O QUE ESTUDAR? Ensino Fundamental – Anos Iniciais Prefeitura de de Cabo de Santo Agostinho – PE

Segue a lista de conteúdos para estudo no concurso da Prefeitura de de Cabo de Santo Agostinho – PE para cargo de Professor I – Ensino Fundamental – Anos Iniciais 

Requisitos: Diploma ou Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em Pedagogia.

LÍNGUA PORTUGUESA:

  1. Compreensão e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). 
  2. Tipologia e gênero textual. 
  3. Ortografia oficial. 
  4. Acentuação gráfica. 
  5. Classes de palavras (substantivo, adjetivo, verbo, advérbio, pronome, artigo, conjunção, preposição, numeral e interjeição): emprego e sentido que elas estabelecem em suas relações.
  6.  Crase. 
  7. Sintaxe da oração e do período. 
  8. Pontuação. 
  9. Concordância nominal e verbal. 
  10. Regência nominal e verbal. 
  11. Significação das palavras.
  1. Colocação Pronominal.

RACIOCÍNIO LÓGICO:

  1. Noções de Lógica. 
  2. Diagramas Lógicos: conjuntos e elementos. 
  3. Lógica da argumentação. 
  4. Tipos de Raciocínio. 
  5. Conectivos Lógicos. 
  6. Proposições lógicas Simples e compostas. 
  7. Elementos de teoria dos conjuntos, análise combinatória e probabilidade.

LEGISLAÇÃO: 

  1. Lei Federal nº 8.069/1990 –Estatuto da Criança e do Adolescente: Título I –Das Disposições Preliminares. Capítulo II –Do Direito à liberdade, ao respeito e à Dignidade. Capítulo IV –Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte a ao Lazer, com respectivas atualizações;
  2. Lei Federal nº 9.394/1996 –Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Artigos 2º, 3º, 4º, 11, 12, 13, 14, 18, 21, 22, 58, 59, 61; 
  3. Resolução CNE/CP 2/2017 que institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica; 
  4. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017: competências gerais, marcos legais, fundamentos pedagógicos e o ensino fundamental no contexto da Educação Básica; 
  5. Resolução nº 04/2010 CNE/CEB que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica; 
  6. Resolução nº 04/2009 -CNE/CEB que institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Especial; 
  7. Resolução nº 03/2010 -CNE/CEB –Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos; 
  8. Resolução nº 01/2004 –CNE/CP que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana; 
  9. Programa Brasil Alfabetizado (MEC); 
  10. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica; 
  11. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; 
  12. Decreto nº 7.611/2011 que dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências; 
  13. Lei nº 13.146/2015 que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Página 53 de 81 Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência); 
  14. Decreto Federal n° 6.949/2009 que traz a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência –(Convenção Internacional sobre os direitos das pessoas com deficiência e seu protocolo facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007).

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ESPECÍFICOS

  1. O pensamento e a linguagem; 
  2. A alfabetização e o letramento, a leitura e a produção de textos dos diferentes gêneros discursivos; 
  3. O processo histórico da escrita; 
  4. A resolução de problemas e prática pedagógica; 
  5. O processo histórico do conhecimento matemático; 
  6. A importância dos jogos e das brincadeiras no desenvolvimento da criança; 
  7. Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental: Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e os Parâmetros Curriculares Nacionais para os anos iniciais do Ensino Fundamental; 
  8. Ciclos de aprendizagem, avaliação qualitativa, portfólios de aprendizagem; 
  9. Desenvolvimento Infantil: abordagens de ensino e aprendizagem; Projetos de Ensino e Aprendizagem; 
  10. Avaliação na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental; 
  11. Tecnologias de Informação e Comunicação: ensino e aprendizagem; 
  12. Fundamentos da educação e principais teóricos.

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