Estudo 2 sobre Avaliação e Simulado – Avaliação Somativa

Mais um Simulado sobre Avaliação. O Estudo e Simulado sobre Avaliação Somativa é uma parte do estudo sobre concurso para professor. São questões de conhecimentos de  pedagógicos que ajudará no estudo para obter sucesso no seu concurso.

BAIXAR EM PDF

Nossos materiais que já ajudaram muitos professores: http://questoesconcursopedagogia.com.br/mais1200questoes/

Curta nossa página: https://www.facebook.com/superpreparado/  

 

Estudo Para Concurso Professor

Tema: Avaliação (Parte 2)

 

Objetivo: Dominar assuntos relacionados a Avaliação para responder questões de concurso com êxito.

Tempo de estudo: 20 a 30 min

 

Avaliação Somativa

 O que é?

  • É uma modalidade avaliativa pontual que ocorre ao fim de um processo educacional (ano, semestre, bimestre, ciclo, curso etc.).
  • Atém-se à determinação do grau de domínio de alguns objetivos pré-estabelecidos propondo-se a realizar um balanço somatório de uma ou várias sequências de um trabalho de formação.
  • É também chamada de avaliação das aprendizagens.

Quais são seus objetivos?

  • A avaliação somativa está preocupada com os resultados das aprendizagens.
  • Ela pretende, assim, fazer um balanço somatório de uma ou várias sequências do trabalho de formação.
  • Essa modalidade avaliativa sintetiza as aprendizagens dos alunos tendo por base critérios gerais.

 Quais são as suas características?

  • Sua principal característica é a capacidade de além de informar, situar e classificar o avaliado, tendo a perspectiva de conclusão em evidência, pois acontece no final de um processo educacional.

 Para que servem os seus resultados?

 

  • A avaliação somativa fornece informações sintetizadas que se destinam ao registro e à publicação do que parece ter sido assimilado pelos alunos. Ou seja, seus resultados servem para verificar, classificar, situar, informar e certificar.

 

 

Simulado Avaliação Somativa

 

1.No currículo tradicional, a avaliação mais valorizada é a:

a) comportamental.

b) somativa.

c) progressiva.

d) diagnóstica.

e) processual.

 

  1. A avaliação somativa tem caráter seletivo, competitivo, autoritário e classificatório

Certo (  ) Errado (  )

  1. Quando o professor associa sua prática de avaliativa ao desenvolvimento do estudante, é CORRETO afirmar que avaliação tem a função, predominantemente.

a) Somativa

b) Quantitativa

c) Formativa

d) Diagnóstica

e) Nenhuma opção correta.

4.É um tipo de avaliação que tem por função básica a classificação dos alunos, sendo realizada no final de um curso ou unidade de ensino, classificando os alunos de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos.

O texto acima descreve uma:

a) Avaliação formativa.

b) Avaliação Somativa.

c) Avaliação diagnostica.

d) Avaliação personalizada.

5.Conforme as Indagações sobre o Currículo Caderno V, quando a avaliação acontece ao longo do processo, com o objetivo de reorientá-lo, recebe o nome de avaliação formativa e quando ocorre ao final do processo, com a finalidade de apreciar o resultado deste, recebe o nome de:

a) avaliação formativa.

b) avaliação classificatória.

c) avaliação somativa.

d) avaliação diagnóstica.

6.A avaliação somativa, focada nos resultados de um programa educacional, não contempla os recursos utilizados para alcançá-los.

Certo (  ) Errado (  )

7.A avaliação da escola é chamada de avaliação:

a) Formativa, cujo foco são os percursos de aprendizagens.

b) Somativa, cujo resultado refere-se aos indicadores obtidos.

c) Diagnóstica, cujo propósito é verificar os conhecimentos prévios.

d) Institucional, cujo apoio é o projeto político-pedagógico da escola.

e) Mediadora, cuja intenção é mediar os processos.

  1. Numa turma do 3º ano do ensino fundamental, a professora acompanha a aprendizagem dos alunos, notificando o que eles já sabem e do que precisam aprender naquele nível de ensino para melhor intervir e favorecer a aprendizagem dos seus alunos. Dessa forma, ela está realizando intervenções pedagógicas com vistas a realizar o processo de avaliação na perspectiva

a) somativa e reguladora.

b) diagnóstica e somativa

c) reguladora e somativa.

d) diagnóstica e formativa.

e) formativa e seletiva.

 

  1. Quanto aos instrumentos e aos objetivos da avaliação, julgue o item subsequente.

Os resultados da avaliação somativa configuram importantes instrumentos de avaliação da instituição educacional, visto que podem nortear decisões de política educacional, de formação docente e de inovações metodológicas, que contribuam para melhorar a qualidade do ensino.

Certo (  ) Errado (  )

10.No modelo de avaliação somativa, não se adota o procedimento de premiação ou punição; ao contrário, enfatiza-se o respeito aos ritmos diferentes de cada aluno no processo de aprendizagem.

Certo (  ) Errado (  )

 

1.B

2.C

3.C

4.B

5.C

6.C

7.D

8.D

9.C

10.E

 

 

 

 

 

6 thoughts on “Estudo 2 sobre Avaliação e Simulado – Avaliação Somativa

Deixe um comentário