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Questão 01 – Simulado BNCC com questões comentadas
1 | FAUEL
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular – etapa Educação Infantil) ressalta sobre uma intencionalidade que reside nas experiências organizadas e preconizadas pelos educadores que permitem às crianças conhecer-se e compreender a relação com a natureza, a cultura e a produção científica, relações essas que se transformam em
práticas de cuidado pessoal (comer, vestir, limpar), brincar, experimentar diversos materiais, entrar em contato com a literatura e conhecer pessoas. Isso exige que as creches e pré-escolas transmitam uma:
a) Intencionalidade experimental às práticas pedagógicas na educação infantil, tanto na creche quanto na pré-escola.
b) Intencionalidade educativa às práticas pedagógicas na educação infantil, tanto nacreche quanto na pré-escola.
c) Intencionalidade psicossocial às práticas pedagógicas na educação infantil, tanto na creche quanto na pré-escola.
d) Intencionalidade tecnológica às práticas pedagógicas na educação infantil, tanto na creche quanto na pré-escola.
Questão 2 – LDB com questões comentadas
2 | VUNESP
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a concepção de criança como ser que observa, questiona, levanta hipóteses, conclui, faz julgamentos e assimila valores e que constrói conhecimentos e se apropria do conhecimento sistematizado, por meio da ação e nas interações com o mundo físico e social, impõe a necessidade de imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas na Educação Infantil, tanto na creche quanto na pré-escola. De acordo com a BNCC, essa intencionalidade consiste
a) em possibilitar que as crianças adquiram conhecimentos realizando réplica interna da informação externa, ou seja, aprender consiste fazer cópias na memória daquilo que se recebe. Há a escolha unidirecional dos saberes a serem transmitidos, dos modos e dos tempos para realizar essa transmissão.
b) na criação de meios e estratégias para que as crianças consigam memorizar e processar adequadamente as informações. A principal função do educador é portar-se como erudito e capacitado informador, oferecendo às crianças situações múltiplas e diversas de obtenção e memorização dos conteúdos.
c) em incentivar e reforçar positivamente as respostas corretas e sancionar e subtrair as errôneas. Os educadores devem formular perguntas às crianças com a finalidade de comprovar se elas já possuem ou não o repertório adequado de respostas, e a aprendizagem é vista como aquisição de respostas adequadas.
d) na garantia do ensino individualizado das diferentes áreas do conhecimento ou disciplinas, selecionando os conhecimentos fundamentais em cada área. As informações devem ser apresentadas de forma gradual, e os processos básicos de aprendizagem são: a repetição e o exercício escrito.
e) na organização e proposição, pelo educador, de experiências que permitam às crianças conhecer a si e ao outro e de conhecer e compreender as relações com a natureza, com a cultura e com a produção científica, que se traduzem nas práticas de cuidados pessoais, nas brincadeiras, nas experimentações.