Simulado Interdisciplinaridade | Concurso Pedagogia #06

Baixe gratuitamente o PDF com questões selecionadas sobre Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e outros temas relevantes de conhecimentos pedagógicos, que é ideal para quem está se preparando para concursos e seleções de cargos na área da educação. O material contém 10 questões criteriosamente escolhidas para auxiliar na sua preparação, além disso, todas elas possuem gabarito para que você possa verificar suas respostas e aprimorar seus conhecimentos. Baixe agora e comece sua preparação para o concurso e seleções:

Clique aqui para baixar! BAIXAR SIMULADO

ATENÇÃO! Preparamos um MATERIAL COMPLETO E ORGANIZADO com mais de 5.000 questões de Conhecimentos Pedagógicos, divididas por assunto, para facilitar seu estudo e aprimoramento. CLIQUE AQUI!

Simulado PDF sobre Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

Questão 1 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridadee Conhecimentos Pedagógicos

1. (CONSESP) | BUSQUETS, Maria Dolors et al. (1993), definem em sentido bem geral que o conceito de transversalidade está ligado a temas vinculados

A) ao cotidiano da sociedade.
B) aos conteúdos das Diretrizes Oficiais.
C) à proposta didático-pedagógica da Escola.
D) às diversas áreas do Currículo diversificado.

Questão 2 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

2. (CONSESP) | Os Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Física propõem que os temas transversais, apontados como temas de urgência para o país como um todo, devam ser abordados pela disciplina dentro de sua especificidade. Os temas transversais propostos pelos PCNs são:

A) Ética; Saúde e Bem-Estar; Diversidade; e Orientação Sexual.
B) Ética; Violência; Saúde; Diversidade Cultural; Orientação Sexual; e, Trabalho e Consumo.

C) Ética; Meio Ambiente; Pluralidade Cultural; Saúde; Orientação Sexual; e, Trabalho e Consumo.
D) Ética; Bem-Estar e Lazer; Saúde; Pluralidade Cultural; Violência; e, Trabalho e Consumo.

Questão 3 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

3. (FEPESE) | De acordo com os documentos elaborados pelo Mistério da Educação, o compromisso com a construção da cidadania demanda uma prática educacional voltada para a compreensão tanto da realidade social, quando dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental.

Nessa perspectiva é que foram incorporadas como Temas Transversais as questões:

1. Da Ética
2. Da Estética
3. Da Pluralidade Cultural
4. Dos Interesses do Mercado Financeiro
5. Do Meio Ambiente


6. Da Saúde
7. Da Orientação Sexual

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 6.
B) São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 5 e 6.
C) São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 5, 6 e 7.
D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4, 5 e 7.
E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.

Questão 4 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridadee Conhecimentos Pedagógicos

4. (FEPESE) | Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação aos Temas Transversais.

(   ) Os Temas Transversais fazem parte dos conteúdos das áreas.
(   ) Buscou-se contemplar a amplitude de cada tema mediante sua inserção no conjunto das áreas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, Arte e Educação Física.
(   ) Os temas foram transversalizados, com a preocupação de respeitar as especificidades de cada tema e de cada área.
(   ) Os conteúdos de cada tema devem ser tratados de maneira linear.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

A) V – V – V – F
B) V – F – V – V
C) F – V – V – V


D) F – V – V – F
E) F – F – F – V

Questão 5 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

5. (QUADRIX) | A escola tem privilegiado um grande quantitativo de disciplinas que se justapõem sem uma tentativa de síntese. Nesse sentido, a multidisciplinaridade, ou pluridisciplinaridade, vem sendo responsável por uma fragmentação da mente humana. Na tentativa de superar essa condição, tem‐se investido na conexão entre as disciplinas. A respeito desse assunto, é correto afirmar que a

A) multidisciplinaridade, ou pluridisciplinaridade, envolve o intercâmbio de conhecimentos e métodos de uma disciplina a outra. Possui um grau de aplicação, um grau epistemológico e um grau de geração de novas disciplinas.
B) interdisciplinaridade diz respeito ao estudo de um fenômeno de uma única disciplina por diversas disciplinas ao mesmo tempo, sem integração nem complementaridade dos conhecimentos.
C) transdisciplinaridade ocorre a partir da interseção dos conhecimentos de várias disciplinas por meio da compreensão de processos, provocando o reconhecimento de vários níveis de realidade e remetendo ao sentido de interação.
D) transversalidade se refere a um conjunto de conhecimentos especializados e focados em um domínio específico e homogêneo, isto é, o fenômeno em estudo é observado sob a ótica de apenas uma disciplina do conhecimento.
E) disciplinaridade envolve conhecimentos que integrem áreas convencionais, de forma a estarem presentes em todas elas, relacionando as às questões da atualidade, e que sejam orientadores também do convívio escolar.

Questão 6 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

6. (IMPARH) | A estrutura globalizante do currículo, de acordo com Anastasiou (2003), ocorre pelo grau de relações disciplinares chamado de:

A) multidisciplinaridade.
B) interdisciplinaridade.
C) transdisciplinaridade.
D) currículo complexo.

Questão 7 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

7. (QUADRIX) | A respeito da abordagem interdisciplinar, assinale a alternativa correta.

A) A abordagem interdisciplinar adota o tripé cultura, trabalho e tecnologias.
B) O trabalho interdisciplinar prevê moderado distanciamento entre as disciplinas.
C) A organização do trabalho pedagógico interdisciplinar é hierarquizada.
D) Os eixos do trabalho interdisciplinar são: disciplina; organização; e esforço.
E) Projetos interdisciplinares apresentam propostas ordenadas em torno de conceitos‐chave.

Questão 8 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

8. (QUADRIX) | Quanto à organização didático‐pedagógica na escola, assinale a alternativa correta.

A) Multidisciplinaridade é a abordagem que reúne duas ou mais disciplinas para abordar um conteúdo com maior aprofundamento.
B) Transdisciplinaridade diz respeito a um tema ser abordado por diversas disciplinas sem uma relação direta entre elas.
C) Transdisciplinaridade é uma abordagem em que a divisão por disciplinas deixa de existir.
D) Multidisciplinaridade é a abordagem em que a divisão por disciplinas deixa de existir.
E) Interdisciplinaridade diz respeito à abordagem que reúne apenas duas disciplinas para o aprofundamento de um tema.

Questão 9 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

9. (QUADRIX) | São temas transversais destacados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais:

A) ética; pluralidade cultural; meio ambiente; saúde; e orientação sexual.
B) moral; pluralidade cultural; meio ambiente; saúde; e patriotismo.
C) ética; pluralidade cultural; meio ambiente; saúde; direito; e orientação religiosa.
D) moral; pluralidade cultural; meio ambiente; saúde; orientação sexual; e temas locais.
E) ética; pluralidade cultural; meio ambiente; saúde; orientação sexual; e temas locais.

Questão 10 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridadee Conhecimentos Pedagógicos

10. (QUADRIX) | Quanto às noções de transversalidade e interdisciplinaridade defendidas nos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais, assinale a alternativa correta.

A) Essas noções diferem uma da outra, uma vez que a transversalidade se refere a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento, enquanto a interdisciplinaridade diz respeito principalmente à dimensão da didática.
B) A transversalidade questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento produzida por uma abordagem que não considera a inter‐relação e a influência entre eles nem a visão compartimentada (disciplinar) da realidade sobre a qual a escola, tal como é conhecida, historicamente se constituiu. Refere‐se, portanto, a uma relação entre disciplinas.
C) A interdisciplinaridade diz respeito à possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre aprender na realidade e da realidade, conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade).
D) É preciso atentar para o fato de que a possibilidade de inserção dos temas transversais nas diferentes áreas (língua portuguesa, matemática, ciências naturais, história, geografia, arte e educação física) não é uniforme, uma vez que é preciso respeitar as singularidades tanto dos diferentes temas quanto das áreas.
E) Transversalidade e polivalência são sinônimos.

 

GABARITO

1) A 2) C 3) C 4) A 5) C 6) C 7) E 8) C 9) E 10) D

SIMULADOS COMPLETOS - SÓ BAIXAR E ESTUDAR!

Simulado LDB – 200 Questões de 2023
Simulado BNCC – 200 Questões
Simulado AVALIAÇÃO – 200 Questões
Simulado PLANEJAMENTO E PLANO DE AULA – 200 Questões
Simulado TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS – 200 Questões
Simulado DIDÁTICA – 200 Questões
Simulado CURRÍCULO ESCOLAR – 200 Questões
Simulado CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS - 200 Questões

Deixe um comentário