – V – F
C) V – V – F – F – V
D) V – F – V – V – V
E) F – V – F – V – V

Questão 9 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

9. (IBADE) | Sobre interdisciplinaridade no ensino, pode-se afirmar que:

I. a finalidade da interdisciplinaridade é de ampliar uma ligação entre o momento identificador de ada disciplina de conhecimento e o necessário corte diferenciador.
II. na perspectiva escolar, a interdisciplinaridade tem a pretensão de criar novas disciplinas ou saberes.
III. serve como um principal complemento no conhecimento escolar transmitindo como uma nova dinâmica na metodologia aplicada.
IV. supõe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de investigação, um plano de intervenção.

Estão corretos apenas os itens:

A) I, III e IV.
B) II, III e IV.
C) I, II e IV.
D) I e III.
E) II e IV.

Questão 10 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

10. (IBADE) | Ao rompimento intencional da divisão que existe entre as disciplinas curriculares, como estratégia de ensino, dá-se o nome de:

A) multidisciplinaridade.
B) integralidade.
C) interdisciplinaridade.
D) transdisciplinaridade.
E) interatividade.

 

GABARITO

1) B 2) E 3) E 4) C 5) C 6) A 7) C 8) C 9) A 10) C

SIMULADOS COMPLETOS - SÓ BAIXAR E ESTUDAR!

Simulado LDB – 200 Questões de 2023
Simulado BNCC – 200 Questões
Simulado AVALIAÇÃO – 200 Questões
Simulado PLANEJAMENTO E PLANO DE AULA – 200 Questões
Simulado TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS – 200 Questões
Simulado DIDÁTICA – 200 Questões
Simulado CURRÍCULO ESCOLAR – 200 Questões
Simulado CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS - 200 Questões

Deixe um comentário